LOGIN / Acesse o sistema

Esqueceu sua senha? Redefina aqui.

Ainda não possui uma conta? Cadastre-se aqui!

REDEFINIR SENHA

Insira o endereço de email associado à sua conta que enviaremos um link de redefinição de senha para você.

Ainda não possui uma conta? Cadastre-se aqui!

Informativos

  • INFORMATIVO ABCM Nº 20/2020

    INFORMATIVO ABCM Nº 20/2020

    Semana de 7 a 13 de agosto de 2020

     

     

    Outros

     

    Processo Seletivo para Bolsa de Pós-Doutorado – 2020

    Fonte: Prof. Marcelo Colaço (UFRJ)

     

     

    A bolsa, com duração de 12 meses, no valor mensal de R$ 6.110,00, destina-se ao financiamento de um pesquisador sem vínculo empregatício e com dedicação exclusiva ao PRH. O pesquisador será supervisionado por um professor do PRH8, credenciado na COPPE.

     

    O PRH-8, "Engenharia Mecânica para o uso Eficiente de Biocombustíveis", visa fornecer um conjunto de conhecimentos fundamentais necessários à formação de recursos humanos (graduação, mestrado e doutorado) que desejem atuar nas seguintes áreas de pesquisa voltadas para o uso eficiente de biocombustíveis: análise e projeto de sistemas de armazenamento e transporte; análise de desempenho e durabilidade de máquinas térmicas; análise de emissão e dispersão de poluentes; otimização de sistemas de cogeração de energia; modelagem e simulação computacional.

     

     

    Para mais informações, clique aqui

     


     

    Modelagem e controle de sistemas dinâmicos na pandemia do COVID-19

    Fonte: Prof. Americo Cunha (UERJ)

     

     

    Será realizada uma sessão especial no Congresso Brasileiro de Automática deste ano, que tratará de modelagem e controle de sistemas dinâmicos no contexto da pandemia do COVID-19.

     

    Organizadores: Americo Cunha (UERJ), Grace Deaecto (UNICAMP), José Paulo V. S. da Cunha (UERJ) e Tiago Roux Oliveira (UERJ).

     

    Descrição: Epidemias de doenças infecciosas como o COVID-19 têm sido recorrentes ao longo da história e podem causar grandes problemas para a população afetada, como saturação da rede hospitalar, crise econômica, etc. Nesse contexto, os modelos matemáticos podem ser ferramentas valiosas, pois são capazes de fornecer estimativas para possíveis cenários de propagação da doença, ajudando a delimitar casos limítrofes e situações intermediárias que sejam plausíveis. Além disso, modelos dinâmicos combinados com técnicas de controle moderno permitem elaborar estratégias otimizadas para introdução e relaxamento das medidas de mitigação da epidemia. Informações como essas são essenciais para ajudar as autoridades a tomar decisões sobre a alocação de recursos limitados quando de uma epidemia.

     

    Essa sessão especial objetiva congregar pesquisadores de diversas áreas do conhecimento, que tenham interesse em modelagem e controle da propagação de doenças infecciosas, com particular interesse em trabalhos aplicados ao contexto da atual pandemia de COVID-19. Contribuições nos tópicos a seguir, e em temas correlatos, são fortemente desejadas:

     

    – Modelos compartimentais para descrição de cenários epidêmicos;

    – Modelos epidêmicos com dependência espaço-temporal;

    – Modelos epidemiológicos baseados em agentes;

    – Técnicas estatísticas para inferência de grandezas epidemiológicas;

    – Técnicas gráficas para análise do progresso de uma epidemia;

    – Técnicas de controle moderno aplicadas em epidemiologia;

    – Quantificação de incertezas em modelos epidêmicos.

     

    A forma de submissão deve estar de acordo com as instruções, devendo escolher o tema da sessão especial durante o processo de submissão.

     

    A data limite de submissão de artigos na sessão especial é até o dia 31/08/2020!

     

     

    Clique aqui para acessar as instruções.

     

    Clique aqui para mais informações.

     


     

    NIFD - Vagas para Bolsistas DTI

    Fonte: Prof. Juliana Loureiro (UFRJ)

               

     

    O Núcleo Interdisciplinar de Dinâmica dos Fluidos (NIDF) oferece vagas para Engenheiros, Mestre e Doutores para atuação em Projetos de Engenharia aplicados à indústria do petróleo nos temas de instrumentação, automação e controle, mecânica dos fluidos e projeto mecânico.

     

    Perfil: Formação em Engenharia, experiência em equipes de competição, experiência com desenho computacional, criatividade e iniciativa para a solução de problemas.

     

    Os interessados devem encaminhar o currículo Lattes e o histórico escolar para o e-mail: seleçã[email protected] com o assunto “vaga bolsista DTI”