LOGIN / Acesse o sistema

Esqueceu sua senha? Redefina aqui.

Ainda não possui uma conta? Cadastre-se aqui!

REDEFINIR SENHA

Insira o endereço de email associado à sua conta que enviaremos um link de redefinição de senha para você.

Ainda não possui uma conta? Cadastre-se aqui!

Este conteúdo é exclusivo para membros ABCM

Inscreva-se e faça parte da comunidade

CADASTRE-SE

Tem uma conta?

Torne-se um membros ABCM

Veja algumas vantagens em se manter como nosso Associado:

Acesso regular ao JBSMSE
Boletim de notícias ABCM
Acesso livre aos Anais de Eventos
Possibilidade de concorrer às Bolsas de Iniciação Científica da ABCM.
Descontos nos eventos promovidos pela ABCM e pelas entidades com as quais mmantém acordo de cooperação.
Estudantes de gradução serão isentos no primeiro ano de afiliação.
10% de desconto para o Associado que pagar anuidade anntes de completar os 12 meses da última anuidade paga.
Desconto na compra dos livros da ABCM, entre eles: "Engenharia de Dutos" e "Escoamento Multifásico".
CADASTRE-SE SEGUIR PARA O VIDEO >

Tem uma conta?

ABCM Premiações

Premiações

1. Objetivos

Reconhecer a contribuição de indivíduos e instituições ao desenvolvimento da Engenharia Mecânica no Brasil.

2. Prêmios

Os prêmios que a ABCM oferece estão sumarizados na tabela a seguir:

Título Periodicidade
Prêmio ABCM de Honra ao Mérito Eventual
Prêmios de Pesquisa em Engenharia Mecânica
Mestrado (ABCM/Embraer) Anual
Doutorado (ABCM/Embraer) Anual
Melhores Trabalhos em Eventos (ABCM)
Prêmios de Graduação em Engenharia Mecânica Anual
Prêmio Melhor Projeto de Formatura (ABCM/Embraer) Anual
Prêmio Melhor Trabalho do CREEM (ABCM) Anual
Prêmio Engenharia Mecânica Brasileira Eventual
Prêmio Prof. Leonardo Goldstein Jr. Bienal
Prêmio ABCM-PIPELINEBRAZIL Anual

3. Prêmio ABCM de Honra ao Mérito

Este prêmio foi instituído pela deliberação No. 008C de 13 de agosto de 1999. Ele visa reconhecer membros da ABCM cujo desempenho em cargos, funções e atividades revelaram-se de grande relevância para a consecução das finalidades e objetivos da associação.

Os agraciados têm seus nomes registrados em livro próprio e recebem um diploma em sessão solene durante um dos congressos regulares da ABCM.

As indicações podem ser encaminhadas por qualquer membro, ou grupo de membros, e compete à diretoria da ABCM avaliar o mérito da indicação.

 

4. Prêmios de Pesquisa em Engenharia Mecânica

4.1 Mestrado

Este prêmio é concedido ao(à) autor(a) da melhor dissertação de mestrado submetida à análise da Comissão de Prêmio, sendo extensivo ao(à) orientador(a) e à instituição de origem do(a) aluno(a).

Os agraciados e a instituição têm seus nomes registrados em livro próprio e recebem um diploma em Sessão Técnica solene do COBEM ou CONEM, ou de outro congresso regular da ABCM, dedicada à apresentação dos trabalhos vencedores dos Prêmios ABCM de Pesquisa e de Graduação em Engenharia Mecânica. O(A) mestre classificado(a) em primeiro lugar terá cobertas sua inscrição no evento, passagem e diárias.
 

As indicações ao prêmio deverão ser encaminhadas pelo(a) autor(a) à ABCM, de acordo com o Edital divulgado pela Associação, devendo a dissertação ter sido defendida e aprovada em período definido em Edital específico.

Cabe à diretoria da ABCM, através da Comissão de Ensino e Pesquisa, indicar os membros da comissão de avaliação dos trabalhos submetidos. Os trabalhos serão avaliados segundo diretrizes preparadas pela Comissão de Ensino e Pesquisa.

