LOGIN / Acesse o sistema

Esqueceu sua senha? Redefina aqui.

Ainda não possui uma conta? Cadastre-se aqui!

REDEFINIR SENHA

Insira o endereço de email associado à sua conta que enviaremos um link de redefinição de senha para você.

Ainda não possui uma conta? Cadastre-se aqui!

Este conteúdo é exclusivo para membros ABCM

Inscreva-se e faça parte da comunidade

CADASTRE-SE

Tem uma conta?

Torne-se um membros ABCM

Veja algumas vantagens em se manter como nosso Associado:

Acesso regular ao JBSMSE
Boletim de notícias ABCM
Acesso livre aos Anais de Eventos
Possibilidade de concorrer às Bolsas de Iniciação Científica da ABCM.
Descontos nos eventos promovidos pela ABCM e pelas entidades com as quais mmantém acordo de cooperação.
Estudantes de gradução serão isentos no primeiro ano de afiliação.
10% de desconto para o Associado que pagar anuidade anntes de completar os 12 meses da última anuidade paga.
Desconto na compra dos livros da ABCM, entre eles: "Engenharia de Dutos" e "Escoamento Multifásico".
CADASTRE-SE SEGUIR PARA O VIDEO >

Tem uma conta?

ABCM Relação de Premiados

Relação de Premiados

Prêmio ABCM de Honra ao Mérito
1999
  • Prof. Alvaro Toubes Prata
  • Prof. Hans Ingo Weber
  • Prof. José de Mendonça Freire
  • Prof. Leonardo Goldstein Jr.
  • Prof. Luiz Bevilacqua
  • Prof. Rubens Sampaio
  • Prof. Sidney Stuckenbruck
Parecer do Conselho da ABCM

“Por ocasião em que se celebram 20 anos de profícua existência, a Diretoria da ABCM presta esta especial homenagem a todos os Editores e aos Editores Associados pela dedicação e envolvimento com a editoração, publicação e divulgação da RBCM – Revista Brasileira de Ciências Mecânicas , tornando-a referencia científica das Ciências Mecânicas no país.”

Prêmio ABCM / EMBRAER – Pesquisa em Engenharia Mecânica
2003 (ABCM)
Melhor Tese de Doutorado

Autor: Oldrich Joel Romero

Título da Tese: “Limite de Vazão Mínima do Processo de Revestimento por Extrusão de Soluções Poliméricas”

Orientador: Prof. Márcio da Silveira Carvalho

Instituição: PUC-Rio

Melhor Dissertação de Mestrado

Autor: Marko Ackermann

Título da Dissertação: “Sistema de Acionamento e Travamento para Flexão Mecanizada de Joelho em Órteses de Membros Inferiores” (clique aqui para obter o texto completo no formato pdf – 4.6Mb)

Orientador: Prof. Fábio G. Cozman

Instituição:EPUSP

2004 (ABCM)
Melhor Tese de Doutorado

Autora: Andréa Teixeira Leiroz

Título da Tese: “Estudo sobre a Deposição de Parafina em Linhas de Petróleo” (clique aqui para obter o texto completo no formato pdf – 10.0Mb)

Orientador: Prof. Luis Fernando Alzuguir Azevedo

Instituição: PUC-Rio

Parecer da Comissão de Prêmio

“A tese apresenta uma análise detalhada da literatura sobre os mecanismos responsáveis pela deposição de parafina de alto peso molecular, um problema crítico encontrado em algumas linhas submarinas de produção e transporte de petróleo. Baseado no resultado desta revisão bibliográfica, foram realizados estudos experimentais e numéricos sobre deposição de parafina no interior de dutos. O trabalho é direcionado para estudos de caráter fundamental onde buscou-se, através de experimentos simples, tentar um melhor entendimento destes mecanismos. Ressalte-se a clareza do texto, a boa organização do trabalho, bem como a qualidade do estudo experimental realizado, principalmente na avalaição da evolução temporal e espacial da frente de deposição de parafina em cavidades contendo fluido estagnado em escoamento laminar.”

Melhor Dissertação de Mestrado

Autor: Thiago Vogdlener

Título da Dissertação: “Escoamento e Transferência de Calor em Motores Elétricos de Indução

Orientador: Prof. Álvaro Toubes Prata

Instituição: UFSC

Parecer da Comissão de Prêmio

“A dissertação trata de um tema relevante abordando os aspectos fundamentais para a análise térmica de motores elétricos. Sua principal qualidade está em realizar um completo estudo incluindo os aspectos teórico, numérico e experimental do problema. Tambem, vale a pena ressaltar um dos pontos fortes da proposição ao apresentar uma solução tecnológicamente simples e eficiente, permitindo a redução da temperatura de operação dos motores elétricos.”

2005 (ABCM / EMBRAER)
Melhor Tese de Doutorado – 2 Premiados

Autor: Rodrigo Rossi

Título da Tese: “Proposições e Aplicações Considerando o Método de Galerkin Livre de Elementos”

Orientador: Prof. Marcelo Krajnc Alves

Instituição:UFSC

e

Autor: Wagner Machado Brasil

Título da Tese: “Camadas Limites Turbulentas Sujeitas a uma Variação Singular de Propriedades na Superfície” (clique aqui para obter o texto completo no formato pdf – 7.0Mb)

Orientadores:Prof. Atila Pantaleão Silva Freire e Prof. Su Jian

Instituição:UFRJ/COPPE

Parecer da Comissão de Prêmio

“Os dois trabalhos de tese, apesar de versarem sobre temas distintos empregando técnicas distintas, apresentam contribuições científicas de relevância compatível, nas áreas da Mecânica Computacional Aplicada à Mecânica dos Sólidos e da Analise Experimental em Mecânica dos Fluidos. Ambos apresentam conclusões das análises dos resultados obtidas com rigor científico de concisão e abrangência. Destas teses os autores e orientadores têm submetidos/publicados pelo menos um artigo em periódicos internacionais com qualificação Qualis A.”

