LOGIN / Acesse o sistema

Esqueceu sua senha? Redefina aqui.

Ainda não possui uma conta? Cadastre-se aqui!

REDEFINIR SENHA

Insira o endereço de email associado à sua conta que enviaremos um link de redefinição de senha para você.

Ainda não possui uma conta? Cadastre-se aqui!

Este conteúdo é exclusivo para membros ABCM

Inscreva-se e faça parte da comunidade

CADASTRE-SE

Tem uma conta?

Torne-se um membros ABCM

Veja algumas vantagens em se manter como nosso Associado:

Acesso regular ao JBSMSE
Boletim de notícias ABCM
Acesso livre aos Anais de Eventos
Possibilidade de concorrer às Bolsas de Iniciação Científica da ABCM.
Descontos nos eventos promovidos pela ABCM e pelas entidades com as quais mmantém acordo de cooperação.
Estudantes de gradução serão isentos no primeiro ano de afiliação.
10% de desconto para o Associado que pagar anuidade anntes de completar os 12 meses da última anuidade paga.
Desconto na compra dos livros da ABCM, entre eles: "Engenharia de Dutos" e "Escoamento Multifásico".
CADASTRE-SE SEGUIR PARA O VIDEO >

Tem uma conta?

Notícias

30 AUG 2022 ‹ VOLTAR

Nota de Falecimento - Prof. Francisco Paulo Lépore Neto

É com pesar que comunicamos o falecimento do Prof. Francisco Paulo Lépore Neto, em Uberlândia, MG,  dia 29/08/2022. 

 

Divulgamos, a seguir, nota elaborada pelo Prof. Valder Steffen Jr., Reitor da Universidade Federal de Uberlândia e ex-Presidente da ABCM:

 

O Prof. Francisco Paulo Lépore Neto deixa um legado importante para a Universidade Federal de Uberlândia e, especialmente, para a Faculdade de Engenharia Mecânica. Foi ex-aluno, tendo se formado pela Faculdade Federal de Engenharia de Uberlândia em 1971. Concluiu seu mestrado na COPPE-UFRJ em 1974 e seu doutorado na UNICAMP em 1980, quando retornou para a UFU em caráter definitivo, como docente. Seu trabalho ajudou a consolidar diversas disciplinas do Curso de Graduação, tendo lecionado muitas das disciplinas da área de dinâmica e de projetos. É um dos fundadores do Curso de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica, do qual foi também Coordenador. Sua atuação competente permitiu a consolidação da pesquisa científica no antigo Departamento de Engenharia Mecânica, para que fosse possível almejar a criação do Mestrado (1985) e, posteriormente, do Doutorado (1994).  Este reitor, enquanto professor da Faculdade de Engenharia Mecânica, é testemunha da qualidade de seu trabalho, seu profissionalismo e forte espírito institucional. No plano pessoal, foi com o Prof. Lépore que, como professor, me beneficiei de sua experiência em gestão de projetos científicos, estruturação e submissão de projetos e organização de eventos científicos. O Prof. Lépore foi ainda Diretor do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia e Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, onde deixou marcos importantes de seu trabalho persistente e cuidadoso. Finalmente, o Prof. Lépore foi um dos fundadores da Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas - ABCM, associação que congrega a comunidade acadêmica e científica da engenharia mecânica e ciências afins em nosso país. Um colega e amigo que fará muita falta pela clareza de suas manifestações e defesa intransigente da UFU. Muito obrigado por tudo! Eterno reconhecimento!

 

Em nome da Comunidade da ABCM, a Diretoria expressa seus profundos sentimentos à família, colegas e amigos do Prof. Francisco Lépore, reconhecendo sua indelével contribuição para o desenvolvimento da Engenharia e Ciências Mecânicas no Brasil.