4.2 Doutorado

Este prêmio é concedido ao(à) autor(a) da melhor tese de doutorado submetida à análise da Comissão de Prêmio, sendo extensivo ao(a) orientador(a) e à instituição de origem do(a) aluno(a).

Os agraciados e a instituição têm seus nomes registrados em livro próprio e recebem um diploma em Sessão Técnica solene do COBEM ou CONEM, ou de outro congresso regular da ABCM, dedicada à apresentação dos trabalhos vencedores dos Prêmios ABCM de Pesquisa e de Graduação em Engenharia Mecânica. O(A) doutor(a) classificado(a) em primeiro lugar terá cobertas sua inscrição no evento, passagem e diárias.

As indicações deverão ser encaminhadas pelo(a) autor(a) à ABCM, de acordo com o Edital divulgado pela Associação, devendo a tese ter sido defendida e aprovada em período definido em Edital específico.

Cabe à diretoria da ABCM, através do Comitê de Graduação e de Pós-Graduação, indicar os membros da Comissão de Prêmio, julgadora dos trabalhos submetidos. Os trabalhos serão avaliados segundo diretrizes preparadas pela Comissão de Ensino e Pesquisa da ABCM.

4.3 Prêmios ABCM para os Melhores Trabalhos Apresentados em Eventos

Estes prêmios serão concedidos aos melhores trabalhos apresentados nos eventos regulares da ABCM.

Os agraciados e suas instituições têm seus nomes registrados em livro próprio e recebem um diploma em Sessão Técnica solene do congresso regular da ABCM, dedicada à apresentação dos trabalhos vencedores.

Estes prêmios são eventuais e serão concedidos por iniciativa da comissão organizadora dos eventos, por indicação dos comitês técnicos organizadores das sessões técnicas, quando aplicável. Os organizadores da premiação devem submeter com a necessária antecedência à diretoria da ABCM uma solicitação para a concessão dos prêmios, detalhando os critérios a serem usados no julgamento e a classificação dos trabalhos.

 

5. Prêmios de Graduação em Engenharia Mecânica

5.1 Prêmio Melhor Projeto de Formatura

Este prêmio é concedido ao(à) autor(a) do melhor projeto de formatura submetido à análise da comissão de prêmio, sendo extensivo ao(à) orientador(a) e à instituição de origem do(a) aluno(a).

Os agraciados e sua instituição têm seus nomes registrados em livro próprio e recebem um diploma em Sessão Técnica solene do COBEM, ou de outro congresso regular da ABCM, dedicada à apresentação dos trabalhos vencedores dos Prêmios ABCM de Pesquisa e de Graduação em Engenharia Mecânica. O(A) candidato(a) classificado(a) em primeiro lugar terá cobertas sua inscrição no evento, passagem e diárias.

As indicações deverão ser encaminhadas pelo(a) autor(a) à ABCM, de acordo com o Edital divulgado pela Associação, devendo o trabalho ter sido apresentado e aprovado nos 12 meses anteriores à data limite de inscrição dos trabalhos.

Cabe à diretoria da ABCM, através do Comitê de Graduação e de Pós-Graduação, indicar os membros da Comissão de Prêmio, julgadora dos trabalhos submetidos. Os trabalhos serão avaliados segundo diretrizes preparadas pela Comissão de Ensino e Pesquisa da ABCM.

5.2 Prêmio Melhor Trabalho do CREEM

Este prêmio é concedido ao(à) autor(a) do melhor trabalho submetido à análise da comissão organizadora do CREEM, sendo extensivo ao(à) orientador(a) e à instituição de origem do(a) aluno(a).

Os agraciados e a instituição têm seus nomes registrados em livro próprio e recebem um diploma em Sessão Técnica solene do COBEM, ou de outro congresso regular da ABCM, dedicada à apresentação dos trabalhos vencedores dos Prêmios ABCM de Pesquisa e de Graduação em Engenharia Mecânica. O(a) aluno(a) classificado(a) em primeiro lugar terá cobertas suas despesas com transporte, hospedagem e inscrição para participação no evento.