Melhor Dissertação de Mestrado

Autora: Juliana Braga Rodrigues Loureiro

Título da Dissertação: “Escoamentos Sobre Superfícies Rugosas e Elevações Topográficas” (clique aqui para obter o texto completo no formato pdf – 9.9Mb)

Orientadores:Prof. Atila Pantaleão Silva Freire e Prof. Fernando T. Pinho

Instituição:UFRJ/COPPE

Parecer da Comissão de Prêmio

“A dissertação trata de um tema relevante em mecanica dos fluidos no regime de turbulência, abordando os aspectos fundamentais para a o entendimento dos fenômenos físicos envolvidos no escoamento ao longo de elevações, como é o caso em mecânica dos fluidos em grandes escalas. Destacam-se neste trabalho a solidez científica demonstrada pela autora na utilização dos modelos físicos e, a forma como estes foram empregados no projeto dos experimentos. A forma clara e concisa da redação e da apresentação do texto demonstra a maturidade da autora, invulgar para o estágio científico em que se encontra.”

2006 (ABCM / EMBRAER)
Melhor Tese de Doutorado

Autor: Celso Braga de Mendonça

Título da Tese: “Análise de Compatibilidade de Dados de Ensaio de Vôo e Calibração dos Dados do Ar em Tempo Real com Filtragem Estocástica Adaptativa” (clique aqui para obter o texto completo no formato pdf – 4.9Mb)

Orientadores: Prof. Luiz Carlos Sandoval Góes e Prof. Elder Moreira Hemerly

Instituição: ITA

Parecer da Comissão de Prêmio

“Dentre as candidaturas apresentadas esta destaca-se pelo rigor científico, pela originalidade e pela relevância tecnológica. No trabalho é proposta e avaliada uma nova metodologia em que os dados de ensaio de aeronaves em vôo são calibrados em tempo real, com a utilização de filtros de Kalman na estimação adaptativa de parâmetros. A qualidade técnica do trabalho é excelente assim como a conceituação científica utilizada, esta realizada com muito rigor. Os resultados deste trabalho foram publicados, no decorrer do seu desenvolvi-mento, em quatro congressos internacionais além de ter sido recentemente aceito para publicação no Journal of Aircraft.”

Melhor Dissertação de Mestrado

Autor: William Roberto Wolf

ítulo da Dissertação: “Simulação de Escoamentos Aerodinâmicos Compressíveis Utilizando Esquemas Não-oscila-tórios de Alta Ordem de Precisão em Malhas Não-estruturadas” (clique aqui para obter o texto completo no formato pdf – 8.8Mb)

Orientador: Prof. João Luiz Filgueiras de Azevedo

Instituição: ITA

Parecer da Comissão de Prêmio

“Dentre as candidaturas apresentadas esta destaca-se por apresentar o estudo e a implementação de diversos esquemas numéricos na avaliação de escoamentos transônicos, para numero de Mach extremamente elevados, em uma inequívoca combinação de forte solidez científica e importante aplicação tecnológica. No trabalho a robustez numérica dos algorítmos de alta ordem de precisão implementados é extensivamente avaliada assim como os custos computacionais envolvidos. A excelência do trabalho é certificada por publicações, em co-autoria autor-orientador, em duas conferencias da AIAA, antes mesmo da defesa da mesma ocorrer.”

2007 (ABCM / EMBRAER)
Melhor Tese de Doutorado

Autor: Olivier Jacques Marie Wellele

Título da Tese: “Planejamento de Experimentos para Identificação de PropriedadesTermofísicas de Materiais Semitransparentes” (clique aqui para obter o texto completo no formato pdf – 12.5Mb)

Orientadores: Prof. Helcio Rangel Barreto Orlande e Prof. Nerbe José Ruperti Jr.

Instituição: UFRJ

Parecer da Comissão de Prêmio

” Materiais semi-transparentes a altas temperaturas têm um amplo espectro de aplicações em engenharia, variando desde a indústria do vidro em geral, passando pela fabricação de fibras óticas, até a fabricação de refratários alumínicos, estes utilizados na proteção de aeronaves durante a entrada atmosférica, em tubeiras de foguetes e em revestimentos de fornos. Nestas aplicações, as propriedades termofísicas são fortemente dependentes do acoplamento das características tridimensionais de condutividade – difusão do calor, e de radiação térmica do material – absorção, emissão e espalhamento, todos dependentes da morfologia interna do meio. Esta característica confere aos problemas grande dificuldade técnica. E, é neste contexto que a tese se destaca das demais candidatas ao prêmio: com grande rigor científico e originalidade são apresentadas e discutidas propostas de planejamento de experimentos, objetivando avaliar as propriedades termofísicas desta classe de materiais, em suas aplicações nas diversas áreas de engenharia. O trabalho é desenvolvido com inovação e originalidade e sua qualidade técnica é excelente, assim como a conceituação científica utilizada, esta apresentada com muito rigor.”

Melhor Dissertação de Mestrado

Autor: Kleber Vieira de Paiva

ítulo da Dissertação: “Comportamento Térmico em Gravidade e Microgravidade de Minitubos de Calor do Tipo Fio-placa” (clique aqui para obter o texto completo no formato pdf – 3.6Mb)

Orientadora: Profa. Marcia Barbosa Henriques Mantelli

Instituição: UFSC

Parecer da Comissão de Prêmio

“Dentre as vinte e uma candidaturas ao prêmio, esta destaca-se por apresentar um estudo com forte abrangência científica e relevância prática de engenharia. O trabalho descreve os procedimentos e metodologias de fabricação, de modelagem e simulação numérica e de planejamento e realização de experimentos com minitubos de calor. Estes dispositivos são de larga e importante aplicação na remoção de calor em equipamentos eletrônicos compactos, cujo desafio técnico se magnifica em condições de microgravidade. E, é neste particular aspecto que o trabalho traz o seu ineditismo: proporciona a simulação numérica e a construção de aparato de comprovação experimental dos fatores de troca de calor em minitubos sob condições de microgravidade, estes verificados pelo astronauta brasileiro em recente missão espacial, cujos resultados são reportados na dissertação”

