LOGIN / Acesse o sistema

Esqueceu sua senha? Redefina aqui.

Ainda não possui uma conta? Cadastre-se aqui!

REDEFINIR SENHA

Insira o endereço de email associado à sua conta que enviaremos um link de redefinição de senha para você.

Ainda não possui uma conta? Cadastre-se aqui!

Este conteúdo é exclusivo para membros ABCM

Inscreva-se e faça parte da comunidade

CADASTRE-SE

Tem uma conta?

Torne-se um membros ABCM

Veja algumas vantagens em se manter como nosso Associado:

Acesso regular ao JBSMSE
Boletim de notícias ABCM
Acesso livre aos Anais de Eventos
Possibilidade de concorrer às Bolsas de Iniciação Científica da ABCM.
Descontos nos eventos promovidos pela ABCM e pelas entidades com as quais mmantém acordo de cooperação.
Estudantes de gradução serão isentos no primeiro ano de afiliação.
10% de desconto para o Associado que pagar anuidade anntes de completar os 12 meses da última anuidade paga.
Desconto na compra dos livros da ABCM, entre eles: "Engenharia de Dutos" e "Escoamento Multifásico".
CADASTRE-SE SEGUIR PARA O VIDEO >

Tem uma conta?

Informativos

  • INFORMATIVO ABCM Nº 49/2022

    INFORMATIVO ABCM Nº 49/2022

    Semana de 16 a 22 de dezembro de 2022

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

    Dando continuidade à série ABCM Webinars, o Comitê Técnico de Engenharia Aeroespacial da ABCM apresentará, no dia 22 de dezembro, às 20h, o seminário: Extending the Flight Time for Unmanned Aerial Vehicles, apresentada pelo palestrante Tadej Semenic.

    Link para a transmissão: https://lnkd.in/d-3XuquT

     

    Resumo:

    There is a need for small turbine engines with high thermal efficiency and low specific fuel consumption for powering Unmanned Aerial Vehicles (UAVs). This seminar will review propulsion needs for UAVs and describe a promising approach that could extend the flight time for 50% over the baseline propulsion approach.

     

    Sobre o palestrante:

    Tadej Semenic, Ph.D. is a technology developer in USA. He received a doctorate degree in Mechanical Engineering from the University of California at Los Angeles (UCLA) in 2007. He has 15+ years of industrial experience working at various companies ranging from a start-up to a large established company. His work has been mostly in the areas of energy transfer and storage and improving energy conversion efficiency. He started his career as a thermal engineer, progressed to a research scientist, senior research scientist, technical team lead, and to an engineering manager (current position).

     

    Eventos

     

    Apoio ABCM

    Fonte: Prof. Marcello Augusto Faraco de Medeiros (USP)

     

    Anunciamos o lançamento de uma Escola de Verão em Matemática Aplicada à Mecânica dos Fluidos. O evento será realizado sob os auspícios da ABCM (Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas). Ele será voltado para a graduação (a partir do 3o ano de engenharia) e visa oferecer uma formação adicional com foco em matemática aplicada utilizando a mecânica dos fluidos como tema. Alunos de pós-graduação, assim como estudantes de graduação em física ou matemática, também são bem vindos.

     

    A ementa consiste de quatro tópicos: álgebra linear, equações diferenciais ordinárias, equações diferenciais parciais e processamento de sinal. A metodologia envolverá aulas expositivas e resolução de problemas usando ferramentas computacionais como Matlab e Mathematica. 

     

    A escola será realizada de 27/2 a 3/3 de 2023, na Escola Politécnica da USP, São Paulo. As aulas serão ministradas pelos professores André Cavalieri (ITA), Bruno Carmo (Poli/USP), Leonardo Alves (UFF), Marcello Faraco (EESC/USP) e William Wolf (UNICAMP).

    As vagas são limitadas a 50 pessoas. A taxa de inscrição de 50 reais será revertida para os participantes na forma de coffee breaks.

     

    Clique aqui para mais informações e para realizar a sua inscrição.


     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

    Venho convidá-los a participar do XXIX Congresso Nacional de Estudantes de Engenharia Mecânica- CREEM e a realizar a apresentação de vossos trabalhos de pesquisa.  O XXIX CREEM será realizado na semana de 12 junho de 2023 a 16 de junho de 2023 e terá: - minicursos, - diversas palestras, - inúmeros momentos de networking, - apresentações de trabalhos científicos em diversas áreas temáticas. 

    Este ano o XXIX CREEM será realizado na Universidade Federal de Goiás (UFG), câmpus Goiânia, na modalidade presencial, na língua portuguesa. 

    Inscrições já estão abertas.

     

    Datas importantes:

     

    06/01/2023 – Prazo final para submissão direta do artigo completo.

    12/02/2023 – Divulgação de aceite dos trabalhos e correções

    12/03/2023 – Prazo para submissão do artigo final

    30/04/2023 – Divulgação de aceite do artigo final 

     

    Link importantes:

    Site: http://eventos.abcm.org.br/creem2023/

    Dúvidas enviar e-mail: creem2023@gmail.com

     

     

     


     

     

     

    XII Congreso Iberoamericano de Tecnologías de Apoyo a la Discapacidad

     20 a 22 de novembro de 2023 - São Carlos/SP

    Fonte: Prof.  Adriano Almeida Gonçalves Siqueira (USP)

     

     

    Estimados(as) colegas,

    É um prazer anunciar o XII Congreso Iberoamericano de Tecnologías de Apoyo a la Discapacidad (IBERDISCAP 2023), que acontecerá presencialmente em São Carlos (estado de São Paulo, Brasil) de 20 a 22 de novembro de 2023. Pedimos desculpas antecipadamente se você receber várias cópias deste anúncio.

