Eventos Anais de eventos
COBEF 2021
11th Brazilian Congress on Manufacturing Engineering
AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO MECÂNICO DE JUNTAS SOLDADAS EM AÇO INOXIDÁVEL AUSTENÍTICO PELO PROCESSO DE SOLDAGEM GMAW POR CURTO-CIRCUITO CONTROLADO (CCC)
Submission Author:
Helen Araújo , BA
Co-Authors:
Helen Araújo, Petrônio Luiz, Luis Henrique Rodrigues Apolinario, André de Albuquerque Vicente, Tiago Felipe Abreu Santos
Presenter: Helen Araújo
doi://10.26678/ABCM.COBEF2021.COB21-0080
Abstract
A classe de aços inoxidáveis de matriz austenítica é amplamente utilizada na indústria devido a combinação entre a resistência à corrosão e o desempenho mecânico apresentados por estes. A soldagem desse material é muito difundida e demandada na indústria, como exemplo, a aplicação dos processos de soldagem em vasos de pressão e tubulações. Visando a melhoria de produtividade, as aplicações utilizando o processo GMAW (Gas Metal Arc Welding) com a tecnologia de curto-circuito controlado apresenta-se como uma alternativa prática e viável para substituição aos processos usuais durante a execução dos passes de raiz. Nesse projeto foram definidas as condições de soldagem que viabilizassem à aplicação deste processo na soldagem do aço inoxidável austenítico AISI 304, utilizando a tecnologia de curto-circuito controlado pelo mecanismo de transferência por controle da tensão superficial. Foram avaliados os aspectos geométricos da junta soldada e a diluição medida, em relação à área depositada, foi de 11,1%. Foi verificado o desempenho mecânico das juntas, através da realização dos ensaios de dobramento e microdureza. As juntas soldadas apresentaram-se isentas de descontinuidades após a realização do dobramento à 180º dos corpos de prova de face e raiz. A região da zona fundida apresentou dureza média de 211 HV0,2/15.
Keywords
Soldagem, Curto-Circuito Controlado, aço inoxidável austenítico, Desempenho Mecânico
DOWNLOAD PDF VIEW PRESENTATION

