Carta do Chairman | Carta da Diretoria da ABCM | Comitê Organizador e Colaboradores | Palestras e Mesas Redondas | Artigos Publicados | Expositores

Produtos e Processos Sustentáveis e Tecnologia Limpa

CON10-1237 - A RECICLAGEM DE PAPEL COMO INSTRUMENTO DE CONSCIÊNCIA AMBIENTAL, RESPONSABILIDADE SOCIAL E EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA
Nakashima, Alan Tihiro Dias1; Brandão, Djanir Travassos1; Moraes, Leandro Rafael Bastos de1; Mendonça, Adriano Câmara1; Moreira, Antonio Luciano Seabra1; Corrêa, José Flávio Silva2
1Universidade Federal do Pará; 2Banco Central do Brasil/Agência Belém-PA
Resumo: O Programa de Educação Tutorial-PET é coordenado pela Secretaria de Educação Superior/SESu do Ministério da Educação/MEC sendo desenvolvido por grupos de estudantes, com tutoria de um docente, organizados a partir de cursos de graduação das Instituições de Ensino Superior. O Programa de Educação Tutorial-PET é regido pelo disposto na Lei Federal No 11.180, de 23 de setembro de 2005, assim como pela Portaria No 591, de 18 de junho de 2009, do Ministério da Educação. A concepção do Projeto Reciclagem surgiu no Grupo PET do curso de Engenharia Mecânica do Instituto de Tecnologia da Universidade Federal do Pará-UFPA ao observar que uma grande quantidade de papel utilizada na Faculdade de Engenharia Mecânica-FEM era descartada de maneira inadequada após a sua utilização. Assim, imaginou-se, que se o mesmo fosse coletado periodicamente e comercializado, poderiam ser contemplados objetivos de natureza ambiental, pedagógica, tecnológica e social entre os envolvidos no referido projeto. Atualmente, o Projeto Reciclagem conta com a participação, além do Grupo PET do curso de Engenharia Mecânica, de outros Grupos PET de cursos de graduação da Universidade Federal do Pará-UFPA (Engenharia Elétrica, Engenharia Civil, Ciências Sociais e Bacharelado em Física) e da Universidade Federal Rural da Amazônia-UFRA (Engenharia Agronômica e Engenharia Florestal) além de parcerias consolidadas com o Banco Central do Brasil/Agência Belém-PA, Banco do Estado do Pará-BANPARÁ e Advocacia Geral da União-AGU/Seção Estado Pará. As atividades realizadas no projeto têm contribuído para a formação de uma consciência ambiental principalmente em meio à comunidade acadêmica assim como estimulado o conhecimento dos processos relacionados à cadeia produtiva da reciclagem de papel. Os recursos financeiros obtidos são direcionados para entidades que desenvolvem ações de caráter social.
Palavras-chave: Reciclagem; Papel; Meio Ambiente; Educação; Programa de Educação Tutorial.
Arquivo PDF

CON10-1031 - ANÁLISE DE PROJETOS BRASILEIROS DE MECANISMO DE DESENVOLVIMENTO LIMPO (MDL) À LUZ DAS TECNOLOGIAS MAIS LIMPAS E DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Silva Júnior, Antônio Costa1; Andrade, José Celio1; Farias, Luana das Graças Queiroz1; Pasini, Kristian1; Ventura, Andrea Cardoso1; Cairo, Thaís Fernandes Dias2; Souza, Amanda Cabral Sales1
1Universidade Federal da Bahia (UFBA); 2Universidade Salvador (UNIFACS)
Resumo: O Protocolo de Quioto estabeleceu metas de redução das emissões de Gases de Efeito Estufa, políticas e mecanismos internacionais de flexibilização (Implementação Conjunta -IC, Comércio de Emissões-CE e Mecanismo de Desenvolvimento Limpo -MDL) que possibilitam o atendimento dos compromissos até então assinalados. Dentre estes, o MDL é o único que permite aos países desenvolvidos atingirem suas metas individuais por meio de projetos que promovam em países em desenvolvimento a comprovação de efetiva redução da emissão de GEE e/ou remoção de CO2 adicional ao que ocorreria na ausência do projeto e a contribuição do mesmo para o desenvolvimento sustentável do país onde venha a ser implementado, através da transferência de tecnologias ambientalmente seguras. Portanto, o presente trabalho tem o objetivo de analisar a contribuição de 10 projetos de MDL desenvolvidos no Brasil no tocante a promoção do desenvolvimento sustentável e de tecnologias mais limpas, e para isso, foi realizada revisão da literatura nos aspectos de desenvolvimento de projetos de MDL no Brasil, transferência de tecnologia, tecnologias ambientais e desenvolvimento sustentável na visão Triple Bottom Line (Social, Ambiental e Econômico), a fim de dar suporte ao modelo de análise desenvolvido na presente pesquisa e por seguinte à interpretação dos resultados alcançados. Assim, a estratégia metodológica levou em consideração três elementos: a delimitação das 10 unidades de caso visitadas; coleta de dados secundários (levantamento bibliográfico e documental) e primários (entrevistas e pesquisa de campo); seleção, triangulação, análise e interpretação dos dados. Os 10 projetos aqui estudados foram selecionados de um universo de 75 projetos aprovados pelo Conselho Executivo de Projetos de MDL no Brasil e que tiveram seus Documentos de Concepção de Projeto (DCP) analisados pelo projeto de pesquisa intitulado "A utilização dos projetos de mecanismos de desenvolvimento limpo pelas empresas brasileiras", financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e executado em parceira com as seguintes Universidades: Universidade Federal da Bahia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro. Sendo assim, os resultados remeteram para um quadro de predomínio de projetos de MDL que desenvolveram tecnologias focadas no tratamento de resíduos (end-of-pipe), que a grande motivação para o desenvolvimento desses projetos é o aspecto da rentabilidade oriunda da venda dos créditos de carbono, a falta de regras institucionais mais claras como a grande barreira a ser transposta e que o aspecto econômico é o maior beneficio gerado pelos projetos estudados, ficando os demais aspectos, sociais e ambientais do triple-bottom-line, com contribuições de perfil mais secundário para o desenvolvimento sustentável. Portanto, conclui-se que os projetos de MDL brasileiros contribuem ainda de forma incipiente para a promoção de tecnologias mais limp
Palavras-chave: Protocolo de Quioto; Mecanismo Desenvolvimento Limpo; Transferência de Tecnologia; Tecnologia Mais Limpa; Desenvolvimento Sustentável.
Arquivo PDF