2008 (ABCM / EMBRAER)
Melhor Tese de Doutorado

Autor: Ronny Calixto Carbonari

Título da Tese: “Projeto de Multi-Atuadores Piezelétricos Homogêneos e Gradados Utilizando o Método de Otimização Topológica” (clique aqui para obter o texto completo no formato pdf – 6.2Mb)

Orientador: Prof. Emilio Carlos Nelli Silva

Instituição: EPUSP

Parecer da Comissão de Prêmio

“Essa tese destaca-se pelo rigor científico integrando teoria, computação e experimentos, onde protótipos eletromecânicos foram construídos para validar a teoria e os modelos computacionais propostos. Além disso, o autor propõe idéias audaciosas para o projeto de micro-atuadores de altíssimo desempenho (i.e., desempenho melhor do que os atuadores hoje disponíveis) incluindo materiais e dispositivos multifuncionais, utilizando conceitos de gradação funcional de propriedades elásticas, dielétricas e piezelétricas e, ao mesmo tempo, otimizando a configuração estrutural mutiflexível do atuador. Microdispositivos piezelétricos têm aplicações em mecânica de precisão, em manipuladores celulares e microcirúrgicos e em sistemas microeletromecânicos (MEMs). O trabalho considera estruturas multiflexíveis atuadas por cerâmicas piezelétricas. Estas amplificam e alteram os deslocamentos gerados neste processo, que são minimizados através de uma nova formulação multifísica de otimização topológica.”

Melhor Dissertação de Mestrado

Autor: Edwar Andrés Torres López

ítulo da Dissertação: “Desenvolvimento em Teste in-situ de Deformação a Alta Temperatura no MEV e sua Aplicação no Estudo do Fenômeno de Fratura por Queda de Ductilidade em Ligas de Níquel” (clique aqui para obter o texto completo no formato pdf – 33Mb)

Orientadores: Prof. Antonio José Ramirez e Prof. Rubens Caram Junior

Instituição: UNICAMP

Parecer da Comissão de Prêmio

“Trabalho experimental de alto nível com relevância para a área de mecânica da fratura e resistência dos materiais a altas temperaturas. O autor investiga o comportamento da microestrutura de ligas de Níquel a temperaturas elevadas (700º a 1000ºC) com observações detalhadas em microscópio eletrônico de varredura (MEV), incluindo estudo de transformação de fase. Várias dificuldades tecnológicas de medição foram encontradas e relatadas, permitindo o desenvolvimento, o estudo e a adaptação de instrumentação avançada para a realização de experimentos termomecânicos. A caracterização de materiais em altas temperaturas é hoje uma das áreas de grande desafio científico e o trabalho apresenta uma contribuição importante neste tema. O nível do trabalho desenvolvido excede a expectativa de uma dissertação de mestrado convencional, indicando rigor acadêmico e científico com grande potencial para importantes implicações tecnológicas.”

2009 (ABCM / EMBRAER)
Melhor Tese de Doutorado

Autor: Sebastián Miguel Giusti

Título da Tese: “Análise de Sensibilidade Topológica em Modelos Constitutivos Multi-Escalas” (clique aqui para obter o texto completo no formato pdf – 6.4Mb)

Orientador: Prof. Antonio Andre Novotny e Prof. Eduardo Alberto de Souza Neto

Instituição: LNCC

Parecer da Comissão de Prêmio

“O trabalho apresenta uma formulação variacional inovadora que permitiu desenvolver, através de elegante e matematicamente rigorosa estrutura axiomática de modelos constitutivos multi escala, as equações de equilibrio na micro escala do domínio utilizando-se um princípio de macro-homogeneidade. Conforme demonstrado em aplicações a dois problemas classicos da engenharia, este desenvolvimento possui grande potencial de generalização no estabelecimento de uma estrutura consistente, própria para a analise da sensibilidade topológica de modelos constitutivos multi-escala à perturbação singular na micro-escala. Os resultados desta tese de doutoramento foram reportados durante a sua realização em publicações internacionais, cinco delas em periódicos de grande relevancia na área do trabalho e outras cinco em congressos”.

Melhor Dissertação de Mestrado

Autor: Paulo José Waltrich

ítulo da Dissertação: “Análise e Otimização de Evaporadores de Fluxo Acelerado Aplicados à Refrigeração Doméstica” (clique aqui para obter o texto completo no formato pdf – 3.1Mb)

Orientadores: Prof. Jader Riso Barbosa Junior e Prof. Claudio Melo

Instituição: UFSC

Parecer da Comissão de Prêmio

“Trabalho de relevante contribuição tecnológica na avaliação de evaporadores de fluxo acelerado. Apresenta resultados teóricos e experimentais do desempenho do evaporador no ciclo de refrigeração, em um estudo sistemático com um grande numero de protótipos, disponibilizando importantes informações experimentais e numéricas no tema. A dissertação tambem descreve os resultados do impacto do referido evaporador no ciclo completo de refrigeração através de testes experimentais e de simulações numéricas com um do refrigerador doméstico comercial. Finalmente o trabalho ainda apresenta uma análise numérica da otimização dos parametros geométricos do evaporador de fluxo acelerado no desempenho do ciclo de refrigeração, demonstrando o grande potencial da sua aplicação . O trabalho destaca-se dos demais candidatos pela sua completude e profundidade no tratamento de um problema atual e relevante de engenharia.”

2010 (ABCM / EMBRAER)
Melhor Tese de Doutorado

Autor: Thiago Gamboa Ritto

Título da Tese: “Numerical Analysis of the Nonlinear Dynamics of a Drill-String with Uncertainty Modeling ” (clique aqui para obter o texto completo no formato pdf – 3.81 Mb)

Orientadores: Prof. Rubens Sampaio e Prof. Christian Soize

Instituição: PUC-Rio e Université de Paris-Est

Parecer da Comissão de Prêmio

“O trabalho trata de um tema que combina interesse científico com outros de natureza tecnológica sendo bastante atual por envolver problemas relacionados à exploração do petróleo. A dinâmica não linear de uma coluna de perfuração de petróleo com a inclusão de incertezas conduz a um modelo completo e confiável permitindo se chegar ao projeto ótimo robusto do sistema. O modelo construído para representar o sistema é bastante completo, incluindo interação fluido-estrutura, impacto, não linearidade geométrica e interação broca-rocha. Neste modelo também foram incluídos incertezas dos parâmetros considerados e incertezas do modelo. A qualidade da formulação do modelo determinístico e probabilístico proposto e da análise da sua aplicação ao projeto ótimo robusto constitui uma importante contribuição ao estado da arte. A relevância do tema e a qualidade do trabalho desenvolvido são atestadas pelo número e qualidade das publicações resultantes da tese. Foram três publicações em periódicos e oito em congressos.”

