LOGIN / Acesse o sistema

Esqueceu sua senha? Redefina aqui.

Ainda não possui uma conta? Cadastre-se aqui!

REDEFINIR SENHA

Insira o endereço de email associado à sua conta que enviaremos um link de redefinição de senha para você.

Ainda não possui uma conta? Cadastre-se aqui!

Comitês Comitê de Mecânica dos Sólidos

Comitê de Mecânica dos Sólidos

Área: Mecânica dos Sólidos

Data de Criação: 2004

Comitê Executivo Atual/Mandato: 2019-2021

Volnei Tita (secretário) - USP - [email protected]

Edgar Nobuo Mamiya – UnB – [email protected]

Marcílio Alves – USP – [email protected]

Pablo Andrés Muñoz Rojas - UDESC - [email protected]

Paulo Pedro Kenedi - CEFET-RJ - [email protected]

(*) Parte do Comitê Executivo é renovada no ano em que ocorre o MecSol (International Symposium on Solid Mechanics), sendo que o secretário do mandato vigente será um dos membros a se manter no comitê renovado para dar apoio ao futuro secretário. O Chair do MecSol vigente será nomeado o futuro secretário do Comitê Executivo na reunião do referido comitê, que ocorre durante o evento.

Principais atividades do Comitê:

A principal atividade do Comitê de Mecânica dos Sólidos é a realização do MecSol (International Symposium on Solid Mechanics), que já teve as seguinte edições:

  • 1st International Symposium on Solid Mechanics (Ano: 2007)

Local : São Paulo (SP)

  • 2nd International Symposium on Solid Mechanics (Ano: 2009)

Local : Rio de Janeiro (RJ)

  • 3rd International Symposium on Solid Mechanics (Ano: 2011)

Local: Florianópolis (SC)

  • 4th International Symposium on Solid Mechanics (Ano: 2013)

Local: Porto Alegre (RS)

  • 5th International Symposium on Solid Mechanics (Ano: 2015)

Local: Belo Horizonte (MG)

  • 6th International Symposium on Solid Mechanics (Ano: 2017)

Local: Joinville (SC)

  • 7th International Symposium on Solid Mechanics (Ano: 2019)

Local: São Carlos (SP)

(*) O próximo International Symposium on Solid Mechanics, devido à pandemia de COVID-19, não será realizado em 2021. Ademais, um dos motivos, que também influenciou esta mudança de data, foi o consenso prévio em realizar o evento em anos pares, conforme discutido na Reunião do Comitê em São Carlos (abril de 2019), após o 7th International Symposium on Solid Mechanics. Dessa forma, o 8th International Symposium on Solid Mechanics será na cidade de Campinas (SP) em 2022.

Além da Organização do MecSol, o Comitê possui as seguintes atividades:

  • Prover apoio a congressos da ABCM, mais especificamente ao COBEM (International Congress of Mechanical Engineering) e ao CONEM (Congresso Nacional de Engenharia Mecânica), sendo que o Secretário do Comitê coordena as sessões associadas à Mecânica dos Sólidos.
  • Promover atividades de pesquisa básica e atividades de graduação e pós-graduação na área de Mecânica dos Sólidos, bem como estimular atividades de pesquisa aplicada voltadas para a inovação através de parcerias envolvendo empresas públicas e privadas, universidades, centros de pesquisa, governo e entidades. 
  • Atuar como instrumento de representação da ABCM perante às instituições nacionais e internacionais congêneres. 
  • Estabelecer parcerias com outras associações e entidades nacionais e internacionais que atuem de forma complementar.
  • Estimular as atividades de inovação, buscando atrair pequenas e médias empresas de base tecnológica para a ABCM.
  • Promover a aproximação com empresas de setores estratégicos, tais como: petróleo e gás, energia, naval e offshore, aeronáutica e aeroespacial. 
  • Apoiar, no país, atividades acadêmicas e de pesquisas desenvolvidas dentro do contexto de Mecânica dos Sólidos através das seguintes formas: (I) Organização de cursos, escolas, seminários e mesas redondas; (II) Criação de grupos de trabalho para realizar planejamento estratégico da área no Brasil, com um levantamento da situação atual e a proposição áreas prioritárias, temas de pesquisa e metas a serem atingidas num futuro definido; (III) Estímulo à formação de grupos multidisciplinares e multi-institucionais de pesquisa, governo e entidades, visando encontrar soluções dentro de prazos estabelecidos para os principais gargalos tecnológicos identificados nestes setores estratégicos; (IV) Discussão sobre mecanismos de financiamento público e privado para estas atividades; (V) Criação de um banco de competências, que permita indicar às empresas grupos de profissionais para dar apoio tecnológico e científico em projetos específicos. 

 

Breve descrição do MecSol

O MecSol é atualmente o único congresso brasileiro dedicado exclusivamente à área de Mecânica dos Sólidos. O simpósio visa reunir especialistas para divulgar e discutir avanços científicos e tecnológicos neste campo e áreas correlatas.

Os artigos apresentados no MecSol são predominantemente focados em aspectos fundamentais e aplicados da Mecânica dos Sólidos, seja de âmbito computacional, teórico ou experimental.

Por se tratar de um campo com visível sobreposição com diversas engenharias, matemática aplicada, ciência dos materiais, análise estrutural e física aplicada, o MecSol possui inerentemente grande interdisciplinaridade. Deve-se destacar ainda que os trabalhos apresentados são publicados em Anais junto ao site da ABCM.

Deste 2007, 7 (sete) edições do MecSol já foram realizadas, buscando estimular a participação de conferencistas internacionais, sendo o Inglês a língua oficial do evento. Ressalta-se que MecSol não somente aborda assuntos de extrema relevância trazendo contribuições importantes em termos de ciência, tecnologia e inovação para o país, mas também contribui na formação de recursos humanos, atraindo a participação de graduandos e pós-graduandos. A participação ativa de pesquisadores nacionais e internacionais, bem como engenheiros do setor, do Brasil e de vários outros países também favorece o intercâmbio pessoal e científico. 

A área do conhecimento predominantemente abordada é de Mecânica dos Sólidos, abrangendo assim diferentes subáreas:

  • Análise de Falhas e de Fadiga
  • Estruturas e Materiais Compósitos
  • Elasticidade, Plasticidade, Mecânica do Dano e da Fratura: Modelos, Ensaios e Aplicações
  • Viscoelasticidade e Viscoplasticidade: Modelos, Ensaios e Aplicações
  • Engenharia de Impacto
  • Métodos de Confiabilidade Estrutural e Otimização de Projeto baseada em Confiabilidade
  • Otimização de Materiais, Fluidos e Estruturas
  • Métodos Numéricos (FEM, XFEM, GFEM, BEM e outros)
  • Análise Não-Linear: Flambagem, Pós-Flambagem e Análises de Contato

 

Porém, o MecSol não fica restrito às subáreas supracitadas.