Carta do Chairman | Carta da Diretoria da ABCM | Comitê Organizador e Colaboradores | Palestras e Mesas Redondas | Artigos Publicados | Expositores

Engenharia Industrial

CON10-1046 - APLICAÇÃO DA FILOSOFIA DA MANUTENÇÃO CENTRADA EM CONFIABILIDADE (MCC) NA DEFINIÇÃO DE POLÍTICA DE MANUTENÇÃO DE PONTES ROLANTES
Souza, Gilberto Francisco Martha1; Galvão, Antenor Paulo Prada2; Carazas, Fernando Jesus Guevara1
1Escola Politécnica - Universidade de São Paulo; 2PECE-EPUSP
Resumo: Atualmente as empresas estão buscando excelência em seu processo de manufatura, quer sob o ponto de vista do aumento da qualidade dos produtos ou através do melhor aproveitamento da capacidade produtiva do chão de fábrica. A atividade de manutenção deve ser cada vez mais integrada ao processo produtivo, visando reduzir a ocorrência de falhas nos equipamentos. Com esta redução tem-se uma maior disponibilidade dos equipamentos e, portanto do sistema produtivo. Dessa forma a atividade de manutenção torna-se um fator importante no aumento da competitividade de um sistema produtivo. A engenharia de manutenção deve atuar junto ao sistema produtivo com o objetivo de avaliar as falhas mais críticas para o processo produtivo bem como definir a política de manutenção mais adequada para minimizar a sua ocorrência. Para tanto a aplicação da filosofia da Manutenção Centrada em Confiabilidade (MCC) tem ganhado bastante importância, pois é um método estruturado que possibilita definir as falhas críticas de equipamentos e as atividades de manutenção, preditivas ou preventivas, cuja aplicação possam minimizar a ocorrência destas falhas. O presente trabalho tem por objetivo estudar o setor de manutenção de pontes rolantes de uma grande empresa multinacional, produtora de bens de capital, localizada no município de São Paulo. Este departamento, que inicialmente executava suas atividades com pessoal próprio, passou a ser tercerizado e atualmente pertence a uma divisão do grupo destinada exclusivamente a prestação de serviços industriais. Com as terceirizações e a posterior passagem do contrato de manutenção para a nova divisão, grande parte do histórico das manutenções foi perdido, porém o plano de manutenção permanece inalterado. O objetivo deste trabalho é executar uma análise crítica do plano de manutenção existente, utilizando os conceitos de Manutenção Centrada em Confiabilidade (MCC), levantar os pontos falhos e, ao final, propor um novo programa de manutenção. Com o novo programa de manutenção pretende-se conseguir aumento na confiabilidade e na disponibilidade dos equipamentos com redução dos custos de manutenção.
Palavras-chave: manutenção; ponte rolante; produtividade; confiabilidade.
Arquivo PDF

CON10-1047 - APLICAÇÃO DAS FERRAMENTAS DE GESTÃO DE MANUTENÇÃO BASEADAS EM MANUTENÇÃO CENTRADA EM CONFIABILIDADE EM UM LAMINADOR DESBASTADOR
Souza, Gilberto Francisco Martha1; Vaz, André Portugal2; Carazas, Fernando Jesus Guevara1
1Escola Politécnica - Universidade de São Paulo; 2PECE-EPUSP
Resumo: É de grande interesse de muitas empresas e até mesmo de profissionais das mais diversas áreas o estudo do desempenho dos processos e equipamentos que constituem o processo produtivo de uma organização. Tal estudo deve ser baseado na análise da gestão dos processos produtivos, do desempenho da manutenção, e na apuração dos custos das atividades. Com um cenário de forte competitividade, é notória a busca por uma condição de produção mais elevada com os mesmos equipamentos e máquinas. Tendo esta premissa como foco do negócio, a manutenção passa por um processo inverso, ou seja, deixa de ser geradora de custos e passar a exercer uma função estratégica dentro das grandes companhias industriais. Sendo assim, torna-se imprescindível o uso de técnicas avançadas de manutenção que possam proporcionar controle e segurança ao processo produtivo, gerando retornos tangíveis às empresas, como a diminuição dos custos de manutenção, aumento da capacidade produtiva, maiores disponibilidades dos equipamentos e também ganhos intangíveis como a motivação das equipes de trabalho. O objetivo deste trabalho é mostrar a importância e aplicar as melhores práticas de manutenção baseadas na aplicação da filosofia da Manutenção Centrada em Confiabilidade (MCC), com foco na redução da indisponibilidade do equipamento, redução de custos de manutenções, aumento da vida útil do equipamento, aumento na confiabilidade do processo, segurança e a garantia de qualidade do produto. O processo estudado refere-se à laminação a frio, com ênfase no laminador desbastador, onde se iniciam as preparações de chapas e folhas de alumínio, produzidas a partir de bobinas caster, provenientes do processo de fundição.
Palavras-chave: manutenção; laminador; confiabilidade.
Arquivo PDF

