LOGIN / Acesse o sistema

Esqueceu sua senha? Redefina aqui.

Ainda não possui uma conta? Cadastre-se aqui!

REDEFINIR SENHA

Insira o endereço de email associado à sua conta que enviaremos um link de redefinição de senha para você.

Ainda não possui uma conta? Cadastre-se aqui!

Este conteúdo é exclusivo para membros ABCM

Inscreva-se e faça parte da comunidade

CADASTRE-SE

Tem uma conta?

Torne-se um membros ABCM

Veja algumas vantagens em se manter como nosso Associado:

Acesso regular ao JBSMSE
Boletim de notícias ABCM
Acesso livre aos Anais de Eventos
Possibilidade de concorrer às Bolsas de Iniciação Científica da ABCM.
Descontos nos eventos promovidos pela ABCM e pelas entidades com as quais mmantém acordo de cooperação.
Estudantes de gradução serão isentos no primeiro ano de afiliação.
10% de desconto para o Associado que pagar anuidade anntes de completar os 12 meses da última anuidade paga.
Desconto na compra dos livros da ABCM, entre eles: "Engenharia de Dutos" e "Escoamento Multifásico".
CADASTRE-SE SEGUIR PARA O VIDEO >

Tem uma conta?

Informativos

  • INFORMATIVO ABCM Nº18/2016

     

     

     

     

     

     

     

    INFORMATIVO ABCM Nº 18/2016 
    Semana de 18 a 25 de novembro de 2016.


    Eventos 

    MecSol 2017 - 6th International Symposium on Solid Mechanics
    Data: 26 a 28 de abril de 2017 - Joinville, Santa Catarina 
    Fonte: Prof. Pablo Andrés Muñoz Rojas (UESC)

     

    Dear colleague,
    This is a gentle reminder of the upcoming deadline for abstract submissions for MecSol2017 (November 15, 2016). Please, take a few minutes to check the event's website:  http://eventos.abcm.org.br/mecsol2017/ where you will find additional information and the template for abstracts.
     
    MecSol is an official conference of the ABCM (The Brazilian Society of Mechanical Sciences and Engineering). As such, the websystem requires that each author or participant registers, clicking on the option "ABCM Login".

    MecSol 2017, the  6th International Symposium on Solid Mechanics, will be held in Joinville, Brazil, from 26th to 28th April, 2017. It is held every two years and was conceived as a forum to congregate high level researchers from Brazil and abroad to discuss ongoing work, exchange experiences and foster interinstitutional cooperation. Innovative developments in solid mechanics that apply numerical, experimental or numerical-experimental approaches are all in the scope of the event. As a further highlight, the organization of the 6th edition of the symposium in Joinville will provide an agreeable atmosphere to discuss technical matters in an attractive, cultural and friendly environment.
    An important highlight is the short course on Computational Plasticity that will be lectured by Prof. Dr. Eduardo A. de Souza Neto (University of Swansea, UK) during the previous two days of the conference, 24-25 April, 2017). Registrations to the course will be done on a "by adhesion" basis.

    Below you can find the most important deadlines:

    15/11/2016 - Deadline for abstract submission

    15/12/2016 - Notification of abstract acceptance

    08/02/2017 - Deadline for submission of full manuscripts

    01/03/2017 - Notification of acceptance of full manuscripts

    15/03/2017 - Deadline for submission of manuscripts in the final version

    Please mark the above mentioned dates in you agenda and help disseminating MecSol 2017 to your colleagues in the area.

    We hope to see you in Joinville in 2017!


    Outros

    Prof. Alvaro Prata reafirma ao G20 prioridade brasileira de “perseguir a inovação”
    Fonte: Prof. Gherhardt Ribatski (EESC-USP)


    Conforme divulgado na página eletrônica do MCTIC, em reunião de ministros do G20 em Pequim, na China, o Prof. Alvaro Prata, secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) afirmou que “as políticas de inovação são prioridade do governo brasileiro para acelerar o desenvolvimento econômico e social do país”. Segundo ele, os países do grupo representam 90% do Produto Interno Bruto, 80% do investimento em pesquisa e desenvolvimento, 70% das patentes, 80% do comércio internacional, dois terços da população e 84% da emissão de gases de efeito estufa do mundo.
    "As nossas apresentações afirmaram e reafirmaram a política de perseguir a inovação como uma componente imprescindível para o nosso desenvolvimento econômico e social do Brasil", relatou Prata.

    Maiores Informações: click here

     

    Curso de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica na COPPE/UFRJ.

