LOGIN / Acesse o sistema

Esqueceu sua senha? Redefina aqui.

Ainda não possui uma conta? Cadastre-se aqui!

REDEFINIR SENHA

Insira o endereço de email associado à sua conta que enviaremos um link de redefinição de senha para você.

Ainda não possui uma conta? Cadastre-se aqui!

Informativos

  • INFORMATIVO ABCM Nº 27/2020

    INFORMATIVO ABCM Nº 27/2020

    Semana de 30 de outubro a 5 de novembro de 2020

     

     

    Eventos

     

    ICTAM 2020 – 25th International Congress of Theoretical and Applied Mechanics

    August 2021

    Source: Prof. Gherhardt Ribatski (EESC/USP)

     

     

    You probably know that the 25th ICTAM Congress, that should be held in Milano last August, has been postponed to August 2021 because of the Covid-19 Pandemia.

     

    Despite the events that afflicted all of us, the Organizing Committee has continued to work hard with the aim to realize an outstanding Congress. The preparatory activities have been intense, considering that the IPC members worked on the selections of the more than 3,000 abstracts received with the 1st call of abstracts.

     

    If you have an interesting study to submit or if you did not manage to send your abstract for the congress on time, this is the moment you were waiting for!

     

    NEW CALL FOR ABSTRACTS: from November 1st to November 30th 2020

     

    The new call for abstract will be

    - available for a limited period of time. No deadline extension will be granted.

    - limited to short oral talk (5 minutes or less included handover) plus poster presentations.

    - limited to new projects only. Abstracts already rejected during the first selection cannot be submitted.  

     

    The abstracts received will be subject to the review of the IPC members.

     

    Do not miss this chance to present your work in Milano next year!

     

     

    Click here for more information. 

     


     

     ERCOFTAC Zoom Meeting "How much do we know and how much we don't know about the Covid-19 Flow Physics

    13th November 2020

    Source: Prof. Oscar Rodriguez (EESC/USP)

     

     

    In response to current pandemic spreading across the world PC France is organising a Zoom meeting "How much do we know and how much we don't know about the Covid-19 Flow Physics".

     

    The meeting will take place on the 13th November 2020. It is open to everyone. 

     

    The programme includes:

     

    1)     Host-to-Host Airborne Transmission as a Multiphase Flow; DNS and Models - Professor Alfredo SOLDATI (Institute of Fluid Mechanics and Heat Transfer, TU Wien) and Professor Francesco PICANO (Dpt of Industrial Engineering, University of Padova, Padova)

    2)     On atomization process of human cough and sneezing - Professor Stephane ZALESKI (Sorbonne University, Institute ∂'Alembert)

    3)     COVID-19 airborne transmission physics - Professor Rajat MITTAL (Dpt of Mechanical Engineering, Johns Hopkins University)

    4)     Investigation of the flow-mask interaction: a simple model development - Senior scientist Christophe JOSSERAND (LadHyX, CNRS & Ecole Polytechnique)

    5)     High Fidelity Simulation of COVID-19 transmission through droplets and aerosols in realistic conditions - Professor Yves DUBIEF (Dpt of Mechanical Engineering, University of Vermont)  in collaboration with LEGI (Grenoble), CORIA (Rouen), IMAG (Montpellier) and Safran Tech (Magny-Les-Hameaux).

     

     

    Click here for more information. 

     

    Outros

     

    Inscrições abertas para mestrado, doutorado e doutorado direto

    Fonte: Prof. Carlos De Marqui Jr. (EESC-USP)

     

     

     

    Entre os dias 10 de outubro e 06 de novembro, o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica (PPGEM) da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da Universidade de São Paulo (USP) está com inscrições abertas para os cursos de mestrado, doutorado e doutorado direto, com início no primeiro semestre de 2021.

