LOGIN / Acesse o sistema

Esqueceu sua senha? Redefina aqui.

Ainda não possui uma conta? Cadastre-se aqui!

REDEFINIR SENHA

Insira o endereço de email associado à sua conta que enviaremos um link de redefinição de senha para você.

Ainda não possui uma conta? Cadastre-se aqui!

Este conteúdo é exclusivo para membros ABCM

Inscreva-se e faça parte da comunidade

CADASTRE-SE

Tem uma conta?

Torne-se um membros ABCM

Veja algumas vantagens em se manter como nosso Associado:

Acesso regular ao JBSMSE
Boletim de notícias ABCM
Acesso livre aos Anais de Eventos
Possibilidade de concorrer às Bolsas de Iniciação Científica da ABCM.
Descontos nos eventos promovidos pela ABCM e pelas entidades com as quais mmantém acordo de cooperação.
Estudantes de gradução serão isentos no primeiro ano de afiliação.
10% de desconto para o Associado que pagar anuidade anntes de completar os 12 meses da última anuidade paga.
Desconto na compra dos livros da ABCM, entre eles: "Engenharia de Dutos" e "Escoamento Multifásico".
CADASTRE-SE SEGUIR PARA O VIDEO >

Tem uma conta?

Informativos

  • Carta do Diretor Científico da ABCM à comunidade (02/2015): Participação ICTAM 2016

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

    Carta do Diretor Científico da ABCM à comunidade (02/2015): Participação ICTAM 2016

     

    Prezados colegas membros da ABCM,

     

    Como é de conhecimento geral, na semana de 21 a 16 de agosto de 2016 estará sendo organizado em Montreal o ICTAM (http://www.ictam2016.org/welcome_e.shtml), o evento existente mais tradicional e de melhor qualidade em mecânica teórica e aplicada. Esta é uma oportunidade que não pode ser perdida, os melhores pesquisadores em Mecânica estarão participando do evento, que só se repete a cada 4 anos.

    Na mesma semana será realizada a Assembléia Geral da IUTAM, ocasião em que o “Congress Committee” deliberará sobre a escolha dos simpósios e escolas a serem apoiados no período 2017-2018.

    Sobre os dois parágrafos acima as seguintes informações podem ser de interesse.

    O presidente do ICTAM, Prof. J.M. Floryan esta estimulando a participação de delegações de alunos e pós-doc brasileiros. O que isto significa? Que, identificada uma agremiação nacional, ele pode ceder espaço físico (uma sala) e promover ações conjuntas com outras delegações nacionais para que se estimule intercâmbio e interação entre partes interessadas. Assim, se existir interesse de associados da ABCM em enviar alunos para o ICTAM, a agregação em um grupo identificado pode ser beneficial para os próprios alunos, seus orientadores e ABCM.

    Caso membros da ABCM desejem organizar simpósios IUTAM, o momento de pensar nas propostas é este. Os simpósios da IUTAM possuem uma larga reputação, sendo o fórum ideal para a discussão de temas avançados de pesquisa. Os “Procedia IUTAM” são editados pela Elsevier, com acesso aberto. Recentemente tivemos o “IUTAM_ABCM Symposium on Laminar Turbulent Transition”( http://www.sciencedirect.com/science/journal/22109838/14), um evento que atraiu excelente público. Sugiro que a ABCM se organize para sugerir a organização de pelo menos dois simpósios no período 2017-2018, um em mecânica dos sólidos, outro em mecânica dos fluidos.

    O Presidente da IUTAM, Prof. Viggo Tvergaard, estará no COBEM2015, o que pode ser uma excelente chance para a troca de experiências e amenidades. Aliás, acho que o COBEM poderá ser um excelente local para a troca de impressões com relação às ações sugeridas acima. Passemos, então, a ponderar, discutir, no âmbito da nossa Associação as duas possibilidades de ação citadas acima (delegação ICTAM, Organização simpósios) no âmbito da relação ABCM/IUTAM.

    Uma breve história da IUTAM

    As origens da IUTAM remontam a uma conferência organizada por von Karman em Innsbruck em setembro de 1922 para discutir questões relacionadas  a hidrodinâmica e aerodinâmica.  Por sua sugestão, um congresso com escopo ampliado foi organizado em 1924 em Delft sob a supervisão geral de J.M. Burgers e C.B. Biezeno.  A existência de um fórum internacional de discussões foi imediatamente reconhecido como de suma importância para o desenvolvimento da ciência, resultando, assim, na organização de um Comitê Executivo Internacional. Apesar do difícil dialogo entre as nações – como resultado dos eventos catastróficos das duas décadas seguintes – em 1946 o Prof. J.M. Burgers, com muita sensibilidade, redigiu o estatuto para a fundação de uma associação internacional em engenharia mecânica. Com os ânimos serenados, a IUTAM começou a ser no dia 26 de setembro de 1946. A partir de 1949 as primeiras nações aderiram à IUTAM: Hungria e Reino Unido. Em 1952, 18 nações faziam parte. Atualmente este número flutua ao redor de 55.

    O grande evento da IUTAM é o seu congresso quadrienal, o “International Congress of Theoretical and Applied Mechanics – ICTAM”. A cada dois anos a IUTAM apoia ainda a organização de 16 simpósios.

    Os simpósios da IUTAM possuem um formato particular. Eles não buscam a mera divulgação de pesquisa em andamento; eles objetivam reunir um grupo de cientistas ativos em um campo bem definido do conhecimento para promover – na reunião – um avanço significativo no assunto abordado. Existe, portanto, uma intrínseca limitação no número de participantes.  Desta forma, os simpósios da IUTAM são reservados apenas a pesquisadores convidados. Todo um aparato de controle é empregado para garantir a qualidade dos eventos aprovados pela IUTAM. Os anais dos simpósios são publicados na integra pela Elsevier, com uma política de acesso aberto.