LOGIN / Acesse o sistema

Esqueceu sua senha? Redefina aqui.

Ainda não possui uma conta? Cadastre-se aqui!

REDEFINIR SENHA

Insira o endereço de email associado à sua conta que enviaremos um link de redefinição de senha para você.

Ainda não possui uma conta? Cadastre-se aqui!

Este conteúdo é exclusivo para membros ABCM

Inscreva-se e faça parte da comunidade

CADASTRE-SE

Tem uma conta?

Torne-se um membros ABCM

Veja algumas vantagens em se manter como nosso Associado:

Acesso regular ao JBSMSE
Boletim de notícias ABCM
Acesso livre aos Anais de Eventos
Possibilidade de concorrer às Bolsas de Iniciação Científica da ABCM.
Descontos nos eventos promovidos pela ABCM e pelas entidades com as quais mmantém acordo de cooperação.
Estudantes de gradução serão isentos no primeiro ano de afiliação.
10% de desconto para o Associado que pagar anuidade anntes de completar os 12 meses da última anuidade paga.
Desconto na compra dos livros da ABCM, entre eles: "Engenharia de Dutos" e "Escoamento Multifásico".
CADASTRE-SE SEGUIR PARA O VIDEO >

Tem uma conta?

Eventos Anais de eventos

Anais de eventos

CREEM 2019

XXVI Congresso Nacional de Estudantes de Engenharia Mecânica

BANCADA DIDÁTICA DE MOTORES A COMBUSTÃO INTERNA

Submission Author: Joás Gonçalves , MG , Brazil
Co-Authors: Joás Gonçalves , Paulo Fernando Figueiredo Maciel
Presenter: Joás Gonçalves

doi://10.26678/ABCM.CREEM2019.CRE2019-0248

 

Abstract

O artigo proposto apresenta o funcionamento de um motor à combustão interna e seus principais componentes internos que podem ser visualizados a partir do corte do bloco do motor. A bancada de estudo com elementos em corte é uma excelente ferramenta didática para aulas, permitindo a junção do conhecimento teórico e prático deixando as aulas mais didáticas e atraentes. O objetivo geral deste trabalho foi o desenvolvimento de uma bancada didática de estudo de motores a combustão interna do Ciclo Otto. O motor abordado na criação da bancada didática, trata-se de um Chevrolet Opala modelo de motor 151, à gasolina, 4 tempos e com 4 cilindros em linha. O trabalho apresentado é de tipologia descritiva e prática, baseado em levantamento de dados e experiência laborativa, desmistificando o funcionamento de motor à combustão interna através de cortes que expõem seus componentes interno. As aulas práticas possibilitam fazer com que os alunos vivenciem situações onde há possibilidade de tomar decisões e de aplicar a teoria nestas ações. O trabalho faz uma abordagem de vários conceitos aprendidos nas disciplinas de Máquinas Térmicas I e II. A bancada servirá de complemento às aulas, pesquisas e estudos ligados a motores, de maneira geral, e disciplinas correlatas

Keywords

bancada didática, motores de combustão

 

DOWNLOAD PDF

 

‹ voltar para anais de eventos ABCM