ETT 2004
IV Escola de Primavera Transição e Turbulência

Apresentação

Turbulência é um fenômeno que ocorre em quase todos os escoamentos encontrados na natureza, na indústria e mesmo no dia a dia. São turbulentos os escoamentos na atmosfera, nos rios e nos mares. Na indústria de processos, em dutos e tubulações, em trocadores de calor e sistemas de ventilaçâo e climatização, a turbulência é uma das responsáveis pelo grau de desempenho dos processos que esses equipamentos realizam. Nas indústrias aeronáutica e automotiva, o desempenho aerodinâmico e o rendimento dos processos de combustão são diretamente influenciados pela turbulência dos escoamentos dos fluídos participantes.

Por sua natureza, a turbulência é considerada "o mais complicado movimento que existe na física", exigindo, para sua análise, as mais sofisticadas técnicas experimentais e os mais poderosos recursos computacionais a nível de programas e de computadores e periféricos.

A ETT 2004 - IV Escola de Primavera Transiçâo e Turbulência tem como objetivo dar continuidade ao trabalho iniciado em setembro de 1998 pela UFRJ, no Rio de Janeiro. Promovida pela ABCM - Associaçâo Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas, a Primeira Escola de Turbulência reuniu professores, pesquisadores e estudantes, buscando a difusão do conhecimento em aspectos teóricos e aplicados, numéricos e experimentais, nas áreas de transiçâo e turbulência.

O sucesso desse evento levou à organização da Segunda Escola, em Uberlândia (UFU), em 2000 e da Terceira em Florianópolis (UFSC), em 2002, tornando-se um evento regular da ABCM.

É um caminho natural a continuidade da realização da Escola pelos claros benefícios em termos de disseminação do conhecimento nos temas de transição e turbulência e pela proveitosa interaçâo entre pesquisadores e alunos de pós- graduação atuantes nas áreas ligadas à turbulência.

A ETT 2004 em Porto Alegre, é promovida pela ABCM, realizada e sediada pelas duas maiores universidades do Estado do Rio Grande do Sul: a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Agradecimentos

Nâo podemos deixar de agradecer 0 apoio recebido de nossas Universidades. em especial do Programa de Pós Graduaçâo em Engenharia Mecânica - PROMECIUFRGS e de nossos departamentos_ de Engenharia Mecânica (DEMECIUFRGS) e Nuclear (DENUCIUFRGS) e ao Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPHIUFRGS) bem como o Departamento de Engenharia Mecânica e Mecatrônica (DEMIPUC-R8).

Para permitir que a Escola aconteça, o financiamento das agências de fomento é fundamental. O apoio da CAPES, do CNPq e da FINEP a nível nacional, bem como da FAPERGS em nosso Estado, foi decisivo para a realização desta Escola. A essas agências, o agradecimento da Comissâo Organizadora e Editorial da ETT 2004. Este agradecimento estende-se, também, à EMBRAER, à Comissâo Nacional de Energia Nuclear (CNEN) e à VENDITORE Informática, Porto Alegre, pelo apoio financeiro adicional.

Finalmente, gostaríamos de expressar nossa gratidâo aos palestrantes nacionais e internacionais, que dedicaram seu tempo na preparação de manuscritos de alta qualidade para a Escola e vieram a Porto Alegre compartilhar seus valiosos conhecimentos com a comunidade brasileira de transiçâo e turbulência.