LOGIN / Acesse o sistema

Esqueceu sua senha? Redefina aqui.

Ainda não possui uma conta? Cadastre-se aqui!

REDEFINIR SENHA

Insira o endereço de email associado à sua conta que enviaremos um link de redefinição de senha para você.

Ainda não possui uma conta? Cadastre-se aqui!

Este conteúdo é exclusivo para membros ABCM

Inscreva-se e faça parte da comunidade

CADASTRE-SE

Tem uma conta?

Torne-se um membros ABCM

Veja algumas vantagens em se manter como nosso Associado:

Acesso regular ao JBSMSE
Boletim de notícias ABCM
Acesso livre aos Anais de Eventos
Possibilidade de concorrer às Bolsas de Iniciação Científica da ABCM.
Descontos nos eventos promovidos pela ABCM e pelas entidades com as quais mmantém acordo de cooperação.
Estudantes de gradução serão isentos no primeiro ano de afiliação.
10% de desconto para o Associado que pagar anuidade anntes de completar os 12 meses da última anuidade paga.
Desconto na compra dos livros da ABCM, entre eles: "Engenharia de Dutos" e "Escoamento Multifásico".
CADASTRE-SE SEGUIR PARA O VIDEO >

Tem uma conta?

Informativos

  • INFORMATIVO ABCM Nº 08/2016

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

    INFORMATIVO ABCM Nº 08/2016

    Semana de 29 de abril a 06 de maio de 2016

     

    Eventos

     

    Reunião Magna 2016: Paving a Better Future

     4 a 6 de maio de 2016 - Museu do Amanhã, RJ 

    Fonte: Academia Brasileira de Ciências

     

    Com o tema '100 Anos de Ciência: Construindo um Futuro Melhor', a reunião comemorativa do centenário da Academia Brasileira de Ciências será realizada em parceria com o Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, e terá cientistas brasileiros e estrangeiros de grande destaque discutindo as contribuições da ciência para um amanhã melhor.

     

    Coordenadores: Débora Foguel e Carlos Aragão 

    A Reunião Magna 2016 da Academia Brasileira de Ciências, fundada em 3 de maio de 1916, tem como tema 100 Anos de Ciência: Construindo um Futuro Melhor. 

     As sessões abordarão estudos sobre zika vírus, saúde global, segurança alimentar sustentável, energia, novas tecnologias e educação, entre outros temas de grande interesse da sociedade. Serão conduzidas por cientistas brasileiros de destaque e convidados estrangeiros de excelência, inclusive o ganhador do Prêmio Nobel de Física 2015, TakaakI Kajita.

    Nesse ano especial, a Reunião Magna será realizada em parceria com o Museu do Amanhã e ocorrerá em suas instalações. Este é um museu recém-inaugurado no Rio de Janeiro, totalmente dedicado à ciência e ao conhecimento. Uma combinação perfeita, já que a ABC também está propondo, durante a Reunião Magna, pensar em um amanhã melhor para nosso planeta. 

    Também teremos no local uma exposição histórica, contando um pouco da história da ABC e apresentando alguns dos cientistas brasileiros que construíram a ciência e, assim, promoveram o desenvolvimento em nosso país.

    Convidamos todos a estarem conosco nessa ocasião. Veja a programação em anexo para escolher os dias e turnos de seu interesse.

     Use a hashtag #ABCiencias100

     

    As inscrições são feitas pelo formulário https://museudoamanha.typeform.com/to/fcO1Nr

     

    É importante frisar que só será possível a entrada na Reunião Magna com inscrição prévia, conforme procedimento do Museu do Amanhã. 

    Confira os eventos-satélite promovidos por Acadêmicos durante o ano do Centenário da ABC.

    SERVIÇO


    Evento: Reunião Magna da ABC

    Data: 4, 5 e 6 de maio de 2016

    Local: Museu do Amanhã, RJ 

    A entrada será gratuita, mas só será permitida mediante inscrição prévia.

