LOGIN / Acesse o sistema

Esqueceu sua senha? Redefina aqui.

Ainda não possui uma conta? Cadastre-se aqui!

REDEFINIR SENHA

Insira o endereço de email associado à sua conta que enviaremos um link de redefinição de senha para você.

Ainda não possui uma conta? Cadastre-se aqui!

Informativos

  • INFORMATIVO ABCM Nº17/2016 - II Parte

     

     

     

     

     

     

     

     

     


    INFORMATIVO ABCM Nº 17/2016 – II Parte
    Semana de 28 de outubro a 4 de novembro de 2016.


    Eventos 

    9th International Conference on Inverse Problems in Engineering (ICIPE)
    May 23-26 2017 - Waterloo, Canada
    Fonte: Helcio R. B. Orlande (COPPE/UFRJ)

    Dear Inverse Analysis Colleagues,
     
    The 9th International Conference on Inverse Problems in Engineering (ICIPE) will be held at the University of Waterloo, Canada, May 23-26 2017. Past conferences have been noteworthy for their balanced focus on  theory and applications, as well as an atmosphere that encourages collaboration and interaction between mathematical theorists who develop inverse analysis tools, and engineers who use these tools to solve today's problems. Papers on all topics pertaining to inverse analysis are invited, including: inverse heat transfer; inverse analysis of structures; parameter estimation and inference; optimal design of experiments; stochastic inverse analysis and Bayesian inference; non-destructive testing; and medical and industrial tomography.
     
    The 9th ICIPE is in honor of Professor Graham Gladwell, FRSC, in recognition of his seminal contributions to inverse analysis. Keynote speakers include Professor Margaret Cheney, Colorado State University, and Malcolm Gladwell, best-selling author, who will be speaking in honor of his father.
     
    The conference website is icipe17.uwaterloo.ca, and a conference flyer is attached to this email.  Abstracts are due on November 7th 2016. Please contact [email protected] if you have any questions, or need help with abstract submissions.
     
    We are looking forward to hosting you in Waterloo!

     



    ERCOFTAC Spring Festival 2017
    6 a 7 de abril de  2017 - Vienna, Austria 
    Fonte: Magdalena Jakubczak

                                                               
    We would like to inform that ERCOFTAC Spring Festival 2017 will be held on the 6th - 7th April 2017 in Vienna, Austriaand will be hosted by AIT Austrian Institute of Technology (ADA Pilot Centre).  
     
    Please could you save this date and spread this information among the members of your PC and SIG. More information regarding the event  will be followed in due course. 
     
    Thank you very much and we look forward to seeing you in Vienna.
    More information: www.ercoftac.org or [email protected]


     

     Concursos

    Pós-graduação em Engenharia Mecânica da EESC-USP recebe inscrições para Mestrado e Doutorado
    Inscrição: até dia 11 de novembro de 2016
    Fonte: Prof. Oscar Rodriguez (USP-SC)

    O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica (PPGEM) da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP está com inscrições abertas, até o dia 11 de novembro, para o processo seletivo de seus cursos de mestrado e doutorado, com início no primeiro semestre de 2017.
    Poderão candidatar-se a uma vaga no curso de mestrado os candidatos graduados – ou que no ato da matrícula tiverem concluído o curso de graduação – em instituições de ensino superior oficialmente reconhecidas no Brasil ou no exterior. Já para as vagas de doutorado, poderão se candidatar alunos com nível de mestrado.
     
    Os interessados poderão escolher entre as seguintes áreas de concentração:
    • Aeronaves;
    • Dinâmica de Máquinas e Sistemas;
    • Manufatura;
    • Materiais;
    • Projeto Mecânico; e
    • Térmica e Fluidos.
     
    Os candidatos aos cursos de mestrado e doutorado deverão realizar uma avaliação de desempenho por meio de exame escrito, no dia 4 de dezembro, que envolverá conhecimentos pertinentes a disciplinas comuns aos cursos de engenharia mecânica e correlatos. A aplicação do certame acontecerá nas dependências do Departamento de Engenharia Mecânica (SEM) da EESC.
     
    Além da prova escrita, o processo seletivo consistirá de análise curricular na qual serão levadas em consideração a adequação do perfil do candidato aos estudos vinculados ao Programa.
     