     

    Os interessados poderão escolher entre as seguintes áreas de concentração:

     

    • Aeronáutica;

    • Dinâmica e Mecatrônica;

    • Projeto, Materiais e Manufatura;

    • Termociências e Mecânica dos Fluidos.

     

    Os candidatos deverão realizar uma avaliação de desempenho por meio de exame escrito no dia 6 de dezembro, que envolverá conhecimentos em disciplinas comuns ao curso de engenharia mecânica e correlatos. A aplicação do exame acontecerá de forma não presencial.

     

    Além do exame escrito, o processo seletivo consistirá de análise curricular, na qual será avaliada a adequação do perfil do candidato aos estudos vinculados ao Programa.

     

    Para conhecer o texto integral das normas que disciplinam o processo seletivo, inclusive a quantidade de vagas e os trâmites para a inscrição, consulte o Edital no site do PPGEM.

     

     

    Clique aqui para acessar o Edital. 

     

    Clique aqui para mais informações. 

     


     

    Mini curso sobre Escoamentos Turbulentos

    Fonte: Prof. Paulo C. Philippi (PUCPR)

     

     

    As inscrições estão abertas para o Mini-Curso Escoamentos turbulentos: análise física e modelagem teórica a ser ministrado pelo Prof. Aristeu da Silveira Neto. As inscrições podem ser feitas no web-site hospedado pela ABCM.

     

    As aulas serão remotas via plataforma Zoom. Os links para as aulas serão  oportunamente disponibilizados no próprio web-site e/ou encaminhados para os e-mails dos participantes inscritos.

     

    O Prof. Aristeu da Silveira Neto atua como professor de graduação e de pós-graduação na Faculdade de Engenharia Mecânica–FEMEC-UFU, tendo ao longo de sua carreira docente orientado mais de 70 pós- graduandos e mais de 50 graduandos em iniciação científica e trabalhos de conclusão de curso, em temas ligados à Mecânica dos Fluidos. Ministrou o curso Escoamentos Turbulentos em dezenas de universidades e empresas brasileiras.

     

    É creditado como uma das maiores autoridades em Escoamentos Turbulentos no Brasil, com um livro publicado sobre o tema Escoamentos Turbulentos - Análise Física e Modelagem Teórica recém-lançado na palestra de abertura da  Escola de Primavera em Transição e Turbulência (EPTT2020).

     

     

    Clique aqui para se inscrever.

     


     

    Curso de pós graduação em Integridade de Materiais da Engenharia

    Fonte: Prof. Jhon Goulart (UnB)

     

     

    São 18 vagas com inscrições de 30/10/2020 ate 23/11/2020 para entrada em 02/2020.

     

    Contatos: 

    Prof. Maria Alzira A. Nunes

    Prof. Sandra da Luz

    Secretaria: 

    Denise ou Anderson

    [email protected]

     

     

    Clique aqui para acessar o edital e realizar as inscrições. 

     


     

    Inscrições abertas para Mestrado e Doutorado em Engenharia Mecânica no CTC/PUC-Rio

    Fonte: PUC-Rio

     

     

    O Departamento de Engenharia Mecânica (DEM) do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio) está com inscrições abertas para Mestrado e Doutorado Stricto Sensu, até o dia 15/11, com aulas começando no primeiro semestre de 2021. A pós-graduação na PUC-Rio segue o modelo das universidades federais brasileiras, em que os alunos podem obter bolsas da CAPES, CNPq, FAPERJ e de projetos de cada departamento, dependendo da classificação nos processos de seleção. 

     

    O objetivo é formar profissionais e docentes com alto nível científico para as áreas de ensino, pesquisa e indústria.  O programa possui três áreas de concentração: Mecânica Aplicada, Petróleo e Energia e Termociências, que somam oito linhas de pesquisas. O DEM possui forte liderança nacional pela alta qualidade das pesquisas cientificas e tecnologias, sendo reconhecido como formador de recursos humanos. O programa mantém o Conceito 7 (nota máxima) da CAPES desde sua primeira avaliação.

