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CREEM2020
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OTIMIZAÇÃO PARAMÉTRICA DA SUSPENSÃO DE UM CAMINHÃO COM RESTRIÇÃO DE CONFIABILIDADE
Submission Author:
ewerton grotti , RS
Co-Authors:
José Picoral, ewerton grotti, Herbert Gomes
Presenter: José Picoral
doi://10.26678/ABCM.CREEM2020.CRE2020-0085
Abstract
Este trabalho busca investigar a aplicação do índice de confiabilidade (β) em uma otimização dos parâmetros de rigidez e amortecimento da suspensão de um caminhão. Para tanto, o algoritmo heurístico PSO (Particle Swarm Optimization) é usado em conjunto com o algoritmo FORM (First Order Reliability Method), que restringe o espaço da função objetivo pelo índice de confiabilidade para o conforto do motorista. Três otimizações distintas foram realizadas para três funções objetivo diferentes. Na primeira otimização, a função objetivo escolhida foi a minimização da aceleração RMS (Root Mean Square) no assento do motorista, e na segunda e terceira otimização as funções objetivo foram a minimização do máximo deslocamento relativo das rodas para o eixo da suspensão e o máximo deslocamento relativo das suspensões para a carroceria respectivamente. Todas as otimizações tiveram restrição de confiabilidade para o conforto de β≥2. Ao final,a primeira otimização resultou em um conjunto de parâmetros com índice de confiabilidade β_otm1=4,36, e uma redução da aceleração vertical sob o motorista de 30%. As demais otimizações mantiveram β_otm2,3=2, indicando restrição ativa nas otimizações. Uma simulação por Monte-Carlo também foi realizada, na qual foi possível evidenciar o comportamento do índice de confiabilidade perante as variáveis de projeto.
Keywords
FORM, otimização baseada em confiabilidade, caminhão, Vibração, suspensão veicular, Conforto
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