CON10-1450 - ANÁLISE QUANTITATIVA DOS MELHORES PARÂMETROS PARA PRODUÇÃO DE DIFERENTES GRANULOMETRIAS DE FIBRA DE COCO VISANDO A CONSTRUÇÃO DE COMPÓSITOS POLIMÉRICOS
Machado, Kaio Cruz1; Fornari, Celso Carlino Maria Junior1
1Universidade Estadual de Santa Cruz
Resumo: Na última metade do século passado a utilização de fibras naturais como reforço para plásticos tem sido muito explorado devido a diversas vantagens como fonte de recurso natural renovável, baixo custo, biodegradáveis, recicláveis, não tóxicas entre outras. No Brasil, existe uma grande variedade de fibras naturais com diferentes propriedades químicas, físicas e mecânicas. Em especial estudos com as fibras de coco têm aumentado muito, pois além de apresentarem um baixo custo entre as fibras naturais, possuem características importantes tais como: rigidez, durabilidade e alto teor de lignina (uma espécie de compósito natural). No entanto em decorrência dos grupamentos de hidroxila presentes em sua estrutura, o que lhe propicia um caráter hidrofílico e assumindo com isso uma capacidade admirável de absorver água, suas aplicações ficam limitadas a determinadas aplicações. Neste trabalho analisou-se o processo de moagem de fibras de coco em moinho de bolas, tendo como foco determinar a partir dos dados experimentais: a quantidade ideal de fibras, número de esferas utilizadas e o tempo ideal de moagem. A importância deste procedimento é aperfeiçoar a produção de fibras finas para a formação de compósitos poliméricos, para possibilitar a formação de materiais mais homogêneos e com um melhor desempenho. As respostas mecânicas destes compósitos dependem de diversos fatores, que incluem os comportamentos tensão-deformação das fases fibra e matriz, as frações volumétricas das fases, tamanho de partícula, entre outras. O padrão de granulometria ideal para o processo de moagem é de 115 mesh, o que favorece uma condição ideal para produção de compósitos mais homogêneos e com propriedades mecânicas isotrópicas. O processo de moagem foi analisado a partir de gráficos e tabelas onde se constatou de que a utilização de 35 bolas durante 1 hora com 5 g de fibras, permite obter aproximadamente 30% de finos com tamanho de 115 mesh.
Palavras-chave: Moagem; Fibra Vegetal; Polímeros.
Arquivo PDF

CON10-1997 - ANÁLISE TÉRMICA E AMBIENTAL DA QUEIMA DE RESÍDUOS PRIMÁRIOS DE TRATAMENTO DE EFLUENTES DA INDÚSTRIA DE PAPEL E CELULOSE EM SUBSTITUIÇÃO AO ÓLEO COMBUSTÍVEL
Macedo, Júlio Cezar Ferreira1; Silva, Rogério José2
1UNINOVE - Universidade Nove de Julho; 2Universidade Federal de Itajubá
Resumo: A falta de espaço físico para disposição dos resíduos gerados no tratamento de efluentes é um dos maiores problemas da indústria de papel e celulose. O resíduo primário representa cerca de 2% da produção total de celulose e papel, sendo sua composição formada por fibras celulósicas e materiais de natureza inorgânica. A queima deste resíduo se faz interessante, devido a indústria papeleira necessitar de um grande consumo de energia para os seus processos, principalmente na geração de vapor, utilizando em sua matriz energética a queima de licor preto, resíduos de madeira, óleo combustível e gás natural. Devido ao seu alto teor de umidade de aproximadamente 60%, e de seu baixo poder calorífico, em torno de 4500 kJ/kg, o resíduo primário poderia substituir parcialmente o consumo de óleo combustível utilizado para queima conjunta em uma caldeira de queima de biomassa, utilizando a tecnologia de grelha rotativa. Os benefícios ambientais desta possibilidade de queima seriam a diminuição da quantidade de resíduos enviada para a deposição e o consequentemente aumento da vida útil do aterro industrial e a diminuição do SOx emitido pelo óleo combustível. Haveria ainda a diminuição dos custos com o manuseio do aterro industrial e com a compra de combustível, bem como na preparação para queima (armazenamento, aquecimento e bombeamento). Este trabalho apresenta uma análise térmica realizada utilizando a Primeira Lei da Termodinâmica, no qual é feita a substituição da energia fornecida através da combustão do óleo combustível pela energia fornecida pela queima do lodo primário. A análise ambiental avaliou as emissões provenientes da combustão nas caldeira com e sem a introdução deste resíduo, comparando-as com os padrões vigentes nas normas brasileiras, e avaliando a possibilidade de queima dentro dos padrões ambientais estabelecidos.
Palavras-chave: Papel e Celulose; Resíduos Industriais; Destruição Térmica; Análise Térmica.
Arquivo PDF

