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Anais de eventos

CREEM2023

CREEM 2023 - XXIX Congresso Nacional de Estudantes de Engenharia Mecânica

ESTUDO DA ZONA DE ENCRUAMENTO NA ESTAMPAGEM DO NÚMERO DE IDENTIFICAÇÃO VEICULAR

Submission Author: Bruno Paiva , Rio de Janeiro
Co-Authors: Bruno Paiva, Marilia Diniz, Douglas Ferreira, Renato Freitas, André Pimenta, Danilo Simões
Presenter: Bruno Paiva

doi://10.26678/ABCM.CREEM2023.CRE2023-0037

 

Abstract

Visando aumentar a taxa de sucesso em pericias policias na adulteração do número de identificação veicular (NIV), foi testado diferentes forças de marcação no momento da estampagem (2 a 8 toneladas) observando a profundidade que cada carga proporciona para o chassi de veículos. Após a preparação metalográfica da seção transversal, foram utilizadas as técnicas de caracterização por: microscopia eletrônica de varredura (MEV) na finalidade de identificar a influência dos efeitos da deformação plástica na geometria dos grãos; microscopia ótica (MO) para observar a espessura da zona encruada, composta pelos grão deformados; somados ao ensaio de microdureza Vickers que foi utilizado para identificar a espessura da zona de encruamento pelo esperado aumento de dureza da mesma. Observou-se que a técnica de microdureza obteve resultados inconclusivos acerca da profundidade de encruamento. As imagens em MEV identificaram o alongamento dos grãos. Usando as imagens de MO foi possível estabelecer uma relação entre a força de marcação e o aumento da profundidade da região de encruamento. Os resultados apontam para a necessidade de aumentar a profundidade mínima de marcação dos chassis dos veículos, atualmente em 0,2mm, com o objetivo de melhorar a eficácia das pericias automotivas.

Keywords

Adulteração, veículos, Encruamento, Estampagem, Perícia

 

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