LOGIN / Acesse o sistema

Esqueceu sua senha? Redefina aqui.

Ainda não possui uma conta? Cadastre-se aqui!

REDEFINIR SENHA

Insira o endereço de email associado à sua conta que enviaremos um link de redefinição de senha para você.

Ainda não possui uma conta? Cadastre-se aqui!

Este conteúdo é exclusivo para membros ABCM

Inscreva-se e faça parte da comunidade

CADASTRE-SE

Tem uma conta?

Torne-se um membros ABCM

Veja algumas vantagens em se manter como nosso Associado:

Acesso regular ao JBSMSE
Boletim de notícias ABCM
Acesso livre aos Anais de Eventos
Possibilidade de concorrer às Bolsas de Iniciação Científica da ABCM.
Descontos nos eventos promovidos pela ABCM e pelas entidades com as quais mmantém acordo de cooperação.
Estudantes de gradução serão isentos no primeiro ano de afiliação.
10% de desconto para o Associado que pagar anuidade anntes de completar os 12 meses da última anuidade paga.
Desconto na compra dos livros da ABCM, entre eles: "Engenharia de Dutos" e "Escoamento Multifásico".
CADASTRE-SE SEGUIR PARA O VIDEO >

Tem uma conta?

Informativos

  • INFORMATIVO ABCM Nº 22/2020

     

    INFORMATIVO ABCM Nº 22/2020

    Semana de 28 de agosto a 3 de setembro de 2020

     

     

    Eventos

     

    SBPC – 72ª Reunião Anual

    Fonte: SBPC

     

    Com o tema "Ciência, Educação e Desenvolvimento Sustentável para o Século XXI", a versão estendida e virtual da 72ª Reunião Anual da SBPC será realizada de 1º a 5 de setembro; de 5 a 10 de outubro; de 3 a 7 de novembro; e de 30 de novembro a 5 de dezembro de 2020

     

    A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) realizará a 72ª edição de sua Reunião Anual inteiramente de forma virtual, entre setembro e dezembro, na primeira semana de cada mês, com atividades eventuais também ao longo dos meses. A decisão foi tomada diante das incertezas sobre a pandemia do coronavírus e a continuidade das medidas de isolamento social como medida mais eficiente disponível no momento para conter a disseminação da covid-19.

     

    Com o tema "Ciência, Educação e Desenvolvimento Sustentável para o Século XXI", a versão estendida e virtual da 72ª Reunião Anual da SBPC é realizada em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O evento acontece em setembro (1 a 5), outubro (5 a 10), novembro (3 a 7) e dezembro (30/11 a 5/12).

     

    A programação contará com conferências, painéis, atividades culturais, WEBMinicursos e sessão de pôsteres, sempre nessas semanas. Particularmente nos sábados de cada mês, serão realizadas atividades da "SBPC Jovem e Família", com atrações para todas as idades. As atividades serão transmitidas pelo canal da SBPC no YouTube. Todas as informações sobre a 72ª Reunião Anual estão disponíveis no site do evento.

     

    O primeiro ciclo do evento, que será de 1º a 5 de setembro, já tem programação disponível no site e contará com a participação de cientistas importantes de todas as áreas do conhecimento.  Serão oferecidas quatro conferências, com temas como "O que é spintrônica", "Coronavírus: da biologia ao tratamento e prevenção", "A importância dos sonhos" e "Os povos indígenas no Brasil". O evento também promoverá o painel "Ciência do mar: herança para o futuro", e as mesas-redondas "Usos sustentáveis da biodiversidade amazônica", "Sono e saúde da geração jovem. O impacto das novas tecnologias na qualidade do sono e da vida" e "Estado laico sob ataque: educação, saúde, direitos humanos".

     

    Os painéis e as mesas-redondas promovidas pela SBPC serão realizados das 12h às 14h, e as conferências, às 18 horas. As sociedades afiliadas à SBPC também promoverão mesas-redondas e conferências. Neste primeiro ciclo, a Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), Sociedade Brasileira de Metrologia (SBM) e Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) realizarão duas conferências e um painel. 

     

    No dia 2 de setembro, quarta-feira, das 10h às 11h, a SAB realizará a conferência "As grandes perguntas da astronomia no século XXI". Também no dia 2, a ANPG (Associação Nacional dos Pós-Graduandos) promoverá o painel "Plano Emergencial Anísio Teixeira: papel dos jovens pesquisadores na reconstrução do Brasil", às 15h. Quinta-feira, 3/09, a SBM promove a conferência "Bioengenharia e biprinting: metrologia para ampliar a inovação". Na sexta-feira, a SBEM apresenta a mesa-redonda "Divulgação científica, tecnologias e educação matemática para o desenvolvimento humano", das 15h às 17h.  Todos os links de transmissão estarão disponíveis no site do evento.

     

    Entre as atividades da SBPC Jovem e Família, no sábado, estão programados o lançamento de um hackathon espacial, a Tenda da Estatística, concursos de vídeos, oficina de Engenharia, visitas virtuais a museus e muitos experimentos científicos para fazer em casa.

     

    E ainda durante as semanas da programação científica, as atividades diárias se encerrarão com atrações da SBPC Cultural, que trará para o canal da SBPC no YouTube música, dança, teatro e cinema, de terça a sexta-feira, a partir das 19h30. 

     

     

    WEBMinicursos: atenção aos prazos!

     

    Os interessados em participar dos WEBMinicursos que serão realizados na primeira semana de setembro têm até o próximo dia 03/09 (quinta-feira), para se inscreverem.

     

    A programação conta com atividades como, por exemplo, "Luz, sua natureza, interação com a matéria e aplicações", "Como preparar, avaliar, publicar e divulgar um artigo científico", "Boatos, mentiras, desinformação e ciência", e "Ciência empreendedora: levando sua pesquisa da bancada para o mercado". 

     

    Os WEBMinicursos contarão com seis horas de videoaulas gravadas e disponibilizadas de 31 de agosto a 08 de setembro, e duas horas de aula ao vivo, pelo Moodle, em data específica, na semana de 09 a 11 de setembro. Cada minicurso tem carga horária de oito horas, com direito a certificado de frequência para quem assistir a todas as aulas gravadas e à aula ao vivo.

     

    Os WEBMinicursos também serão ofertados todos os meses, com assuntos de diversas áreas do conhecimento. Os interessados poderão se inscrever em até três minicursos por ciclo. As listas serão divulgadas no site ao final do ciclo de atividades anterior.

     

     

    Clique aqui para mais informações.

     

    Clique aqui para acessar a lista dos minicursos.