Apresentação

A necessidade premente de se ter um fórum maior para debates dos aspectos relacionados com a inovação e melhorias da Engenharia aplicada aos Processos de Fabricação tem sido sentida e discutida há vários anos nos meios acadêmico e industrial. As dificuldades da efetivação desse fórum se prendiam provavelmente à autossuficiência das empresas para resolverem os problemas relacionados a essa área de conhecimento, à falta de contato dos acadêmicos e pesquisadores com as respectivas áreas de interesse industrial.
Nos Processos de Fabricação, são encontradas áreas de conhecimento interdisciplinares desde a mecânica de processos, passando pela engenharia de materiais até as etapas de análise de investimentos, gerenciamento e organização da produção. Entretanto, levando em consideração fatores como: (1) crescente globalização da cadeia produtiva; (2) reengenharia das atividades nas fábricas; (3) velocidades no surgimento de novos métodos de fabricação; (4) imposição das empresas em aumentar a produtividade e baixar custos para alcançarem competitividade, entre outros fatores, fica claro a importância da organização de um evento de porte nacional com participação ativa de acadêmicos e do setor industrial, possibilitando apresentar, debater, promover, trocar e divulgar conhecimentos científicos e tecnológicos e mesmo aqueles ainda em vias de desenvolvimento, aplicáveis aos diversos setores produtivos.
O evento promovido pela Associação Brasileira de Ciências Mecânicas (ABCM) que atende essas necessidades é o Congresso Brasileiro de Engenharia de Fabricação (COBEF). Este congresso apresenta-se como um fórum apropriado, no qual profissionais dos setores industrial e acadêmico discutem temas de cunhos tecnológico e científico de seus interesses e em sintonia com as realidades brasileira e mundial.
O COBEF abrange as seguintes grandes áreas temáticas da Engenharia de Fabricação:

(1) Conformação
(2) Fundição e Metalurgia do Pó
(3) Metrologia, Tribologia e Engenharia de Superfícies
(4) Processos de Adição de Materiais e Novas Tecnologias de Fabricação
(5) Projeto para a Manufatura e Montagem
(6) Soldagem
(7) Usinagem