ESTUDO PARA OTIMIZAÇÃO DO PROCESSO DE MANDRILAMENTO EM FERRO FUNDIDO VERMICULAR COM DIFERENTES CONCEPÇÕES DE FERRAMENTAS 

João Henrique Bagetti, Lourival Boehs, Cássio Andrade e Wilson Luiz Guesser  


Resumo: O ferro fundido vermicular, devido à maior relação resistência/peso, vem ganhando espaço na construção de blocos de motores diesel, pois proporciona redução do peso do bloco do motor e possibilita pressões maiores dentro da câmara de combustão. No entanto, o material em questão apresenta maior dificuldade na usinagem, o que acarreta custos maiores no processo de fabricação. Dentre os processos de usinagem, pelos quais deve passar um bloco de motor, está o mandrilamento do cilindro do bloco, que apresenta tempos de usinagem e desgaste da ferramenta superiores aos do cinzento. Levando-se em consideração esses dois pontos, o presente trabalho irá tratar de um estudo em uma linha de usinagem, de blocos de motores em vermicular, especificamente no mandrilamento dos cilindros, tendo como objetivo reduzir o tempo de usinagem e a redução dos custos desse processo, mantendo a qualidade e tolerâncias dimensionais requeridas pelo cliente. Para isso, foram testadas diferentes concepções de ferramentas, com parâmetros de corte distintos. Tais parâmetros foram especificados em função de cada concepção de ferramenta, visando o melhor desempenho de cada uma. Com os resultados obtidos, foi possível se fazer uma análise de custo-benefício de cada ferramenta, levando-se em consideração o tempo de usinagem, a vida útil da ferramenta, a produtividade alcançada e, os demais parâmetros necessários, fazendo-se, assim, um comparativo entre as ferramentas utilizadas.