CON10-0388 - APLICAÇÃO EXPERIMENTAL DE UM MODELO MATEMÁTICO PARA SÍNTESE DE TOLERÂNCIAS DIMENSIONAIS DETERMINÍSTICAS EM PEÇAS TORNEADAS
OLIVEIRA, José Eduardo Ferreira de1; MESQUITA, Noemia Gomes de Mattos de2; ROLIM, Tiago Leite3
1CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA; 2Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - SENAI-PE; 3UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
Resumo: Um correto toleranciamento dimensional representa, atualmente, um papel de suma importância no projeto de peças. Porém, por não se conhecer plenamente as exigências funcionais de peças que serão fabricadas, o projetista tende naturalmente a diminuir tais tolerâncias. Pequenas tolerâncias exigem máquinas ferramentas e equipamentos de medição mais precisos, o que pode onerar expressivamente o custo final do produto. A soma das componentes das tolerâncias deve ser igual à tolerância total, mas em muitos projetos mecânicos isto não ocorre. Nestes casos a programação linear pode ser usada para otimizar as tolerâncias componentes, de tal maneira que o somatório das mesmas seja igual à tolerância da dimensão total. Este trabalho tem como objetivo apresentar uma aplicação prática do modelo matemático para a síntese de tolerâncias dimensionais determinísticas usando a programação linear.
Palavras-chave: Síntese de tolerâncias; Programação linear; Torneamento.
Arquivo PDF

CON10-2087 - APLICANDO O KAIZEN NA REDUÇÃO DO CICLO DE DESENVOLVIMENTO DE PROGRAMAS DE USINAGEM PARA MÁQUINAS CNC
ITO, OSVALDO MASSAHARU1; CLARO, FERNANDO ANTONIO ELIAS1
1UNIVERSIDADE DE TAUBATE - FACULDADE DE ENGENHARIA MECÂNICA
Resumo: Este artigo apresenta um estudo de caso realizado numa indústria do segmento aeronáutico para aumentar a produtividade no desenvolvimento de programas de usinagem para máquinas CNC, interligadas a softwares CAD-CAM, através da aplicação de ferramentas do pensamento enxuto, com ênfase em eventos kaizen. A aplicação da metodologia tornou possível reduzir o tempo médio do ciclo de desenvolvimento da programação em aproximadamente 60% e o número médio de horas gastas para a criação dos programas em aproximadamente 18%. Dentre as diversas oportunidades exploradas, destaca-se a criação dos programas de usinagem em fluxo contínuo para a obtenção destas melhorias.
Palavras-chave: CAD-CAM; kaizen; produtividade; CNC; pensamento enxuto.
Arquivo PDF

CON10-0487 - AVALIAÇÃO DA INCERTEZA DE MEDIÇÃO EM SISTEMAS MULTIVARIÁVEIS BASEADA EM SIMULAÇÕES DE MONTE CARLO
Martins, Márcio André Fernandes1; Kalid, Ricardo de Araújo1
1Universidade Federal da Bahia
Resumo: Em muitos sistemas industriais duas ou mais grandezas que necessitam serem medidas dependem em comum de um conjunto de grandezas de entrada que compõem as funções de medição. O método padrão para a estimativa da incerteza de medição desses sistemas multivariáveis será de responsabilidade do suplemento 2 do guia de expressão para a incerteza de medição. Esse guia demonstrará que a lei de propagação de incerteza pode ser expressa em uma forma matricial equivalente quando aplicada a um sistema monovariável. Contudo, este método é robusto somente quando as funções de medição são lineares. O presente trabalho visa demonstrar um método numérico não linear para estimar a incerteza de medição de sistemas multivariáveis baseado em simulações de Monte Carlo. O método proposto foi aplicado em um reator químico (sistema não linear) no qual o principal objetivo é determinar as melhores estimativas das concentrações molares do reagente e do produto bem como as incertezas padrão e os intervalos de abrangência dessas estimativas. Além disso, uma análise comparativa foi realizada entre ambos os métodos e, portanto, verificou-se que o método numérico deveria ser mais robusto quando aplicados em funções de medição não lineares.
Palavras-chave: Incerteza de medição; Lei de propagação de incertezas; Lei de propagação de funções densidade de probabilidade; Sistemas multivariáveis; Funções não lineares.
Arquivo PDF