CON10-0201 - APLICAÇÃO DE RESÍDUOS INDUSTRIAIS DE LODO DE PAPEL, CINZA DE MADEIRA E CAL NO DESENVOLVIMENTO DE BLOCOS DE VEDAÇÃO
Ferreira, Andressa Maria Coelho1; Tanure, Raffaela Leane Zenni2; Mymrine, Vsévolod3; Okimoto, Maria Lúcia Leite Ribeiro4
1Doutoranda UFPR; 2UFPR; 3Professor UFPR; 4Professora UFPR
Resumo: O grande volume de resíduos gerados pelas indústrias e o alto custo para depositá-los em aterros estimulam pesquisas em busca de soluções mais adequadas para o seu gerenciamento. Nesta pesquisa foi desenvolvida e patenteada uma mistura com os resíduos de: lodo da estação de tratamentos de efluentes de uma fábrica de papéis Tissue, cinza de madeira do processo de queima de caldeiras e cal residual, com o objetivo de desenvolver um bloco de vedação. Para a avaliação das propriedades mecânicas desta mistura foram elaborados nove (9) compósitos com diferentes proporções de cada resíduo. A quantidade de lodo de papel na composição variou de 40% a 65%, a de cinza de 25% a 40% e a cal entre 10 e 20%. Estas misturas foram homogeneizadas, comprimidas, e deixadas para secar ao ar livre. A força uniaxial de resistência a compressão das amostras, após três dias de cura variou entre 4,77 e 7,60 Mpa; aos 7 dias de cura entre 7,61 e 11,34 Mpa; e aos 14 dias chegou a 9,87 e 14,29 Mpa. A utilização de resíduos industriais de lodo de papel, cinza de madeira e cal como matérias-primas para o desenvolvimento de novos produtos na área da construção civil vem se difundindo por reduzir o volume de resíduos dispostos em aterros e resultar em materiais baseados em modelos mais sustentáveis de produção.
Palavras-chave: Resíduos industriais; Sustentabilidade; Construção civil.
Arquivo PDF

CON10-0375 - ASPECTOS TÉCNICOS, ECONOMICOS E AMBIENTAIS DA GERAÇÃO DE ENERGIA ATRAVÉS DOS BIOCOMBUSTIVEIS - UMA ABORDAGEM COMPARATIVA ENTRE A REALIDADE NORTE-AMERICANA E DA UNIÃO EUROPÉIA
Benjo Neto, Isaac1; Avelino, Mila Rosendal1; Souza, Mauro Carlos Lopes1; Abreu, Fábio Viana1; Nascimento, Valdeci da Costa1; Souza, Erica Silvani1
1UERJ
Resumo: Diversos países vêm adotando programas governamentais com metas crescentes para uma maior utilização dos bicombustíveis, buscando assim, reduzir a participação dos combustiveis fosseis em suas matrizes energéticas e os impactos das mudanças climáticas. O setor de transportes, já responde por 2% da energia utilizada, estima participação na faixa de 3,9% a 6,2% em 2030. Esta problemática induz naturalmente a criação de diretrizes e ações governamentais que oportunizem investimentos em pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação em fontes alternativas de geração de energia, e em energias renováveis. Estudos preliminares apontam, num primeiro momento, a utilização de bicombustível como uma solução eficaz sob as três óticas: técnica, econômica e ambiental. Com base no exposto, o objetivo do presente trabalho é avaliar questões inerentes à viabilidade técnica, econômica e ambiental do bicombustível como fonte de produção alternativa de energia. Será realizado um estudo comparado entre a realidade norte-americana e da União Européia nessa área de atuação. A abordagem metodológica utilizada investiga principais aspectos e sua influência na adoção de bicombustíveis avaliando a efetividade na solução dos três objetivos fundamentais: redução das emissões de carbono, segurança energética e geração de empregos. Na metodologia adotada para avaliação de questões técnicas, o trabalho analisa a 1ª, 2ª e 3ª gerações de biocombustíveis. Serão analisados os aspectos positivos e negativos dos biocombustíveis, suas externalidades e conseqüências para o desenvolvimento técnico do setor e os efeitos para a biodiversidade. A abordagem metodológica para avaliação econômica observa que a queda do preço internacional do barril de petróleo eleva o custo de oportunidade de produção do bicombustível que demanda grandes áreas de plantação e cultivo. Os custos de produção dos biocombustíveis, na maioria das vezes superiores aos dos combustíveis fósseis, têm exigido, por parte dos governos, a adoção de subsídios e/ou incentivos fiscais. A abordagem utilizada para verificar os impactos sob a ótica ambiental, o uso do bicombustível e seus possíveis reflexos em desmatamento, que podem, eventualmente, não trazer vantagens significativas no balanço final das emissões de carbono quando comparados aos derivados de petróleo. Por fim, são avaliados o cenário atual entre os principais países do mundo, concluindo que apesar da crise de crédito e da queda dos preços do petróleo, não houve alteração na maioria das metas governamentais estabelecidas, mas sim, como nos demais setores da economia, apenas observam-se um adiamento de investimentos em pesquisa e desenvolvimento e inovação e, ainda, na consolidação de parques industriais para produção de biocombustíveis. Com isso, adia-se também o desenvolvimento técnico e cientifico do setor de biocombustíveis que podem trazer prejuízos incalculáveis para o desenvolvimento sustentável do mundo.
Palavras-chave: Biocombustíveis; Energia Renovável; Sustentabilidade; Mudanças Climáticas; Engenharia do Meio Ambiente.
Arquivo PDF

