LOGIN / Acesse o sistema

Esqueceu sua senha? Redefina aqui.

Ainda não possui uma conta? Cadastre-se aqui!

REDEFINIR SENHA

Insira o endereço de email associado à sua conta que enviaremos um link de redefinição de senha para você.

Ainda não possui uma conta? Cadastre-se aqui!

ABCM ABCM

ABCM – Por uma Sociedade Melhor!

A Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas – ABCM – é uma Sociedade Civil, de caráter cultural e científico sem fins lucrativos, fundada em 19 de abril de 1975, com sede forense na cidade do Rio de Janeiro.

A ABCM tem por finalidade congregar pessoas físicas e jurídicas, com interesse no desenvolvimento da Engenharia e das Ciências Mecânicas, para:

  • Contribuir para o desenvolvimento da Engenharia e das Ciências Mecânicas no Brasil;
  • Promover a pesquisa, intercâmbio e difusão do conhecimento na sua área de atuação;
  • Estimular um efetivo intercâmbio entre as Universidades, Centros de Pesquisa e a Indústria, no sentido de contribuir para o desenvolvimento do país;
  • Estimular a divulgação do conhecimento em Engenharia e Ciências Mecânicas através da publicação de livros textos, monografias, revistas e demais meios de comunicação;
  • Promover o intercâmbio com Institutos e Associações Técnico-Científicas correlatas, do país e do exterior;
  • Promover o conhecimento da Engenharia e das Ciências Mecânicas através de Congressos, Simpósios, Conferências, Cursos e Reuniões Técnico-Científicas;

O desenvolvimento científico e tecnológico contemporâneo exige dos profissionais que trabalham nas diversas áreas da Engenharia e das Ciências Mecânicas uma constante atualização frente aos avanços realizados nas diversas áreas afins à sua atuação. Participando de uma sociedade técnica-científica como a ABCM, o profissional tem a oportunidade única de continuamente expor-se a várias atividades situadas na fronteira do conhecimento científico/tecnológico.

A ABCM conta com cerca de novecentos membros, com formação em Engenharia Mecânica, Mecatrônica, Civil, Química, Aeroespacial, Naval, Petróleo, Materiais e Metalurgia, bem como em Física e Matemática Aplicada. Embora a maioria atue na área acadêmica, a Associação procura estreitar cada vez mais a interação entre as Universidades e Centros de Pesquisa com o meio industrial, especialmente com aqueles setores afeitos aos desafios tecnológicos atuais.

Desde sua fundação a ABCM tem sido o principal agente promotor da Engenharia e das Ciências Mecânicas no Brasil. Esta atuação tem sido materializada através de diversos mecanismos destacando-se, em particular:

  • A promoção de encontros técnicos e científicos regulares, com a publicação dos anais de todos os eventos;
  • A edição de revistas científicas e de um boletim noticioso para os membros;
  • A representação do Brasil em organismos técnicos internacionais;
  • A celebração de acordos de colaboração técnica e científica com as principais sociedades internacionais correspondentes;
  • A criação de Seções Estudantis com o objetivo de aproximar a ABCM dos alunos de graduação em Engenharia Mecânica, buscando contribuir para uma melhor formação do aluno de graduação, colocando-o em contato com a produção científica e tecnológica e com o setor industrial.