Ensino Sugestão de tópicos para discussão
Escolha o(s) tópico(s) para análise e mande seu comentário. Sua contribuição será divulgada na ABCM
Ensino de Graduação
- O currículo de engenharia mecânica deve ser o mesmo em todas escolas?
- Deve-se estabelecer um núcleo de disciplinas de ciência de engenharia comum a todas as engenharias?
- Como constituir um currículo sem repetição de tópicos. Ou a repetição é desejável?
- Deve-se enfatizar as disciplinas de ciência da engenharia ou as disciplinas de aplicação?
- Formação de engenheiros pelo estabelecimento de um núcleo comum de disciplinas e a abertura de modalidades dentro da engenharia mecânica, como, por exemplo: produção, automobilística, energia, meio ambiente, projeto mecânico, etc.
- Como ensinar com sucesso alunos de formação inicial deficiente, que trabalham durante o dia e estudam a noite, etc.
- Seria desejável que as disciplinas do curso de engenharia mecânica fossem menos carregadas de detalhes, com ênfase nos fundamentos, menor número de horas de aula em sala e destaque para projetos e lição de casa?
- Critérios de avaliação.
- Política para trabalhos de formatura.
- Estágios
- Política para Iniciação Científica.
- Aulas práticas.
- Visitas técnicas.
- Como introduzir normas e padrões no ensino.
- Como introduzir empreendedorismo no ensino.
- Como introduzir normas de segurança no ensino.
- Como introduzir a conservação do meio ambiente no ensino.
- Como ensinar projeto.
- Como produzir uma inovação tecnológica?
- Relação com os órgãos de classe: CREA, etc.
- Desenvolvimento do profissional e do estudante pela participação em associações de engenheiros mecânicos.
- Preparação de folheto “O que é a engenharia mecânica” para orientação vocacional.
- Disseminação de material de ensino e intercâmbio de professores.
- Ensino de graduação com enfoque regional?
- Diagnóstico/acompanhamento do perfil do profissional e a demanda do mercado.
Ensino de Pós-Graduação
- O currículo de engenharia mecânica deve ser o mesmo em todas escolas?
- Deve-se estabelecer um núcleo de disciplinas de ciência de engenharia comum a todas as engenharias?
- Como constituir um currículo sem repetição de tópicos. Ou a repetição é desejável?
- Deve-se enfatizar as disciplinas de ciência da engenharia ou as disciplinas de aplicação?
- Formação de engenheiros pelo estabelecimento de um núcleo comum de disciplinas e a abertura de modalidades dentro da engenharia mecânica, como, por exemplo: produção, automobilística, energia, meio ambiente, projeto mecânico, etc.
- Como ensinar com sucesso alunos de formação inicial deficiente, que trabalham durante o dia e estudam a noite, etc.
- Seria desejável que as disciplinas do curso de engenharia mecânica fossem menos carregadas de detalhes, com ênfase nos fundamentos, menor número de horas de aula em sala e destaque para projetos e lição de casa?
- Critérios de avaliação.
- Política para trabalhos de formatura.
- Estágios
- Política para Iniciação Científica.
- Aulas práticas.
- Visitas técnicas.
- Como introduzir normas e padrões no ensino.
- Como introduzir empreendedorismo no ensino.
- Como introduzir normas de segurança no ensino.
- Como introduzir a conservação do meio ambiente no ensino.
- Como ensinar projeto.
- Como produzir uma inovação tecnológica?
- Relação com os órgãos de classe: CREA, etc.
- Desenvolvimento do profissional e do estudante pela participação em associações de engenheiros mecânicos.
- Preparação de folheto “O que é a engenharia mecânica” para orientação vocacional.
- Disseminação de material de ensino e intercâmbio de professores.
- Ensino de graduação com enfoque regional?
- Diagnóstico/acompanhamento do perfil do profissional e a demanda do mercado.