LOGIN / Acesse o sistema

Esqueceu sua senha? Redefina aqui.

Ainda não possui uma conta? Cadastre-se aqui!

REDEFINIR SENHA

Insira o endereço de email associado à sua conta que enviaremos um link de redefinição de senha para você.

Ainda não possui uma conta? Cadastre-se aqui!

Este conteúdo é exclusivo para membros ABCM

Inscreva-se e faça parte da comunidade

CADASTRE-SE

Tem uma conta?

Torne-se um membros ABCM

Veja algumas vantagens em se manter como nosso Associado:

Acesso regular ao JBSMSE
Boletim de notícias ABCM
Acesso livre aos Anais de Eventos
Possibilidade de concorrer às Bolsas de Iniciação Científica da ABCM.
Descontos nos eventos promovidos pela ABCM e pelas entidades com as quais mmantém acordo de cooperação.
Estudantes de gradução serão isentos no primeiro ano de afiliação.
10% de desconto para o Associado que pagar anuidade anntes de completar os 12 meses da última anuidade paga.
Desconto na compra dos livros da ABCM, entre eles: "Engenharia de Dutos" e "Escoamento Multifásico".
CADASTRE-SE SEGUIR PARA O VIDEO >

Tem uma conta?

Eventos Anais de eventos

Anais de eventos

CREEM 2019

XXVI Congresso Nacional de Estudantes de Engenharia Mecânica

INFLUÊNCIA DO MODELO DE TURBULÊNCIA NA SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL DO ESCOAMENTO EM TORNO DE UM CILINDRO

Submission Author: Carlos Henrique Diedrich , PR
Co-Authors: Carlos Henrique Diedrich, Douglas Pereira Vasconcellos, Luiz Eduardo Melo Lima, Gerson Santos
Presenter: Carlos Henrique Diedrich

doi://10.26678/ABCM.CREEM2019.CRE2019-0059

 

Abstract

A turbulência é um fenômeno que nos afeta diariamente em nossos meios de transporte como carros, aviões, navios, etc., assim como em muitos outros aspectos. Portanto, é de grande importância que este fenômeno seja entendido para que possamos compreender seus efeitos e estudá-los com maior precisão. Existem vários modelos que se propõem a predizer seu comportamento, mas nenhum conseguiu até o momento fazê-lo de forma geral. Este trabalho tem como objetivo investigar numericamente três modelos de turbulência do tipo k-ε (padrão, realizável e RNG), por meio da simulação computacional do escoamento externo em torno de um cilindro, utilizado o programa comercial ANSYS Fluent, para Dinâmica dos Fluidos Computacional. E por meio da comparação dos resultados destes modelos com os resultados disponíveis na literatura, é verificada a influência da escolha do modelo de turbulência na predição do comportamento do escoamento. O modelo de turbulência que apresentou resultados mais satisfatórios foi o padrão, embora todos os modelos analisados tenham atingido resultados bem similares para os contornos de velocidade.

Keywords

Escoamento externo, Cilindro, Modelo de turbulência, simulação

 

DOWNLOAD PDF

 

‹ voltar para anais de eventos ABCM