    Para conhecer o texto integral das normas que disciplinam o processo seletivo, inclusive a quantidade de vagas e os trâmites para a matrícula, consulte o Edital no site do PPGEM: www.eesc.usp.br/ppgem.
     

    Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica
    Tel.: (16) 3373-9401
    E-mail: [email protected] 


     

    Concurso Docente de uma vaga de Professor Assistente Doutor, em RDIDP, no regime jurídico da CLT, junto ao curso de Engenharia Aeronáutica Unesp - Câmpus de São João da Boa Vista
    Inscrições até dia 18 de novembro de 2016.
    Fonte: Prof. Dr. Elmer Mateus Gennaro(UNESP)


    O Câmpus de São João da Boa Vista da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp) está com inscrições abertas em concurso público de provas e títulos para o provimento de uma vaga de Professor Assistente Doutor, em RDIDP, no regime jurídico da CLT, junto ao curso de Engenharia Aeronáutica.

    Conjunto de Disciplinas - Desenho Técnico; Desenho Mecânico; Mecânica dos Sólidos I; Mecânica dos Sólidos II (1 vaga).

    As inscrições serão recebidas, em dias úteis, no período de 17/10/2016 a 18/11/2016, horário das 9:00 às 12:00 e das 14:00 às 17:00, na Seção Técnica de Apoio Administrativo do Câmpus de São João da Boa Vista, sito na Av. Profª. Isette Corrêa Fontão, nº 505, Jardim das Flores, em São João da Boa Vista - SP. CEP 13876-750.

    Para participar, o candidato deve ter no mínimo doutorado. Para mais informações acessar o link:http://www.sjbv.unesp.br/#!/concursos/docentes/


     

     

    Concurso Público para provimento de Cargo Efetivo de Professor Adjunto A –nível I, da Carreira de Magistério Superior; Área: Engenharia Biomédica/ Subárea: Biomecânica na UFABC

    Inscrições até 15/02/2017

    Fonte: Prof. Dr. Olavo Luppi Silva (UFABC)


    Os editais para as respectivas vagas são os seguintes: 


    1) Área: Engenharia Biomédica / Subárea: Engenharia de Reabilitação.
    http://ufabc.edu.br/index.php?option=com_content&view=article&id=10192

    2) Área: Engenharia Biomédica / Subárea: Processamento de Imagens Médicas.
    http://ufabc.edu.br/index.php?option=com_content&view=article&id=10191


     

     

    Outros

    Relato sobre o 24º ICTAM e a Assembleia Geral da IUTAM ocorridos em Montreal

    Entre os dias 21 e 26 de agosto de 2016.

    Fonte: Prof. Atila P. Silva Freire (PEM/COPPE/UFRJ)

     

    1.    Introdução

    O presente documento foi organizado em duas partes. 
    Inicialmente ele descreve o ICTAM estagiado em Montreal entre os dias 21 e 26 de agosto de 2016, sua filosofia, conteúdo e formas de planejamento e organização.
    A seguir, um curto informe é presentado sobre a Assembleia Geral da IUTAM realizada na mesma cidade nos dias 23 e 24 do mesmo mês.

    2.    ICTAM

    2.1.    Preliminares

    O International Congress of Theoretical and Applied Mechanics (ICTAM) é o grande evento da IUTAM, seu congresso quadrienal. Em adição, a cada dois anos a IUTAM apoia a organização de aproximadamente 16 simpósios a partir da submissão de propostas aos seus Comitês de Simpósios (Symposia Panels)(5 membros para Mecânica dos Fluidos, outros 5 para Mecânica dos Sólidos). Estes, após uma análise de mérito conjunta, preparam um documento com recomendações que é então levado à votação na Assembléia Geral (AG).
    Historicamente, o ICTAM começou a ser organizado anteriormente à própria criação da IUTAM. Um seminário organizado em Innsbruck em setembro de 1922 por Von Karman marcou a sua existência. A IUTAM passaria a existir apenas a partir de 1946 com a redação de seu estatuto pelo Prof. J.M. Burgers. 
    Pelo exposto, o ICTAM possui uma forma peculiar de organização, determinada pela sua história: todas as decisões referentes a ele são tomadas pelo Comitê de Congressos da IUTAM, sem interferência alguma da Assembleia Geral (AG). De fato, o Comitê de Congressos (33 membros) é escolhido pela AG, residindo aí sua única influência. 

