BOAS VINDAS

Benvindos ao COBEM2003, a décima sétima edição do 17th International Congress of Mechanical Engineering, evento bi-anual, da Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas, ABCM, que assume definitivamente seu caráter internacional.

Em nome do Comitê Organizador agradecemos a todos os participantes pelo excelente engajamento demonstrado nestes últimos meses de organização. Tivemos grande satisfação em organizar este congresso, planejado para oferecer à comunidade de engenharia um evento memorável, em todos os aspectos. Sentimo-nos também profundamente honrados com a participação de profissionais e cientistas do mais alto nível, que acitaram convite para proferir palestras e ministrar mini-cursos.

A organização deste evento tem-se mostrado de importância ímpar à Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e ao Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT). Sentimo-nos gratificados pela oportunidade de acolher e organizar um evento científico de tão grande magnitude e elevado nível científico. Constitui-se em uma grande oportunidade de estreitar os contatos e laços que unem a pesquisa acadêmica, a indústria e a engenharia, através do debate de temas de crucial importância sócio-econômica, particularmente ao Brasil, em seu contínuo esforço de desenvolvimento.

Engenharaia e Sociedade foi escolhido como tema central do COBEM2003. Profissionais de destaque e renome, das humanidades às ciências aplicadas, foram convidados a participar, trazendo à luz os aspectos essenciais que envolvem a discussão da relevância da Engenharia em nossa sociedade.

Após um cuidadoso processo de revisão por pares, cerca de 800 trabalhos científicos foram selecionados e, em conjunto a 40 palestras convidadas, foram organizados para apresentação em mais de 200 sessões técnicas. Distribuídos em dez diferentes simpósios, o COBEM2003 abrange um largo espectro de assuntos em Engenharia e Ciências Mecânicas, incorporando tanto tópicos de caráter apalicado quanto fundamental.

Agradecemos à FAPESP, Fundação de Amparao à Pesquisa do Estado de São Paulo, ao CNPq, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, à CAPES, Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior, FINEP, Financiadora de Estudos e Projetos, ANP, Agência Nacional do Petróleo, AEB, Agência espacial Brasileira, pelo consistente apoio que vem prestando ao contínuo esforço nacional em pesquisa e desenvolvimento.

Finalmente, somos especialmente gratos a todos os componentes do Comitê Organizador e à equipe de apoio administrativa, por seu esforço singular e paciência, traduzidos na forma de um trabalho árduo e idealista, sem os quais a organização deste evento não teria sido possível.

Benvindos a São Paulo, a capital gastronômica do Brasil. Aproveitem nossa hospitalidade, a comida, a música e o programa cultural!

Celso Pupo Pesce
Paulo Eigi Miyagi.
Chairs, COBEM2003



<< back