LOGIN / Acesse o sistema

Esqueceu sua senha? Redefina aqui.

Ainda não possui uma conta? Cadastre-se aqui!

REDEFINIR SENHA

Insira o endereço de email associado à sua conta que enviaremos um link de redefinição de senha para você.

Ainda não possui uma conta? Cadastre-se aqui!

Este conteúdo é exclusivo para membros ABCM

Inscreva-se e faça parte da comunidade

CADASTRE-SE

Tem uma conta?

Torne-se um membros ABCM

Veja algumas vantagens em se manter como nosso Associado:

Acesso regular ao JBSMSE
Boletim de notícias ABCM
Acesso livre aos Anais de Eventos
Possibilidade de concorrer às Bolsas de Iniciação Científica da ABCM.
Descontos nos eventos promovidos pela ABCM e pelas entidades com as quais mmantém acordo de cooperação.
Estudantes de gradução serão isentos no primeiro ano de afiliação.
10% de desconto para o Associado que pagar anuidade anntes de completar os 12 meses da última anuidade paga.
Desconto na compra dos livros da ABCM, entre eles: "Engenharia de Dutos" e "Escoamento Multifásico".
CADASTRE-SE SEGUIR PARA O VIDEO >

Tem uma conta?

Eventos Anais de eventos

Anais de eventos

CREEM2022

CREEM 2022 - XXVIII Congresso Nacional de Estudantes de Engenharia Mecânica

Análise do comportamento aeroelástico da instabilidade de whirl-flutter em rotores de aeronaves

Submission Author: Sérvio Túlio Suenai Haramura Bastos , SP
Co-Authors: Sérvio Túlio Suenai Haramura Bastos, Rui Marcos Grombone de Vasconcellos
Presenter: Sérvio Túlio Suenai Haramura Bastos

doi://10.26678/ABCM.CREEM2022.CRE2022-0022

 

Abstract

O fenômeno do whirl-flutter é entendido como uma instabilidade aeroelástica que deve ser considerada durante o projeto de uma aeronave. Esse é provocado pelo acoplamento dos modos de vibração estruturais da asa com as forças aerodinâmicas que atuam nas pás das hélices e pelo efeito giroscópico que age no rotor produzindo um movimento instável que pode causar danos e até falhas estruturais na aeronave. Normalmente, hélices ou rotores acoplados a um nacele de uma asa são susceptíveis a tal fenômeno, especialmente quando esses possuem grande diâmetro, como no caso das aeronaves com capacidade de decolagem e pouso vertical (VTOL) com rotores móveis, como as tilt-rotors. Para uma determinada velocidade de cruzeiro tal instabilidade influencia no projeto dos rotores, da asa e dos pylons. Dessa forma, a presente pesquisa busca realizar uma análise paramétrica dos fatores geométricos e estruturais e suas influências no comportamento aeroelástico da presente instabilidade em um modelo analítico para rotores de aeronaves com dois graus de liberdade. Como principais observações notou-se que a variação dos parâmetros geométricos e estruturais influenciam diretamente na velocidade linear de flutter.

Keywords

Whirl-flutter, Análise Paramétrica, Comportamento aeroelástico

 

DOWNLOAD PDF

 

‹ voltar para anais de eventos ABCM