Informativos
-
Informe Especial - Resultado Prêmio ABCM Diversidade 2024
A Diretoria da ABCM parabeniza a vencedora e agradece a Comissão Julgadora pelo criterioso trabalho, reforçando o compromisso da Associação com a diversidade, a inclusão e a valorização da excelência acadêmica na Engenharia Mecânica.A Diretoria da Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas (ABCM), com apoio da Comissão de Diversidade e Inclusão, torna público o resultado do Prêmio ABCM Diversidade – Edição 2024.
Na edição de 2024 do Prêmio ABCM Diversidade, foram instituídas três categorias de participação: mulheres, pessoas pretas, pardas ou indígenas e pessoas com deficiência. No entanto, somente a categoria mulheres recebeu candidaturas, sendo esta a única avaliada no processo.
As candidatas inscritas foram avaliadas pela Comissão Julgadora, composta pelas professoras Marcia B. H. Mantelli (UFSC – presidente), Thamy Cristina Hayashi (UFRGS), Maria Laura Martins Costa (UFF) e Jacqueline Biancon Copetti (UNISINOS).
O comitê adotou como critérios centrais de avaliação:
1. Qualidade do texto – clareza, correção, precisão e organização da redação.
2. Inovação do trabalho – ineditismo, contribuição ao estado da arte e criatividade na abordagem.
3. Importância para a formação em Engenharia – aplicabilidade, integração de conhecimentos e desenvolvimento de competências relevantes.
Após análise criteriosa, a vencedora do Prêmio ABCM Diversidade 2024 na categoria Mulheres é:
Bruna Alvarez Ramos
Título do Trabalho: USO DA DINÂMICA FLUIDO COMPUTACIONAL COMO FERRAMENTA DE ESTUDO COMPARATIVO PARA O CORPO DE AHMED.
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Orientadora: Profa. Karina Ruschel.
A Diretoria da ABCM parabeniza a vencedora e agradece a Comissão Julgadora pelo criterioso trabalho, reforçando o compromisso da Associação com a diversidade, a inclusão e a valorização da excelência acadêmica na Engenharia Mecânica.