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CREEM2025

CREEM 2025 - XXXI Congresso Nacional de Estudantes de Engenharia Mecânica Congresso Nacional de Estudantes de Engenharia Mecânica

FERRAMENTA DIDÁTICA CICLO DE RANKINE

Submission Author: Maurício Fernandes de Oliveira Assis , BA
Co-Authors: Maurício Fernandes de Oliveira Assis, Kathrine Vogado Nepunuceno Paixão, André Issao Sato
Presenter: Kathrine Vogado Nepunuceno Paixão

doi://10.26678/ABCM.CREEM2025.CRE2025-0069

 

Abstract

Este artigo descreve o desenvolvimento de um software em Python para simulação do ciclo de Rankine, visando auxiliar o ensino de termodinâmica. O objetivo foi criar uma ferramenta interativa que calcula propriedades termodinâmicas, gera diagramas (T-s e P-h) e compara diferentes configurações do ciclo (simples, com reaquecimento e regenerativo). A metodologia utilizou a biblioteca CoolProp para cálculos precisos, uma estrutura orientada a objetos em Python e a biblioteca Flet para a interface gráfica. O software foi validado com exemplos de livros-texto (Çengel & Boles) e softwares comerciais, apresentando erros inferiores a 2%. Os resultados mostraram sua eficácia didática, permitindo análises paramétricas e otimizações, como a pressão intermediária ideal em ciclos com reaquecimento. Conclui-se que a ferramenta é precisa e acessível,

Keywords

Ciclo de Rankine, ensino de engenharia, Python, termodinâmica

 

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