LOGIN / Acesse o sistema

Esqueceu sua senha? Redefina aqui.

Ainda não possui uma conta? Cadastre-se aqui!

REDEFINIR SENHA

Insira o endereço de email associado à sua conta que enviaremos um link de redefinição de senha para você.

Ainda não possui uma conta? Cadastre-se aqui!

Este conteúdo é exclusivo para membros ABCM

Inscreva-se e faça parte da comunidade

CADASTRE-SE

Tem uma conta?

Torne-se um membros ABCM

Veja algumas vantagens em se manter como nosso Associado:

Acesso regular ao JBSMSE
Boletim de notícias ABCM
Acesso livre aos Anais de Eventos
Possibilidade de concorrer às Bolsas de Iniciação Científica da ABCM.
Descontos nos eventos promovidos pela ABCM e pelas entidades com as quais mmantém acordo de cooperação.
Estudantes de gradução serão isentos no primeiro ano de afiliação.
10% de desconto para o Associado que pagar anuidade anntes de completar os 12 meses da última anuidade paga.
Desconto na compra dos livros da ABCM, entre eles: "Engenharia de Dutos" e "Escoamento Multifásico".
CADASTRE-SE SEGUIR PARA O VIDEO >

Tem uma conta?

Informativos

  • INFORMATIVO ABCM Nº 17/2015

     

     

     

     

     

     

     

     

     

    INFORMATIVO ABCM Nº 17/2015

    Semana de 11 a 18 de setembro de 2015.

     

    Prêmio ABCM-EMBRAER 2015 – Prorrogação do Prazo de Submissão: 30 de setembro

     

    Encontram-se abertas as inscrições para o prêmio ABCM-Embraer 2015 para os melhores trabalhos de doutorado mestrado e graduação. O prazo final de submissão foi postergado para o dia 30 de setembro (envio eletrônico ou data da postagem).

    São aceitos trabalhos desenvolvidos em Programas do País de Pós-Graduação e Cursos de Graduação em Engenharia Mecânica e, também, em outras áreas afins. Somente serão considerados para avaliação nas categorias de melhor tese, melhor dissertação e melhor projeto de formatura os trabalhos concluídos, defendidos e aprovados no período de 1° de Julho de 2014 a 30 de Junho de 2015.

     

    Mais Informações: Clique Aqui!

     

    Eventos

     

    Seminário do Ensino da Engenharia no Século XXI

    25 e 26 de setembro de 2015, Hotel Windsor Guanabara, Rio de Janeiro.

    Fonte: Prof. Agamenon Oliveira (Escola Politécnica/ Fisenge)

     

    Entre os dias 25 e 26/9, acontecerá o seminário "A engenharia do século XXI", no Rio de Janeiro. Promovido pela Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge) e Escola Politécnica da UFRJ, o seminário tem o objetivo de analisar o novo cenário no qual a engenharia se insere, detectar os principais problemas e os desafios para o ensino atual. "Estamos vivendo o crescente processo de globalização, desencadeado algumas décadas atrás, com uma interdependência maior entre as economias, a criação de blocos de nações com a finalidade de se fortalecerem para obterem melhores resultados neste novo contexto e principalmente o grande desenvolvimento verificado no campo das ciências e da tecnologia, que impacta diretamente o trabalho dos engenheiros", disse o diretor do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro (Senge-RJ), Agamenon Oliveira.

    A programação conta com a participação do professor de sociologia da Universidade de Paris, François Vatin e também com professores da Universidade de São Paulo (USP), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), do Instituto Militar de Engenheira (IME), do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), além de representantes da Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas (ABCM), Associação Brasileira de Educação em Engenharia (Abenge) e do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea).

    O seminário será realizado no Hotel Windsor Guanabara, localizado na avenida Presidente Vargas, 392, Centro. As inscrições são gratuitas e limitadas.

     

    Inscrições no site: www.fisenge.org.br

    Mais informações: Clique aqui!

     

    Vibrations in Rotating Machinery - VIRM 11  - Data de Submissão de Resumo: 15/09/2015

    13-15 September 2016, University of Manchester

    www.imeche.org/VIRM

    Fonte: Profa. Katia Lucchesi (UNICAMP)

     

    Mais informações:  Clique Aqui!