CON10-0394 - AVALIAÇÃO DO ENVOLVIMENTO DOS FORNECEDORES NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS - A PARTIR DE UM MODELO DE REFERÊNCIA PARA O PDP EM UM AMBIENTE DE SCM.
Santos, Andrea Cristina1; Forcellini, Fernando Antonio2
1Universidade Federal de Sergipe; 2Universidade Federal de Santa Catarina
Resumo: Apesar do sucesso no envolvimento dos fornecedores no Processo de Desenvolvimento de Produtos (PDP), muitas empresas continuam com dificuldade para gerenciar este envolvimento. Um dos pontos críticos, é o problema das empresas não terem claramente definido o PDP e as estratégias para o envolvimento do fornecedor. Consequentemente, não existe uma idéia clara de como e quando os fornecedores poderão ser envolvidos no PDP. Diante deste contexto, o objetivo deste trabalho foi avaliar o envolvimento do fornecedor no processo de desenvolvimento de produtos de uma empresa de eletrodomestico, a partir de um modelo de referência para o processo de desenvolvimento de produtos em ambiente de cadeia de suprimentos. Os resultados da pesquisa confirmam o processo de desenvolvimento de produtos modulares como uma das principais formas para a inserção do fornecedor no contexto do PDP.
Palavras-chave: Engenharia de Produto; Envolvimento dos fornecedores.
Arquivo PDF

CON10-0658 - AVALIAÇÃO DOS ASSENTOS DE ÔNIBUS UTILIZADO NO TRANSPORTE DE PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS
Debortoli, Alex1; Okimoto, Maria Lúcia Leite Ribeiro1
1Universidade federal do Paraná - UFPR
Resumo: É notório o avanço de ações em prol das pessoas portadoras de necessidades especiais, como a busca por novas políticas públicas e os avanços tecnológicos, além da mobilização da sociedade que tem contribuído significativamente com estas melhorias. Inserida neste contexto, Curitiba possui um sistema de transporte pioneiro e único no Brasil, o SITES, destinado a estudantes carentes portadores de necessidades especiais. Esta pesquisa teve como objetivo avaliar os assentos dos ônibus adaptados exclusivamente para realizarem este transporte e comparar os dados encontrados com as normas reguladoras do CONMETRO e da URBS, que estabelecem parâmetros para as adaptações dos veículos de transporte coletivo de passageiros. O método de avaliação para a pesquisa foi centrado no método heurístico de NIELSEN e Macroergonômico de GUIMARÃES. Os dados encontrados através de avaliações heurísticas (filmagens, fotografias e medições dos assentos), também foram confrontados com a tabela antropométrica de idosos e portadores de necessidades especiais americanos, do National Health Survey. Conclui-se que existem falhas que comprometem o conforto e a segurança dos usuários, sugerindo com urgência a adequação das dimensões dos assentos aos padrões antropométricos dos usuários e o aperfeiçoamento ergonômico em itens de segurança.
Palavras-chave: transporte para deficientes; ergonomia e segurança; avaliação heurística; conforto de assentos; avaliação de produto.
Arquivo PDF

CON10-0111 - DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA DE AQUISIÇÃO E MONITORAMENTO DE DADOS À DISTÂNCIA PARA PROCESSOS DE USINAGEM.
Alves, Manoel Cléber de Sampaio1; Gonçalves, Marcos Tadeu Tiburcio1; Santiago, Luiz Fernando Frezzatti1; VARASQUIM, FRANCISCO MATEUS FARIA DE ALMEIDA2; Varanda, Luciano Donizeti3; Bianchi, Eduardo Carlos4; LIMA, THIAGO OLIVEIRA FERNANDES1
1Unesp- Universidade Estadual Paulsita - Campus Itapeva; 2Unesp- Universidade Estadual Paulsita - Campus Bauru; 3UNESP-Itapeva; 4UNESP-Bauru
Resumo: Os diferentes setores indústrias vêm modernizando seus processos produtivos e desenvolvendo formas mais eficientes de monitorar processos. Algumas formas já usuais para monitorar processos basea-se na análise de emissão acústica, análise de vibração, potência consumida, força de corte, desgaste de ferramenta, análise de rugosidade, entre outras. O monitoramento de processos é uma importante ferramenta de produtividade pois garante a competitividade, diminui as perdas e garante a qualidade dos produtos. No entanto, os atuais sistemas de monitoramento de processos são realizados diretamente no chão de fábrica ou no máximo a curtas distâncias que se restringem à própria empresa. No atual contexto globalizado das indústrias faz-se necessário o desenvolvimento de uma ferramenta de baixo custo para o monitoramento e acompanhamento remoto da produção à distância de forma que dados produtivos e de processos possam ser observados em tempo real de qualquer parte do mundo através da rede mundial de computadores. Aproveitando-se de todo o potencial das ferramentas de desenvolvimento existente atualmente e utilizando-se da rede de computadores WAN como meio de transmissão dos dados de produção, elaborou-se um sistema de monitoramento à distância de processos. O sistema desenvolvido foi aplicado inicialmente ao processo de lixamento mas com capacidade de utilização em qualquer processo produtivo industrial. O sistema desenvolvido mostrou-se confiável. Não foi observado diferença entre os dados gerados e os dados recebidos pelo sistema. O sistema também exigiu baixo consumo de recursos computacionais permitindo concluir que a implementação deste sistema é relevante e importante no monitoramento da produção. Além disso mostrou ser uma ferramenta de baixo custo aumentando a competitividade e capaz de contribuir para a modernização do setor industrial.
Palavras-chave: aquisição de dados; monitoramento à distância; usinagem.
Arquivo PDF