Melhor Dissertação de Mestrado

Autor: Paulo Henrique Mineiro Leite

ítulo da Dissertação: “Simulação Direta Molecular da Influência de Degraus na Superfície de Veículos de Reentrada” (clique aqui para obter o texto completo no formato pdf – 3.72 Mb)

Orientador: Prof. Wilson Fernando Nogueira dos Santos

Instituição: INPE

Parecer da Comissão de Prêmio

“Do ponto de vista científico, o trabalho apresenta conteúdo de relevante contribuição para o país, com aderência a temas pertinentes e atuais, sendo útil à comunidade científica brasileira da área hipersônica. Possui abordagem profunda de um assunto complexo, onde ocorre interação de áreas tais como aerodinâmica, termodinâmica e química. Foram apresentados os principais problemas, influências no campo de escoamento, a carga térmica associada, trazendo conclusões importantes e abrindo o leque para futuros trabalhos relacionados ao tema. Em termos de aplicabilidade de engenharia, agrega conhecimento adicional para projetos relacionados com escoamento hipersônico, o que contribui para o desenvolvimento da engenharia aeroespacial no país.”

Menção Honrosa Dissertação de Mestrado

Autor: Raphael David Aquilino Bacchi

ítulo da Dissertação: “O que se deseja de uma definição de vórtices?” (clique aqui para obter o texto completo no formato pdf – 95.74 Mb)

Orientador: Prof. Roney Leon Thompson

Instituição: UFF

Parecer da Comissão de Prêmio

“A procura por “estruturas coerentes” é o que dirige, em larga medida, o olhar das ciências em geral e do estudo dos sistemas complexos em particular, no qual a Mecânica dos Fluidos é um paradigma recorrente. Neste contexto, a dinâmica dos vórtices é um capítulo fundamental e uma dissertação que se intitula “O que se deseja de uma definição de vórtices?” já merece uma menção pela preocupação, ainda rara em nosso meio, com questões de fundamento; a menção é “honrosa” pela qualidade do texto, que se desenvolve por “325 páginas de um material bem escrito, livre de imperfeições textuais”, no dizer do relator do processo.”

2011 (ABCM / EMBRAER)
Melhor Tese de Doutorado

Autor: Adriana Ana Pereira

Título da Tese: “Análise do Desgaste da Ferramenta à Base de ß-Si3N4 na Usinagem do Ferro Fundido Cinzento FC 250 Utilizando Técnicas Avançadas e de Alta Resolução” (clique aqui para obter o texto completo no formato pdf – 19.8 Mb)

Orientadores: Prof. Lourival Boehs e Prof. Wilson Luiz Guesser

Instituição: UFSC

Parecer da Comissão de Prêmio

“Impressionaram a Comissão de Avaliação as modernas técnicas de preparação de amostras utilizadas pela autora da tese, bem como suas caracterizações com resolução nanométrica. Assim, foi possível desvelar o complexo mecanismo de redução de desgaste de um tipo particular de material com o aumento da velocidade de corte.”

Melhor Dissertação de Mestrado

Autor: Paula Stofer Cordeiro de Farias

ítulo da Dissertação: “Método Óptico para a Caracterização do Filme Líquido em Escoamento Horizontal Bifásico Anular” (clique aqui para obter o texto completo no formato pdf – 9.52 Mb | Faça também o download dos arquivos de vídeo: Vídeo 1 – 1.6 Mb, Vídeo 2 – 7.5 Mb e Vídeo 3 – 12.4 Mb)

Orientador: Prof. Luis Fernando A. Azevedo

Instituição: PUC-Rio

Parecer da Comissão de Prêmio

“A dissertação de Paula Stofer Cordeiro de Farias utilizou fluorescência induzida por laser juntamente com técnicas de equalização de índices de refração entre o fluido e o meio que confina o escoamento para caracterizar do modo inovador as interfaces em escoamentos gás-líquido.”

e

Melhor Dissertação de Mestrado

Autor: Diego Campos Knupp

ítulo da Dissertação: “Análise Teórico-Experimental de Transferência de Calor em Nanocompósitos Via Transformação Integral e Termografia por Infra-Vermelho” (clique aqui para obter o texto completo no formato pdf – 3.702 Mb)

Orientador: Prof. Renato Machado Cotta e Carolina Palma Naveira Cotta

Instituição: COPPE/UFRJ

Parecer da Comissão de Prêmio

“A dissertação de Diego Campos Knupp mostrou como parâmetros termofísicos em meios heterogêneos podem ser elegantemente determinados por uma combinação de técnicas termográficas com modelações híbridas numérico-analíticas.”

Menção Honrosa Dissertação de Mestrado

Autor: Bruno Ferreira Pussoli

ítulo da Dissertação: “Análise e Otimização de Evaporadores de Aletas Periféricas” (clique aqui para obter o texto completo no formato pdf – 7.52 Mb)

Orientador: Prof. Jader Barbosa Riso

Instituição: UFSC

Parecer da Comissão de Prêmio

“Bruno Ferreira Pussoli apresentou em sua dissertação uma análise teórica e experimental de um conceito alternativo de superfícies estendidas para trocadores de calor compactos. Cinco protótipos experimentais foram utilizados para validar uma teoria especialmente desenvolvida para predizer o comportamento termo-hidráulico dos trocadores de calor propostos.”