    2.2.    Forma de organização

    O ICTAM possui quatro grandes palestras: as de abertura e encerramento, as de premiação em Mecânica dos Fluidos (Prêmio Batchelor, apoiado pela Cambridge University Press) e Mecânica dos Sólidos (Prêmio Rodney Hill, apoiado pela Elsevier). Elas possuem duração de 1 hora e são apresentadas por eméritos cientistas.
    As apresentações são de quatro tipos: palestras plenárias convidadas (50 min), palestras convidadas no âmbito dos mini-simpósios (30 min), contribuições técnicas em simpósios ou sessões temáticas (20 min), apresentações curtas com pôster (4 min). 
    Todas as decisões relativas ao conteúdo e forma do ICTAM são tomadas pelo Comitê de Congressos a partir de recomendações do Comitê Executivo (7 membros). 
    O Comitê de Consulta Nacional cuida apenas de questões domésticas.
    As palestras plenárias convidadas foram em Montreal em número de 16. As palestras convidadas para os mini-simpósios foram 168. As contribuições técnicas foram 960; as apresentações curtas para pôster foram 907.

    2.3.    Qualidade

    A forma de organização centralizada do ICTAM garante a sua qualidade elevada. As 168 palestras convidadas oferecem uma visão muito bem estruturada dos tópicos relevantes das pesquisas em andamento na comunidade internacional.
    As sessões técnicas são divididas em até 24 apresentações paralelas, pelo menos 10 delas com interesse comum. Organizar um programa personalizado é sempre uma grande dificuldade no ICTAM.
    Nas sessões de pôster, além do tempo reservado para interação com o publico, os autores apresentam seus resultados em 4 minutos em um formato muito dinâmico e interessante.
    As palestras plenárias (16) possuem qualidade elevadíssima.
    As quatro palestras principais são um absoluto deleite. Todo e qualquer pesquisador em mecânica teórica e aplicada deveria possuir ao menos uma vez em sua vida profissional a oportunidade de assistir a essas palestras. O modo como os assuntos são abordados, sua profundidade e rigor científicos são excelentes elementos inspiradores e motivadores para o exercício de nossas profissões. 
    Sob um ponto de vista prático, pequenos detalhes fazem toda a diferença. O programa impresso é muito bem organizado. As palestras podem ser facilmente encontradas por tema ou autores. Um aplicativo para celular ou computador pessoal oferece uma alternativa complementar atrativa. As palestras são carregadas antecipadamente em uma sala preparada para auxilio aos palestrantes completamente equipada. 

    2.4.    A participação do Brasil no ICTAM2016

    A participação de brasileiros no ICTAM2016 foi tímida, como é nossa tradição histórica. Dez pesquisadores brasileiros residentes no Brasil estavam em Montreal. Houve uma acentuada diminuição de participantes em relação à Beijing 2012. 
    Do ponto de vista do desenvolvimento das ciências mecânicas no Brasil e de sua inserção internacional, seria estrategicamente interessante que esses números fossem alterados no futuro. 