CON10-0423 - DESENVOLVIMENTO DE UMA FERRAMENTA COMPUTACIONAL DE AUXÍLIO À FABRICAÇÃO DE ENGRENAGENS
Quinto, Luiz Gustavo Morcelli1; Oliveira, Leandro Costa de1
1UFSM
Resumo: A fabricação de engrenagens para transmissão via corrente compreende algumas etapas realizadas em 3 máquinas-ferramentas distintas. Inicialmente, a preparação da matéria-prima, realizada através do serramento de barras de seção circular. A seguir, são realizadas algumas operações de usinagem por torneamento, destinadas a obtenção das dimensões da peça para posterior denteamento. Com o objetivo de auxiliar na fabricação de engrenagens foi desenvolvida uma ferramenta computacional baseada em planilha de cálculo que permite, a partir da informações iniciais referentes ao passo e número de dentes, gerar uma seqüência de comandos para a fabricação de tais peças. A metodologia foi organizada de modo a utilizar recursos da planilha de cálculos e sua funcionalidade para tratamento de dados visando obter as ordens de produção para a operação de serramento, os programas CNC para as operações de torneamento e posteriormente as ordens de produção para a usinagem do denteamento. Destas etapas, destacam-se as operações realizadas em tornos CNC que compreendem faceamento, furação, torneamento externo e interno. Com os dados referentes às condições iniciais, ferramentas e máquinas-ferramentas consideradas e as devidas recomendações de condições de corte, a planilha produz como resultado a geração de um programa CNC para as usinagens realizadas em torno CNC. Neste trabalho, a proposta de desenvolvimento desta ferramenta computacional foi implementada e testada em condições reais em uma empresa do ramo de fabricação de engrenagens para transmissão por corrente, estabelecida na cidade de Santa Maria. Estes testes foram realizados para comprovar a eficácia da ferramenta desenvolvida. Por fim, conclui-se a respeito da eficiência desta ferramenta visto que permite uma redução de 96,67% no tempo despendido na programação das etapas de fabricação de engrenagens.
Palavras-chave: Engrenagens; Fabricação de Engrenagens; CAM.
Arquivo PDF

CON10-0937 - EFEITOS DA ADIÇÃO DE NIÓBIO E MOLIBDÊNIO EM AÇO 0,7% C PARA FABRICAÇÃO DE RODAS FERROVIÁRIAS
Villas Boas, Renato Lyra1; Cunha, Adilto Pereira Andrade1; Fonseca, Solange Tamara1; Silva, Mariana Hiromi1; Mei, Paulo Roberto1
1Unicamp
Resumo: Estudou-se o efeito da adição de nióbio e molibdênio na microestrutura e propriedades mecânicas de um aço 0,7% C usado na fabricação de rodas ferroviárias, cuja composição química atende a norma AAR (Association of American Railroads). Os aços foram austenitizados a 1250 ⁰C para solubilização do nióbio na austenita e laminados a partir de 1200 ⁰C com uma redução de 67%, simulando o processo real de forjamento das rodas ferroviárias. O resfriamento foi feito ao ar calmo. Foram realizados ensaios de macrodureza, microdureza da perlita, tração, impacto, além de caracterização do espaçamento interlamelar da perlita e do tamanho de grão austenítico por microscopia ótica e eletrônica de varredura. Observou-se um aumento no limite de escoamento pela microadição de nióbio e molibdênio, sem prejuízo da ductilidade e da tenacidade, mostrando que esses elementos podem melhorar o desempenho das rodas ferroviárias. Palavras-chave: Aços microligados, aços para rodas ferroviárias, nióbio, molibdênio.
Palavras-chave: Aços microligados; Aços para rodas ferroviárias; Nióbio; Molibdênio.
Arquivo PDF

CON10-0905 - ESTUDO DO CENÁRIO DAS ATIVIDADES E POLÍTICAS DE MANUTENÇÃO ADOTADAS NO SEGMENTO DE FERRAMENTARIAS
Faraco, Newton Nauro Tasso1; Souto, Ulisses Borges1; Menezes, Geovani Tulio1
1SOCIESC
Resumo: O Arranjo Produtivo Local - APL Metalmecânico da região de Joinville/SC tem-se deparado com acirrada concorrência no mercado interno e externo, além das exigências em relação à redução dos prazos de entrega, custos e aumento da qualidade dos produtos desenvolvidos. Esta realidade exige desse segmento atualizações tecnológicas constantes em equipamentos, materiais, ferramentas, processos e softwares, objetivando manter sua competitividade e aumentar mercados. Porém, os itens citados não são suficientes para a sobrevivência destas empresas, também necessitando observar a contribuição da manutenção na ação da disponibilidade e confiabilidade dos equipamentos para o atendimento das demandas produtivas. Neste sentido, o objetivo deste estudo é apresentar um detalhamento minucioso das atividades referentes às políticas de manutenção adotadas neste segmento, tendo como resultado um diagnóstico da situação atual conforme resultados obtidos através de pesquisa de campo por intermédio de um questionário abordando uma série de indicadores. Com este universo de pesquisa é possível obter um cenário real e atualizado, e assim traçar um paralelo com as políticas adotadas nos demais segmentos industriais. Usando como base de dados o Documento Nacional da Situação da Manutenção, documento levantado através de pesquisa realizada nas empresas em âmbito nacional, pela Associação Brasileira de Manutenção - Abraman. Obtendo-se dessa forma um comparativo mais preciso da realidade atual das políticas de manutenção das ferramentarias. A principal contribuição deste estudo consiste em um alinhamento coerente para propor uma política de manutenção direcionada a este segmento de atuação.
Palavras-chave: Manutenção; Diagnóstico de Manutenção; Política de Manutenção.
Arquivo PDF