CON10-1211 - AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA ÁGUA PROVENIENTE DA QUEIMA DE COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS E BIOCOMBUSTÍVEIS EM MOTORES DE COMBUSTÃO INTERNA.
Rosa, Danniella1; Ponte, Maria José Jerônimo de Santana2; Cadamuro, Carlos Alberto Fiakofski3
1Universidade Fedeal do Paraná; 2Universidade Federal do Paraná; 3PUC Pr
Resumo: A análise da umidade presente nos gases de emissão veicular e seu significativo valor é o que será estudado neste projeto. Inicialmente verificam-se por cálculos estequiométricos situações comuns nos motores de combustão interna, utilizados nos automóveis, para ciclos Otto e Diesel. Como a análise ocorre da mesma forma, este projeto é limitado aos combustíveis mais comuns do ciclo Otto, que são Etanol, Gasolina, Gasolina + Etanol em proporção fixas, combustíveis brasileiros, e proporções variadas, motores bicombustíveis. A análise da temperatura que estes gases saem na emissão em automóveis será comprovada após testes a serem realizados em um banco de motores e também por meios analíticos através dos ciclos citados anteriormente. Ao analisar as emissões veiculares, observa-se que existe um elemento emitido que nos fará muita falta no futuro e que simplesmente desconsideramos: o H2O. Emitida em estado de vapor para a atmosfera através da temperatura final de queima de combustíveis em motores de combustão interna, seja no ciclo Otto ou no ciclo Diesel, essa "água" modifica toda análise de impacto ambiental mundial. Tanto a quantidade quanto a qualidade deste elemento será analisado neste trabalho. A idéia inicial é avaliar de que maneira este elemento é emitido para o meio ambiente. Em várias buscas por artigos semelhantes nenhum estudo foi achado especificamente sobre este assunto. Como projeto nem todo o processo será descrito para todos os combustíveis propostos e sim uma linha de estudo que seja seguida ao longo do desenvolvimento de todo trabalho. A transformação de energia química em energia mecânica é o ponto inicial do processo onde uma mistura de ar e combustível com auto poder de explosão ao ser comprimida transforma o movimento de um pistão em torque em uma árvore de transmissão. A queima estequiométrica de combustíveis por motores de combustão interna obedece a seguinte reação: combustível e ar atmosférico resultando em gás carbônico e água. A produção da água será produto das queimas de gasolina e etanol. A proporção deduzida nos diz que para cada 100 litros de gasolina consumida por um automóvel temos 81,8 litros de água emitida para a atmosfera em estado de vapor. Como a temperatura de escapamento dos gases influencia tanto na formação de água condensada com gases nocivos como numa queima ineficiente em termos de potência e aproveitamento, a alta temperatura no escape garante a emissão de vapor de água em uma temperatura suficiente para garantir que seja emitida na atmosfera somente água pura. E é o que pretendemos analisar com experimentações em um banco de motores. Para certificarmos que tipo de água é emitido pelo escape teremos a colaboração do LEME - Lactec para coleta a partir de um banco de motores certificado internacionalmente.
Palavras-chave: emissão veicular; combustíveis; gasolina; etanol; bicombustíveis; impacto ambiental; água.
Arquivo PDF

CON10-1715 - ESTUDO DE RESÍDUOS DE VIDRO PLANO NA PAVIMENTAÇÃO ASFÁLTICA: CARACTERIZAÇÃO QUÍMICA
Pereira, Vilany Santana1; Morais, Crislene Rodrigues da Silva1; Silva, Edna Larissa da1; Tavares, Albaniza Alves1
1Universidade Federal de Campina Grande
Resumo: Com a intensa industrialização, advento de novas tecnologias, crescimento populacional e aumento de pessoas em centros urbanos e diversificação do consumo de bens e serviços, os resíduos sólidos se transformaram em graves problemas urbanos com um gerenciamento oneroso e complexo, considerando-se volume e massa acumulados, principalmente após a década de 80. Os problemas se caracterizaram por escassez de área de deposição de resíduos causadas pela ocupação e valorização de áreas urbanas, altos custos sociais no gerenciamento dos resíduos, problemas de saneamento público e contaminação ambiental. A reciclagem dos resíduos sólidos vem se consolidando como uma prática importante na atenuação de tais problemas. Nesse contexto surgem os vidros planos: materiais que não se enquadram na categoria 100% recicláveis, uma vez que, podem induzir o aparecimento de trincas nos produtos reciclados. No entanto, pesquisas vêm sendo desenvolvidas, no que diz respeito a sua reciclagem na pavimentação asfáltica. O presente trabalho tem o intuito de avaliar a eficácia quando da substituição de materiais convencionais por resíduos de vidro plano como material de enchimento em misturas asfálticas, realizando-se a caracterização físico-química do resíduo. Por meio da análise química, segundo técnicas clássicas, pôde-se obter os teores percentuais dos óxidos que compõem o resíduo. A espectroscopia vibracional de absorção no infravermelho foi utilizada com o objetivo de identificar os grupos funcionais presentes no material. Os espectros de absorção na região do infravermelho foram obtidos através de um espectrômetro marca Spectrum 400 Perkin Elmer FT-IR/FT-NIR Spectrometer com varredura de 4000 a 650 cm-1. Para a determinação dos principais elementos que compõem o resíduo, a amostra foi submetida à difração de raios-X mediante a utilização de um equipamento Shimadzu XDR-6000 com radiação de cuka, tensão de 40kV, corrente de 30mA, varredura de 2°< 2θ <80° e λ = 1,54 Å. A análise química evidenciou quantidade elevada de sílica bem como, valores percentuais consideráveis de óxidos de cálcio e sódio apresentando características de vidro de soda-cal. Através dos espectros de absorção na região do infravermelho foi possível confirmar a composição química do resíduo. O intervalo entre 1230-840 cm-1 mostra uma banda de absorção ampla e intensa que representa a vibração de estiramento simétrico da ligação Si-O-Si, tem-se ainda, no comprimento de onda 775 cm-1, a vibração de estiramento simétrico de O-Si-O. Por meio do difratograma de raios-X foi possível observar uma ampla banda que vai de 14 a 40º, característico da presença de sílica.
Palavras-chave: Reciclagem; Caracterização; Pavimentação asfáltica.
Arquivo PDF