    2.5.    Conclusão ICTAM2016

    Os eventos organizados pela ABCM, em particular, seus maiores eventos, o COBEM e o CONEN, têm sofrido muitas críticas com relação aos seus conteúdos e formas de organização, que podem variar grandemente de evento a evento. Há décadas, o COBEM era um acontecimento particular no calendário da pesquisa e ensino de pós-graduação no Brasil. Praticamente todos os pesquisadores de destaque no âmbito nacional podiam ser encontrados lá. Recentemente, por uma razão ou outra, o cenário mudou. Algumas dificuldades de organização – com honrosas exceções – provocaram um certo afastamento de parte considerável da comunidade histórica.  
    A rotatividade na organização do COBEM é importante para garantir uma integração nacional. Mas isto provoca dificuldades naturais. Cada evento é uma experiência nova, sujeita a avanços ou retrocessos. Na IUTAM, o comitê de organização do ICTAM é renovado de modo controlado pela AG. Isto garante aos seus membros alguns requisitos fundamentais incluindo experiência e qualidade. O conceito de “Comitê de Congresso”, “Comitê Executivo” e “Comitê Local” utilizado pela IUTAM poderia ser formalizado pela ABCM de formas a gerar sinergia entre os coordenadores de seus comitês e os simpósios dos congressos. De certa forma isto já é (foi) feito, mas diretamente entre a “Comissão Organizadora” (que na realidade se confunde com os “Comitê Executivo” e “Comitê Local”) e os coordenadores dos comitês. 
    Pelo menos para o COBEM e o CONEN a ABCM poderia estabelecer um “Comitê Executivo” para atuação junto ao “Comitê Local”. O Comitê Executivo cuidaria junto aos comitês da ABCM de mobilizar o conteúdo dos congressos junto às comunidades nacional e estrangeira com o objetivo de garantir uma alta qualidade.
    De qualquer forma, a ABCM precisa pensar em mecanismos de organização que empurrem a qualidade de seus congressos para cima, a níveis compatíveis com o tipo de produção cientifica que se deseja no Brasil.
    O próximo ICTAM ocorrerá em Milão, uma cidade de acesso fácil a partir do Brasil. A comunidade ABCM precisa considerar sua participação neste evento, em números melhores que aqueles historicamente apresentados. 

    3.    Assembleia Geral da IUTAM

    A AG da IUTAM ocorreu em Montreal nos dias 23 e 24 de agosto de 2016. Estavam presentes 73 membros com direito a voto, 7 observadores e 11 substitutos de membros com direito a voto. 
    Na agenda constavam 32 pontos de discussão. A abertura foi feita pelo Presidente, Professor V. Tvergaard. A seguir, o Secretário Geral, Prof. F. Dias, apresentou o relatório geral das atividades de 2014 a 2016.
    A IUTAM possui 47 países aderentes e 3 observadores. As organizações afiliadas são 21. No período foram organizados 16 simpósios.
    Ao final de 2015, o saldo bancário era de 483.959,00 USD.
    Na IUTAM, existem 5 diferentes níveis de adesão. O Brasil esta no nível 2. O nível 5 é ocupado apenas por USA e China (a partir de 2017). O nível 5 paga 12 cotas anualmente. O nível 2 corresponde a 3 cotas. O valor das cotas (mantido até 2019) é 810 USD.

    3.1.    Relato sobre o ICTAM2016

    O presidente do Comitê de Congressos relatou que foram feitos duas reuniões de organização inteiramente dedicadas ao ICTAM2016. As reuniões ocorreram em Lyngby nos dias 19 e 20 de agosto de 2014 e Stuttgart nos dias 29 e 30 de agosto de 2015.
    Todos os artigos submetidos foram discutidos em uma reunião em Montreal por um painel de seleção internacional entre os dias 13 e 15 de abril de 2016. Os artigos (2288) foram individualmente considerados em análises que apresentaram um tempo médio de 1:30 minutos. A programação (sessões, horários, coordenadores) de todas as palestras foi realizada por duas pessoas: o presidente do comitê organizador local e o presidente do comitê de congresso.

    3.2.    Relato sobre o Comitê Eleitoral

    Após receber todas as candidaturas, o Comitê Eleitoral reunido na Universidade da Dinamarca em 2016 resolveu sugerir à Assembleia Geral os seguintes nomes para eleição do Bureau:

    Postos administrativos: 
    President: Professor Nadine Aubry (Estados Unidos, Mec Flu) 
    Secretário Geral: Professor Henryk Petryk (Polônia, Mec Sol) 
    Tesoureiro: Professor Peter Eberhard (Alemanha, Mec Sol) 

    Postos não-administrativos (cada posição deve ser preenchida através de votação secreta na AG, exceto a posição W): 
    W: Prof. Bernhard Schrefler (Italia, Mec Flu) 
    X: Prof. Atila Freire (Brasil, Mec Flu) and Prof. Osamu Sano (Japão, Mec Flu) 
    Y: Prof. Yilong Bai (China, Mec Sol) and Prof. Irina Goryacheva (Russia, Mec Sol) 
    Z: Prof. Norman Fleck (Reino Unido, Mec Sol) and Prof. Michael Gilchrist (Irlanda, Mec Sol)

    Após consulta à AG foram eleitos para o Bureau:
    X: Prof. Atila Freire (Brasil, Mec Flu) 
    Y: Prof. Irina Goryacheva (Russia, Mec Sol) 
    Z: Prof. Norman Fleck (Reino Unido, Mec Sol) 

    3.3.    Relato sobre a eleição dos membros do Comitê de Congresso

    O Prof. Peter Eberhard relatou como presidente do comitê de indicações para membros do Comitê de Congresso (CC) e do Comitê Executivo do Comitê de Congresso (XCCC) as recomendações e regras de votação pela AG.

