Engenharia Biomecânica para viver sem limites
Uberlândia - MG 05 a 08 de maio
A+ A-

 

Local

Uberlândia é uma das cidades que mais cresce no Triângulo Mineiro, sendo o município mais populoso da região e o segundo mais populoso do Estado de Minas Gerais. Hoje sua população conta com aproximadamente 650.000 habitantes.

Parque Linear

Parque Linear. fonte: http://www.uberlandia.mg.gov.br

Terra próspera e hospitaleira, tem como atributo a típica comida mineira. As opções variam dos restaurantes na área central da cidade aos restaurantes instalados em fazendas e beiras de rio, além de ser uma das sedes do tradicional “Comida de Buteco”, concurso culinário amplamente reconhecido por seu papel de divulgação da cozinha de raiz.


A localização geográfica privilegiada da cidade permite fácil acesso aos grandes centros nacionais, que faz com que ela seja um ponto de ligação entre os maiores polos econômicos do Brasil. Uberlândia é o maior centro atacadista da América da Latina, tendo o turismo de negócios como um dos seus pontos fortes.


Além disso, configura-se um grande centro universitário. Referência regional em excelência educacional, a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) oferece 68 cursos de Graduação, 37 programas de Pós-graduação com 33 cursos de mestrado acadêmico, 04 cursos de mestrado profissional e 19 cursos de doutorado, distribuídos nas cidades de Uberlândia, Ituiutaba, Patos de Minas e Monte Carmelo.


Grande parte dos grupos organizadores do ENEBI/2015 estão inseridos na Faculdade de Engenharia Mecânica da UFU (FEMEC). A FEMEC foi fundada em 1965 e atualmente oferece, além da Graduação em Engenharia Mecânica, os cursos de Engenharia Aeronáutica e Engenharia Mecatrônica com padrão de excelência reconhecido. Corroborando a excelência na Graduação, o Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica possui conceito 7 pela Capes, enquadrando-se entre os cinco melhores cursos do Brasil.


A cidade conta ainda com um rico patrimônio cultural, arquitetônico e natural, além da forte tradição nos esportes, representada pelo time de futebol Uberlândia Esporte Clube, a equipe profissional de basquete Unitri e o time de vôlei feminino do Praia Clube.

Igreja do Rosário

Igreja N. S. do Rosário. fonte: http://www.uberlandia.mg.gov.br

A promoção do esporte especializado, nas categorias de base, com foco no rendimento também recebe grande investimento da cidade através de parcerias com clubes, entidades esportivas, universidades e prefeitura. Diante desse cenário foi criado em 2012, no âmbito da FEMEC/UFU, o Núcleo de Habilitação e Reabilitação em Esportes Paralímpicos (NH/RESP) com o objetivo de desenvolver pesquisas voltadas aos esportes dedicados às pessoas com deficiência. O NH/RESP é um núcleo multidisciplinar de pesquisadores, associações e empresas de diversas áreas.

 

Uberlândia é destaque em diversas modalidades olímpicas e paraolímpicas, como a bocha, o halterofilismo e o atletismo. Além disso, sedia o Centro Nacional de Treinamento de Alto Nível de Atletismo (CNT CAIXA SESI), que conta com uma pista com padrão internacional e completa infraestrutura para os atletas.


A Comissão Organizadora conta com a presença de todos no ENEBI 2015!