Eventos Anais de eventos
CREEM 2019
XXVI Congresso Nacional de Estudantes de Engenharia Mecânica
BANCADA DIDÁTICA DE MOTORES A COMBUSTÃO INTERNA
Submission Author:
Joás Gonçalves , MG , Brazil
Co-Authors:
Joás Gonçalves , Paulo Fernando Figueiredo Maciel
Presenter: Joás Gonçalves
doi://10.26678/ABCM.CREEM2019.CRE2019-0248
Abstract
O artigo proposto apresenta o funcionamento de um motor à combustão interna e seus principais componentes internos que podem ser visualizados a partir do corte do bloco do motor. A bancada de estudo com elementos em corte é uma excelente ferramenta didática para aulas, permitindo a junção do conhecimento teórico e prático deixando as aulas mais didáticas e atraentes. O objetivo geral deste trabalho foi o desenvolvimento de uma bancada didática de estudo de motores a combustão interna do Ciclo Otto. O motor abordado na criação da bancada didática, trata-se de um Chevrolet Opala modelo de motor 151, à gasolina, 4 tempos e com 4 cilindros em linha. O trabalho apresentado é de tipologia descritiva e prática, baseado em levantamento de dados e experiência laborativa, desmistificando o funcionamento de motor à combustão interna através de cortes que expõem seus componentes interno. As aulas práticas possibilitam fazer com que os alunos vivenciem situações onde há possibilidade de tomar decisões e de aplicar a teoria nestas ações. O trabalho faz uma abordagem de vários conceitos aprendidos nas disciplinas de Máquinas Térmicas I e II. A bancada servirá de complemento às aulas, pesquisas e estudos ligados a motores, de maneira geral, e disciplinas correlatas
Keywords
bancada didática, motores de combustão