ENCIT 2000

O ENCIT - Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciências Térmicas é um congresso internacional bienal no âmbito da Associação Brasileira de Ciências Mecânicas (ABCM) e se encontra na sua oitava edição. Seu objetivo é reunir profissionais do meio acadêmico e industrial para, através da apresentação de trabalhos técnicos, palestras, exposições e conversas informais, discutir os principais avanços e tendências das Ciências Térmicas e áreas correlatas.

Os professores da Engenharia Mecânica da Escola de Engenharia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul tiveram a honra de organizar o ENCIT 2000 em Porto Alegre entre os dias 3 e 6 de outubro de 2000. Todas as atividades do congresso foram realizadas no Centro de Eventos da FIERGS. O congresso contou com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq, da Agência Nacional de Petróleo - ANP, da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, e da Fundação para o Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - FAPERGS.

A Comissão Organizadora e Editorial organizou o congresso em 36 sessões técnicas, cada uma em uma área de pesquisa específica de Ciências Térmicas. Foram convidados 72 pesquisadores de instituições de pesquisa de todo o país dentre os mais atuantes em cada uma das áreas de pesquisa, para coordenar os esforços de revisão dos artigos recebidos. Cada Coordenador de Área ficou incumbido de receber da ordem de 10 trabalhos, enviando cada um deles para dois revisores de sua confiança. As decisões sobre o aceite dos trabalhos couberam exclusivamente a estes coordenadores, baseadas no parecer dos revisores.

Expressamos com grande satisfação o nosso sincero reconhecimento pelo trabalho realizado pelos Coordenadores de Área e pelos revisores por eles escolhidos. Foram recebidos 675 resumos, que resultaram em 374 trabalhos submetidos para revisão, dos quais 340 foram aceitos e 334 foram submetidos em sua forma final para apresentação e publicados nos anais do congresso.

Conforme tradição do ENCIT, a apresentação dos trabalhos foi oral. Além dos trabalhos submetidos, houve palestras em diferentes áreas de pesquisa e mini cursos.Os palestrantes foram convidados pela Comissão Organizadora e Editorial do ENCIT 2000 com o objetivo de estimular discussões em áreas de pesquisa de interesse atual.

Para selecionar os mini cursos, resolvemos abrir um processo seletivo na comunidade brasileira de Ciências Térmicas. Foram recebidas 12 propostas para mini cursos nos mais diversos temas de Ciências Térmicas, dos quais, devido a restrições de tempo e espaço, foram selecionadas 5 propostas. Acreditamos que tal procedimento de consulta à comunidade foi muito bem sucedido.

Praticamente todos os procedimentos do congresso foram realizados através de correio eletrônico, de forma a reduzir custos e prazos no processo de organização. Pensamos que num futuro próximo, todo o processo de revisão possa vir a ser eletrônico. Quanto à divulgação do evento, somente o folder inicial foi impresso e enviado pelo correio tradicional.

Finalmente, desejamos que o ENCIT 2000 seja lembrado como uma grande confraternização da nossa comunidade de Ciências Térmicas. Novas teorias, modelos, simulações, técnicas experimentais, etc., foram discutidos durante os quatro dias do congresso e novas colaborações e amizades foram construídas. Estamos certos de que os frutos destas interações marcarão o trabalho dos profissionais aqui presentes.

Porto Alegre, outubro de 2000

Comissão Organizadora e Editorial do ENCIT 2000

Associação Brasileira de Ciências Mecânicas
Av. Rio Branco, 124 18º Andar 20040-001 - Rio de Janeiro, RJ
Tel.: (021) 221-0438 Fax: (021) 509-7128
E-mail: abcm@domain.com.br
http://io.rdc.puc-rio.br/abcm/
 



Sessões Técnicas

Sessão 1 - Aerodinâmica e Dinâmica de Gases
Sessão 2 - Engenharia Biomédica
Sessão 3 - Ebulição, Condensação, e Escoamentos Multifásicos
Sessão 4 - Cogeração
Sessão 5 - Combustão
Sessão 6 - Convecção de Calor e de Massa
Sessão 7 - Secagem e Ciência de Alimentos
Sessão 8 - Engenharia Ambiental
Sessão 9 - Equipamentos, Processos, e Sistemas de Energia
Sessão 10 - Método dos Volumes Finitos
Sessão 11 - Método dos Elementos Finitos
Sessão 12 - Difusão de Calor e de Massa e Métodos Anaíticos
Sessão 13 - Transferência de Calor e de Massa
Sessão 14 - Tubos de Calor
Sessão 15 - Bombas de Calor e Refrigeração
Sessão 16 - Instrumentação e Técnicas Experimentais
Sessão 17 - Motores de Combustão Interna
Sessão 18 - Processamento de Materiais
Sessão 19 - Metrologia em Sistemas Térmicos
Sessão 20 - Gás Natural
Sessão 21 - Sistemas Particulados
Sessão 22 - Engenharia de Petróleo
Sessão 23 - Meios Porosos
Sessão 24 - Propulsão
Sessão 25 - Reologia e Propriedades de Fluidos
Sessão 26 - Energia Solar
Sessão 27 - Solidificação e Fusão
Sessão 28 - Comportamento Térmico de Ambientes
Sessão 29 - Radiação Térmica
Sessão 30 - Ensino de Ciências Térmicas
Sessão 31 - Termodinâmica
Sessão 32 - Termohidráulica de Reatores
Sessão 33 - Tribologia
Sessão 34 - Turbomáquinas
Sessão 35 - Turbulência
Sessão 36 - Operações Unitárias




Apoio e Patrocínio: