ABCM - Por uma sociedade melhor!

ABCM -POR UMA SOCIEDADE MELHOR!

A Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas - nch - é uma Sociedade CiviL de caráter cultural e científico sem fins lucrativos, fundada em 19 de ahril de 1975, com sede forense na cidade do Rio de Janeiro.

OBJETVO

A ABCM tem por ñnalidade congregar pessoas ñsicas e jurídicas, com interesse no desenvolvimento da Engenharia e das Ciências Mecânicas, para:

  • Contribuir para 0 desenvolvimento da Engenharia e das Ciências Mecânicas no Brasil;
  • Promover a pesquisa, intercâmbio e difusão do conhecimento na sua área de atuação;
  • Estimular um efetivo intercâmbio entre as Universidades, Centros de Pesquisa e a Indústria. no sentido de contribuir para 0 desenvolvimento;
  • Estimular a divulgação do conhecimento em Engenharia e Ciências Mecânicas através da publicação de livros textos, monografias, revistas e demais meios de comunicação;
  • Promover o intercâmbio com Institutos e Associações Técnico-Científicas correlatas, do país e do exterior;
  • Promover o conhecimento da Engenharia e das Ciências Mecânicas através de Congressos, Simpósios, Conferências, Cursos e Reuniões Técnico-científicas;

SOBRE A ABCM

A ABCM conta com cerca de novecentos membros, com formação em Engenharia Mecânica, Mecatrônica, Civil Química, Aeroespacial, Naval, Petróleo, Materiais e Metalurgia, bem como em Física e Matemática Aplicada. Embora a maioria atue na área acadêmica, a Associação procura estreitar cada vez mais a interação entre as Universidades e Centros de Pesquisa com o meio industrial especialmente com aqueles setores afeitos aos desafios tecnológicos atuais.

Desde sua fundação em 1975, a ABCM tem sido o principal agente promotor da Engenharia e das Ciências Mecânicas no Brasil. Esta atuação tem sido materializada através de diversos mecanismos destacando-se, em particular:

  • A promoção de encontros técnicos e científicos regulares, com a publicação dos anais de todos os eventos;
  • A edição de revistas científicas e de um boletim noticioso para os membros;
  • A representação do Brasil em organismos técnicos internacionais;
  • A celebração de acordos de colaboração técnica e científica com as principais sociedades interacionais correspondentes;
  • A criação de Seções Estudantis com o objetivo de aproximar a ABCM dos alunos de graduação em Engenharia Mecânica, buscando contribuir para uma melhor formação do aluno de graduação, colocando-o em contato com a produção científica e tecnológica e com o setor industrial.

PUBLICAÇÕES

Journal of the Brazillian Society of Mechanical Sciences and Engineering
Revista trimestral científica, publicada desde 1979,indexada pela Applied Mechanics Review e pela Engineering Information, INC. , é uma das revistas de maior prestígio na área de engenharia no Brasil Editor: Átila Pantaleão Silva Freire, UFRJ

Thermal Engineering
Revista semestral, publicada desde 2001, na área de energia, equipamentos, petróleo e gás natural, organizada pelo Programa Interdisciplinar em Engenharia de Petróleo e Gás Natural, PRH-24/ANP/MCT da UFPR. Editor: José Viriato Coelho Vargas, UFPR.

ABCM Engenharia
Revista trimestral, publicada desde 1994, de informação aos membros da associação sobre atividades promovidas pela ABCM, e de notícias de interesse geral, com um tema em cada número, visando a comunicaçâo ampliada entre a Diretoria, Comitês e os membros. Editor: José Roberto de França Arruda, UNICAMP

EVENTOS REGULARES PROMOVIDOS PELA ABCM

Os eventos regulares promovidos pela ABCM são:

  • COBEM - International Congress of Mechanical Engineering
    Este é o principal evento científico em engenharia mecânica na América Latina, cobrindo todas as áreas de atuação da engenharia e ciências mecânicas. Conta atualmente com a participação média de 1000 pessoas e aproximadamente 8OO trabalhos publicados nos Anais. O COBEM realiza-se a cada dois anos, desde 1971.
  • CONEM - Congresso Nacional de Engenharia Mecânica
    Ocorre desde 1990, tendo sido denominado inicialmente de Congresso de Engenharia Mecânica do Norte- Nordeste (CEM-NNE). Passou a ser um evento regular da ABCM em 1992 e em 2000 assumiu a denominação de CONEM. Conta com a participação média de 600 pessoas e 600 trabalhos publicados nos Anais. Realiza- se a cada 2 anos.
  • ENCIT - Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciências Térmicas
    Único evento regular no Brasil dedicado à área de ciência e engenharia térmica e de fluidos. Conta com a participação média de 350 pessoas e 350 trabalhos publicados nos Anais. Realiza-se a cada dois anos, desde 1986.
  • DINAME - International Symposium on Dynamic Problems of Mechanics
    Evento internacional dedicado às áreas de dinâmica, identificação e controle de sistemas mecânicos, incluindo a área de acústica e vibrações. Conta com a participação média de 120 pessoas e 100 trabalhos publicados nos Anais. Realiza-se nos anos ímpares, tendo sua primeira versão ocorrido em 1986.
  • COBEF - Congresso Brasileiro de Engenharia de Fabricação
    Realizado pela primeira vez em 2001, este congresso estabelece-se como um fórum de debates da engenharia de fabricacão. Na primeira versão contou com a anpresentacão de 140 trabalhos técnico-científicos.
  • ICONNE - International Conference on Nonlinear Dynamics, Chaos and Control
    Tem patrocínio da ABCM desde 1993, contando em média com 90 trabalhos publicados em Anais.
  • ETT - Escola de Primavera de Transição e Turbulência
    Realizada pela primeira vez em 1998, esta escola tem por objetivo congregar profissionais e estudantes da área para apresentação, não somente de seus trabalhos recentes, mas também de palestras de especialistas nacionais e internacionais aspectos teóricos e aplicados, numéricos e experimentais, nas áreas de transição e turbulência.
  • CREEM - Congresso Nacional de Estudantes de Engenharia Mecânica
    Tem patrocínio da ABCM desde 1998. Conta com a participação média de 400 estudantes e 250 trabalhos publicados em Anais. Realiza-se anualmente desde 1995.