2012 (ABCM / EMBRAER)
Melhor Tese de Doutorado

Autor: Henrique Massard da Fonseca

Título da Tese: “Soluções de problemas inversos com medidas termográficas em micro-escalas”

Orientadores: Prof. Helcio Rangel Barreto Orlande e Prof. Olivier Fudym

Instituição: UFRJ

Menção Honrosa Tese de Doutorado

Autor: Julien Mauprivez

Título da Tese: “Solving an inverse stochastic problem for the estimation of vocal folds control parameters statistics using voice samples”

Orientadores: Prof. Rubens Sampaio e Prof. Edson Cataldo

Instituição: PUC-Rio

Melhor Dissertação de Mestrado

Autor: Francisco Júlio do Nascimento

ítulo da Dissertação: “Estudo teórico-experimental da transferência de calor e da perda de pressão em um dissipador de calor baseado em micro-canais”

Orientador: Prof. Gherhardt Ribatski

Instituição: EESC-USP

Parecer da Comissão de Prêmio
2013 (ABCM / EMBRAER)
Melhor Tese de Doutorado

Autor: Marcelo Souza de Castro

Título da Tese: “Fenômeno de transição espacial do escoamento óleo pesado-água no padrão estratificado”

Orientadores: Prof. Oscar Mauricio Hernandez Rodriguez

Instituição: EESC/USP

Menção Honrosa Tese de Doutorado

Autor: Lizeth Vargas Palomino

Título da Tese: “Técnicas de inteligência artificial aplicadas ao método de monitoramento de integridade estrutural baseado na impedância eletromecânica para monitoramento de danos em estruturas aeronáuticas”

Orientadores: Prof. Valder Steffen Jr.

Instituição: UFU

 

Autor: Marcelo Leite ribeiro

Título da Tese: “Damage and progressive failure analysis for aeronautical composite structure with curvature”

Orientadores: Prof. Volnei Tita

Instituição: EESC/USP

Melhor Dissertação de Mestrado

Autor: Eric Marchezini Mazzer

Título da Tese: “Caracterização microestrutural e mecânica da liga de AI AA7050 reciclada por conformação por spray e extrusão”

Orientadores: Prof. Claudio Shyinti Kiminami

Instituição: UFSCar

Menção Honrosa Dissertação de Mestrado

Autor: Thiago de Paula Sales

Título da Tese: “Modelagem numérico-computacional de sistemas multicorpos flexíveis contendo matérias viscoelásticos”

Orientadores: Prof. Domingos Alves Rade

Instituição: UFU

 

Autor: Glauber Mosqueira

Título da Tese: “Towards the robotic assembly of fuselages”

Orientadores: Prof. Luiz Gonzaga Trabasso

Instituição: ITA

2014 (ABCM / EMBRAER)
Melhor Tese de Doutorado

Autor: Rafael Gabler Gontijo

Título da Tese: “Micromecânica e Microhidrodinâmica de Suspensões Magnéticas”

Orientadores: Prof. Francisco Ricardo da Cunha

Instituição: UNB

Menção Honrosa Tese de Doutorado

Autor: Carlos Eduardo Keutenedjian Mady

Título da Tese: “Desempenho Termodinâmico do Corpo Humano e seus Subsistemas, Aplicações à Medicina, Desempenho Esportivo e Conforto Térmico”

Orientadores:

Instituição: USP

Melhor Dissertação de Mestrado

Autor: Pedro Magalhães de Oliveira

Título da Tese: “On Air-Water Two-Phase Flows in Return Bends”

Orientadores: Prof. Jader Riso Barbosa Junior

Instituição: UFSC

Menção Honrosa Dissertação de Mestrado

Autor: Bismarck Luiz Silva

Título da Tese: “Parâmetros Térmicos de Solidificação, Microestrutura e Resistência Mecânica de Ligas Eutéticas Sn-0,7%Cu-(xNi)”

Orientadores: Prof. José Eduardo Spinelli

Instituição: UFSCar

2015 (ABCM / EMBRAER)
Melhor Tese de Doutorado

Autor: Iara Hernandez Rodriguez

Título da Tese: “Estudo Experimental e Modelagem do Escoamento de Emulsão Inversa em Tubulações”

Orientadores: Dr. Oscar Mauricio Hernandez Rodriguez

Instituição: USP-SC

Menção Honrosa Tese de Doutorado

Autor: Roberta de Queiroz Lima

Título da Tese: “Modeling and Simulation in Nonlinear Stochastic Dynamics of Coupled Systems and Impacts”

Título da Tese: “Modeling and Simulation in Nonlinear Stochastic Dynamics of Coupled Systems and Impacts”

Instituição: PUC-Rio

Melhor Dissertação de Mestrado

Autor: Filipe Fontanela

Título da Tese: “Análise Robusta de Modelos Estruturais Utilizando Métodos Probabilísticos”

Orientadores: Prof. Arcanjo Lenzi

Instituição: UFSC

Menção Honrosa Dissertação de Mestrado

Autor: Abdul Orlando Cárdenas Gómez

Título da Tese: “Avaliação Experimental do Desempenho Termo-Hidráulico de Nanofluidos de Nanotubos de Carbono de Parede Simples em Escoamento Monofásico em Regime Turbulento”

Orientadores: Prof. Enio Pedone Bandarra Filho

Instituição: UFU

Prêmio ABCM / EMBRAER – Melhor Projeto de Formatura em Engenharia Mecânica
2003 (ABCM)

Autor: Walter Andrey Fontana

Título do Trabalho: “Avaliação de Tratamentos de Superfície Aplicados em Ferramentas de Corte”

Orientador: Prof. Carlos Eduardo Fortis Kwietniewski

Instituição: Unisinos

2004 (ABCM)

Autores: Djalma Demasi e Samuel Antonio Basto dos Santos Filho

Título do Trabalho: "Dispositivo Digital para Medição de Modelos de Gesso"

Orientador: Prof. Vitor Ferreira Romano

Instituição: UFRJ

Parecer da Comissão de Prêmio

“O Projeto de Formatura selecionado destacou-se dos demais por evidenciar, de forma singular, quatro importantes aspectos de uma boa solução de engenharia: esmerada proposta de concepção ; cuidadosa avaliação, simulação e calibração do modelo numérico representativo; construção e testes de prototipos; e finalmente, importante aplicação prática. O dispositivo final construido representa a segunda versão de um prototipo , tendo sido utilizado em uma aplicação que constou da medição da topologia de mais de 3000 moldes odontologicos, cuja tarefa foi realizada no curto espaço de tempo de apenas três dias . Os dados obtidos com este dispositivo são parte integrante da analise comparativa destes moldes em um trabalho de tese de doutorado, e permitiram uma substancial redução no tempo de medição e grande impacto na produtividade. O dispositivo final proposto e construido apresenta ainda as importantes características de portabilidade, aparência e o acabamento médicos .”