     

     

    EDUCATIONAL COURSE FOR ENGINEERS AND SPECIALISTS WITH TECHNICAL BACKGROUNDS«SYSTEM ENGINEERING OF CLUSTERS: HOW TO WIN AND WORK WITH THEM”

    (in memory of Prof.Marcos Pinotti, Brazil)

    18 a 20 de maio de 2016 -  Escola de Engenharia da UFRGS/Porto Alegre

    Fonte: Prof. Sergio V. Möller

     

    Dr. Evgeniya Shamis

    Cluster is a high concentration of companies, universities, R&D institutions, various organizations, media specializing in certain area (usually 130 companies and organizations). Due to this enormous concentration of specialists, clusters annually create new products, services, companies, ideas and projects. Success and results of clusters in the World are obvious.

    Dr. Evgeniya Shamis

    1.Founder and CEO, “Sherpa S Pro”

    2.Co-Founder, International workshop “Innovation and clusters: business opportunities” (Brazil)

    3.Founder and Coordinator ,“RuGenerations – Generation Theory for Russia”

    4.Advisor to Vice-Governor - Minister of Economy, Trade and Investments of Samara region (Russia)

    5.Author of the book “Clusterra, or Clusters in Simple Terms”

    6.PhD, Psycholinguistics

     When: 18th-20th May, 2016

    Where: The Centenary Building of the Engineering School, Auditorium Nascente

    Address: Escola de Engenharia da UFRGS

    Praça Argentina, 09

    Centro Histórico

    Porto Alegre, RS, Brazil

    CEP: 90020-040

    Contact: Prof. Sergio V. Möller

    svmoller@ufrgs.br

    Phone: +55 51 3308 3228

     

    Second International Symposium of Mathematical and Computational Modeling applied to Engineering (MAI-2016)

    21 a 25 de novembro de 2016 - Havana, Cuba

    Fonte: Prof. Antônio José da Silva Neto

     

    The Program Committee of the Second International Symposium of Mathematical and Computational Modeling applied to Engineering (MAI-2016) invites the submission of original technical papers for the symposium , to be held at Palace of Conventions in La Habana, Cuba, from November 21th to November 25th, 2016 within the 18th Scientific Convention of Engineering and Architecture (http://ccia.cujae.edu.cu/). Submissions are invited on original, and previously unpublished research on all aspects of Mathematical and Computational Modeling applied to engineering . With the current importance and interest of the Symposium central topic , this 2th edition is guaranteed to provide an exciting forum to present and hear about the last advances and results in the research of Mathematical and Computational Modeling applied to Engineering.

    Important dates:

    • Paper submission: June 30th, 2016

    • Notification of acceptance/rejection: August 20th, 2016

    • Camera-ready copy due: September 30th, 2016

     

     

    Maiores informações: CLIQUE AQUI

     

     

    Concursos


    CTC/PUC-Rio abre inscrições para Exame Unificado para Pós-Graduação em Física através do UNIPOSRIO

    Inscrições até 06 de maio de 2016.

    Fonte:  Maria Estrella(PUC-RIO)

     

    Programa de pós-graduação em Física da PUC-Rio está entre os 15 melhores do País e é recomendado pela Capes/Brasil com nota 6

     

    Estão abertas as inscrições para o Exame Unificado para Pós-Graduação em Física do Rio de Janeiro (UNIPOSRIO-FÍSICA), que tem a PUC-Rio como uma das participantes — seu programa do Departamento de Física do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio) está entre os 15 melhores do País e é recomendado pela Capes/Brasil com nota 6. Candidatos de todo Brasil para Mestrado e Doutorado têm até 6 de maio para efetivarem suas inscrições na prova única que, além da PUC-Rio, também conta com outros quatro programas de pós-graduação em Física de instituições de ensino superior do Rio de Janeiro: Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Instituto de Física da Universidade Federal Fluminense (UFF) e Instituto de Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

     

    Os organizadores da prova buscam não apenas candidatos formados em Física, mas também em Engenharia, Matemática, Química e Astronomia. “Buscamos estudantes de diferentes áreas, mas com diversos conhecimentos em comum”, explica Welles Morgado, diretor do Departamento de Física do CTC/PUC-Rio e representante da PUC-Rio no UNIPOSRIO.

