apresentação | palavra da ABCM | a cidade de Salvador | artigos | expediente

 

PALAVRA DA ABCM AO CONEM 2008

A diretoria da ABCM tem o imenso prazer de saudar a comunidade científica brasileira ligada às várias disciplinas da engenharia e das ciências mecânicas, presentes neste CONEM 2008! Trata-se de um evento já tradicional no calendário científico, onde a qualidade dos trabalhos apresentados é crescente. Além disso, nesta edição observa-se um aumento considerável do número de artigos publicados nos Anais, prova inconstestável do interesse que o CONEM tem despertado. Finalmente, cabe ainda salientar que este evento tem se configurado como um fórum nacional de elevado conteúdo científico, favorável ao relacionamento interpessoal, promovendo a troca de informações sobre os avanços científicos e tecnológicos e, também, sobre políticas de ciência, tecnologia e inovação, indispensáveis no momento atual do país.

Este CONEM ocorre num momento virtuoso para a engenharia brasileira! Em nossa história recente, há muito não víamos tanta procura por engenheiros, tanta disponibilidade de recursos públicos e privados para a pesquisa e para inovação, tantos Programas de Pós-Graduação formando novas gerações de pesquisadores nas várias áreas da engenharia e das ciências afins. É necessário que este bom momento seja bem aproveitado, objetivando colocar o Brasil num novo patamar no contexto das nações.

A Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas – ABCM deseja reconhecer o esforço da Comissão Organizadora no sentido de nos brindar com este CONEM 2008, demonstrando o interesse, a atenção e o cuidado com que esta Comissão se empenhou em tão relevante tarefa. O local escolhido, Salvador, no Estado da Bahia, não poderia ser mais apropriado: aliam-se as belezas naturais desta cidade magnífica com sua culinária apreciada internacionalmente, à dedicação de colegas da Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia.

Esta Diretoria da ABCM tem afirmado que nossa Associação, a ABCM, será do tamanho e terá o reconhecimento no contexto nacional e internacional, que nós todos, membros da comunidade científica brasileira, desejarmos a ela atribuir. A qualidade de nosso trabalho, o desejo de fazer bem feito, o entusiasmo e dedicação, aliados ao respeito pelas instituições e pela tradição, pode certamente nos conduzir a uma posição de liderança e de sucesso. O Brasil, neste sentido, será o grande beneficiário, ao poder contar com uma comunidade científica atuante e competente, capaz de contribuir eficazmente para o desenvolvimento científico e tecnológico do país.

Bem vindos ao CONEM 2008 e bom trabalho a todos!

Valder Steffen Jr
Presidente da ABCM (biênio 2008-09)

Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas

Av. Rio Branco, 124/14º andar - Centro
20040-001 - Rio de Janeiro - RJ
Tel: (0 xx 21) 2221 0438
Fax: (0 xx 21) 2509 7128
E-mail: abcm@abcm.org.br
Site: http://www.abcm.org.br
Secretária Executiva
Ana Lucia Froés de Souza

Diretoria Biênio 2008-2009

Valder Steffen Jr., UFU - Presidente
Antônio José da Silva Neto, IPRJ/UERJ- Vice-Presidente
Francesco Scofano Neto, IME - Diretor Secretário
José Augusto Penteado Aranha, USP- Diretor Técnico Científico
Su Jian, UFRJ- Diretor Tesoureiro

Conselho Efetivo

Quadriênio 2005/2009
Sergio Viçosa Möller - UFRGS
Atila Pantaleão da Silva Freire - UFRJ
Américo Scotti - UFU
Marcos Pinotti Barbosa - UFMG
Rubens Sampaio Filho - PUC/Rio

Suplentes
José Antônio Perrella Balestieri - UNESP/FEG
Felipe Bastos de Freitas Rachid - UFF

Quadriênio 2007/2011
João Luiz Filgueiras de Azevedo - IAE/CTA
Vicente Lopes Jr. - UNESP/FEIS
Francisco José da Cunha Pires Soeiro - UERJ
Augusto César Noronha Galeão - LNCC
João Carlos Mendes Carvalho - UFU/FEM