CON10-1756 - MATERIALES INTELIGENTES Y SOSTENIBLES, ESTUDIO DE APLICACIONES INDUSTRIALES
Carrillo, Mauricio1; John, Archila2; German, Vargas2
1Universidad Industrial de Santander. Colombia; 2Universidad Industrial de Santander, Colombia
Resumo: En el mundo, los avances tecnológicos siempre han estado ligados al uso de nuevos y mejores materiales que por sus propiedades físicas han permitido desarrollar soluciones eficientes a las necesidades del momento. En la actualidad, el desarrollo de materiales capaces de responder a estímulos en forma previsible y sostenible suponen el próximo paso en esta relación. El presente trabajo tiene como fin hacer una descripción de los llamados materiales inteligentes que se están evaluando actualmente en el desarrollo de soluciones con aplicaciones industriales sostenibles, ya que, los materiales de uso común tienen propiedades físicas que no se pueden alterar específicamente. Los materiales denominados en el trabajo tienen como característica la posibilidad de ser alterados de manera significativa en propiedades como la viscosidad, volumen, y la conductividad.
Palavras-chave: SMA; MSM; Piezoelectrico; Nanotecnologia; Sostenibilidad.
Arquivo PDF

CON10-1252 - MEDIÇÃO DOS BENEFÍCIOS DO USO DO GÁS NATURAL UTILIZANDO INDICADORES DE SUSTENTABILIDADE
Pires, Tatiane Albuquerque1; Lima, Mariana Sarmanho de Oliveira2; Rebelatto, Daisy Aparecida do Nascimento3; Camargo, Vitor Hugo Candido1; Marques, Thamiris Linhares1
1UFG; 2UFG e USP; 3USP
Resumo: Um desafio grande para a indústria é promover crescimento conservando os recursos naturais, tendo em vista que a atividade industrial é uma das principais causadoras dos impactos negativos ao meio ambiente. Para operar um processo produtivo é indispensável o uso de insumos oriundos de recursos naturais e, além do mais, os processos industriais não são 100% eficientes, o que significa que sempre serão gerados resíduos. Diante disso, sustentabilidade se transformou num conceito crucial ao sucesso das atuais organizações e sociedades, o que possibilitou uma visão antes não observada, ou seja, a preocupação com o capital humano, capital social e capital natural. Antigamente, ressaltava-se apenas a análise do custo/beneficio, com aumento da produtividade e ampliação das vendas no mercado, porém, atualmente, os critérios de avaliação incorporaram dimensões mais amplas que vão além de resultados econômicos, incluindo os aspectos social, cultural e preservação ambiental. Tudo isso pode ser ilustrado por meio de indicadores de sustentabilidade, que incorporam esses aspectos. É neste contexto de sustentabilidade que o uso do gás natural transparece como fonte energética mais adequada, devido ao seu reduzido nível de emissão de gases poluentes, mesmo entrando no rol dos combustíveis fósseis. Deste modo, o presente artigo tem como objetivo apresentar características relacionadas com indicadores de sustentabilidade, que retratem de forma quantitativa os benefícios advindos do uso do gás natural, a fim de fundamentar mais objetivamente as pesquisas científicas que têm o interesse de avaliar a importância desse energético para o desenvolvimento sustentável. Para alcançar os objetivos, será empregada, no presente trabalho, uma abordagem bibliográfico-exploratória. Como conclusão, vale destacar que a discussão de indicadores ambientais e econômicos constituirá o resultado parcial de um projeto em andamento que se utilizará desses indicadores para comparar a eficiência produtiva relativa de caldeiras a gás com caldeiras que utilizam outros energéticos.
Palavras-chave: sustentabilidade; gás natural; indicadores.
Arquivo PDF

CON10-1724 - MODELO DE REGRESSÃO LINEAR MÚLTIPLA APLICADA À DETERMINAÇÃO DA CONCENTRAÇÃO DE OZÔNIO NO AR
Dutra, Elisete Gomides1; Fioravante, Edwan Fernandes1; Requeijo, José Fernando Gomes2
1Fundação Estadual do Meio Ambiente; 2Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa
Resumo: Nos processos de refino, armazenagem e consumo (queima) de combustíveis fósseis são gerados gases precursores do ozônio, ou seja, compostos orgânicos voláteis e óxidos de nitrogênio, que por sua vez com a incidência de radiação solar reagem quimicamente formando ozônio. Com relação ao consumo, deve-se destacar os motores a combustão interna dos veículos automotores sendo esses, portanto, os principais responsáveis pela emissão de gases precursores do ozônio, em especial, em áreas urbanas. Pretende-se neste artigo avaliar as concentrações de ozônio mediante determinação da correlação temporal das concentrações de dióxido de nitrogênio e hidrocarbonetos totais, radiação solar e temperatura. De estudos anteriores, em termos da correlação entre duas variáveis, foi possível constatar que a temperatura apresentou o maior coeficiente de correlação de Pearson com as concentrações horárias de ozônio (0,80), provavelmente porque essa variável está sob influência da radiação solar, que apresentou um coeficiente de correlação igual 0,6. Como os gases precursores apresentaram pequenos coeficientes de correlação com as concentrações horárias de ozônio, foi testada a hipótese de que os mesmos apresentam um efeito na concentração de ozônio até 6 horas após. Os coeficientes de correlação, considerando esse efeito temporal, não se distinguiram grandemente à medida que o intervalo de tempo aumentava, portanto conclui-se que esses precursores apresentam um efeito imediato na concentração de ozônio. O objetivo desse artigo é apresentar a análise da influência conjunta da radiação solar e da temperatura (variáveis independentes ou explicativas) sobre as concentrações de ozônio (variável dependente ou explicada), estabelecendo um modelo adequado de regressão linear múltipla, cuja validação será feita com base em dados reais obtidos por medições diárias. O modelo servirá de instrumento para previsões dos valores da concentração de ozônio nas baixas camadas da atmosfera para valores específicos da radiação solar e de temperatura, o que permitirá antever, em tempo oportuno, situações ambientais gravosas para a sociedade e eventualmente servir de alerta aos responsáveis e à comunidade em geral sobre possíveis catástrofes ambientais, assim como possibilitar a aplicação de medidas que as evitem. O estudo será baseado em dados do monitoramento da qualidade do ar recolhidos numa determinada área especifica, entretanto poderá ser extrapolado para outras áreas com características ambientais semelhantes, através do ajuste conveniente dos coeficientes do modelo de regressão. Em outras zonas com condições ambientais diferentes das ora estudadas, a modelação será realizada considerando um procedimento idêntico ao deste estudo, podendo conduzir a um modelo de previsão não necessariamente idêntico ao determinado neste trabalho.
Palavras-chave: Poluição Veicular; Ozônio; Radiação solar; Temperatura; Regressão linear múltipla.
Arquivo PDF