     

    As inscrições devem ser feitas via internet, no link http://uniposrio-fisica.cbpf.br/index.php?page=formularios.PreRegister. Histórico de graduação, histórico do mestrado (se aplicável), CPF/RG ou passaporte, além de duas cartas de recomendação de diferentes professores estão entre os documentos a serem apresentados na inscrição. Para os candidatos com mestrado, uma dessas cartas de recomendação deve ser do próprio orientador e, na impossibilidade de atender esta exigência, o candidato deverá justifica-la. As cartas de recomendação deverão ser preenchidas no formulário online que consta no endereço http://uniposrio-fisica.cbpf.br/index.php?page=formularios.carta_recomendacao.

     

    Processo seletivo será feito em duas etapas

     

    A primeira etapa do processo de seleção será uma prova escrita no dia 13 de maio no Instituto de Física da Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói/RJ, das 14h às 18h (horário de Brasília). A prova para os candidatos interessados no mestrado terá quatro temas de Física Básica ou três temas de Física Básica e um tema de Mecânica Quântica. Já a prova para os concorrentes ao doutorado, será baseada em três temas de Física Básica e um tema obrigatório de Mecânica Quântica.

     

    Os resultados das provas escritas serão divulgados para todos os candidatos no dia 20 de maio.  Após divulgados os resultados desta primeira etapa, o candidato poderá se inscrever para a segunda etapa, onde será feita uma avaliação presencial, e selecionar a(s) instituição(ões) na(s) qual(is) deseja ingressar através do endereço http://uniposrio-fisica.cbpf.br/index.php?page=formularios.PreAgendaEntr.

     

    Nesta segunda etapa, o candidato terá sua trajetória acadêmica avaliada e poderá ser arguido sobre o conteúdo de sua prova escrita.  Esta prova será realizada no Instituto de Física da Universidade Federal Fluminense (UFF) nos dias 2 de junho (para os candidatos ao mestrado) e 3 de junho (para os candidatos ao doutorado). O resultado final será divulgado dia 10 de junho. 

     

    CALENDÁRIO:

    Inscrições: 05 de abril a 06 de maio

    Prazo para solicitar realização da prova em outra unidade: 06 de maio

    Prova escrita: 13 de maio

    Pedido de revisão da prova: 23 de maio a 25 de maio 

    Avaliação presencial: 02 de junho para candidatos ao Mestrado e 03 de junho para os candidatos ao Doutorado

    Resultado final: 10 de junho

     

    Para mais informações, o edital completo pode ser consultado aqui.

     

    SERVIÇO:

    EXAME UNIFICADO PÓS-GRADUÇÃO EM FÍSICA DO RIO DE JANEIRO

    Inscrições: Até 06/05/16

    Informações: http://uniposrio-fisica.cbpf.br

    Telefone: +55 (21) 2629-5878 / 2629-5879

    E-mail: unipos-UFF@if.uff.br ou pos.fis@puc-rio.br

     

     

     

    Concursos Públicos para Magistério Superior - Professor Doutor- Faculdade de Engenharia Mecânica da UNICAMP/SP:

    Inscrições até 19 de maio de 2016.