     

    Linhas de pesquisas Mecânica Aplicada: 

    1. Mecânica dos Sólidos; 
    2. Sistemas Dinâmicos e Controle. 

     

    Linhas de pesquisas Petróleo e Energia: 

    1. Engenharia de Dutos; 
    2. Engenharia de Petröleo; 
    3. Sistemas Energéticos. 

     

    Linhas de pesquisas Termociências: 

    1. Engenharia de Fluidos; 
    2. Máquinas Térmicas; 
    3. Transferência de Calor e Massa. 

     

    Em 56 anos existência, a pós-graduação em Engenharia Mecânica vem formando mestres e doutores com alta qualificação tanto na academia quanto na indústria. Os cursos podem ser realizados em dois regimes de dedicação: tempo integral ou tempo parcial. Alunos em regime de tempo integral podem se candidatar a bolsas remuneradas.

     

    Caso o isolamento em decorrência da pandemia da COVID-19 se estenda durante o primeiro semestre de 2021, a PUC-Rio manterá o recesso de suas atividades presenciais. As atividades acadêmicas se darão pelo método de aulas online, de modo a assegurar a saúde de todos, assim como o cumprimento das atividades previstas em cada programa de pós-graduação do CTC/PUC-Rio. 

     

    Clique aqui para mais informações. 

     


     

    Segurança de barragens no Brasil será debatida no dia 03/11 em live promovida pelo Departamento de Engenharia Civil e Ambiental do CTC/PUC-Rio 

    Fonte: PUC-Rio

     

     

     

    No início de setembro, foi sancionada a nova política nacional de segurança de barragens de mineração. O assunto foi abordado pela jornalista Cristina Serra, em artigo recente na Folha de São Paulo e despertou o interesse do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio), em promover uma live para tratar das principais questões referentes à segurança de barragens, tanto as de mineração quanto as de reservação de água. No dia 03/11, antevéspera do quinto aniversário do desastre de Mariana, MG, alguns dos principais especialistas no assunto vão debater "A Segurança das Barragens no Brasil". O evento será das 17h às 19h30, com transmissão aberta e ao vivo no You Tube.

     

    A iniciativa é uma organização da PUC-Rio, em parceria com o grupo Geotecnia Brasil, e apoio das entidades de engenharia: Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica (ABMS), Comitê Brasileiro de Barragens (CBDB), Academia Nacional de Engenharia (ANE) e Clube de Engenharia Brasil.  

      

    1ª Parte - Barragens de Rejeitos 

    Debatedores: Alberto Sayão (CTC/PUC-Rio), Cristina Serra, Luis Paniago (Agência Nacional de Mineração - ANM), Joaquim Pimenta, Jean Pierre Remy (RJ).  

    Temas: 

     

    • DCE - Declaração Condição Estabilidade: Contratação 
    • Barragens Montante: proibição, desativação 
    • Normas, Lei, indicador da segurança: FS ou PR? 

     

    Perguntas e debate (1ª Parte) / Coordenação Cristina Serra. 

    Norma de Rejeitos – Engenheiro Joaquim Pimenta

      

    2ª Parte - Usina Binacional de Itaipu 

    Debatedores: André Assis (UnB), Cassio Viotti (CBDB/MG), Rodrigo Flecha (ANA), Diego Balbi (ABRAGE), Étore Faria (CBDB e Itaipu) 

     

    Temas: 

     

    • Normas, Lei, indicador da segurança: FS ou PR?  
    • ZAS (Zona Auto Salvamento): responsabilização 
    • Instrumentação 

     

    Perguntas e debate (2ª Parte) / Coordenação Cristina Serra. 

    Resumo e Avaliação Geral: Roberto Kochen (Instituto de Engenharia/SP), Flavio Miguez (RJ). 

     

     

    Clique aqui para acessar o link da transmissão.