    Após deliberação da AG, a nova composição do CC ficou da seguinte forma (com 14 reconduções e 7 novos membros):

    Prof. P. (Pilar) Ariza, Spain, 2020 
    Prof. N. (Nadine) Aubry, USA, 2020, Presidente do CC e XCCC (ex-ofício) 
    Prof. L. (Leslie) Banks-Sills, Israel, 2020, membro do XCCC 
    Prof. D. (Davide) Bigoni, Italy, 2018 
    Prof. S. (Shiyi) Chen, China, 2020 
    Prof. A. (Alberto) Corigliano, Italy, 2020, membro do XCCC (ex-ofício) 
    Prof. R. (Renato) Cotta, Brazil, 2018 
    Prof. P. (Peter) Eberhard, Germany, 2018 
    Prof. B. (Bruno) Eckhardt, Germany, 2020, membro do XCCC 
    Prof. H. (Horacio) Espinosa, USA, 2020 
    Prof. M. (Maciej) Floryan, Canada, 2020 
    Prof. H. (Huajian) Gao, USA, 2020
    Prof. M. (Michael) Gilchrist, Ireland, 2018 
    Prof. G. (GertJan) van Heijst, Netherlands, 2018 
    Prof. P. (Patrick) Huerre, France, 2020 
    Prof. P. (Peter) Hunter, New Zealand, 2020 
    Prof. A. (Ann) Karagozian, USA, 2020 
    Prof. D. (Djimedo) Kondo, France, 2020 
    Prof. P. (Paul) Linden, UK, 2018 
    Prof. T. (Tianjian) Lu, China, 2020 
    Prof. J. (Jacques) Magnaudet, France, 2020, membro do XCCC 
    Prof. V. (Valery) Matveenko, Russia, 2020 
    Prof. R.M. (Robert) McMeeking, USA, 2020, Secretário Geral do CC e XCCC 
    Prof. S. (Sanjay) Mittal, India, 2018 
    Prof. H. (Henryk) Petryk, Poland, 2020 
    Prof. K. (Krishnaswany) Ravi-Chandar, USA, 2018 
    Prof. M.V. (Maria) Salvetti, Italy, 2020 
    Prof. E. (Eric) Shaqfeh, USA, 2020 
    Prof. G. (Gabor) Stépan, Hungary, 2020, membro do XCCC 
    Prof. H. (Howard) Stone, USA, 2018 
    Prof. K. (Kazuo) Tanishita, Japan, 2018 
    Prof. J. (Jens) Walther, Denmark, 2016 
    Prof. J. (Jianxiang) Wang, China, 2018 
    Prof. H. (Hiroshi) Yabuno, Japan, 2020

    3.4.    Relato sobre os membros supra-partidários

    A AG-IUTAM possui 109 membros votantes. Seu estatuto permite a indicação de até 13 membros votantes supra-partidários; estes devem ser pesquisadores com alto reconhecimento internacional e reputação indiscutível.
    O Bureau sugeriu à AG a eleição (confirmados por aclamação) dos seguintes nomes para o período 2016-2020: 

    Reconduzidos.
    Prof. J. Achenbach, Prof. B. Freund, Prof. G. Maier, Prof. K. Moffatt, Prof. N. Olhoff , Prof. R. Narasimha, Prof. W. Schiehlen, Prof. T. Tatsumi, Prof. L. van Wijngaarden.
    Novos Eleitos.
    Prof. Y. Bai, Prof. T. Pedley, Prof. J. Salençon.