CON10-1439 - OBTENÇÃO DA FIBRA VEGETAL ISENTA DE LIGNINA PELO MÉTODO DE EXTRAÇÃO POR SOLVENTE
Iracema dos Santos Silva, Iracema dos Santos1; Igor Kenji Kamiya, Igor Kenji1; Celso Carlino Maria Fornari Junior, Celso Carlino Maria1
1Universidade Estadual de Santa Cruz
Resumo: Estudo relacionado aos compósitos poliméricos fortalecidos com fibras vegetais tem um crescente desenvolvimento nos últimos tempos, devido a importantes características empregadas à fibra. O fato de não ser tóxicas, ser abundante na natureza e proveniente de fonte renovável é uma das grandes vantagens de se trabalhar com a fibra, além disto, geralmente possui menor custo do que as fibras sintéticas. As fibras são utilizadas como reforço para a matriz polimérica devido a suas propriedades e compatibilidade com o polímero. Estas são constituídas de materiais lignocelulósicos, e neste trabalho retiramos as fibras do mesocarpo do coco (cocus nucifera). A lignina, um dos componentes da fibra, é um constituinte em grande parte polimérico fenólico encontrado nas plantas terrestres, e está associado á celulose na parede celular (41 a 45 %). Caracterizando-se pelo seu difícil isolamento na forma nativa, relativamente instável e muito reativa além de ser a responsável pela união das células encontrada na lamela média da planta. O objetivo deste trabalho é estudar a extração do componente lignina das fibras de coco, de forma a poder obter um material composto de celulose e hemicelulose. Para isto foi dividido a fibra em dois grupos, as fibras naturais sem tratamento e as fibras extraídas, onde estas foram lavadas em mistura de acetona e água em uma proporção de 9:1. Utilizou-se um agitador mecânico para misturar os componentes condicionados num período de 24. A densidade também foi analisada neste estudo, sendo observada uma variação na densidade da fibra natural e extraída.
Palavras-chave: Lignina; Extração; Fibra Vegetal.
Arquivo PDF

CON10-0339 - PRINCIPAIS ASPECTOS DAS ESTRATÉGIAS TECNOLÓGICAS PARA O SEQÜESTRO DE CO2
Napoleão, Diovana Aparecida dos Santos Napoleão1; Balestieri, José Antonio Perrella2
1Escola de Engenharia de Lorena - EEL/USP (Campus de Lorena); 2Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (Campus de Guaratinguetá)
Resumo: A utilização de fontes de energia e de tecnologias modernas de uso final conduziu a mudanças qualitativas na vida humana, proporcionando tanto o aumento da produtividade econômica quanto do bem-estar da população. No entanto, mais do que o aumento do consumo de energia, são os serviços gerados pela energia que realmente conduzem a uma melhoria no cotidiano da população. Também o propósito para o qual os serviços energéticos são alocados é que determina, em última análise, o nível de desenvolvimento econômico atingido. O Brasil atualmente possui um sistema de energia relativamente "limpo", contando significativamente com fontes de energia renováveis, como a biomassa e a hidroeletricidade. Não obstante, a questão importante é saber como os combustíveis fósseis são usados para satisfazer as necessidades de energia intensiva das indústrias no setor manufatureiro, do aumento da urbanização e do rápido crescimento no setor dos transportes rodoviários sem causar danos excessivos ao meio ambiente. Neste trabalho propõe-se avaliar tecnologias associadas à redução do CO2 na atmosfera por meios físicos e químicos, como também avaliar um estudo das tecnologias avançadas de geração energética livre de carbono, objetivando melhorar a eficiência de uso final e a redução das emissões de CO2. Como resultado final, pretende-se comparar os estudos de tecnologias voltadas para à captura de CO2, enfatizando suas vantagens e desvantagens e apresentando uma correlação entre as tecnologias empregadas que foram sinalizadas a uma ou duas décadas atrás.
Palavras-chave: Cogeração; Tecnologias avançadas de geração; Emissões de CO2.
Arquivo PDF