CON10-0073 - INDICADORES DA QUALIDADE DE MISTURA DE SÓLIDOS PARTICULADOS.
Palma, Geraldo Luiz1; Ronchi Junior, Augusto1
1Universidade Estadual Paulista-UNESP
Resumo: Materiais sólidos na forma de granulados, partículas ou pós são amplamente usados em inúmeros processos produtivos na fabricação de produtos de limpeza, higiene, alimentos, medicamentos e outros, representando milhares de itens a disposição da sociedade de consumo moderna. Ao mesmo tempo, são escassas e por vezes conflitantes as informações sobre tais processos, permanecendo essa tecnologia restrita apenas aos grandes fabricantes, sendo que muitas vezes mesmo estes desconhecem os melhores processos e equipamentos de mistura e os meios para atingir a otimização da qualidade para a obtenção do produto final dentro das normas. O objetivo deste trabalho foi pesquisar os indicadores da qualidade da mistura, hoje encontrados na maioria das aplicações correntes e foi constatado que esses indicadores estão relacionados à análise estatística das amostras coletadas. Verificou-se ainda que estão propostos na literatura inúmeros procedimentos estatísticos para apontar a mistura ótima. Para estabelecer o grau de mistura são necessários estudos específicos das amostras obtidas durante a operação de mistura. Alguns desses indicadores foram avaliados num processo de mistura de material particulado, para dados previamente obtidos de experimentos realizados. A maneira mais adequada para caracterizar um produto que é resultado de uma mistura é o quanto esta produz as características esperadas do produto acabado. Para uma maior utilidade e praticidade, os indicadores do grau da mistura devem ser relacionados com as propriedades do produto final, além de ser viável a sua rápida e fácil determinação. Ainda, esses indicadores devem representar a variação da uniformidade no interior da mistura e serem válidos para uma grande variedade de materiais. Verificou-se que foram encontradas grandes variações nos valores dos indicadores mostrando a necessidade de trabalhos adicionais para se aprimorar e estabelecer critérios mais precisos e confiáveis na avaliação de uma mistura de materiais particulados.
Palavras-chave: Mistura de pós; Particulados; Qualidade de mistura.
Arquivo PDF

CON10-2238 - OTIMIZAÇÃO DA PRODUÇÃO DE UMA CÉLULA FLEXÍVEL DE MANUFATURA ENVOLVENDO PROCESSO DE TORNEAMENTO
Takano, Maurício Iwama1; Rodrigues, Luiz Carlos de Abreu1; Wiecheteck, Rafael Vilas Boas1
1UTFPR
Resumo: O processo de fabricação de peças dentro de uma célula flexível de manufatura (CFM), ou numa linha de produção, corresponde a um sistema de produção do tipo flowshop, onde todas as peças seguem a mesma seqüência de produção. A otimização da produção de uma célula flexível de manufatura é um problema complexo, pois o tempo mínimo de fabricação das peças deve ser alcançado ao menor custo de fabricação possível, para o este tempo mínimo. Ou seja, a função objetivo deste problema é a minimização do tempo de fabricação de um mix de produção, composto por diferentes peças. Mas, uma vez definido o tempo mínimo total de fabricação, são redefinidos os parâmetros de torneamento visando minimizar os custos de fabricação, sem alterar o tempo mínimo total de fabricação. Para isso, propõe-se uma abordagem de otimização da manufatura de um conjunto de peças num CFM, dividida em três etapas seqüenciais: i) a obtenção do tempo mínimo de produção de cada peça em cada uma das máquinas; ii) o seqüenciamento da produção visando a minimização do tempo total de fabricação, utilizando como base de cálculos os tempos de produção obtidos na primeira etapa; e iii) a redução do custo de fabricação nos processos onde há tempo ocioso de máquina; reduzindo, assim, não apenas o tempo total de fabricação, mas também o custo total da produção do lote e o tempo de máquina parada. Assim, propõe-se uma abordagem original para o problema proposto, visto que na literatura tal problema tem sido tratado como dois (ou três) problemas distintos. Ou seja, na literatura há aplicações isoladas de otimização em apenas uma das etapas, seja na otimização dos parâmetros de usinagem (visando menor tempo de produção ou minimização de custos) ou no seqüenciamento da produção. O presente trabalho pretende, então, apresentar um resumo da literatura disponível e um modelamento matemático capaz de otimizar a produção de um conjunto de peças em uma célula flexível de manufatura, onde (pelo menos) uma das operações é de torneamento. A partir do modelo matemático proposto, mostra-se que as três etapas para a solução do problema podem ser resolvidas através de Programação Não-Linear Inteira Mista, usando-se para isso o software GAMS/CPLEX/BARON.
Palavras-chave: Otimização; Célula Flexível de Manufatura; Torneamento; Programação Não-Linear Inteira Mista; Programação Matemática.
Arquivo PDF

