LOGIN / Acesse o sistema

Esqueceu sua senha? Redefina aqui.

Ainda não possui uma conta? Cadastre-se aqui!

REDEFINIR SENHA

Insira o endereço de email associado à sua conta que enviaremos um link de redefinição de senha para você.

Ainda não possui uma conta? Cadastre-se aqui!

Este conteúdo é exclusivo para membros ABCM

Inscreva-se e faça parte da comunidade

CADASTRE-SE

Tem uma conta?

Torne-se um membros ABCM

Veja algumas vantagens em se manter como nosso Associado:

Acesso regular ao JBSMSE
Boletim de notícias ABCM
Acesso livre aos Anais de Eventos
Possibilidade de concorrer às Bolsas de Iniciação Científica da ABCM.
Descontos nos eventos promovidos pela ABCM e pelas entidades com as quais mmantém acordo de cooperação.
Estudantes de gradução serão isentos no primeiro ano de afiliação.
10% de desconto para o Associado que pagar anuidade anntes de completar os 12 meses da última anuidade paga.
Desconto na compra dos livros da ABCM, entre eles: "Engenharia de Dutos" e "Escoamento Multifásico".
CADASTRE-SE SEGUIR PARA O VIDEO >

Tem uma conta?

Informativos

  • INFORMATIVO ABCM Nº 03/2018









    INFORMATIVO ABCM Nº 03/2018
    Semana de 05 a 09 de fevereiro de 2018
     
     
    Eventos
     
    III Forúm de Manufatura
    Data: 19 a 20 de março de 2018,  Blue Tree Faria Lima – São Paulo
     
    Em sua 3ªedição o Fórum de Manufatura oferece a você a oportunidade única de se reunir com os principais líderes de setores variados da indústria para debater e discutir informações de alta relevância, compartilhar experiências de sucesso e apresentar modelos de excelência nacionais e internacionais
     
    Maiores informações: http://forumdemanufatura.com.br/
     
     
    FEIMEC – Feira Internacional de Máquinas e Equipamentos
    Data: 24 a 28 de abril de 2018, no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center
    Horário: Das 10h às 19h (dia 28, das 9h às 17h)
    Fonte: ABIMAQ - Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos
     
    Com presença confirmada de mais de 700 grandes marcas que atendem os diversos segmentos industriais e a oferta de uma ampla gama de conteúdos e experiências, evento é considerado fundamental para empresas que precisam se preparar para a retomada da atividade econômica.
     
    Em sua segunda edição, a FEIMEC – Feira Internacional de Máquinas e Equipamentos, marcada para o período de 24 a 28 de abril, no São Paulo Expo, se consolida como o evento mais importante e mais completo para a indústria de máquinas e equipamentos na América Latina. 
     
    Iniciativa da ABIMAQ – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos e da Informa Exhibitions, a feira oferece um ambiente ideal para a realização de networking e negócios. Faltando menos de três meses para sua realização, a FEIMEC está com quase 100% dos seus 54.000 de área de exposição comercializada e tem confirmada a presença exclusiva de empresas âncoras do setor entre seus mais de 350 expositores, que representam mais de 700 grandes marcas nacionais e internacionais.
     
    A FEIMEC faz parte da estratégia de divulgação dos importantes lançamentos que a Ingersoll Rand traz para o mercado. “Além de estreitarmos o relacionamento com clientes e parceiros, na feira temos a oportunidade de reforçar nosso posicionamento diretamente com o público-alvo das nossas soluções”, afirma Fábio Massaru Narahara, diretor de Marketing da divisão de negócios Compression Technologies and Services (CTS) para a América Latina da empresa
     
    A grade de palestras inclui o Simpósio da VDI, promovido em parceria com a Associação de Engenheiros Brasil-Alemanha, que neste ano terá como tema “Big Data Brasil: digitalizando competitividade”; o Workshop “Produtividade em Soldagem”, organizado pela AWS (American Welding Society) com participação do SENAI; e o Fórum “Rede de Manufatura Mecânica”, realizado pela Fundação Certi, uma das referências em pesquisa, desenvolvimento e inovação para a iniciativa privada, governo e terceiro setor.
     
    Maiores informações: www.feimec.com.br  
     
     
    ConaEnd & IEV – Congresso Anual de Ensaios Não Destrutivos e Inspeção
    Data: 27 a 29 de agosto de 2018– São Paulo/SP
    Fonte: Abendi - Associação Brasileira de Ensaios Não Destrutivos e Inspeção
     
    Promovido e realizado pela Abendi – Associação Brasileira de Ensaios Não Destrutivos e Inspeção, o ConaEnd & IEV – Congresso Anual de Ensaios Não Destrutivos e Inspeção, que será realizado de 27 a 29 de agosto de 2018 em São Paulo.
     