2005 (ABCM)

Autor: Humberto Ferreira Vinhais

Título do Trabalho: “Projeto Otimizado de um Micro-Motor Eletrostático” (clique aqui para obter o texto completo no formato pdf – 3.4Mb)

Orientador: Prof. Emílio Carlos Nelli Silva

Instituição: EPUSP

Parecer da Comissão de Prêmio

“O Projeto de Formatura selecionado destacou-se dos demais por evidenciar, de forma singular, uma importante aplicação no projeto de micro-motores, demonstrando três características de uma cuidadosa solução de engenharia: simulação numérica por elementos finitos do campo elétrico no entreferro do motor, otimização de forma topológica visando extrair o máximo torque e a experimentação de um sistema micro-eletromecânico. Sofisticadas técnicas de fabricação são apresentadas no trabalho cuja geometria do rotor é otimizada empregando-se um “software” desenvolvido pelo próprio autor.”

2006 (ABCM)

Autor: Eduardo Barjud Bugelli

Título do Trabalho: “Estudo do Impacto Axial em Tubos para Ensaio em Segurança Veicular” (clique aqui para obter o texto completo no formato pdf – 6.6Mb)

Orientadora: Profa. Larissa Driemeier

Instituição: EPUSP

Parecer da Comissão de Prêmio

“O trabalho apresenta uma proposta para o projeto de um banco de tubos empregado nos experimentos associados à simulação da colisão de veículos, de forma a garantir as condições de desaceleração estabelecidas em normas técnicas. Os testes de colisão de veículos consistem em arremessá-los contra um banco de tubos que, por condições de flambagem plástica progressiva, reage ao movimento do veículo simulando os efeitos reais da desaceleração sobre o mesmo e os passageiros. Dentre os 16 trabalhos analisados, esta Comissão reconhece que este destaca-se dos demais pelas seguintes razões: a) apresenta a formulação do problema à luz dos fenômenos físicos presentes e discute uma solução analítica aplicada à situação simplificada do problema; b) propõe um modelo numérico e apresenta a implementação deste na simulação computacional do problema e c) apresenta os resultados de testes experimentais que comprovam a adequação do modelo numérico no projeto de bancos de tubos. Do ponto de vista técnico o problema tratado é sem dúvida de grande relevância em engenharia, especialmente mecânica, além de propor uma significativa racionalização nas etapas do projeto do experimento, permitindo a redução nos custos destes.”

2007 (ABCM)

Autor: Ivan Lairton Thön

Título do Trabalho: “Desenvolvimento de Sistema de Hidroconformação em Tubos de Aço” (clique aqui para obter o texto completo no formato pdf – 9.2Mb)

Orientadores: Prof. Wang Chong e M.Sc. João Henrique Correia de Souza

Instituição: UNIJUI

Parecer da Comissão de Prêmio

“Este trabalho apresenta conceitos sobre os princípios da conformação de metais e o estado-da-arte do processo de hidroconformação em tubos verificando, principalmente, os detalhes que influenciam no desenvolvimento de um sistema de produção e os cálculos analíticos para determinação da pressão interna e variação da espessura dos tubos de aço. Foram realizados testes práticos com um sistema simplificado de uma ferramenta de hidroconformação. Os resultados destes testes provaram o funcionamento da vedação do tubo dentro da ferramenta e do amplificador de pressão. Ao final é apresentada a especificação completa de um sistema de hidroconformação para a produção de tubos. Dentre os quatorze trabalhos analisados esta comissão concluiu que este se destaca dos demais, pelas seguintes razões:

  • contempla todas as fases importantes de um projeto de engenharia: reconhecimento de necessidades, fundamentação teórica, projeto, construção e realização de testes experimentais;
  • tem relação direta com o processo produtivo;
  • o problema tratado é, do ponto de vista técnico, de grande relevância para a indústria.”
2008 (ABCM)

Autora: Helena Maria Borja Veiga

Título do Trabalho: “Deslocamento em Fluidos Gelificados no Problema de Reinício de Escoamento em Oleodutos” (clique aqui para obter o texto completo no formato pdf – 0.5Mb)

Orientador: Prof. Paulo Roberto de Souza Mendes

Instituição: PUC-Rio

Parecer da Comissão de Prêmio

“Dentre os dezenove trabalhos analisados esta Comissão decidiu pelo presente por apresentar excelente abordagem teórica, bem fundamentada, objetiva e simples, com aplicação prática imediata e grande relevância às Ciências Mecânicas.”

2009 (ABCM)

Autor: Mário Sérgio Della Roverys Coseglio

Título do Trabalho: “Caracterização de Partículas Abrasivas Segundo Diferentes Modelos de Medição de Fator de Forma” (clique aqui para obter o texto completo no formato pdf – 4.7Mb)

Orientador: Prof. Giuseppe Pintaúde

Instituição: CEFET-PR

Parecer da Comissão de Prêmio

“Após cuidadosa avaliação e ponderação de critérios a Comissão de Premio escolheu este trabalho, dentre os dezessete considerados para analise, que se destacou dos demais pela superior qualidade do trabalho experimental realizado, pela atualidade da metodologia empregada e por sua muito boa apresentação.”