CON10-1820 - PROJETO CONCEITUAL DE UM VEÍCULO MOVIDO A AR COMPRIMIDO
Borges, Pablo Olschowsky1; Kersting, Filipe1; Valdiero, Antônio Carlos1
1UNIJUÍ - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
Resumo: Este trabalho trata do projeto conceitual de um veículo que usa o ar comprimido como fonte de energia motora. A preocupação com o aumento exponencial da emissão de gás carbônico, a quantidade limitada de petróleo e seu custo elevado, somados com o aumento de 100% na produção de carros nas ultimas duas décadas, são os principais assuntos tratados em convenções e congressos por todo o mundo. Este tipo de energia por meio de ar comprimido não emite poluentes, pois não há queima no processo. O objetivo principal é desenvolver a concepção de um veículo pequeno e adequado para transporte urbano. A metodologia utilizada compreende a técnica da Casa da Qualidade, para análise dos desejos do cliente; o Quadro de Identificação do Problema, para análise do ciclo de vida; o diagrama FAST, para construção da estrutura de funções do veículo; a Matriz Morfológica com a representação dos princípios de solução e a geração das concepções. Por fim, são definidos critérios para avaliação e escolha da concepção que melhor satisfaz o cliente e o fabricante. Como resultados, tem-se a proposta de um veículo que não emite poluentes e ainda filtra o ar contribuindo para a qualidade do ar nas cidades, tornando-as um lugar melhor para se viver.
Palavras-chave: Veículo sustentável; Propulsão a ar comprimido; Tecnologia limpa.
Arquivo PDF

CON10-0434 - REMOÇÃO DE METAIS PESADOS (PB) DE SOLOS CONTAMINADOS VIA REMEDIÇÃO ELETROCINÉTICA
Kaminari, Nice Mika Sakamoto Kaminari1; Ponte, Maria José Jerônimo de Santana1; Ponte, Haroldo de Araújo1; Valt, Renata Bachmann Guimarães1; Maidel, Michele1
1Universidade Federal do Paraná
Resumo: Em muitas áreas no mundo, o solo tem sido seriamente contaminado, devido às práticas de disposição inadequadas e atividades industriais poluentes. O solo poluído torna-se uma ameaça ao meio ambiente por apresentar substâncias tóxicas, entre estas substâncias podemos citar os metais pesados. É importante considerar que os metais, além de causar danos ao meio ambiente, também oferecem sérios riscos à saúde humana. Como alternativa para solucionar esta ameaça, técnicas são desenvolvidas na tentativa de extrair estes contaminantes do solo, sendo uma delas a técnica da remediação eletrocinética, que tem sido considerada promissora porque apresenta um excelente potencial de recuperação de locais contaminados por metais pesados. O processo de remediação eletrocinética consiste na aplicação de uma corrente direta de baixa intensidade através do solo entre dois ou mais eletrodos. Desta forma, o objetivo deste trabalho é avaliar a eficiência de remoção dos íons chumbo através da técnica de remediação eletrocinética em solos contaminados alterando parâmetros do processo como potencial aplicado, tempo de remediação e quantidade de caulim no solo. A fim de se verificar a influência destas variáveis foi utilizada a técnica de planejamento fatorial completo, buscando como função resposta a eficiência de remoção (R) do íon metálico chumbo.
Palavras-chave: remediação eletrocinética; remoção de metais pesados; planejamento fatorial completo.
Arquivo PDF

CON10-1416 - REUSO DE CÉLULAS DE BATERIAS EM SISTEMAS DE ILUMINAÇÃO COM LEDS
Schneider, Eduardo Luis1; Dill, Rafaela Brittes1; Dresch, Rodolfo de Freitas Valle1; Bergmann, Gabriel Borges Vieira2; Henriques, Renato Ventura Bayan3
1Universidade Federal do Rio Grande do Sul; 2Faculdade da Serra Gaucha; 3Universidade ederal do Rio Grande do Sul
Resumo: A popularização de aparelhos eletrônicos portáteis, a produção cada vez mais crescente dos mesmos e a ineficácia de políticas de reciclagem têm gerado um grande desperdício de material, de recursos naturais e uma contaminação do meio ambiente. O objetivo deste trabalho é estudar e desenvolver possibilidades de reuso das células de baterias de telefones celulares descartados, avaliadas com base em um processo já descrito em trabalhos anteriores que exploraram apenas a metodologia de avaliação em si. A utilização de LEDs em projetos de produtos tem sua aplicação segura viabilizada podendo ser facilmente instalada em diversos tipos de suportes e materiais uma vez que essa fonte de iluminação produz pouco calor. Além disso, os LEDs possibilitam um controle da intensidade luminosa emitida e ocupam um espaço físico reduzido, além de apresentarem baixo consumo de energia elétrica. Essas vantagens tecnológicas motivaram a escolha dos mesmos como fontes de luz no projeto de um protótipo de um iluminador para filmadora e no de um protótipo de uma luz de emergência compacta. O reuso de células de baterias que ainda têm potencial de utilização em sistemas de iluminação com LEDs no projeto e construção destes dois protótipos exemplificam configurações adequadas em termos de autonomia para a função a que se destinam e se apresentam como uma alternativa eficiente e ambientalmente sustentável que podem ser empregadas para contribuir com a diminuição deste tipo de lixo tecnológico através da redução do seu desperdício. Este trabalho também aborda a elaboração e adequação do projeto elétrico no projeto mecânico, a seleção de materiais, células de bateria e demais componentes necessários para a construção de protótipos.
Palavras-chave: projeto mecânico; células de bateria; LEDs.
Arquivo PDF

CON10-1027 - REVISÃO DA APLICAÇÃO DE PRODUTOS BIOPOLÍMEROS OBTIDOS PELA RECICLAGEM DE PLÁSTICOS EM DESIGN.
Lima, Edmilson Gabriel de1; Luz, Francisco Antonio Ollé da1; Okimoto, Maria Lúcia L. Ribeiro1
1Universidade Federal do Paraná
Resumo: O presente artigo tem como objeto de estudo, revisar a aplicação de produtos biopolímeros no processo de reciclagem de plásticos em design. A reciclagem beneficamente contribui para diminuir a poluição do solo, água e ar, melhorando a limpeza da cidade e a qualidade de vida da população, prolongando a vida útil de aterros sanitários, gerando empregos para a população não qualificada, gerando receita com a comercialização dos recicláveis, estimulando a concorrência - uma vez que produtos gerados a partir dos reciclados são comercializados em paralelo àqueles gerados a partir de matérias-primas virgens, contribui para a valorização da limpeza pública e para formar uma consciência ecológica.
Palavras-chave: biopolímeros; processo; reciclagem; design; consciência ecológica.
Arquivo PDF