ACORDOS DE COOPERAÇÃO

A ABCM tem acordos de cooperação em vários níveis técnicos e científicos com as mais importantes associações locais e Internacionais no campo da engenharia e das ciências mecânicas. Estes acordos permitem a seus membros o acesso às atividades de ambas associações, como a participação em conferências, aquisição de publicações e participação em atividades conjuntas a custo reduzido. A ABCM mantém acordos de cooperação com as seguintes associações:

  • ASME - American Society of Mechanical Engineers dese 1988
  • CSME - Canadian Society for MEchanical Engineering, desde 1991
  • AMCA - Argentinean Association for Computational Mechanics, desde 1993
  • ABHP - Associação Brasileira de Hidráulica e Pneumática, desde 1997
  • GAMM - Gesellschaft fü Angewandte MAthematik und Mechanik, desde 1997
  • JSME - The institution for Mechanical Engineers, desde 2000
  • ImechE - The institution for Mechanical Engineers, desde 2000

A ABCM é também o órgão representante no Brasil das seguintes instituições:

  • ICOMES - International Congress of Mechanical Engineering Societies
  • AIHTC - Assembly for International Heat Transfer Congference
  • IÇAS - International Council of the Aeronautical Sciences
  • IFToMM - Internaitonal Federation of Theory of Machines
  • IUTAM -International Union of Theoretical and Applied Mechanics

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
UFRGS

Universidade Viva

A história da UFRGS começa com a fundaçâo da Escola de Farmácia e Química, em 1895 e, em seguida, da Escola de Engenharia. Assim iniciava, também, a educação superior no Rio Grande do Sul. Ainda no século XIX, foram fundadas a Faculdade de Medicina de Porto Alegre e a Faculdade de Direito que, em 1900 marcou o início dos cursos humanísticos no estado do Rio Grande do Sul.

Em 28 de novembro de 1934, foi criada a Universidade de Porto Alegre, integrada inicialmente pelas Escola de Engenharia, com os Institutos de Astronomia, Eletrotécnica e Química Industrial; Faculdade de Medicina, com as Escolas de Odontologia e Farmácia; Faculdade de Direito, com sua Escola de Comércio; Faculdade de Agronomia e Veterinária, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras e pelo Instituto de Belas Artes.

Em 1947 passou a ser denominada Universidade do Rio Grande do Sul URGS. Em dezembro de 1950, a Universidade foi federalizada. Desde então, a UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, passou a ocupar posiçâo de destaque, no cenário nacional como um dos maiores orçamentos do Estado do Rio Grande do Sul e como a primeira em publicações e a segunda em produção científica, entre as federais, considerando o número de professores. A UFRGS tem hoje 2120 professores, dos quais 1028 com doutorado, atendendo a 18188 alunos de graduaçâo e 3857 de mestrado e 2140 de doutorado.

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL
PUC-RS

Compromisso com a comunidade

Iniciando suas atividades em 1931, a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul alcançou o status de Universidade em 9 de Novembro de 1948 e recebeu o título de Pontifícia em 1950. Jovem, a exemplo de todo o sistema universitário brasileiro, a PUCRS destaca-se como uma das maiores e mais conceituadas Instituições de Ensino Superior do País. Cumprindo seus objetivos de ensino, pesquisa e extensâo, a Universidade desenvolve seu trabalho nas cidades de Porto Alegre (Campus Central, Campus Zona Norte e Projeto Social Vila Fátima), Uruguaiana (Campos Uruguaiana), São Francisco de Paula (Centro de Pesquisas e Consevação da Natureza - Pró-Mata) e Viamão.

Mais de 100.000 profissionais formados até o final de 2002; 26 Unidades de Ensino; 59 Cursos de Graduaçâo; 15 Cursos de Doutorado; 24 Cursos de Mestrado; 39 Cursos de Especialização; 33.334 alunos; 1.914 professores; 1.484 funcionários; 2.487 funcionários no Hospital Universitário que conta com 639 leitos; 325.457 metros quadrados de área construída. Sólida infra-estrutura física, com modernos laboratórios, museu de ciência e tecnologia, centro de pesquisas e consevação da natureza, hospital universitário, unidade de educaçâo a distância, parque esportivo, parque tecnológico, centro de eventos, biblioteca central informatizada, rede ATM com velocidade de transmissão de 622MB/S e tudo o que há de mais avançado para o desempenho das tarefas acadêmicas. Procurando responder prontamente às necessidades sociais, a Universidade vem crescendo de forma harmoniosa em tamanho, complexidade e qualidade, buscando sempre a difusão da verdade, do saber e a formação integral da pessoa.