LOGIN / Acesse o sistema

Esqueceu sua senha? Redefina aqui.

Ainda não possui uma conta? Cadastre-se aqui!

REDEFINIR SENHA

Insira o endereço de email associado à sua conta que enviaremos um link de redefinição de senha para você.

Ainda não possui uma conta? Cadastre-se aqui!

ABCM 40 Anos ABCM

São 40 anos de história da ABCM!

 

 

 

19 de abril de 1975 – 19 de abril de 2015

São 40 anos de história da ABCM!

 

ABCM, estas quatro letras são o acrônimo para Associação Brasileira de Ciências Mecânicas, nome original de nossa Associação. Criada com o objetivo de congregar professores, pesquisadores e engenheiros interessados nas ciências mecânicas. Fundada por visionários que acreditavam que o desenvolvimento científico brasileiro era baseado na sua visão científica da engenharia mecânica – donde o lema: “por uma sociedade melhor”. Naquele ano de 1975, foi organizado o 3º COBEM – Congresso Brasileiro de Engenharia Mecânica, com 106 trabalhos, dos quais 80 do Brasil. No prefácio, a Comissão Organizadora escreve: “É indiscutível a necessidade de se congregar regularmente, a cada dois anos, professores, pesquisadores e engenheiros... para apresentar e discutir os resultados de suas pesquisas em Engenharia Mecânica”. Também é inegável que o COBEM75, com quase 25% de trabalhos de fora do país, foi o primeiro COBEM “internacional”.

Nos anos seguintes, o crescimento da Associação aparece através da continuidade do COBEM e da criação da RBCM, Revista Brasileira de Ciências Mecânicas, cujo primeiro volume data de 1979. Em 1986 surge o ENCIT – Encontro Nacional de Ciências Térmicas, primeiro dos eventos específicos de várias áreas. Em 1998, a Escola de Primavera de Transição e Turbulência deu origem às várias escolas.

Embora o COBEM tenha surgido antes da ABCM, foi ele o motor da sua criação e é através dele que vemos através do número e da qualidade dos trabalhos apresentados, da grande participação de professores, pesquisadores e estudantes, a pujança da ABCM. É no COBEM que se reúne toda a comunidade para tomar as decisões que norteiam nossa Associação.

Neste ano, o novo Portal ABCM foi apresentado, concebido para ser o instrumento de comunicação, congregação e divulgação de eventos, pesquisas, palestras, filmes realizados pela comunidade de ciências mecânicas, com conteúdos exclusivos para os Membros, sem descuidar dos conteúdos “open access”. Ao longo deste ano, novas facilidades serão incluídas, como o acesso diferenciado para conselheiros e secretários de comitês e de regionais, assim como vídeos de palestras key-note de eventos recentes.

Olhar para esses 40 anos é também olhar para o futuro da ABCM. No dizer de Luiz Bevilacqua: “A ABCM deve promover uma profunda discussão sobre o enfoque que deve prevalecer nas ciências mecânicas, sobre o movimento de síntese do conhecimento, sobre abandono de certos temas em favor de outros, sobre a articulação com outras áreas do conhecimento e sobre a educação e o treinamento de engenheiros para o mundo atual. Todos nós temos a responsabilidade de contribuir para que isso aconteça”.

Para a comemoração do quadragésimo aniversário, o Selo e o Logo “ABCM 40 anos” serão utilizados até o próximo aniversário, acompanhando todos os certificados dos prêmios ABCM concedidos no COBEM. Também haverá uma edição única do Prêmio ABCM 40 anos.

A homenagem da Comunidade ABCM a seus fundadores e a seus presidentes, que fizeram da ABCM a instituição de destaque que hoje é.

Fundadores da ABCM:

Alcir de Faro Orlando Loir Afonso Moreira
Ângelo Accenti Jr. Luiz Bevilacqua
Antônio A. Guidetti Porto Maurício Prates de Campos Filho
Augusto Ruy de oliveira Pinto Nivaldo Lemos Coppini
Carlos Amadeu Pallerosi Octavio Maizza Neto
Celso Pascalli Bottura Otávio de Matos Silvares
Clóvis de Alburquerque Rosa Paulo Koji Nakamura
Douglas Eduardo Zampieri Peter Kaleff
Eitaro Yamane Reny Simão
Fausto Rodrigues Filho Sidney Stuckenbruck
Fernando Iguti Solly Andi Segenreich
Francisco Paulo Lépore Neto William Mitias Mansour
Hans Ingo Weber Yaro Burian Jr.
Honorato Antônio Tomelin  

 

Ex-Presidentes da ABCM:

Hans Ingo Weber De 19.04 a 11.12 de 1975
Nelson Back Biênio 76/77
Sidney Stuckenbruck  Biênios 78/79, 88/89 e 90/01
Arno Blass Biênio 80/81
Euclides de Carvalho Fernandes Biênio 82/83
Luiz Bevilacqua Biênios 84/85 e 86/87
Arthur Palmeira Ripper Neto Biênios 92/93 e 94/95
Carlos Alberto de Almeida Biênios 96/97 e 98/99
Renato Machado Cotta Biênio 00/01
Leonardo Goldstein Jr. Biênios 02/03 e 04/05
Valder Steffen Junior Biênios 06/07 e 08/09
Antônio José da Silva Neto Biênios 10/11 e 12/13