Eventos Anais de eventos
CREEM2024
CREEM 2024 - XXX Congresso Nacional de Estudantes de Engenharia Mecânica
UTILIZAÇÃO DE APLICATIVO PARA CÁLCULO DE PROPRIEDADES PSICROMÉTRICAS NO ENSINO DE UNIDADES CURRICULARES DAS ÁREAS DE FENÔMENOS DE TRANSPORTE E ENGENHARIA TÉRMICA
Submission Author:
José Ricardo Ferreira Oliveira , MG
Co-Authors:
Natália Souza Freitas , Tiago Mendes, José Ricardo Ferreira Oliveira
Presenter: Natália Souza Freitas
doi://10.26678/ABCM.CREEM2024.CRE2024-0005
Abstract
No âmbito da Engenharia Mecânica, a utilização de aplicativos no ensino pode potencializar a aplicação do princípio da indissociabilidade. Estas ferramentas oferecem uma variedade de recursos que podem ser incorporados de maneira eficaz nas atividades de ensino, pesquisa e extensão. Aplicativos permitem que os estudantes pratiquem suas habilidades de resolução de problemas em um ambiente virtual. A utilização de aplicativos pode desempenhar um papel fundamental no ensino de disciplinas nas áreas de Fenômenos de Transporte e Engenharia Térmica em cursos de Engenharia Mecânica, como a disciplina de Termodinâmica. Para superar esses desafios, é crucial uma abordagem didática que integre exemplos práticos, demonstrações visuais e resolução de problemas contextualizados. Assim, o uso de tecnologias educacionais, simulações e atividades práticas pode tornar o aprendizado mais acessível e envolvente para os alunos. Dentre os conteúdos de Termodinâmica, um dos mais intrigantes é a Psicrometria, a ciência que trata das propriedades e parâmetros termodinâmicos do ar úmido e sua interação com sistemas de aquecimento, ventilação, ar-condicionado e refrigeração. Neste sentido, o objetivo geral deste projeto é empregar um aplicativo em sala de aula para calcular propriedades psicrométricas, com foco nas unidades curriculares de Fenômenos de Transporte e Engenharia Térmica, do curso de Engenharia Mecânica. De modo específico, este projeto objetiva criar um manual didático de utilização e realizar treinamentos operacionais da ferramenta.
Keywords
Tecnologias Educacionais, Ensino de Termodinâmica, Psicrometria, Manual Didático