LOGIN / Acesse o sistema

Esqueceu sua senha? Redefina aqui.

Ainda não possui uma conta? Cadastre-se aqui!

REDEFINIR SENHA

Insira o endereço de email associado à sua conta que enviaremos um link de redefinição de senha para você.

Ainda não possui uma conta? Cadastre-se aqui!

Este conteúdo é exclusivo para membros ABCM

Inscreva-se e faça parte da comunidade

CADASTRE-SE

Tem uma conta?

Torne-se um membros ABCM

Veja algumas vantagens em se manter como nosso Associado:

Acesso regular ao JBSMSE
Boletim de notícias ABCM
Acesso livre aos Anais de Eventos
Possibilidade de concorrer às Bolsas de Iniciação Científica da ABCM.
Descontos nos eventos promovidos pela ABCM e pelas entidades com as quais mmantém acordo de cooperação.
Estudantes de gradução serão isentos no primeiro ano de afiliação.
10% de desconto para o Associado que pagar anuidade anntes de completar os 12 meses da última anuidade paga.
Desconto na compra dos livros da ABCM, entre eles: "Engenharia de Dutos" e "Escoamento Multifásico".
CADASTRE-SE SEGUIR PARA O VIDEO >

Tem uma conta?

Comitês Comitê de Ciências Térmicas

Comitê de Ciências Térmicas

Área: O Comitê de Ciências Térmicas é um dos mais antigos e tradicionais da ABCM, com forte atuação junto às comunidades acadêmica e industrial, no Brasil e no exterior. Este Comitê congrega aproximadamente 200 sócios da ABCM, com interesse em temas ligados aos fundamentos e às aplicações das Ciências Térmicas, incluindo, entre outros:

Data de Criação: 1987

Organização de Evento Específico na Área: ENCIT – Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciências Térmicas.

 

Comitê Executivo Atual:

Prof. Felipe Roman Centeno – UFRGS (frcenteno@mecanica.ufrgs.br) (secretário executivo 2022-2023)

Profa. Letícia Jenisch Rodrigues - UFRGS (leticia.jenisch@mecanica.ufrgs.br) (secretária executiva 2023-2024)

Prof. Cristiano Bigonha Tibiriçá – EESC/USP (bigonha@sc.usp.br)

Prof. Luís Mauro Moura – PUC-PR (luis.moura@pucpr.br)

Prof. Eduardo Burin - UFPR (eduardo.burin@ufpr.br)

Prof. Moisés Alves Marcelino Neto - UTFPR (mneto@utfpr.edu.br)

 

Principais atividades:

Organização de eventos:

22nd International Conference on Eficiency, Cost, Optimization, Simulation and Environmental Impact of Energy Systems, ECOS2009 realizada em Foz do Iguaçu, de 31 de agosto a 3 de setembro. O evento contou com o patrocínio da ASME – American Society of Mechanical Engineers e ICAT – International Centre for Applied Thermodynamics. A edição de 2009 foi a primeira a ocorrer na América do Sul.

O ECOS2009 teve a participação de 209 pesquisadores e os anais contêm 224 artigos completos de autores de 25 paises, sendo a edição do congresso com maior número de artigos publicados.

Inverse Problems, Design and Optimization Symposium. Está prevista, para o ano de 2010, a terceira edição do IPDO – Inverse Problems, Design and Optimization Symposium, que será realizado em João Pessoa. O Comitê está participando ativamente da organização deste simpósio, o qual é liderado pelos Profs. Zaqueu E. da Silva, George S. Dulikravich, Marcelo J. Colaço e Helcio R. B. Orlande. As edições anteriores do IPDO aconteceram no Rio de Janeiro em 2004 e em Miami em 2007

Outras atividades:

Seleção de artigos para números especiais do periódico da ABCM e do Heat Transfer Engineering: Durante o ENCIT de 2008, na reunião deste Comitê, foi discutido o problema relacionado ao grande número de pesquisadores que enviam seus trabalhos para as conferências nacionais e não os apresentam. Também foi discutido o baixíssimo número de artigos relacionados à área de atuação do Comitê que são enviados para o periódico da ABCM (Journal of the Brazilian Society of Mechanical Sciences and Engineering). Diversas idéias surgiram e, após uma discussão bastante produtiva, ficou acertado, em concordância com os editores associados dos dois periódicos, que alguns artigos apresentados no ENCIT seriam pré-selecionados e seus autores convidados a apresentarem uma versão estendida dos mesmos para possível publicação no periódico da ABCM e no Heat Transfer Engineering.

