LOGIN / Acesse o sistema

Esqueceu sua senha? Redefina aqui.

Ainda não possui uma conta? Cadastre-se aqui!

REDEFINIR SENHA

Insira o endereço de email associado à sua conta que enviaremos um link de redefinição de senha para você.

Ainda não possui uma conta? Cadastre-se aqui!

Este conteúdo é exclusivo para membros ABCM

Inscreva-se e faça parte da comunidade

CADASTRE-SE

Tem uma conta?

Torne-se um membros ABCM

Veja algumas vantagens em se manter como nosso Associado:

Acesso regular ao JBSMSE
Boletim de notícias ABCM
Acesso livre aos Anais de Eventos
Possibilidade de concorrer às Bolsas de Iniciação Científica da ABCM.
Descontos nos eventos promovidos pela ABCM e pelas entidades com as quais mmantém acordo de cooperação.
Estudantes de gradução serão isentos no primeiro ano de afiliação.
10% de desconto para o Associado que pagar anuidade anntes de completar os 12 meses da última anuidade paga.
Desconto na compra dos livros da ABCM, entre eles: "Engenharia de Dutos" e "Escoamento Multifásico".
CADASTRE-SE SEGUIR PARA O VIDEO >

Tem uma conta?

Eventos Anais de eventos

Anais de eventos

CREEM2024

CREEM 2024 - XXX Congresso Nacional de Estudantes de Engenharia Mecânica

APLICAÇÃO DE VOLUMES FINITOS NA DETERMINAÇÃO DE FORÇAS AERODINÂMICAS DE UMA VANT DE COMPETIÇÃO.

Submission Author: Bruno Gabriel Carneiro , MG , Brazil
Co-Authors: Bruno Gabriel Carneiro, José Gustavo Coelho
Presenter: Bruno Gabriel Carneiro

doi://10.26678/ABCM.CREEM2024.CRE2024-0075

 

Abstract

Este estudo desenvolve um modelo de simulação computacional para prever as forças de sustentação e arrasto de um VANT de competição. O modelo é validado comparando seus resultados com os de um túnel de vento para um perfil aerodinâmico NACA 2412. O trabalho é dividido em três etapas: pré-processamento, onde são criadas geometrias, definido o volume de controle, gerada a malha e inseridas as propriedades físico-mecânicas do fluido e condições de contorno; processamento, onde as equações são resolvidas por interações computacionais; e pós-processamento, para validação do modelo e análise dos resultados. A simulação mostra excelente convergência com os valores de referência do fabricante, destacando o momento em que o perfil perde sustentação devido a um alto ângulo de ataque. Além disso, as streamlines do escoamento permitem identificar o início do stall da aeronave na base da parte trapezoidal da asa, onde ocorrem vórtices no fluido

Keywords

Aerodinâmica, CFD, VANT, Sustentação, Arrasto.

 

DOWNLOAD PDF

 

‹ voltar para anais de eventos ABCM