    O evento apresentará temas que impactam diretamente no dia a dia das empresas, dos profissionais, das universidades e dos centros de pesquisas envolvidos com END e inspeção de equipamentos e materiais, e na prestação de serviços. Isto quer dizer: apresentaremos o que há de mais avançado em tecnologia utilizada no setor para os principais segmentos industriais da América Latina.
     
    Apresente um trabalho técnico no CONAEND e fique em destaque no principal evento do setor!
     
    Ainda dá tempo, inscreva-se aqui: http://www.conaend.org.br/programacao.php
     
    Envie sua sinopse até 28 de fevereiro.
    Em Inglês ou Português.
     
     
     
    Rio Oil & Gas 2018
    24 a 27 de setembro de 2018 – Centro de Convenções Rio Centro /RJ
    Exposição: 12h às 20h Congresso: 9h às 18h30
    Fonte: IBP - Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis
     
    A magnitude do evento expressa a força da nossa indústria e o torna uma importante ferramenta para que os diferentes agentes que atuam direta ou indiretamente no setor possam promover seus produtos e serviços, bem como expor e defender suas teses e interesses.
    No ano de 2016, a Exposição contou com a presença de mais de 34.000 visitantes e 540 expositores. Já a Conferência reuniu 4.177 participantes de 31 países, entre autoridades do Governo, altos executivos do setor, representantes da academia, entre outros. No ambiente digital, a Rio Oil & Gas alcançou uma audiência de 3 milhões de pessoas.  
     
    Para a edição deste ano, agendada para o período de 24 a 27 de setembro, no Riocentro, estamos programando novos conteúdos e formatos para a Exposição e o Congresso. 
     
    Com o lema: Transformando Desafios em Oportunidades, o Congresso irá fomentar o debate sobre as grandes transformações vividas pela indústria de petróleo e gás, que são visíveis no comportamento dos consumidores, na geopolítica, novas tecnologias digitais, mudanças no meio ambiente e também na indústria de energia.
     
    Chamada de trabalhos: A chamada de trabalhos técnicos para o Congresso está aberta e os interessados podem enviar a sinopse estendida dos seus estudos até o início de março, por meio da Área do Autor. Os selecionados poderão apresentar seus projetos em dois diferentes formatos: oral e pôster digital. Além disso, os trabalhos finais serão publicados na biblioteca online do IBP e em bibliotecas de universidades e empresas parceiras.
    Contaremos com a participação de empresas de todos os elos da cadeia produtiva, garantindo maior legitimidade e representatividade nas discussões previstas.
     
    Maiores informações: http://www.riooilgas.com.br/
     
     
     
    Outros
     
    Academia Brasileira de Ciências Reunião Magna da ABC 2018 - Imaginando o Futuro
    8 a 10 de maio de 2018, Museu do Amanhã, Rio de Janeiro/RJ.
    Evento Gratuito e Aberto ao Público
    Fonte: Academia Brasileira de Ciências
     
    Entre os dias 8 e 10 de maio de 2018, a Academia Brasileira de Ciências realizará sua tradicional Reunião Magna. O evento anual promove a interação da comunidade científica brasileira com grandes nomes da Ciência internacional em discussões de temas de relevância para o país e o mundo.
    Sob coordenação geral do Acadêmico José Roberto Boisson de Marca, a edição de 2018 da reunião acontecerá no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, e terá como tema “Imaginando o Futuro”. A proposta é dar uma visão do futuro que está sendo construído a partir dos avanços nas diversas áreas da ciência e da tecnologia e o impacto desses avanços na vida das pessoas, nas escolhas que a sociedade terá que fazer e nas expectativas para a comunidade científica.
     
    Dentre os palestrantes confirmados estão a astrônoma Gabriela González, a cientista da computação Jeannette Wing, o pesquisador sênior do Google Jeffrey Dean, a economista Mariana Mazzucatto, o sociólogo Michael Savage e o médico Sérgio Pena.
     
     
     
     
     
     
     
     
    Lista de E-mails Moderada para Pesquisadores da Área de Mecatrônica no Brasil
     
     
    O objetivo principal dessa lista é contribuir com a comunidade científica mecatrônica do Brasil na ampla e abrangente divulgação de tópicos como:
        - projetos e vagas de pós-graduação e trabalho;
        - realização de eventos (e.g. congressos, seminários, etc);
        - edições especiais de revistas e demais oportunidades de publicações;
        - novidades de interesse geral;
     
    No contexto de sistemas mecatrônicos, os principais (mas não únicos) temas abordados pela lista serão:
        - Robótica;
        - Automação;
        - Controle;
        - Eletrônica;
        - Software;
        - Projeto mecânico;
        - Modelagem matemática;
     
    A lista será completamente moderada por professores da Universidade de São Paulo (USP).
    As mensagens enviadas à lista e aprovadas pelos moderadores serão agrupadas em um digest, que será enviado com frequência dependente do número de mensagens recebidas, mas a princípio semanal.
    Os interessados em receber e divulgar mensagens podem se registrar e obter mais informações através do link acima.