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CREEM2025
CREEM 2025 - XXXI Congresso Nacional de Estudantes de Engenharia Mecânica Congresso Nacional de Estudantes de Engenharia Mecânica
PREVISÃO DAS FORÇAS AERODINÂMICAS EM AEROFÓLIOS A PARTIR DA TEORIA DO AEROFÓLIO FINO COM CORREÇÕES VISCOSAS
Submission Author:
Camili Vitória Claus , SP , Brazil
Co-Authors:
Camili Vitória Claus, Daniel Sampaio Souza
Presenter: Camili Vitória Claus
doi://10.26678/ABCM.CREEM2025.CRE2025-0051
Abstract
A Teoria do Aerofólio Fino (TAF) é amplamente utilizada na modelagem de escoamentos aerodinâmicos por sua capacidade de simplificar a análise do escoamento. No entanto, por se basear em hipóteses de escoamento potencial, a TAF não representa adequadamente os efeitos viscosos, especialmente em ângulos de ataque elevados. O presente trabalho tem como objetivo avaliar o impacto da espessura de deslocamento na modelagem aerodinâmica de aerofólios usando a TAF. A metodologia adotada consiste na extração da linha de camber a partir das coordenadas da superfície do aerofólio, com a aplicação da TAF para cálculo dos coeficientes de sustentação e de momento de arfagem. Em seguida, a espessura de deslocamento foi somada à geometria do aerofólio, a qual foi extraída de dados da camada limite no XFLR5. Esse novo aerofólio foi novamente processada pela TAF, a fim de avaliar os resultados obtidos. Os resultados demonstram que, na região de comportamento linear a incorporação de $\delta^*$ não surtiu efeitos significativos, mas a metodologia proposta melhorou substancialmente a previsão de $C_l$ para altos ângulos de ataque, e também apresentou semelhanças em certos aspectos para o $C_m$. Assim, concluiu-se que a metodologia aplicada é promissora e representa uma boa aproximação para os coeficientes de estudo, além de ser efetiva para ampliar a faixa de ângulos de ataque de aplicabilidade da TAF.
Keywords
Teoria do Aerofólio Fino, coeficiente de sustentação, Coeficiente de Momento de Arfagem, Espessura de Deslocamento