O comitê, por meio dos Profs. Manuel E. C. Cruz e Marcelo J. Colaço, revisou então 67 artigos e recomendou que 40 deles fossem convidados a apresentarem versões estendidas para os dois periódicos (as quais passariam por um segundo processo de revisão). A idéia era que estes números especiais dos periódicos ficassem prontos até o COBEM 2009. Contudo, após esta lista ter sido enviada para os editores associados, o processo não foi levado adiante.

Revisão dos artigos e organização do Simpósio de Energia e Ciências Térmicas do COBEM 2009: O Simpósio de Energia e Ciências Térmicas do COBEM 2009 recebeu 215 artigos completos, dos quais 31 foram negados. Deste total, os membros do comitê fizeram a avaliação de 25 trabalhos, representando mais de 10% do número de artigos enviados. Além disso, o secretário do Comitê também é organizador deste simpósio e participou ativamente de sua organização.

Objetivos

Congressos

  • Transferência de calor e massa
  • Termodinâmica
  • Máquinas, sistemas e equipamentos térmicos
  • Sistemas multifásicos, multi-componentes, reativos e com mudança-de-fase
  • Métodos analíticos, numéricos e híbridos para a solução de problemas diretos, inversos e de otimização
  • Métodos experimentais
  • Propriedades físicas
  • Metrologia térmica
  • Fontes alternativas de energia
  • Termoeconomia
  • Problemas multi-física
  • Congregar os segmentos acadêmico e industrial, tanto nacional como internacional, com atuação na área.
  • Atuar como instrumento de representação do Brasil perante as instituições nacionais e internacionais congêneres.
  • Promover a geração, a difusão e a transmissão do conhecimento na área.
  • Historiar e preservar a memória dos acontecimentos e desenvolvimentos da área no país.


12th AIAA/ISSMO Multidisciplinary Analysis and Optimization Conference
10 – 12 Sep. 2008
Fairmont Empress Hotel and Victoria Conference Centre
Victoria, British Columbia, Canada
Call for Papers Now Open! (Dead Line for Abstract Submission: 28-Jan-2008)

Multidisciplinary analysis and optimization (MA&O) is rapidly becoming a standard element of contemporary design methodologies. With significant advances in computing algorithms and power, impressive analysis and optimization applications have been successfully carried out in industry, government, and academia alike. Additionally, theoretical developments ranging from new optimization algorithms to approaches for design system robustness and reliability have played a significant role in the ever-growing acceptance of multidisciplinary design and optimization. Historically, the MA&O Conference has provided a comprehensive view of the state-of-the-art. For the first time in its history, the MA&O Conference will be held outside the United States.

The major topic areas for this conference have been organized into four broad topics:

  • Multidisciplinary Design Optimization Methodologies
  • Uncertainty Quantifications and Non-Deterministic Design
  • Modeling and Simulation
  • Shape and Topology Optimization
  • Optimization Methods
  • Design
  • Strategic Issues
  • Emerging Methods and Applications
  • Applications
  • Extended abstracts of at least 1500 words.

For the complete Call for Papers, visit www.aiaa.org/events/mao. [more info]

 

HEAT TRANSFER AND FLUID FLOW IN MICROSCALE III
21-26 Sept, 2008
Whistler, BC, Canada
(http://www.engconfintl.org/calendar.html)


ENCIT – BRAZILIAN CONGRESS OF THERMAL ENGINEERING AND SCIENCES
10 – 14 Nov, 2008.
Belo Horizonte, MG. Brazil.
O ENCIT é o principal evento em Ciências Térmicas na América Latina. O ENCIT é organizado a cada dois anos desde 1986 e tornou-se um dos maiores congressos da ABCM, com forte participação internacional. Como exemplo da alta qualidade de seus artigos, números especiais da revista Heat Transfer Engineering (http://www.tandf.co.uk/journals/titles/01457632.asp) vem sendo publicados com artigos selecionados do ENCIT. Em sua última versão, realizada em Curitiba – PR, em 2006, atividades programadas em relação a Santos-Dumont e ao marco dos 100 anos do vôo do 14-bis que fizeram parte do ENCIT 2006, tal como a exposição com painéis e maquetes das aeronaves projetadas e fabricadas por Santos Dumont. O próximo ENCIT será realizado em Belo Horizonte – MG, em 2008 (http://www.abcm.org.br/encit2008/)