    3.5.    Relato sobre a eleição dos membros dos Comitês de Simpósios

    O Bureau sugeriu à AG a confirmação dos seguintes nomes para o período 2016-2020: 

    - Membros do Comitê de Simpósios em Mec Sol: Prof. A. Belyaev and Prof. W. Desmet
    - Membros do Comitê de Simpósios em Mec Flu: Prof. E. Guazzelli and Prof. H. Liu 
    - Prof. D. Lohse como presidente do Comitê de Simpósios em Mec Flu.
    - Prof. H. Gao como presidente do Comitê de Simpósios em Mec Sol.

    3.6.    Relato os Simpósios IUTAM

    Foram apresentados 34 propostas de organização de simpósios IUTAM. Todas as propostas foram analisadas por cada um dos membros do Comitê de Simpósios, recebendo uma nota de zero a dez e descrição detalhada de seus conteúdos.
    Após deliberação pela AG foram selecionados os seguintes simpósios para organização nos anos de 2019 e 2020.

    FL.01 Laminar turbulent transition (London, UK) 
    FL.02 Motile cells in complex environments (Udine, Italy) 
    FL.05 Computational modelling of instabilities and turbulence in separated two-phase flows (Dublin, Ireland) 13
    FL.06 Vortex dynamics in science, nature and technology (La Jolla, USA)
    FL.07 Dynamics and stability of fluid interfaces (Gainesville, USA)
    FL.08 Dynamics of complex fluids and interfaces (Kanpur, India)
    FL.09 Viscoplastic flows: From theory to application (Cambridge, USA)
    FL.10 Stochastic dynamical systems approaches to fluid flow transitions (Utrecht, The Netherlands)
    FS.01 Recent advances in moving boundary problems in mechanics (Christchurch, New Zealand)
    FS.04 Physics and mechanics of sea ice (Espoo, Finland)
    FS.05 Critical flow dynamics involving moving/deformable structures with design applications (Toulouse, France)
    SO.02 Intelligent multibody systems – Dynamics, control, simulation (Sofia, Bulgaria)
    SO.04 Model order reduction of coupled systems (Stuttgart, Germany) 
    SO.06 Mechanics of electro/magneto-active materials and structures (Beijing, China)
    SO.08 Exploiting nonlinear dynamics for engineering systems (Novi Sad, Serbia)
    SO.09 Architectured material mechanics (West Lafayette, USA)
    SO.12 Mechanical design and analysis for AM technologies (Moscow, Russia)
    SO.14 When topology optimization meets additive manufacturing – theory and methods (Dalian, China) 
    SO.15 Mechanics of advanced composites joining for structural applications (Limerick, Ireland) 
    SO.16 Phase transformation in shape memory materials: modeling and applications (Austin, USA) 
    SO.17 Mechanical environments of living cells (Xi’an, China) 
    SO.18 Size-effects in microstructure and damage evolution (Lyngby, Denmark)
    SO.19 Acoustic/elastic metamaterials, their design and applications (Beijing, China)

    3.7.    Publicação de anais nos Simpósios IUTAM

    Nos últimos anos, a qualidade dos anais publicados pelos simpósios IUTAM tem variado muito. As normas antigas previam que anais deveriam ser publicados, mas a qualidade e o formato variavam muito.
    Após uma longa discussão na AG ficou decidido que doravante a publicação de anais será opcional e de responsabilidade dos organizadores de simpósios.

    3.8.    Concessão auxílio financeiro para os Simpósios IUTAM

    Após apresentação de uma sugestão pelo tesoureiro da IUTAM, ficou decidido que o auxílio para a organização de simpósios será no valor de 5.000 USD. Este valor poderá ser utilizado livremente à discrição da comissão organizadora do evento.

    3.9.    Selo de qualidade IUTAM

    A AG decidiu que a IUTAM deve endossar com seu selo de qualidade eventos internacionais das entidades afiliadas que possuam qualidade reconhecida. O endosso será ratificado pelo Bureau após informe pelo Secretário Geral.

    3.10.    Conclusão

    Os simpósios da IUTAM são uma grande oportunidade de trazer ao Brasil eventos de alta qualidade. A comunidade nacional deveria se mobilizar para trazer estes eventos ao Brasil com uma certa periodicidade.
    Outra prática que deve ser popularizada é a solicitação de endosso aos congressos com conteúdo mais cientifico.