LOGIN / Acesse o sistema

Esqueceu sua senha? Redefina aqui.

Ainda não possui uma conta? Cadastre-se aqui!

REDEFINIR SENHA

Insira o endereço de email associado à sua conta que enviaremos um link de redefinição de senha para você.

Ainda não possui uma conta? Cadastre-se aqui!

Este conteúdo é exclusivo para membros ABCM

Inscreva-se e faça parte da comunidade

CADASTRE-SE

Tem uma conta?

Torne-se um membros ABCM

Veja algumas vantagens em se manter como nosso Associado:

Acesso regular ao JBSMSE
Boletim de notícias ABCM
Acesso livre aos Anais de Eventos
Possibilidade de concorrer às Bolsas de Iniciação Científica da ABCM.
Descontos nos eventos promovidos pela ABCM e pelas entidades com as quais mmantém acordo de cooperação.
Estudantes de gradução serão isentos no primeiro ano de afiliação.
10% de desconto para o Associado que pagar anuidade anntes de completar os 12 meses da última anuidade paga.
Desconto na compra dos livros da ABCM, entre eles: "Engenharia de Dutos" e "Escoamento Multifásico".
CADASTRE-SE SEGUIR PARA O VIDEO >

Tem uma conta?

Eventos Anais de eventos

Anais de eventos

CREEM2024

CREEM 2024 - XXX Congresso Nacional de Estudantes de Engenharia Mecânica

UTILIZAÇÃO DE APLICATIVO PARA CÁLCULO DE PROPRIEDADES PSICROMÉTRICAS NO ENSINO DE UNIDADES CURRICULARES DAS ÁREAS DE FENÔMENOS DE TRANSPORTE E ENGENHARIA TÉRMICA

Submission Author: José Ricardo Ferreira Oliveira , MG
Co-Authors: Natália Souza Freitas , Tiago Mendes, José Ricardo Ferreira Oliveira
Presenter: Natália Souza Freitas

doi://10.26678/ABCM.CREEM2024.CRE2024-0005

 

Abstract

No âmbito da Engenharia Mecânica, a utilização de aplicativos no ensino pode potencializar a aplicação do princípio da indissociabilidade. Estas ferramentas oferecem uma variedade de recursos que podem ser incorporados de maneira eficaz nas atividades de ensino, pesquisa e extensão. Aplicativos permitem que os estudantes pratiquem suas habilidades de resolução de problemas em um ambiente virtual. A utilização de aplicativos pode desempenhar um papel fundamental no ensino de disciplinas nas áreas de Fenômenos de Transporte e Engenharia Térmica em cursos de Engenharia Mecânica, como a disciplina de Termodinâmica. Para superar esses desafios, é crucial uma abordagem didática que integre exemplos práticos, demonstrações visuais e resolução de problemas contextualizados. Assim, o uso de tecnologias educacionais, simulações e atividades práticas pode tornar o aprendizado mais acessível e envolvente para os alunos. Dentre os conteúdos de Termodinâmica, um dos mais intrigantes é a Psicrometria, a ciência que trata das propriedades e parâmetros termodinâmicos do ar úmido e sua interação com sistemas de aquecimento, ventilação, ar-condicionado e refrigeração. Neste sentido, o objetivo geral deste projeto é empregar um aplicativo em sala de aula para calcular propriedades psicrométricas, com foco nas unidades curriculares de Fenômenos de Transporte e Engenharia Térmica, do curso de Engenharia Mecânica. De modo específico, este projeto objetiva criar um manual didático de utilização e realizar treinamentos operacionais da ferramenta.

Keywords

Tecnologias Educacionais, Ensino de Termodinâmica, Psicrometria, Manual Didático

 

DOWNLOAD PDF

 

‹ voltar para anais de eventos ABCM