LOGIN / Acesse o sistema

Esqueceu sua senha? Redefina aqui.

Ainda não possui uma conta? Cadastre-se aqui!

REDEFINIR SENHA

Insira o endereço de email associado à sua conta que enviaremos um link de redefinição de senha para você.

Ainda não possui uma conta? Cadastre-se aqui!

Este conteúdo é exclusivo para membros ABCM

Inscreva-se e faça parte da comunidade

CADASTRE-SE

Tem uma conta?

Torne-se um membros ABCM

Veja algumas vantagens em se manter como nosso Associado:

Acesso regular ao JBSMSE
Boletim de notícias ABCM
Acesso livre aos Anais de Eventos
Possibilidade de concorrer às Bolsas de Iniciação Científica da ABCM.
Descontos nos eventos promovidos pela ABCM e pelas entidades com as quais mmantém acordo de cooperação.
Estudantes de gradução serão isentos no primeiro ano de afiliação.
10% de desconto para o Associado que pagar anuidade anntes de completar os 12 meses da última anuidade paga.
Desconto na compra dos livros da ABCM, entre eles: "Engenharia de Dutos" e "Escoamento Multifásico".
CADASTRE-SE SEGUIR PARA O VIDEO >

Tem uma conta?

Notícias

28 SEP 2022 ‹ VOLTAR

Prof. Luiz Bevilacqua recebe o título de Doutor Honoris Causa da UERJ

Prof. Luiz Bevilacqua recebe o título de Doutor Honoris Causa da UERJ

O Prof. Luiz Bevilacqua, um dos fundadores e ex-presidente da ABCM (biênios 1984/1985 e 1986/1987) recebeu, no dia 27/09/2022, o título de Doutor Honoris Causa da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, em cerimônia realizada na Capela Ecumênica do Campus Maracanã.  Estiveram presentes na cerimônia numerosos membros da comunidade científica. A ABCM esteve representada por seu Presidente, Prof. Domingos Alves Rade e seu Ex-Presidente, Prof. Antônio José da Silva Neto. 

Essa honraria é mais uma que se junta às numerosas distinções que o Prof. Bevilacqua já havia recebido, dentre elas:  Comendador da Ordem do Rio Branco, do Ministério das Relações Exteriores (1994); Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico,  da Presidência da República do Brasil (1995); Prêmio "Almirante Álvaro Alberto" (Ciências da Engenharia), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (1995);  Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico, da Presidência da República do Brasil (2000); Prêmio TWAS-ROLAC: “Institutional Building”, da seção para a América Latina e Caribe, TWAS-ROLAC (2009);  Prêmio "Anísio Teixeira", da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES (2011); Personaje Ilustre de la Ingeniería Mecánica Iberoamericana, da Federación Iberoamericana de Ingeniería Mecánica (2011); Doutor Honoris Causa da Universidade Federal do ABC (2015). 

Além disso, o Prof. Bevilacqua é Membro Titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC), onde tomou posse em 5 de março de 1997, inaugurando a seção de Ciências da Engenharia.  Foi também seu Secretário-Geral no biênio 1997-1999, 1º Secretário no biênio 1999-2001 e Diretor da ABC no triênio 2001-2004. É também membro eleito da The World Academy of Sciences (TWAS) desde 2002, da European Academy of Sciences desde 2003, da International Academy of Astronautics desde 2004, da Academia Nacional de Engenharia (ANE), da Geselshaft fur Angewandt Mathematik und Mechaniks (GAMM) e da American Academy of Mechanics (AAMech). Foi também membro do comitê de implantação do IAI “Inter-American Institute for Global Change Research”, e representante brasileiro no seu Science Advisory Board, de 1992 a 1995.

Em 2020, o Prof. Bevilacqua recebeu, da ABCM, o Prêmio Prof. Leonardo Golsdein Jr., por suas contribuições para o desenvolvimento da engenharia e ciências mecânicas no Brasil.

A Diretoria da ABCM cumprimenta o Prof. Bevilacqua pelo recebimento de mais essa merecida distinção.