    Fonte: Prof. Albino J.K. Leiroz (PEM/COPPE – UFRJ)

     

    Inscrições: on-line, via sistema informatizado de inscrições, por via postal ou pessoalmente ou por procuração, na Secretaria Acadêmica do PEM-COPPE/UFRJ.
    Edital: disponível em Admissão: Documentos
    Inscrição On-line Mestrado
    Inscrição On-line Doutorado

    Prazos:
    26 de setembro a 25 de novembro de 2016, para ingresso no 1º Período de 2017;
    06 a 31 de março de 2017, para ingresso no 2º Período de 2017;
    05 de maio a 30 de junho de 2017, para ingresso no 3º Período de 2017.

     

    Curso de Pós-Graduação Stricto Sensu- Mestrado e Doutorado -Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio)
    Inscrições até 30/11/2016
    Fonte: PUC/RIO

     

    De acordo com os últimos resultados da CAPES (triênio 2010-2012) — ¬ órgão do governo que avalia todos os programas de pós-graduação do País, com notas de um a sete,¬ a PUC-Rio está entre as melhores universidades do País. No CTC, dos 11 programas avaliados, dois receberam nota máxima (Informática e Engenharia Mecânica), quatro ficaram com nota seis (Engenharias Civil e Elétrica e os bacharelados em Física e Matemática), três conquistaram nota cinco (Química, Engenharia de Materiais e de Processos Químicos e Metalúrgicos e Engenharia de Produção) e, entre os cursos exclusivos de mestrado — cuja nota máxima é cinco — um recebeu nota quatro (Metrologia) e outro, nota três (Mestrado Profissional em Engenharia Urbana e Ambiental).
     
    Sendo um dos mais importantes polos de ensino e pesquisa científica e tecnológica do País, com cerca de 1.200 alunos de pós-graduação, o CTC/PUC-Rio investe de forma expressiva em pesquisa, contando com cerca de 140 laboratórios modernos e especializados. Atualmente, o CTC/PUC-Rio tem corpo docente formado por aproximadamente 180 professores, todos com doutorado e a maioria com formação no exterior, permitindo uma formação sólida alinhada tanto às necessidades do mercado profissional, quanto para o desenvolvimento de pesquisadores para o País.
     
    Oportunidade de bolsas de estudo para os cursos de tempo integral
     
    O candidato aprovado para cursar pós-graduação acadêmica em tempo integral no CTC/PUC-Rio poderá requerer bolsa de estudo da Capes, CNPq e de outros órgãos de fomento. A solicitação deve ser feita diretamente no departamento do curso escolhido. Adicionalmente à bolsa de manutenção concedida para o estudante de pós (com duração de 24 meses para o mestrado e 48 meses para o doutorado), a obtenção da bolsa exime os alunos dos custos das anuidades e taxas escolares da universidade. A concessão da bolsa está sujeita à disponibilidade em função do número de candidatos aceitos. Alunos que não se qualificarem para receber a bolsa de fomento são elegíveis a outra modalidade de bolsa CAPES (bolsa taxa), que cobre integralmente os custos das anuidades e taxas escolares da universidade. 
     
    A seleção dos candidatos é feita pela comissão de pós-graduação de cada curso com base no histórico escolar da graduação, cartas de recomendação, curriculum vitae, experiência profissional e, caso seja necessário, será marcada uma entrevista com o candidato. Os selecionados que sejam ex-alunos da PUC-Rio pagam R$ 50,00 (cinquenta reais) de taxa de inscrição e os demais, R$ 100,00 (cem reais). O candidato pagará a taxa de inscrição somente se for aprovado no processo de seleção. Os cadastros para inscrição devem ser feitos no link 
    http://www.ccpa.puc-rio.br/inscricao_pos/ e os editais podem ser consultados no link http://www.puc-rio.br/ensinopesq/ccpg/inscricoes.html#tab2.

    Engenharia Mecânica - Inscrições até 30/11/2016 - Conceito 7 na CAPES
    Desde sua criação, o programa de pós-graduação em Engenharia Mecânica da PUC-Rio vem recebendo nota máxima no processo de avaliação da CAPES. Os cursos de mestrado e doutorado são divididos em três áreas de concentração: Termociências, Mecânica Aplicada e Petróleo e Energia, com oito linhas de pesquisa. A seleção dos candidatos será feita com base no histórico escolar, curriculum vitae, cartas de referência e uma prova a ser realizada via internet. Se necessário, serão realizadas entrevistas com os candidatos.
    Mais informações: http://www.mec.puc-rio.br/?pag=pos_apresentacao.