 

COBEM – INTERNATIONAL CONGRESS OF MECHANICAL ENGINEERING
15 – 20 Nov. 2009.
Gramado, RS. Brazil.
This the most important event in the field of Mechanical Engineering in Latin America, occurring every two years since 1971. Originally named as Congresso Brasileiro de Engenharia Mecânica, COBEM reached international status in the year of 2001, with an increasing number of international participants. In its twentieth edition, COBEM 2009 will be hosted by the Department of Mechanical Engineering, DEMEC, of the Federal University of Rio Grande do Sul, UFRGS, in the touristic city of Gramado. The main theme of COBEM 2009 will be “Engineering for The Future“. More information in (http://www.specialitaeventos.com.br/cobem2009/) .

 

CONEM 2008 – V CONGRESSO NACIONAL DE ENGENHARIA MECÂNICA
25 – 28 Ago. 2008.
Salvador, BA. Brasil. O CONEM – Congresso Nacional de Engernharia Mecânica é reaLizado desde 1990, incluído no calendário de eventos da ABCM desde 1992 e tem ocorrido até então no Norte – Nordeste. O evento tem significativa participação dos setores de ensino e pesquisa em engenharia cobrindo todas as Áreas de atuação das Ciência Mecânicas. Na sua última edição realizada em Recife em agosto de 2006, foram publicados seiscentos e quarenta e cinco trabalhos em seus anais, contando com a participação Efetiva da comunidade científica de todo país. (http://www.conem2008.com.br/)


INTERNATIONAL HEAT TRANSFER CONFERENCE
Trata-se da principal conferência mundial de Transferência de Calor. A IHTC é organizada a cada 4 anos, desde 1962. Seu objetivo é proporcionar um forum de exposição e troca de idéias, métodos e resultados em transferência de calor e massa. A IHTC é organizada sob a chancela da Asembly for International Heat Transfer Conference (http://www.aihtc.org/), na qual a ABCM, através de seu Comitê de Ciências Térmicas, é a entidade Brasileira representante. O Brasil, desde a conferência de 1994, tem alocada uma cota de 10 artigos na IHTC. A possibilidade de aumento desta cota é grande, tendo em vista a forte participação brasileira e o alto nível dos trabalhos apresentados nas últimas versões desta conferência. A próxima edição será realizada em agosto de 2010, em Washington -DC, USA.

 

ECOS 2009
22st International Conference on Efficiency, Cost, Optimization, Simulation and Environmental Impact of Energy Systems
August 31 – September 3, 2009
Foz do Iguaçu, Brazil

The Conference is organized by the Brazilian Universities: State University of Campinas (UNICAMP), University of São Paulo (USP) and Federal University of Santa Catarina (UFSC); with the support of ABCM – Brazilian Society of Mechanical Sciences and Engineering.

The ECOS 2009 Call for Papers will be available here: www.eventus.com.br/ecos2009/submission.html

 

ICIPE – 6th INTERNATIONAL CONFERENCE ON INVERSE PROBLEMS IN ENGINEERING: THEORY AND PRACTICE
15 – 19 Jun. 2008.
Dourdan (Paris), France.
The 6th International Conference on Inverse Problems in Engineering: Theory and Practice belongs to a successful series of conferences held in a three-year cycle.Previous conferences took place in Palm Coast, Florida (1993), Le Croisic, France (1996), Port Ludlow, Washington (1999), Angra dos Reis, Brazil (2002), and Cambridge, UK (2005). The conference has its roots on the informal seminars organized by Prof. J. V. Beck at Michigan State University, which were initiated in 1987. Noteworthy features of all meetings of this series are their balanced focus on theory and applications (and, better yet, the combination of both), and the presence of researchers of different scientific fields allowing cross-fertilization around a wide spectrum of inverse methodologies. Residential setting in an informal atmosphere aims at maximizing opportunities for interactions between participants. www.icipe2008.ciril.fr

 

8th ASME HEAT AND MASS TRANSFER CONFERENCE
3 – 5 Jan. 2008.
Kukatpally, Hyderabad. India.


