apresenta��o | palavra da ABCM | a cidade de Salvador | artigos | expediente

 

APRESENTAÇÃO AOS CONGRESSISTAS

A Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas – ABCM, a Universidade Federal da Bahia, através do Departamento de Engenharia Mecânica da Escola Politécnica e dos Programas de Pós-Graduação em, Mecatrônica, Engenharia Industrial e Energia e Ambiente, e o CEFET-BA, estão realizando o V Congresso Nacional de Engenharia Mecanica – V CONEM, em Salvador, de 25 a 28 de agosto de 2008.

O CONEM é realizado bianualmente e sua primeira edição foi na cidade de Natal, em 1990, na época com o nome de Congresso de Engenharia Mecânica Norte Nordeste (CEM-NNE). Foram publicados duzentos trabalhos técnicos-científicos. O CONEM já passou pelas cidades de Natal, João Pessoa, Belém, Recife e Fortaleza. Em Natal, no ano de 2000, foi realizado pela primeira vez com o nome de CONEM, em seguida, nos anos de 2002, 2004 e 2006 foi realizado nas cidades de João Pessoa, Belém e Recife, respectivamente.

Nesta edição, em Salvador, o evento, atingiu um número recorde de participação, com 1895 resumos recebidos e distribuídos nos 25 temas diferentes. O que resultou em mais de trabalhos 1154 submetidos, dos quais mais de 897, estão sendo efetivamente publicados. Devido ao grande número de trabalhos foi necessário dividir a apresentação em dois tipos: oral e pôster. Neste caso, foram selecionados pelos coordenadores das diversas áreas temáticas cerca de 400 trabalhos para apresentação oral e o restante para apresentação em pôster.

Os trabalhos foram agrupados e avaliados por equipes de revisores específicos para cada área temática, foram 536 revisores e 45 coordenadores de área, responsáveis por todas as atividades de avaliação e aceitação dos artigos submetidos para publicação no CONEM 2008.

Durante os quatro dias reservados para programação científica, contamos com a realização de cursos, apresentados no pré-congresso, palestras, mesas redondas, simpósios, seções e visitas técnicas além da parte cultural.

Salvador da Bahia recebe a todos vocês, convidando-os a provar o gosto que essa terra tem, pois a capital baiana é única por ser a “Terra da felicidade, do trabalho e da alegria”! Bem vindos ao CONEM 2008, bem vindos à Salvador da Bahia!

Comissão Organizadora do V CONEM 2008.