    O evento é organizado pela Asociación Iberoamericana de Tecnología de Apoyo a la Discapacidad (AITADIS), pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESP-USP) e pela Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas (ABCM).

    Como devem saber, nas edições anteriores do Congreso Iberoamericano de Tecnologías de Apoyo a la Discapacidad (IBERDISCAP) tivemos excelentes sessões especiais, colóquios, workshops e contribuições científicas, com o objetivo final de promover a atividade científica e a cooperação entre os países da área ibero-americana. Nosso objetivo no IBERDISCAP2023 é manter a excelência no programa. Do Comitê Organizador do IBERDISCAP 2023 e da Presidência da AITADIS, enviamos este convite para contribuir com o IBERDISCAP2023 enviando artigos (4-6 páginas, em espanhol, português ou inglês) sobre suas atividades de pesquisa no campo das tecnologias assistivas à deficiência . As contribuições aceitas serão incluídas nos anais da conferência.

     

     

    Datas importantes:

     

    • Envio de contribuições: até 20 de fevereiro de 2023
    • Comunicação das contribuições aceitas: 20 de julho de 2023
    • Envio das contribuições finais e inscrição antecipada dos participantes: até 20 de agosto de 2023
    • Congresso: 20 a 22 de novembro de 2023

     

    Todas essas informações, e muito mais, podem ser encontradas no site do congresso: https://eesc.usp.br/ceas/iberdiscap23/

     

    Esperamos recebê-lo em São Carlos.

     

     José Maria Azorín, Presidente da AITADIS

    Adriano Almeida Gonçalves Siqueira, Presidente do Comitê Organizador IBERDISCAP 2023

    Glauco Augusto de Paula Caurin, Co-Presidente Comitê Organizador IBERDISCAP 2023

     

     

    Concursos

     

    Concurso Público para o Magistério Superior – Departamento de Engenharia Mecânica da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da Universidade de São Paulo (USP)

    Fonte: Prof. Gherhardt Ribatski (EESC-USP)

     

    Estarão abertas, pelo prazo de 90 (noventa) dias, com início em 18/10/2022 e término em 16/01/2023, as inscrições ao concurso público para provimento de um cargo de Professor Doutor, junto ao Departamento de Engenharia Mecânica da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da Universidade de São Paulo (USP) na área de conhecimento Térmica e Fluidos.

     

    Clique aqui para detalhes adicionais.

     

    Outros

     

     

    O prêmio é promovido pela Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas (ABCM) em parceria com a empresa PIPELINEBRAZIL e visa reconhecer a contribuição da comunidade acadêmica brasileira, através de dissertações de mestrado, para o desenvolvimento tecnológico e a inovação na área de pipeline.

     

    Serão aceitas dissertações de mestrado, defendidas em instituição de ensino superior brasileira no período de 01 de janeiro de 2022 e 31 de dezembro de 2022.

     

    O prazo limite para a submissão dos trabalhos é 31 de janeiro de 2023 (envio eletrônico). A confirmação do recebimento dos trabalhos e da correspondente documentação será enviada aos autores, por e-mail, após três dias úteis do recebimento.

     

    O premiado receberá a quantia bruta de R$ 10.000,00 (dez mil reais), além de Diploma assinado pelo Presidente da ABCM e pelo Diretor Presidente da PIPELINEBRAZIL.

     

    Clique aqui para acessar o edital.

     


     

    Processo seletivo do Programa de Pós graduação em Integridade de Materiais da Engenharia – Universidade de Brasília (UnB)

    Fonte: Prof. Jhon Goulart (UnB)

     

    Inscrições on-line: 15/12/22 a 23/01/23

    Clique aqui para acessar o site. 

    Clique aqui para acessar o edital. 

    Contato: pgintegridade.unb.br

     


     

    Call for papers: Special Issue on “Computational Methods for Stochastic Engineering Dynamics” hosted by Engineering Structures

    Fonte: Prof. Americo Cunha (UERJ)

    Special Issue on Computational Methods for Stochastic Engineering Dynamics

    Ever-increasing computational capabilities, novel signal processing techniques, advanced experimental setups, and progress in emerging and transformative technologies have contributed to a highly complex mathematical modeling of the governing equations of diverse dynamical systems. In fact, irrespective of the scale of the problem, persistent challenges in the field of stochastic engineering dynamics exist. Indicatively, these pertain to high dimensionality, complex nonlinear/hysteretic behaviors, as well as to non-white and non-Gaussian stochastic excitation modeling. Clearly, the development of versatile solution techniques that exhibit both high accuracy and low computational cost is critical for addressing these challenges, and for advancing the field of stochastic engineering dynamics.

    The objective of the proposed special issue will be to present recent advances, and to discuss current and emerging multi-disciplinary approaches in the field. Specific contributions related both to fundamental research and to engineering applications of stochastic dynamics. A non-exhaustive list includes nonlinear stochastic dynamics; joint time-frequency analysis tools; sparse representations; compressive sampling and data driven approaches; uncertainty quantification methods; structural systems and signal processing; stochastic/fractional calculus; stochastic model/dimension reduction techniques; Monte Carlo simulation methods; structural safety and stochastic structural design; performance-based engineering methodologies; risk/reliability assessment applications.

     

    The submission is open from May 1, 2023.

    The deadline for submission of manuscripts is February 15, 2024.

     

    Clique aqui e aqui para mais informações. 

     


     

    Opportunities at the Artificial Lift and Flow Assurance Research Group – ALFA

    Fonte: Dra. Daiane Mieko Iceri

     

    The Artificial Lift and Flow Assurance Research Group of CEPETRO-UNICAMP has opened a call for applicants for fellowship opportunity funded by TotalEnergies in the area of: PIV Technique and Image/Video Processing Expertise.

     

    Clique aqui para mais informações.