Notícias
OBITUÁRIO
PROF. Mikhail Dimitrov Mikhailov
Por
Prof. Renato Machado Cotta
Perdemos no dia 8 de março de 2024 um dos maiores nomes das Ciências da Engenharia. Aos 90 anos de idade, completados em 27 de janeiro passado, o Prof. Mikhail Dimitrov Mikhailov, ou apenas Misho para os mais próximos, faleceu em sua residência em Sofia, Bulgaria.
Conheci o Prof. Mikhailov durante o meu doutoramento, na North Carolina State University, EUA, em 1984, onde ele passava um semestre como Professor Visitante a convite do Prof. M. Necati Ozisik. Trabalhei sob sua orientação nesse período e rapidamente se desenvolveram a admiração e a amizade mútuas que serão eternas. Na época ele era Chefe do Departamento de Ciências da Computação da Technical University Sofia, uma das principais escolas de engenharia e áreas afins do leste europeu, onde ele obteve sua formação em Transferência de Calor. Em 1989 tive a oportunidade de visitá-lo em Sofia e ele, por sua vez, nos visitou no Brasil por quatro meses em 1990.
Quando formulei o convite para que ele se juntasse a nós na UFRJ como professor visitante, ele aceitou prontamente, apenas deveria aguardar sua aposentadoria. Assim, em 1995, o Prof. Mikhailov iniciou sua trajetória acadêmica no Brasil, tendo passado por três instituições, COPPE-UFRJ (1995–2009), Comissão Nacional de Energia Nuclear (2009-2010) e INMETRO (2011-2014). Além de ter atuado como Professor ou Pesquisador Visitante nestas instituições, interagiu com pesquisadores em diversas outras como a UFC, UFPA, UFPB, UFRGS, UFF, apenas para mencionar algumas. Disseminou entre nós seus amplos conhecimentos em Matemática Aplicada e sua paixão pela Computação Simbólica, sendo um grande estimulador da criação do Mathematica Technical Center na COPPE/UFRJ em 2000. Nesse período também fundamos o periódico Hybrid Methods in Engineering, em que ele serviu como co-Editor-in-Chief, e publicamos o livro Heat Conduction: Lumped Analysis, Integral Transforms, Symbolic Computations, além de participar em vários projetos, orientações e artigos científicos.
Sempre acompanhado de sua amada esposa Zeza, também professora aposentada da Technical University Sofia, Misho esteve sempre presente nos principais eventos da ABCM. Com o falecimento de Zeza em 2012, a sua vida no Brasil tornou-se muito solitária, e preocupado com sua saúde aos 80 anos de idade, retornou à Bulgaria em início de 2014, para estar mais próximo dos filhos e netos. Tive a oportunidade de visitá-lo em Sofia em 2018, sendo essa a última vez em que nos encontramos pessoalmente. Nessa ocasião fizemos planos para novos encontros, em viagens mais curtas que fossem viáveis para ele, mas infelizmente os planos não se concretizaram e os contatos por e-mail foram se tornando pouco a pouco mais espaçados. Meu último e-mail, enviado dois dias antes de sua partida, nunca foi respondido. Também não tive a chance de lhe contar que havia sido aceita a minha proposta de um Special Issue em sua homenagem no Int. Journal of Numerical Methods in Heat and Fluid Flow, onde ele atuou no Editorial Board por muitos anos desde sua criação.
Apesar da aparência austera, Misho era muito sociável e seu sorriso era terno e sincero. Um apaixonado pelo Brasil e pelo nosso bairro, uma mente privilegiada, um intelectual humanista, matemático brilhante, programador inventivo e um grande contador de estórias. Perdem o mundo, nosso país, sua família e perdemos todos nós que tivemos a felicidade de conhecê-lo e receber um pouco do tanto que ele tinha para oferecer.
Obrigado Misho!
Prof. Renato Machado Cotta
Engenharia Mecânica - Escola Politécnica e COPPE
Universidade Federal do Rio de Janeiro