    Fonte: Prof. Dr. Erick de Moraes Franklin (UNICAMP)

     

    O Diretor da Faculdade de Engenharia Mecânica da Universidade Estadual de Campinas, através da Secretaria Geral, torna pública a abertura de inscrições para o concurso público de provas e títulos, para provimento de 01 cargo de Professor Doutor, nível MS-3.1, em RTP, com opção preferencial para o RDIDP, na área de Projeto Mecânico, nas disciplinas ES626 - Modelagem de Dispositivos Eletromecânicos e ES963 - Laboratório de Dispositivos Eletromecânicos, do Departamento de Sistemas Integrados da Faculdade de Engenharia Mecânica da Universidade Estadual de Campinas. 1. DO REQUISITO MÍNIMO PARA INSCRIÇÃO 1.1. Poderá se inscrever no concurso o candidato que, no mínimo, seja portador do Título de Doutor. 1.2. É desejável que o candidato tenha o seguinte perfil: 1.2.1. Seja graduado em Engenharia Mecânica, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Elétrica ou áreas afins; 1.2.2. Tenha capacitação para ministrar cursos de graduação e pós-graduação nas áreas de Modelagem de Dispositivos Eletromecânicos e Mecatrônica; 1.2.3. Tenha potencial para desenvolver projetos de pesquisa nas áreas de Modelagem de Dispositivos Eletromecânicos e Mecatrônica; 1.2.4. Tenha capacitação comprovada para orientar trabalhos de pós-graduação e de iniciação científica nas áreas de Modelagem de Dispositivos Eletromecânicos e Mecatrônica; 1.2.5. A atuação do candidato deverá ser, preferencialmente, na área de Mecatrônica, em particular, junto ao Laboratório de Dispositivos Eletromecânicos;

     

    Maiores informações: CLIQUE AQUI

     

     

    O Diretor da Faculdade de Engenharia Mecânica da Universidade Estadual de Campinas, através da Secretaria Geral, torna pública a abertura de inscrições para o concurso público de provas e títulos, para provimento de 01 cargo de Professor Doutor, nível MS-3.1, em RTP, com opção preferencial para o RDIDP, na área de Energia, Térmica e Fluidos e Petróleo, nas disciplinas EM570 - Transferência de Calor I e EM670 - Transferência de Calor II, para o Departamento de Energia da Faculdade de Engenharia Mecânica da Universidade Estadual de Campinas. 1. DO REQUISITO MÍNIMO PARA INSCRIÇÃO 1.1. Poderá se inscrever no concurso o candidato que, no mínimo, seja portador do Título de Doutor. 1.2. É desejável que o candidato tenha o seguinte perfil: 1.2.1. Seja graduado em Engenharia Mecânica; 1.2.2. Tenha capacitação para ministrar cursos de graduação e pós-graduação nas áreas de Transferência de Calor, Termodinâmica e Mecânica dos Fluidos; 1.2.3. Tenha potencial para desenvolver projetos de pesquisa na área de Transferência de Calor fundamental e aplicada utilizando técnicas experimentais, analíticas e numéricas ou uma combinação delas; 1.2.4. Tenha capacitação para orientar trabalhos de pós-graduação e de iniciação científica na área de Transferência de Calor. 1.2.5. A inscrição de candidato que deixar de atender ao perfil desejável não será indeferida por este motivo.

     

     

    Maiores informações: CLIQUE AQUI

     

    Outros

     

    Programa de Apoio a Eventos no País (PAEP)

    01 de julho de 2016 a 31 de janeiro de 2017.

    Fonte: Prof. Luis Mauro Moura

     

    A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulga nesta segunda-feira, 18, o edital do Programa de Apoio a Eventos no País (PAEP) com o objetivo de selecionar propostas para apoio financeiro à realização de eventos científicos, tecnológicos e culturais de curta duração no país, com envolvimento de pesquisadores, docentes e discentes dos programas de pós-graduação e dos cursos de graduação em licenciaturas, bem como do ensino fundamental e médio.

    A chamada pública receberá as propostas dos eventos que acontecerão entre 01/07/2016 e 31/01/2017.

    A submissão eletrônica das propostas deverá ser realizada no período entre 8h (horário de Brasília) do dia 18/04/2016 e 23h59 (horário de Brasília) do dia 17/05/2016.

    Informamos ainda que uma nova chamada será publicada em breve para a seleção de propostas de eventos que acontecerão entre 01/02/2017 e 31/07/2017.

    Maiores informações: CLIQUE AQUI