CON10-0562 - PLANEJAMENTO DE ENSAIOS AMBIENTAIS DE SELEÇÃO DE SISTEMAS ELETROMECÂNICOS
Felix, E. P.1; Souza, G. F. M.1
1Escola Politécnica da Universidade de São Paulo
Resumo: O presente artigo apresenta uma metodologia de planejamento de ensaios de seleção ambiental de sistemas eletromecânicos. Como exemplo de aplicação foi utilizado um motor elétrico AC destinado a movimentação da antena de um radar. A execução destes ensaios possibilita que as unidades "mais fracas" sejam detectadas antes de serem entregues ao cliente, mitigando a ocorrência de falhas precoces quando uma unidade já estiver em operação normal. O ensaio de seleção ambiental, conhecido como ensaios do tipo ESS (do inglês, "Environmental Stress Screening") visam identificar componentes fracos na fase de produção. A filosofia básica destes ensaios baseia-se em aumentar a magnitude de solicitações ambientais com o objetivo de precipitar falhas latentes oriundas de problemas na fabricação e montagem do sistema e/ou dos seus componentes. Um programa de ensaios do tipo ESS classicamente apresenta três fases: planejamento, implementação e monitoramento. A fase de planejamento visa determinar os componentes críticos e as variáveis ambientais que mais influenciam a precipitação de falhas. Para identificação dos componentes críticos empregam-se técnicas como a análise de modos e efeitos de falha, FMEA (do inglês, "Failure Modes and Effect Analysis") e o Desdobramento das Funções de Qualidade, QFD (do inglês, "Quality Function Deployment"). Na fase de implementação destaca-se a metodologia denominada FRACAS (Failure Reporting and Corretive Action System) utilizada para controle e documentação das falhas visando aperfeiçoar a tomada de ações corretivas. A fase de monitoramento utiliza ferramentas estatísticas como o Controle estatístico de Processos (CEP) e os diagramas de Pareto visando acompanhar o processo de detecção de falhas latentes. Este artigo destaca-se na fase de planejamento de um ensaio de seleção ambiental de um motor elétrico AC. Este planejamento inclui as variáveis ambientais e operacionais que serão utilizadas para o procedimento de ESS, bem como as magnitudes e tempos de aplicação dessas variáveis.
Palavras-chave: Confiabilidade; Ensaios de Seleção Ambiental; Sistemas Eletromeânicos.
Arquivo PDF

CON10-1717 - SISTEMA ESPECIALISTA BASEADO EM REGRAS DE ANÁLISE DE VIBRAÇÃO PARA AUXÍLIO À TOMADA DE DECISÃO NA OPERAÇÃO DE BOMBAS CENTRÍFUGAS.
Silva, Antonio Almeida1; Basilio, Diego Charles da Silva1; Irmão, Marcos Antônio da Silva2
1Universidade Federal de Campina Grande; 2Universidade Federal do Vale do São Francisco
Resumo: Este trabalho tem como objetivo apresentar um Sistema Especialista (SE) baseado em regras de análise de vibração para auxílio à tomada decisão, na iminência ou predição de falhas, na operação de bombas centrífugas. Para o desenvolvimento do SE foi adotada a arquitetura Cliente/Servidor com a utilização de tecnologias para web applications, que o torna de fácil manutenção e utilização. Possui uma interface que pode ser acessada através de um navegador de internet, onde o operador, com um login e uma senha, dispõe de acesso restrito a um conjunto de ferramentas que possibilita, em tempo real, verificar o estado operacional do equipamento. Leituras obtidas com o auxílio de um sistema aquisição de dados acoplado ao SE, permitem a visualização gráfica dos níveis vibratórios de operação, gráficos de tendência, espectros e a manutenção de uma base de dados do histórico de operação são recursos que complementam o processo de tomada de decisão. O SE possui um motor de inferência que dispõe de um pacote de regras expansível sob a forma de recomendações, baseadas em modelos de análise de vibração em níveis global (domínio do tempo) e espectral (domínio da freqüência). As recomendações podem ser obtidas através de consulta ao histórico de operação, análise de arquivos de dados ou de logs gerados pelo sistema de monitoramento. Para avaliação do SE foram realizados testes utilizando-se uma bancada didática, com os quais foi possível constatar que este pode se tornar uma ferramenta útil no auxílio às tarefas de monitoramento e diagnóstico de falhas em sistemas de bombeamento.
Palavras-chave: Sistema Especialista; Análise de Vibração; Bombas Centrífugas; Monitoramento; Aplicação Web.
Arquivo PDF

