LOGIN / Acesse o sistema

Esqueceu sua senha? Redefina aqui.

Ainda não possui uma conta? Cadastre-se aqui!

REDEFINIR SENHA

Insira o endereço de email associado à sua conta que enviaremos um link de redefinição de senha para você.

Ainda não possui uma conta? Cadastre-se aqui!

Este conteúdo é exclusivo para membros ABCM

Inscreva-se e faça parte da comunidade

CADASTRE-SE

Tem uma conta?

Torne-se um membros ABCM

Veja algumas vantagens em se manter como nosso Associado:

Acesso regular ao JBSMSE
Boletim de notícias ABCM
Acesso livre aos Anais de Eventos
Possibilidade de concorrer às Bolsas de Iniciação Científica da ABCM.
Descontos nos eventos promovidos pela ABCM e pelas entidades com as quais mmantém acordo de cooperação.
Estudantes de gradução serão isentos no primeiro ano de afiliação.
10% de desconto para o Associado que pagar anuidade anntes de completar os 12 meses da última anuidade paga.
Desconto na compra dos livros da ABCM, entre eles: "Engenharia de Dutos" e "Escoamento Multifásico".
CADASTRE-SE SEGUIR PARA O VIDEO >

Tem uma conta?

Informativos

  • Informe Especial - Nota de Falecimento Professor Giorgio Eugênio Oscare Giacaglia

    É com pesar que comunicamos o falecimento, aos 86 anos, do Professor Giorgio Eugênio Oscare Giacaglia.

     

    Formado em Engenharia Metalúrgica na Poli e em Física pelo Instituto de Física da USP, o Prof. Giacaglia fez seu Doutorado na Yale University. Foi Chefe do Departamento de Engenharia Mecânica  por vários mandatos, até sua aposentadoria na USP na década de 1990. Foi também Diretor do IAG da USP. Foi membro da Academia Brasileira de Ciências e fundador da Academia de Ciências do Estado de São Paulo. Foi Professor Emérito da USP.

     

    Após sua aposentadoria da USP, radicou-se em Taubaté, tendo sido, até recentemente, Pró-Reitor de Pesquisa da UNITAU, a Universidade de Taubaté.

     

    A ABCM lamenta sua perda ao mesmo tempo em que apresenta suas condolências a seus familiares, amigos e colegas.

     

     

    Transcrevemos, abaixo, o Obituário elaborado pelo Prof. Agenor de Toledo Fleury.

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

    OBITUÁRIO

    Prof. Giorgio Eugênio Oscare Giacaglia

    Por

    Prof. Agenor de Toledo Fleury

     

    Nestes tempos tão difíceis, mais uma notícia triste. O PME, a Poli, a Engenharia e a Ciência brasileiras perdem o Prof. Giorgio Eugenio Oscare Giacaglia. Figura carismática, às vezes genioso, mas sempre genial, o Prof. Giacaglia partiu aos 86 anos, depois de longa batalha contra as suas enfermidades. Difícil registrar todos os seus feitos, de modo que listo apenas os que me vêm à memória como seu discípulo e admirador.

     

    Formado em Engenharia Metalúrgica na Poli e em Física pelo Instituto de Física da USP, o Prof. Giacaglia fez seu Doutorado na Yale University. Logo após seu retorno à Poli, tornou-se Livre Docente, e, em seguida, um dos mais jovens Professores Catedráticos na cadeira de Mecânica Geral, na vaga do Prof. Breves. Foi Chefe do Departamento de Engenharia Mecânica por vários mandatos, até sua aposentadoria na USP na década de 1990. Foi também Diretor do IAG da USP. Fez Pós-Doutorado no Harvard-Smithsonian Center for Astrophysics, tempo em que trabalhou como consultor da NASA na época do Programa Apollo. Participou do grupo de criação da UNESP, nos anos 1970. Colaborou na criação do Programa Espacial Brasileiro e criou, no INPE, o primeiro grupo de Tecnologia Aeroespacial, em conjunto com os Profs. Atair Rios Neto e Octávio Maizza Neto, também professores do Departamento de Engenharia Mecânica da Poli na época, no que viria a se constituir a Divisão de Mecânica Espacial e Controle do Instituto. Foi membro da Academia Brasileira de Ciências e fundador da Academia de Ciências do Estado de São Paulo. Após sua aposentadoria da USP, radicou-se em Taubaté, tendo sido, até recentemente, Pró-Reitor de Pesquisa da UNITAU, a Universidade de Taubaté.

     

    Foi bolsista de Produtividade em Pesquisa e de Desenvolvimento Tecnológico do CNPq e publicou mais de 200 trabalhos. É autor de 28 livros, sendo Perturbation Methods in Nonlinear Mechanics, publicado pela Springer Verlag em 1972, uma referência mundial no assunto. Recebeu vários prêmios, dos quais destaco pela proximidade com quem escreve esse breve resumo, o de Membro Honorário do DINAME, International Symposium on Dynamical Problems of Mechanics, principal evento na área de Dinâmica e Controle da ABCM, a Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas, pelo conjunto de sua obra.

     

    Por fim, é dever lembrar que o Prof. Giorgio Giacaglia é Professor Emérito da Universidade de São Paulo.

     

    À família do Prof. Giacaglia, envio, em nome do Departamento de Engenharia Mecânica da Poli, os mais sinceros sentimentos e a nossa gratidão por tudo que fez pelo nosso Departamento.

     

     

    Agenor Fleury