Cabe à diretoria da ABCM, através da Comissão de Ensino e Pesquisa, indicar os membros da comissão de avaliação dos trabalhos submetidos. Os trabalhos serão avaliados segundo diretrizes preparadas pela Comissão de Ensino e Pesquisa.

 

6. Prêmio Engenharia Mecânica Brasileira

Este prêmio visa reconhecer indivíduos e instituições cujas atividades revelaram-se de grande relevância para o desenvolvimento da engenharia mecânica no Brasil.

Os agraciados têm seus nomes registrados em livro próprio e recebem o prêmio em sessão solene durante evento regular da ABCM.

As indicações podem ser encaminhadas por qualquer membro, ou grupo de membros, e compete à diretoria da ABCM avaliar o mérito da indicação.

 

7. Prêmio Prof. Leonardo Goldstein Jr.

Em reunião realizada no dia 05/10/2018, o Conselho da ABCM instituiu o Prêmio Prof. Leonardo Goldstein Jr., destinado a premiar docentes e pesquisadores por notáveis contribuições para o desenvolvimento da engenharia e ciências mecânicas no Brasil.

O prêmio foi criado em memória do Prof. Leonardo Goldstein Jr., falecido em 28/01/2015, que se aposentou como Professor Titular da Faculdade de Engenharia Mecânica da UNICAMP e serviu como Editor-Chefe do Journal of the Brazilian Society of Mechanical Sciences and Engineering (1993 a 1999) e Presidente da ABCM (biênios 2002-2003 e 2004-2005). Em vida, o Prof. Goldstein recebeu o Prêmio de Reconhecimento Acadêmico Zeferino Vaz, da UNICAMP (1998), o Prêmio Mérito ABCM (1999) e a Ordem Nacional  do Mérito Científico, Classe de Comendador, da Presidência da República (2004).

O Prêmio Prof. Leonardo Goldstein Jr. tem periodicidade bienal e será entregue em sessão solene realizada durante o ABCM International Congress of Mechanical Engineering - COBEM. 

O prêmio, a ser conferido a um único laureado em cada edição, consiste de uma placa de homenagem. O laureado proferirá a Palestra Prof. Leonardo Goldstein Jr., que será incluída na programação oficial do evento, tratando de tema de natureza técnico-científica de sua preferência, relacionado a sua atuação acadêmica. 

 

8. Prêmio ABCM – PIPELINEBRAZIL

O prêmio é promovido pela Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas – ABCM em parceria com a empresa PIPELINEBRAZIL. A premiação visa reconhecer a contribuição da comunidade acadêmica brasileira, através de dissertações de mestrado, para o desenvolvimento tecnológico e a inovação na área de pipeline.

 

9. Prêmio Hofer

Este prêmio visa encorajar uma nova geração de pesquisadores nas aréas abrangidas pelo DINAME (International Symposium on Dynamic Problems of Mechanics) e fortalecer a comunidade científica. 

 

10. Considerações Gerais

Cabe à diretoria da ABCM, através da Comissão de Ensino e Pesquisa, acompanhar o trabalho de divulgação dos prêmios ABCM;

Cabe à diretoria da ABCM, através do Comitê de Graduação e de Pós-Graduação, realizar os contatos com os organizadores do COBEM e demais congressos da ABCM, no sentido de viabilizar a realização da Sessão Técnica dedicada à apresentação dos trabalhos vencedores, bem como a sessão de entrega dos prêmios;

As despesas envolvidas na premiação deverão constar do orçamento anual da ABCM. Todo esforço deverá ser despendido, no entanto, para que ocorra patrocínio externo no financiamento dos prêmios.

Alunos, orientadores e instituições participantes do Prêmio ABCM serão incentivados a tornarem-se membros da ABCM, através do envio do formulário de afiliação na ABCM por ocasião da submissão da inscrição aos prêmios.