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CREEM2020
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DIMENSIONAMENTO DA ASA E DESENVOLVIMENTO DE UM NOVO PERFIL PARA A COMPETIÇÃO SAE BRASIL AERODESIGN
Submission Author:
Gabriel da Cruz Pereira Soares , PA
Co-Authors:
Gabriel da Cruz Pereira Soares, Diego Miranda Correa, José Augusto, Mateus Soares Souza, Ana Paula Mattos
Presenter: Gabriel da Cruz Pereira Soares
doi://10.26678/ABCM.CREEM2020.CRE2020-0038
Abstract
Um dos elementos essenciais para o projeto de uma aeronave é a asa, a qual é projetada para gerar a maior parte da sustentação da aeronave. Essa consiste de um conjunto de aerofólios conectados a cada lado da fuselagem da aeronave capaz de produzir uma reação ao fluxo de o ar ao redor de sua superfície, fenômeno que é definido como força de sustentação. O aerofólio, em muitos aspectos, é o coração do avião, pois afeta todos os projetos. A seleção requer um procedimento detalhado e útil na avaliação dos aerofólios que maximizar os coeficientes aerodinâmicos relevantes para o desempenho do aeromodelo. O presente artigo realiza várias análises de fatores aerodinâmicos de alguns aerofólios de asas por meio dos softwares XFLR5® e Ansys®. Em primeiro lugar, é necessário selecionar o aerofólio, no qual o SELIG 1223 obteve os melhores resultados, porém devido à dificuldade de construção a equipe interpolou alguns outros perfis obteve um novo. Simulou-se e testou em túnel de vento. Posteriormente a asa foi dimensionada. Foram analisados diversos tipos de configurações de asa, onde a forma, a envergadura e a corda variaram, buscando o resultado com melhor viabilidade e maior sustentação.
Keywords
Asa, Aerofólio, Arrasto, Sustentação, aeronave
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