apresentação | palavra da ABCM | a cidade de Salvador | artigos | expediente

 

A CIDADE DE SALVADOR

Respingo de História

A história da cidade de Salvador inicia-se 48 anos antes de sua fundação oficial com a descoberta da Baía de Todos os Santos, em 1501. A Baía reunia qualidades portuárias e de localização, o que a tornou referência para os navegadores, passando a ser um dos pontos mais conhecidos e visitados do Novo Mundo. Isso fomentou a idéia de construção da cidade. O rei D. João III, então, nomeou Thomé de Sousa para ser o Governador-geral do Brasil e fundar, às margens da Baía, a primeira metrópole portuguesa na América.

Em 29 de março de 1549, a armada portuguesa aportava na Vila Velha (hoje Porto da Barra), comandada pelo português Diogo Alvares, o Caramuru. Era fundada oficialmente a Cidade do São Salvador da Baía de Todos os Santos, que desempenhou um papel estratégico na defesa e expansão do domínio lusitano entre os séculos XVI e XVIII, sendo a capital do Brasil de 1549 a 1763.

Em 1550, os primeiros escravos africanos vieram da Nigéria, Angola, Senegal, Congo, Benin, Etiópia e Moçambique. Com o trabalho deles, a cidade prosperou, principalmente devido a atividade portuária, cultura da cana-de-açúcar, madeira, comercialização do algodão o fumo e gado do Recôncavo.

A riqueza da Capital atraiu a atenção de estrangeiros, que promoveram expedições para conquistá-la. De maio de 1624 ao mês de abril de 1625, Salvador ficou sob ocupação holandesa. Em 1638, mais uma tentativa de invasão da Holanda, desta vez com o Conde Maurício de Nassau que não obteve êxito.

Posteriormente, a cidade foi escolhida como refúgio pela família real portuguesa ao fugir das investidas de Napoleão na Europa, em 1808. Nessa ocasião, o príncipe regente D. João, posteriormente El Rei D. João IV abriu os portos às nações amigas e fundou a Escola Médico-cirúrgica, primeira faculdade de medicina do País.

Em 1823, mesmo um ano depois da proclamação da Independência do Brasil, a Bahia continuou ocupada pelas tropas portuguesas comandada pelo Brigadeiro Madeira de Mello. Mas no dia 2 de julho de 1823, tudo mudaria, e, Salvador foi palco de um dos mais importantes acontecimentos históricos para o estado, e, após uma longa batalha, que consolidou com a vitória dos brasileiros foi finalmente declarada a total independência do Brasil. A data passou a ser referência cívica dos baianos, comemorada anualmente com intensa participação popular.

Salvador é, sem dúvida, uma das cidades mais belas, por isso, e por outra série de características singulares, tornou-se também um dos principais destinos turísticos internacionais. Famosa pela sua história, pelo legado deixado por povos de outros continentes, pela miscigenação cultural, pelo sincretismo religioso e pelo povo hospitaleiro, a capital baiana é cenário e objeto de estudo de profissionais de diversas áreas, há muitos anos. Atrai ainda visitantes de todos os cantos, que chegam trazidos pela melhor propaganda que já inventaram: a que se difunde experimentalmente, a famosa propaganda “boca a boca”.

No entanto, ainda que o turista seja atraído à capital da alegria da forma mais natural possível, pela própria riqueza que nela está contida, entendemos que a atividade turística é de extrema importância, hoje, para a nossa gente.Por isso, buscamos cada vez mais modernizar nossos equipamentos e aprimorar nossos serviços, de forma a fazer com que a estadia em Salvador seja, de fato, inesquecível. Mais do que encher os olhos de quem aqui vier, é fazer com que volte sempre.

Queremos não só acolher e abraçar você, participante do CONEM 2008, oferecendo-lhe as melhores condições para que o evento seja bem sucedido, com muito conteúdo científico, tecnológico, inovativo e muita discussão, mas também proporcionar passeios, gastronomia, roteiros turísticos e o melhor de nossa cultura. Queremos que você se surpreenda em cada esquina, com cada história, queremos que você registre tudo isso não apenas nas câmeras e nos livros; mas na sua memória, onde residem os registros mais valiosos.

Experimente, só quem experimenta Salvador da Bahia sabe o gosto que essa terra tem e entende por que a capital baiana é um dos principais destinos turísticos do mundo... Saboreie todos os cantos e todos os temperos dessa Feliz Cidade. Bem vindos a “Terra da felicidade, do trabalho e da alegria”! Bem vindos ao CONEM 2008, bem vindos à Salvador da Bahia!