Engenharia Biomecânica para viver sem limites
Uberlândia - MG 05 a 08 de maio
A+ A-

 

histórico

O Encontro Nacional de Engenharia Biomecânica - ENEBI é uma iniciativa do Comitê de Bioengenharia da Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas ABCM que tem a missão de apresentar e difundir inovações tecnológicas da área, promover a integração e a troca de experiências entre os grupos que atuam na área de Engenharia Biomecânica no Brasil. Seu principal objetivo é possibilitar aos grupos de pesquisadores, associações, empresas e profissionais da área, geograficamente dispersos pelo país, que se conheçam mutuamente e estabeleçam cooperações de trabalho conjunto.

 

O primeiro ENEBI foi realizado em maio de 2007 na cidade de Itaipava-RJ sob a responsabilidade do IME e da UFMG e o segundo ocorreu em maio de 2009 na cidade de Florianópolis sob a responsabilidade do Laboratório de Engenharia Biomecânica do Hospital Universitário da UFSC (LEBm/HU) e do Grupo de Análise e Projeto Mecânico do Departamento de Engenharia Mecânica da UFSC (GRANTE/EMC). O III ENEBI ocorreu em Foz do Iguaçu organizado pelo grupo de Bioengenharia da Universidade Federal do Paraná e o IV ENEBI ocorreu em Vitória-ES organizado pela Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Espírito Santo.

 

A característica principal do ENEBI é a possibilidade de submissão de trabalhos em desenvolvimento e com resultados apenas parciais, que serão expostos e discutidos pela comunidade científica de maneira colaborativa, informal e que permitam a troca de experiências entre os profissionais da área. Este aspecto incentiva uma efetiva participação de estudantes de iniciação científica e de pós-graduação no evento.

 

Devido ao caráter multidisciplinar desta área do conhecimento, profissionais e estudantes das engenharias, físicos, matemáticos, medicina, fisioterapia, odontologia, veterinária, educação física, fisioterapia, dentre outros ligados às áreas das ciências biomédicas e saúde são estimulados a participar do ENEBI.

 

Por isso, na primeira edição do ENEBI, 10 estados brasileiros foram representados por 56 Instituições sendo inscritos um total de 114 trabalhos, onde 49 foram apresentados em sessões orais e 65 apresentados em sessões de pôsteres. O sucesso desta iniciativa, amplamente acolhida pela comunidade acadêmica nacional, ratificou a necessidade de tornar o ENEBI um evento regular. Desde então, um número crescente de interessados na área vem aumentando e destacando as pesquisas na área da engenharia biomecânica.

 

A organização do V ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA BIOMECÂNICA está a cargo do NÚCLEO DE HABILITAÇÃO/REABILITAÇÃO EM ESPORTES PARALÍMPICOS (NH/RESP), DO LABORATÓRIO DE PROJETOS MECÂNICOS PROF. HENNER A. GOMIDE (LPM) e da SALA CIMNE/UFU, todos situados no âmbito da FACULDADE DE ENGENHARIA MECÂNICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA. A organização deste evento também possui a colaboração da UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO (UFTM). Para este evento são esperados cerca de 200 trabalhos e 300 participantes. Os vários trabalhos poderão ser situados em 18 linhas temáticas. Destaca-se a linha de TECNOLOGIAS ASSISTIVAS, incluída pela primeira vez nos temas e que visa incentivar os diversos profissionais que atuam nesta área apresentar as inovações tecnológicas deste importante setor do Brasil.

 

O evento ocorrerá em um dos maiores centros de convenções da cidade de Uberlândia/MG e possui o tema “ENGENHARIA BIOMECÂNICA PARA VIVER SEM LIMITES”. Além de renomados palestrantes nacionais e internacionais espera-se uma ampla participação da comunidade científica no ENEBI 2015.

 

Conto com a participação de todos no ENEBI 2015!

 

Prof. Dr. Cleudmar Amaral Araújo

Presidente do ENEBI 2015