2011 (ABCM / EMBRAER)

Autor: Franco Picoli

Título do Trabalho: “Análise do Torque no Processo de Rosqueamento com Machos de Roscar” (clique aqui para obter o texto completo no formato pdf – 3.37Mb)

Orientador: Prof. Walter Andrey Fontada

Instituição: UNISINOS

Parecer da Comissão de Prêmio

“O critério de seleção utilizado procurou privilegiar os trabalhos que, além de bem escritos e com base conceitual de bom nível, apresentassem aplicação prática no processo produtivo e tivessem o dispositivo ou protótipo construído.”

Autor: Adriano Menezes da Silva

Título do Trabalho: “Estudo da Influência do Nitreto de Boro Hexagonal da Uniabilidade de Liga de Aço Rápido Sintetizado” (clique aqui para obter o texto completo no formato pdf – 4.50Mb)

Orientador: Prof. Dilson José Aguiar de Souza

Instituição: UNISINOS

2012 (ABCM / EMBRAER)
Melhor Projeto de Formatura em Engenharia Mecânica

Autora: Débora Carneiro Moreira

Título do Projeto: “Análise experimental de propriedades termomecânicas em nano-compósitos poliméricos”

Orientador: Prof. Leandro Alcoforado Sphaier

Instituição: UFF

Melhor Projeto de Formatura em Engenharia Mecânica

Autor: André Fernando de Castro da Silva

Título do Projeto: “Estudo paramétrico para otimização da câmara de mistura supersônica do Instituto de Aeronáutica e Espaço”

Orientadores: Prof. Dr. Marcos Aurélio Ortega e Dr. João Batista Pessoa Falcão Filho

Instituição: ITA

Menção Honrosa Projeto de Formatura em Engenharia Mecânica

Autor: Renato Rebouças de Medeiros

Título do Projeto: “Projeto, construção e testes de um modelo de asa de perfil variado”

Orientador: Prof. Roberto da Mota Girardi

Instituição: ITA

2013 (ABCM / EMBRAER)
Melhor Projeto de Formatura em Engenharia Mecânica

Autor: Kleber Marques Lisbôa

Título da Tese: “ Análise Aerotermodinâmica de uma sonda Pitot aeronáutica: modelo conjugado, simulação híbrida e estudos paramétricos de projetos”

Orientadores: Prof. Renato Machado Cotta

Instituição: UFRJ

Menção Honrosa Projeto de Formatura em Engenharia Mecânica

Autor: Danillo Pedro Silva

Título da Tese: “Construção e automação de bomba mecânica para sistema de vácuo”

Orientadores: Prof. Norberto Cella

Instituição: UERJ

2014 (ABCM / EMBRAER)
Melhor Projeto de Formatura em Engenharia Mecânica

Autor: Sara Malvar Mauá

Título da Tese: “Dinâmica de Bolhas em Meio Magnético: Formulação, Modelagem e Controle”

Orientadores: Prof. Francisco Ricardo Cunha

Instituição: UNB

Menção Honrosa Projeto de Formatura em Engenharia Mecânica

Autor: Henrique Zenker dos Santos

Título da Tese: “Projeto de Triciclo Destinado à Prática de Atividades Fisioterapêuticas”

Orientadores: Prof. Marcos Antonio Steigleder

Instituição: UNISINOS

2015 (ABCM / EMBRAER)
Melhor Projeto de Formatura em Engenharia Mecânica

Autor: Gustavo Marques Hobold

Título da Tese: “ Combined Heat Transfer and Fluid Flow Phenomena in the Neighborhood of the Thermodynamic Critical Point”

Orientadores: “Prof. Alexandre Kupka da Silva

Instituição: UFSC

Menção Honrosa Projeto de Formatura em Engenharia Mecânica

Autor: Carolina Lau Lins Beicker

Título da Tese: “Avaliação Experimental da Utilização de Nanofluidos em Coletor Solar de Absorção Direta”

Orientadores: Prof. Dr. Enio Pedone Bandarra Filho

Instituição: UFU

Prêmio ABCM – Melhor Trabalho no CREEM
2000

Alunos: Alexandre Galiotto, Carlos Eduardo Guedes Catunda, Fabio Ribeiro Soares da Cunha, Geziel Schaucoski Oliveira, Marcelo Augusto Milan da Silva

2001

Alunos: Ilvan Porto, Marcelo Carneiro, Marcos Antônio de Moraes Brito

2002

Aluno: Gustavo Alberto Schmidt Ribbe

2003

Aluno: Andre Rocha Barreto

Título do Trabalho: Análise Teórica e Simulação Numérica de um Compressor Rotativo

Orientadores: Prof. José Alberto dos Reis Parise e Prof. Hans Ingo Weber

Instituição: PUC-Rio

2004 (NKS)

Aluno: Rodrigo Marge Pagnozzi

Título do Trabalho: “Estabelecimento de Procedimentos de Reparo por Deposição de Solda Aplicada a Tubulações em Serviço de Transporte de Petróleo e seus Derivados”

Orientadores: Prof. Augusto José de Almeida Buschinelli e Prof. Carlos Henrique Nino Bohórquez

Instituição: UFSC

2005

Alunos: Ruth R. Ractz, Samanta B. Vearick, Marcelo D. O. Michelo

Título do Trabalho: “Confecção e Implante de Stents”

Orientador: Prof. Lírio Schaeffer

Instituição: UFRGS

2006

Alunos: Gustavo Francisco Cabral e Oswaldo Mendes França Jr.

Título do Trabalho: “Utilização de Martelo Resposta em Freqüência para a Obtenção da Freqüência Natural de Vibração

Orientador: Prof. Jefferson de Oliveira Gomes

Instituição: ITA

2007

Aluno: Arthur Heleno Pontes Antunes

Título do Trabalho: “Avaliação Experimental de um Sistema de Refrigeração com Variação da Rotação do Compressor” (clique aqui para obter o texto completo no formato pdf – 250Kb)

Orientador: Prof. Enio Pedone Bandarra Filho

Instituição: UFU

2008

Aluno: Pedro Pio Rosa Nishida

Título do Trabalho: “Apresentação de uma Metodologia Computacional para Controle de Ruído Industrial e Ambiental”

Orientadores: Prof. Marcus Antonio Viana Duarte e Ricardo Humberto de Oliveira Filho

Instituição: UFU

2009

Aluno: Alexandre Alves Arcanjo

Título do Trabalho: “Características do Escoamento Bifásico do R134A em Microcanais” (clique aqui para obter o texto completo no formato pdf – 500Kb)

Orientador: Prof. Gherhardt Ribatski

Instituição: EESC/USP

2010

Autor: Marcela de Melo Anicezio

Título da Tese: “Modelo Numérico e Experimental de um Gerador Piezoaeroelástico de Energia”

Orientadores: Prof. Carlos de Marqui Jr.