CON10-0332 - TÉCNICA DE POKA-YOKE - ANÁLISE DE FALHA PARA GARANTIA DE PROCESSOS E PRODUTOS
Gomes, Jader Bôsco1; Castro, Carlos Alberto Carvalho1; Oliveira, Dionata Coelho1
1CEFET-MG
Resumo: A técnica de Poka-yoke tem por objetivo impedir ou prevenir a execução incorreta de uma determinada tarefa ou operação, preservando a segurança dos operadores e evitando perdas de processo. Para isto, utilizam-se, geralmente, dispositivos elétricos, eletrônicos ou mecânicos, aplicados a uma determinada operação do processo industrial. Uma outra característica é a busca por vantagem competitiva, especialmente para as empresas que vêm desempenhando um papel de crescente importância na economia mundial, torna-se ainda mais necessária em relação a seus concorrentes. A oferta, cada vez maior, obriga as empresas a diminuírem seus custos produtivos disponibilizando ao mercado produtos e serviços que contenham maior valor agregado. Este trabalho pretende envolver os conceitos dos dispositivos Poka-yoke, suas funções básicas e os tipos de dispositivos que podem ser usados para prevenir e detectar erros e defeitos.
Palavras-chave: Poka-yoke; prevenção; processo produtivo; qualidade.
Arquivo PDF

CON10-0043 - TRATAMENTO TÉRMICO E MATERIAL INFLUENCIANDO CUSTOS DE FABRICAÇÃO DE ENGRENAGENS
Stipkovic Filho, Marco1; Stipkovic, Marco Antonio2; Almeida Filho, Carlos Oscar Corrêa3
1Escola de Engenharia da Universidade Presbiteriana Mackenzie e Escola Politécnica da USP; 2Escola de Engenharia Mauá do Instituto Mauá de Tecnologia e Prensas Schuler S.A.; 3Escola de Engenharia da Universidade Presbiteriana Mackenzie e Escola de Engenharia Mauá
Resumo: O presente trabalho teve a intenção de desenvolver uma série de recursos informativos sobre engrenagens cilíndricas e seus custos de fabricação. É importante destacar que a maior parte dos custos de fabricação de um determinado produto é ligada ao desenvolvimento, à concepção básica e ao projeto propriamente dito. È por essa razão que o projetista de máquinas tem uma grande responsabilidade pelos custos envolvidos. Essa responsabilidade só lhe poderá ser atribuída se ele tiver à sua disposição informações para o projeto com a vantagem de custos. A pesquisa desenvolvida com diferentes empresas garantiu o anonimato, podendo, entretanto reconhecer a si mesmas nas avaliações através de uma senha. Os documentos envolvidos abrangem desenhos das peças processadas e calculadas e, ainda, formulários de cálculos correspondentes. Foram analisados tempos e custos para determinar a influência de parâmetros individuais que variam em limites amplos no contexto desse trabalho. Variou-se o processo de fabricação, o tratamento térmico, o material, o tamanho do lote de fabricação, a profundidade da têmpera, a dureza, etc. Numa fase de síntese os dados específicos das diferentes empresas foram comparados uns com os outros e, num segundo passo, com base nos dados obtidos na fase de analise, utilizando-se de princípios de crescimento de custos, foram determinadas sugestões, sempre em função de diversas grandezas de influencia. Palavras chaves: custos , engrenagens, tratamento térmico
Palavras-chave: engrenagens; custos; tratamento térmico.
Arquivo PDF

CON10-1666 - UM ESTUDO SOBRE A CADEIA DE RASTREABILIDADE DAS MEDIÇÕES DE TORQUE
Nogueira, Tarso Barretto Rodrigues1; Mascarenhas, Luis Alberto Breda1; Lepikson, Herman Augusto2
1SENAI CIMATEC; 2UFBA
Resumo: A preocupação com a confiabilidade dos resultados de medições surgiu efetivamente na década de 1970. Nos anos seguintes, estudos profundos sobre o tema estabeleceram métodos e permitiram criar em todo o mundo uma nova cultura de metrologia. O desenvolvimento de uma cadeia de rastreabilidade das medições capaz de vincular a unidade de medida e a incerteza do resultado da medição realizada no chão de fábrica a um padrão primário reconhecido universalmente, está fortemente relacionada à busca pela confiabilidade das medições. A grandeza metrológica torque tem forte presença na indústria, embora tenha pouca popularidade para o público em geral. O torque se tornou uma grandeza prioritária em setores diversos da sociedade, desde a medicina até a indústria automobilística, tanto na medição estática quanto na dinâmica. Além da crescente importância para a produção, o torque passa por outras significativas mudanças de caráter metrológico. A sua faixa de emprego vem se ampliando e o nível de incerteza do resultado aceitável diminuindo expressivamente. Esforços vem sendo conduzidos para o desenvolvimento de padrões primários que possam atender aos requisitos atuais da cadeia de rastreabilidade, principalmente no que se refere ao torque estático. A proposta deste trabalho é apresentar um estudo da atual situação da cadeia de rastreabilidade do torque, avaliar os seus principais pontos fracos e revelar os últimos progressos no estabelecimento faixas de operação mais amplas e menores incertezas de medição na reprodução da grandeza, particularmente no seu emprego em medições dinâmicas.
Palavras-chave: torque; rastreabilidade; medição dinâmica.
Arquivo PDF

