LOGIN / Acesse o sistema

Esqueceu sua senha? Redefina aqui.

Ainda não possui uma conta? Cadastre-se aqui!

REDEFINIR SENHA

Insira o endereço de email associado à sua conta que enviaremos um link de redefinição de senha para você.

Ainda não possui uma conta? Cadastre-se aqui!

Este conteúdo é exclusivo para membros ABCM

Inscreva-se e faça parte da comunidade

CADASTRE-SE

Tem uma conta?

Torne-se um membros ABCM

Veja algumas vantagens em se manter como nosso Associado:

Acesso regular ao JBSMSE
Boletim de notícias ABCM
Acesso livre aos Anais de Eventos
Possibilidade de concorrer às Bolsas de Iniciação Científica da ABCM.
Descontos nos eventos promovidos pela ABCM e pelas entidades com as quais mmantém acordo de cooperação.
Estudantes de gradução serão isentos no primeiro ano de afiliação.
10% de desconto para o Associado que pagar anuidade anntes de completar os 12 meses da última anuidade paga.
Desconto na compra dos livros da ABCM, entre eles: "Engenharia de Dutos" e "Escoamento Multifásico".
CADASTRE-SE SEGUIR PARA O VIDEO >

Tem uma conta?

Notícias

11 MAR 2024 ‹ VOLTAR

Nota de falecimento Prof. Mikhail Dimitrov Mikhailov

OBITUÁRIO

PROF. Mikhail Dimitrov Mikhailov

Por

Prof. Renato Machado Cotta

 

Perdemos no dia 8 de março de 2024 um dos maiores nomes das Ciências da Engenharia. Aos 90 anos de idade, completados em 27 de janeiro passado, o Prof. Mikhail Dimitrov Mikhailov, ou apenas Misho para os mais próximos, faleceu em sua residência em Sofia, Bulgaria.

Conheci o Prof. Mikhailov durante o meu doutoramento, na North Carolina State University, EUA, em 1984, onde ele passava um semestre como Professor Visitante a convite do Prof. M. Necati Ozisik. Trabalhei sob sua orientação nesse período e rapidamente se desenvolveram a admiração e a amizade mútuas que serão eternas. Na época ele era Chefe do Departamento de Ciências da Computação da Technical University Sofia, uma das principais escolas de engenharia e áreas afins do leste europeu, onde ele obteve sua formação em Transferência de Calor. Em 1989 tive a oportunidade de visitá-lo em Sofia e ele, por sua vez, nos visitou no Brasil por quatro meses em 1990.

Quando formulei o convite para que ele se juntasse a nós na UFRJ como professor visitante, ele aceitou prontamente, apenas deveria aguardar sua aposentadoria. Assim, em 1995, o Prof. Mikhailov iniciou sua trajetória acadêmica no Brasil, tendo passado por três instituições, COPPE-UFRJ (1995–2009), Comissão Nacional de Energia Nuclear (2009-2010) e INMETRO (2011-2014). Além de ter atuado como Professor ou Pesquisador Visitante nestas instituições, interagiu com pesquisadores em diversas outras como a UFC, UFPA, UFPB, UFRGS, UFF, apenas para mencionar algumas. Disseminou entre nós seus amplos conhecimentos em Matemática Aplicada e sua paixão pela Computação Simbólica, sendo um grande estimulador da criação do Mathematica Technical Center na COPPE/UFRJ em 2000. Nesse período também fundamos o periódico Hybrid Methods in Engineering, em que ele serviu como co-Editor-in-Chief, e publicamos o livro Heat Conduction: Lumped Analysis, Integral Transforms, Symbolic Computations, além de participar em vários projetos, orientações e artigos científicos.

Sempre acompanhado de sua amada esposa Zeza, também professora aposentada da Technical University Sofia, Misho esteve sempre presente nos principais eventos da ABCM. Com o falecimento de Zeza em 2012, a sua vida no Brasil tornou-se muito solitária, e preocupado com sua saúde aos 80 anos de idade, retornou à Bulgaria em início de 2014, para estar mais próximo dos filhos e netos. Tive a oportunidade de visitá-lo em Sofia em 2018, sendo essa a última vez em que nos encontramos pessoalmente. Nessa ocasião fizemos planos para novos encontros, em viagens mais curtas que fossem viáveis para ele, mas infelizmente os planos não se concretizaram e os contatos por e-mail foram se tornando pouco a pouco mais espaçados. Meu último e-mail, enviado dois dias antes de sua partida, nunca foi respondido. Também não tive a chance de lhe contar que havia sido aceita a minha proposta de um Special Issue em sua homenagem no Int. Journal of Numerical Methods in Heat and Fluid Flow, onde ele atuou no Editorial Board por muitos anos desde sua criação.

Apesar da aparência austera, Misho era muito sociável e seu sorriso era terno e sincero. Um apaixonado pelo Brasil e pelo nosso bairro, uma mente privilegiada, um intelectual humanista, matemático brilhante, programador inventivo e um grande contador de estórias. Perdem o mundo, nosso país, sua família e perdemos todos nós que tivemos a felicidade de conhecê-lo e receber um pouco do tanto que ele tinha para oferecer.

 

Obrigado Misho!

 

Prof. Renato Machado Cotta

Engenharia Mecânica - Escola Politécnica e COPPE

Universidade Federal do Rio de Janeiro