Instituição: USP

2011

Autor: Diego Rodrigues Sant'Anna

Título da Tese: “Análise de Vibrações em Processos de Usinagem”

Orientadores: Prof. Jefferson de Oliveira Gomes e Prof. Anderson Vicente Borille

Instituição: CETEC - Centro de Tecnologia e Ciência - ETEP

2012

Autor: Renan Padovani

Título da Tese: “Análise das distorções ocorridas em peças submetidas à soldagem a ponto utilizando software de elementos finitos”

Orientadores: Prof. Carlos Sakuramoto, Prof. Eduardo Tavares Galvani e Prof. Anderson Vicente Borille

Instituição: Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP

2013

Autor: Thiago Rubens Vieira Ebel

Título da Tese: “Análise Experimental da Molhabilidade do Óleo Lubrificante em Superfícies Sólidas Considerando a de Absorção de Refrigerante”

Orientadores: Prof. Jader Barbosa

Instituição: Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC

Menção Honrosa

Autor: Jean Carlos Poletto

Título da Tese: “Desenvolvimento de uma Metodologia para Análise dos Fenômenos de Stick-Splip e Creep-Groan em Materiais de Ficção Veiculares”

Orientadores:

Instituição: Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS

2014

Autor: Marcelo Nunes Murakami

Título da Tese: “Construção e Avaliação de Modelos Numéricos Computacionais de Silenciadores Veiculares”

Orientadores: Prof. Key Fonseca de Lima

Instituição: PUC-PR

Menção Honrosa

Autor: Lucas Lisbôa Vignoli

Título da Tese: “Análise de Ossos Longos Anisotrópicos”

Orientadores:

Instituição: PUC-Rio

2015

Autor: Roberto Berlini

Título da Tese: “Análise Experimental da Influência da Queima Pobre do Etanol Hidratado na Eficiência de um Motor Monocilindro de Pesquisa com Acesso Óptico”

Orientadores: Prof. Key Fonseca de Lima

Instituição: UFMG

Prêmio ABCM – Yehan Numata em Metrologia Dimensional
2005 (Mitutoyo)

Aluno: Eduardo Garcia

Título do Trabalho: “Sistema para Calibração Automática de Relógios Comparadores”

Orientador: Prof. Isaac N.L. Silva

Instituição: PUC-RS

Parecer da Comissão de Prêmio

“Na escolha deste trabalho a Comissão valorizou o emprego de dispositivos e técnicas de medição à distância, empregando sistemas de comando de movimento por motor de passo e de visão por câmera digital, substituíndo neste caso a intervenção humana.”

2007 (Mitutoyo)

Autor: Francisco Augusto Arenhart

Título do Trabalho: “Desempenho Metrológico de Máquinas de Medição por Coordenadas no Âmbito Industrial Brasileiro” (clique aqui para obter o texto completo no formato pdf – 1.0Mb)

Orientadores: Prof. Gustavo Daniel Donatelli e M.Sc. Christian Rafaello Baldo

Instituição: UFSC

Parecer da Comissão de Prêmio

“A Comissão reconhece a muito boa qualidade técnica dos trabalhos concorrentes; dois dirigidos a procedimentos de medição em um caso industrial e o terceiro à gestão de laboratório de medição. Os trabalhos de medição apresentam um enfoque mais amplo e aplicável a problemas industriais representando, no entender da comissão, uma contribuição importante e efetiva para a sociedade industrial brasileira. Nesta seleção utilizou-se como critério de qualidade a priorização daquele trabalho com mais forte proficiência nos procedimentos propostos, verificados os aspectos metrológicos da repetitividade e da reprodutibilidade. Além destas importantes características, o trabalho selecionado também utiliza uma adequada avaliação e crítica dos erros envolvidos no processo de medição proposto. Este é um problema real e diário da metrologia industrial e, tê-lo abordado de modo consistente e com cuidadoso rigor científico constituem-se no maior mérito do trabalho.”

2009 (Mitutoyo)

Autor: Francisco Augusto Arenhart

Título do Trabalho: “Avaliação do Desempenho Metrológico de Processos de Medição de Forma por Scanning com Base na Incerteza de Medição” (clique aqui para obter o texto completo no formato pdf – 1.9Mb)

Orientadores: Prof. Gustavo Daniel Donatelli e Dr. Eng. Crhistian Rafaello Baldo

Instituição: UFSC

Parecer da Comissão de Prêmio

“O trabalho apresenta uma proposta de avaliação do desempenho metrológico, visando a otimização, dos processos de medição em máquinas de medir coordenadas (MMC) através de “scanning”. Esta avaliação feita a partir da estimativa da incerteza de medição e da variabilidade das tarefas de medição, em um processo de avaliação automatizado que permite o fornecimento da incerteza de uma tarefa específica, com um mínimo de envolvimento de analistas. Várias ferramentas gráficas e estatísticas são disponibilizadas e que possibilitam a otimização do processo de medição, com a redução da incerteza e/ou aumento da velocidade de medição. O trabalho apresenta ainda um estudo de caso com uma MMC utilizando peças de produção calibradas com baixa incerteza, provenientes de um laboratório prestador de serviços. E, conclui que a abordagem proposta é metrologicamente consistente e operacionalmente eficaz na avaliação e na redução da incerteza de medição de forma. O trabalho destaca-se pelo rigor científico empregado na analise estatística dos dados, pela comparação e validação de normatizações e pela rastreabilidade das medições utilizadas.”