CON10-0910 - UMA PROPOSTA DE MELHORIA NO PROGRAMA RCM - RELIABILITY CENTERED MAINTENANCE
Alcântara, Naudir Rocha de1; Souto, Ulisses Borges1
1SOCIESC - Sociedade Educacional de Santa Catarina
Resumo: RESUMO Este trabalho tem o objetivo de propor uma melhoria no programa RCM - Reliability Centered Maintenance - Conhecido no Brasil como MCC - Manutenção Centrada na Confiabilidade. A proposta é baseada em definição de criticidade de equipamentos industriais para aplicação da MCC, ou seja, baseado em uma classificação de equipamentos usando múltiplos critérios inicia-se a aplicação da MCC que objetiva o aumento de confiabilidade e disponibilidade dos ativos físicos. Com esta classificação é possível então direcionar os recursos para onde a necessidade está mais presente. Buscou-se através de pesquisa bibliográfica a definição dos critérios para esta classificação, depois, aplicaram-se estes critérios a uma linha de máquinas de usinagem (28 máquinas) onde foi possível classificar, por ordem de importância para a organização, estas máquinas. A etapa de pontuação foi executada por especialistas de manutenção da área onde as máquinas estão instaladas. Esta classificação mostrou por onde deveria ser iniciada a aplicação da MCC. A classificação destas máquinas mostrou também as oportunidades de melhorias pontuais em alguns critérios, que obtiveram uma pontuação significativa, mesmo que na soma não apontasse o equipamento mais crítico. Pode-se concluir que além dos objetivos iniciais alcançados a metodologia mostrou-se eficaz no sentido de apontar as principais oportunidades de melhoria para cada equipamento analisado. Como cada equipamento recebeu uma nota para critério, ficaram visíveis as oportunidades de melhoria inclusive com a alocação de recursos para o alcance dos objetivos estratégicos da organização considerando o contexto operacional de uma forma holística.
Palavras-chave: Confiabilidade; Disponibilidade; Manutenção; RCM; FMEA; FTA.
Arquivo PDF

CON10-0448 - USO DE MÉTODO DE DECISÃO MULTI-CRITÉRIO PARA SELEÇÃO DE UM FORNECEDOR DE FERRAMENTAL PARA FUNDIÇÃO DE AUTOPEÇAS
Pereira, Rodrigo Lemos1; Claro, Fernando Antonio Elias1
1Universidade de Taubaté - Engenharia de Produção Mecânica
Resumo: A complexidade no processo de produção de veículos deve-se, entre outras razões, aos inúmeros componentes utilizados na montagem, que em geral tem elevado conteúdo tecnológico. Os fundidos, um destes componentes, enquadram-se perfeitamente nesta categoria e somente podem ser produzidos com qualidade e custo competitivo com o emprego de ferramentais apropriados. A fabricação de moldes e matrizes é feita usando-se modernas tecnologias computacionais e materiais de alto desempenho e confiabilidade. Embora destinados à produção em massa, ferramentais são produtos únicos cuja manufatura requer conhecimento técnico específico e familiaridade com o processo de fundição onde serão utilizados. A escolha de um fornecedor para ferramentais de fundição é normalmente um problema complicado e que consome tempo. O processo de decisão envolve múltiplos critérios, que podem ser conflitantes ou superpostos, objetivos ou subjetivos. Neste trabalho, o método da análise hierárquica analítica foi usado para selecionar um fornecedor de um ferramental para uso no processo de fundição sob pressão, para produção de uma carcaça da transmissão. Através de revisão da literatura técnica e contatos com especialistas, diversos critérios qualitativos e quantitativos foram identificados para a escolha do fornecedor. Posteriormente estes critérios foram hierarquizados em tres níveis e as prioridades entre eles identificadas em matrizes de comparação. A seguir, calculou-se a razão de consistência para cada uma das matrizes e finalmente obteve-se o escore final de cada fornecedor considerado na seleção. A aplicação do método melhorou o processo de seleção pela redução da subjetividade e pela ponderação dos critérios julgados importantes para um fabricante de ferramentais complexos.
Palavras-chave: análise hierárquica analítica; AHP; seleção de fornecedor; fundição; ferramental.
Arquivo PDF

©CONEM 2010 - Engenharia para Todos.