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CREEM2022
CREEM 2022 - XXVIII Congresso Nacional de Estudantes de Engenharia Mecânica
Análise do comportamento aeroelástico da instabilidade de whirl-flutter em rotores de aeronaves
Submission Author:
Sérvio Túlio Suenai Haramura Bastos , SP
Co-Authors:
Sérvio Túlio Suenai Haramura Bastos, Rui Marcos Grombone de Vasconcellos
Presenter: Sérvio Túlio Suenai Haramura Bastos
doi://10.26678/ABCM.CREEM2022.CRE2022-0022
Abstract
O fenômeno do whirl-flutter é entendido como uma instabilidade aeroelástica que deve ser considerada durante o projeto de uma aeronave. Esse é provocado pelo acoplamento dos modos de vibração estruturais da asa com as forças aerodinâmicas que atuam nas pás das hélices e pelo efeito giroscópico que age no rotor produzindo um movimento instável que pode causar danos e até falhas estruturais na aeronave. Normalmente, hélices ou rotores acoplados a um nacele de uma asa são susceptíveis a tal fenômeno, especialmente quando esses possuem grande diâmetro, como no caso das aeronaves com capacidade de decolagem e pouso vertical (VTOL) com rotores móveis, como as tilt-rotors. Para uma determinada velocidade de cruzeiro tal instabilidade influencia no projeto dos rotores, da asa e dos pylons. Dessa forma, a presente pesquisa busca realizar uma análise paramétrica dos fatores geométricos e estruturais e suas influências no comportamento aeroelástico da presente instabilidade em um modelo analítico para rotores de aeronaves com dois graus de liberdade. Como principais observações notou-se que a variação dos parâmetros geométricos e estruturais influenciam diretamente na velocidade linear de flutter.
Keywords
Whirl-flutter, Análise Paramétrica, Comportamento aeroelástico