CON10-1167 - SIMULAÇÃO DA APLICAÇÃO DE TRANSMISSÃO CONTINUAMENTE VARIÁVEL CVTS EM GERADORES DE ENERGIA EÓLICA
Damasceno, Lucas Inácio Rodrigues1; Delgado Neto, Geraldo Gonçalves1; Delgado, Vivianne Vieira1; Silva, Ludmila Corrêa de Alkmin e1; Dedini, Franco Giuseppe1
1UNICAMP
Resumo: A proposta deste trabalho é apresentar a viabilidade da construção de uma simulação virtual utilizando CVT (Transmissão Continuamente Variável) em geradores de energia eólica, através de uma coleta de dados e análise dos principais parâmetros de um aerogerador. As transmissões continuamente variáveis, CVTs, são caracterizadas pela utilização de materiais de alto coeficiente de atrito nos contatos e alta resistência, geralmente um metal ou aço especial, trabalhando em meio viscoso (lubrificação específica) com pequenos escorregamentos, tendo assim alta capacidade de transmissão de energia. O princípio básico é o mesmo para qualquer modelo de CVT, a mudança na geometria de seus pontos de contatos. No entanto, outra família de CVTs está atualmente sendo descoberta e cada vez mais estudada e é caracterizada pela utilização de movimentos relativos e geometrias complexas na transformação do movimento de entrada, normalmente uma rotação contínua, em movimentos oscilatórios variáveis e bem determinados. Apesar da imensa variedade de modelos de CVT disponíveis com alta eficiência comprovada, ocorre uma baixa aceitação por parte de empresas para aplicações não convencionais desta tecnologia. Desta forma a simulação em ambiente computacional, ou seja, em realidade virtual, permitiria a compreensão e visualização adequadas para estas transmissões complexas.
Palavras-chave: energia eólica; aerogeradores; CVT.
Arquivo PDF

CON10-1819 - SISTEMA DE APROVEITAMENTO DA ENERGIA SOLAR PARA AQUECIMENTO DE ÁGUA
Miyazaki, Marcelo Noboro Ralim1; Santana, André Luiz Souza1; Nogueira, Leonardo Maia1; Riffel, Douglas Bressan1; Araújo, Paulo Mário Machado1
1Universidade Federal de Sergipe
Resumo: A energia solar é a energia proveniente do Sol. Ela tem sido aproveitada para vários fins como a geração de energia elétrica, aquecimento de residências, desinfecção de água, aquecimento de água e etc. Para o aquecimento de água a partir dessa energia existem vários tipos de equipamentos desde os mais sofisticados com estrutura de alumínio e placas de vidro, até os mais simples com a estrutura em PVC ou PET. Aquecedores solares mais simples podem ser empregados em regiões onde a intensidade solar é alta, como acontece na região nordeste do Brasil. Grande parte deles funciona a partir de fenômeno natural conhecido como termossifão, onde a água aquecida nos coletores tende a subir naturalmente no sistema fechado até o reservatório (boiler). Este trabalho tem como objetivo apresentar um protótipo de aquecedor solar de baixo custo com um material ainda não utilizado na literatura. O material utilizado, a fibra de vidro, possui características mecânicas e físicas tais como: alta resistência à tração, à corrosão, ao impacto, a flexão, é um isolante elétrico e térmico e possui baixa densidade. Com essas características o material em estudo torna-se um dos materiais de maior potencial de inovação para aplicação em aquecedores solares que podem representar uma boa viabilidade econômica. A instalação do sistema seguiu a norma NBR 12269 e o processamento dos dados obtidos seguiu a norma NBR 10184. Como resultado a eficiência do aquecedor solar, mostrada através da curva característica mostra desvios satisfatórios para a aplicação do mesmo em comparação feita com outros aquecedores da literatura.
Palavras-chave: Aquecedor solar; Novos materiais; Eficiência.
Arquivo PDF

CON10-0341 - UMA ALTERNATIVA PARA UM FUTURO MAIS LIMPO: ANÁLISE DA UTILIZAÇÃO DE DIFERENTES TIPOS DE REATORES DE MEMBRANA NO IGCC
Ribas, Osman Augusto de Oliveira1; Napoleão, Diovana Aparecida dos Santos Napoleão1
1Escola de Engenharia de Lorena - EEL/USP (Campus de Lorena)
Resumo: Na produção de energia em centrais termelétricas existem três opções para reduzir a emissão de CO2 para a atmosfera. A primeira opção seria reduzir a quantidade de energia consumida nos setores industriais e residenciais, requerendo melhorias na eficiência energética. A segunda seria diminuir diretamente as emissões de CO2 pela substituição de combustíveis fósseis por fontes de energias limpas. A terceira estaria associada a implementação das tecnologias de sequestro de CO2. A captura e o armazenamento do CO2, atualmente são considerados tecnologias promissoras para o futuro, porém, em alguns processos requerem estudos para a sua consolidação e aplicação comercial. Esse trabalho tem por objetivo sinalizar as tecnologias de captura, especificamente no IGCC com a utilização de reatores de membrana. Dois tipos de membranas que são empregadas para esse processo, podem ser destacadas: as poliméricas e as inorgânicas. Nesse trabalho será apresentado as vantagens econômicas de aplicação das membranas poliméricas no IGCC, abordando os custos envolvidos neste processo.
Palavras-chave: CO2; Combustível; IGCC; Energia limpa; Membranas poliméricas.
Arquivo PDF

©CONEM 2010 - Engenharia para Todos.