ICEM’09 – CONFERENCE VENUE: INTERNATIONAL CONFERENCE ON ENVIRONMENTAL REMEDIATION AND RADIOACTIVE WASTE MANAGEMENT.
11 – 15. Oct. 2009.
Liverpool, UK.
(http://www.icemconf.com/)


ASME INTERNAL COMBUSTION ENGINE: Spring Technical Conference
3 – 6 May, 2009
Milwaukee, Wisconsin. US.
(http://www.asmeconferences.org/ICES09/)


2008 ASME INTERNATIONAL MECHANICAL ENGINEERING CONGRESS & EXPOSITION – “Engineering a Better World”
Oct.31 – Nov.6, 2008
Boston, Massachusetts. US.
(http://www.asmeconferences.org/congress08/index.cfm)


SECOND EUROPEAN FUEL CELL TECHNOLOGY AND APPLICATIONS CONFERENCE
(http://www.asmeconferences.org/efc07/)


16th INTERNATIONAL CONFERENCE ON NUCLEAR ENGINEERING (ICONE) – 2008
11 – 15 May, 2008
Orlando, Florida. US.
(http://www.asmeconferences.org/ICONE16/index.cfm)


14th INTERNATIONAL SYMPOSIUM ON APPLICATIONS OF LASER TECHNIQUES TO FLUID MECHANICS
7 – 10 Jul, 2008
Lisboa, Portugal.
(http://ltces.dem.ist.utl.pt/lxlaser/lxlaser2008/)


SECOND INTERNATIONAL CONFERENCE ON THERMAL ISSUES IN EMERGING TECHNOLOGIES THEORY AND APPLICATION – ThETA 2
17 – 20 Dec. 2008
Cairo, Egypt.
(http://www.thetaconf.org/)


INTERNATIONAL SYMPOSIUM ON CONVECTIVE HEAT AND MASS TRANSFER IN SUSTAINABLE ENERGY
Apr. 26 – May. 01, 2009
Yasmine Hammamet, Tunisia.
(http://www.ichmt.org/conv-09/)


SIXTH MEDITERRANEAN COMBUSTION SYMPOSIUM
7 – 11 Jun, 2009
Porticcio – Ajaccio, Corsica, France.
(http://www.ichmt.org/mcs-09/)


HEAT EXCHANGER FOULING AND CLEANING
14 – 19 Jun, 2009
Pichl/Schladming 8973, Austria.
(https://www.regonline.com/builder/site/Default.aspx?eventid=627412)


7TH WORLD CONFERENCE ON EXPERIMENTAL HEAT TRANSFER, FLUID MECHANICS AND THERMODYNAMICS
Jun. 28 – Jul. 03, 2009
Krakow, Poland.
(http://www.exhft-7.agh.edu.pl/)


RADIATIVE TRANSFER – RAD10
20 – 26 Jun, 2010.
Antalya, Turkey.
(http://www.ichmt.org/index.php?Pg=Sayfa&No=10017)


SIXTH INTERNATIONAL CONFERENCE ON COMPUTATIONAL HEAT AND MASS TRANSFER
18 – 21 May, 2009
Guangzhou, China.
(http://www.enme.ucalgary.ca/conferences/6icchmt09/)


13èmes JOURNÉES INTERNATIONALES DE THERMIQUE
27 – 29 Mar, 2009
Djerba, Tunisie.
(http://www.cder.dz/evenements/Download/jith_2009.pdf)


THIRTEENTH INTERNATIONAL TOPICAL MEETING ON NUCLEAR REACTOR THERMAL HYDRAULICS – NURETH-13
Sep. 27 – Oct. 02, 2009
Kanazawa, Ishikawa. Japan.
(http://www.nureth13.org/documents/NURETH13_1st_Annoucement.pdf)


CMNE2007 CONGRESSO DE MÉTODOS NUMÉRICOS EM ENGENHARIA
(http://cmne2007.inegi.up.pt/)

 

Voltar