     

    WCCM 2016 - 12th World Congress on Computational Mechanics – Call for Papers

    24 a 29 de julho de 2016, Seoul - Corea

    Fonte: Prof. Helcio R. B. Orlande (COPPE/UFRJ)

     

    Mais Informações: Clique Aqui!

     

    Congresso Ibero-Latino-Americano de Métodos Computacionais em Engenharia (CILAMCE 2015)

    22 a 25 de novembro, Rio Othon Palace -  Copacabana/RJ

    Fonte: PUC-Rio

     

    De 22 a 25 de novembro o CILAMCE 2015 tratará dos recentes desenvolvimentos das diversas áreas de engenharia computacional, com professores renomados de universidades do Brasil e do mundo. Inscrições, a preços promocionais, estão abertas até 7 de outubro

    Comemorando os 50 anos do Programa de Pós Graduação em Engenharia Civil da PUC-Rio e os 450 anos da cidade, o Rio de Janeiro receberá de 22 a 25 de novembro a 36ª edição do Congresso Ibero-Latino-Americano de Métodos Computacionais em Engenharia – CILAMCE 2015 (http://cilamce2015.swge.inf.br/), presidido pelo Prof. Ney Augusto Dumont, do Departamento de Engenharia Civil do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio). As inscrições estão abertas, com preço promocional, até 7 de outubro, e a expectativa é atrair mais de 400 estudantes dos diversos programas de pós-graduação na área de engenharia existentes em diversos países, além de pelo menos 500 professores-pesquisadores. 

    O Congresso, de caráter multidisciplinar e apoiado pelas agências CNPq, CAPES e FAPERJ, é promovido pela Associação Brasileira de Métodos Computacionais em Engenharia (ABMEC) e tem por objetivo encorajar cientistas e engenheiros do mundo inteiro a contribuírem com os recentes desenvolvimentos computacionais das diversas áreas de engenharia.

    Ao todo serão seis palestrantes convidados, 34 minissimpósios e o já tradicional Augustin Ferrante Award, destinado a premiar alunos de graduação que mostrem potencial para o desenvolvimento de trabalhos científicos de destacada qualidade. Métodos Computacionais de Modelagem de Dados, Processamento de Imagens, Plasticidade Computacional, Mecânica de Soldas, Ciências Térmicas, Estruturas de Aço, Petróleo, Energia Eólica, Estruturas de Concreto, Confiabilidade de Estruturas, Modelagem Numérica e Estruturas Dinâmicas Aeroespaciais e Navais são alguns dos temas abordados nos minissimpósios que ocorrerão nos quatro dias de congresso.

    As plenárias confirmadas contarão com palestras de grandes nomes da engenharia:

    •          Satya Atluri - UCI Distinguished Professor do Departamento de Engenharia Mecânica e Aeroespacial, University of California, Irvine, EUA

    •          Carlos Brebbia - Professor e Presidente do Wessex Institute of Technology, Ashurst, New Forest, Inglaterra

    •          Glaucio H. Paulino – Professor detentor da cátedra “Raymon Allen Jones” da Faculdade de Engenharia Civil e Ambiental, Georgia Tech, Atlanta, EUA

    •          Junuthula N. Reddy - Professor detentor da cátedra “Oscar S. Wyatt” do Departamento de Engenharia Mecânica, Texas A&M University, College Station, Texas, EUA

    •          Antony Patrick S. Selvadurai - Professor detentor das cátedras “William Scott Professor” e “James McGill” do Departamento de Engenharia Civil e Mecânica Aplicada, McGill University, Montreal, Canadá

    •          José Cláudio de Faria Telles - Professor do Departamento de Engenharia Civil, COPPE / UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil"

    Os minissimpósios serão coordenados por professores das principais universidades do Brasil e de muitas universidades do exterior, os quais também compõem o Comitê Científico do CILAMCE 2015.

    As inscrições para participar do CILAMCE 2015 devem ser feitas no site do congresso: http://cilamce2015.swge.inf.br/registration/.Os custos de inscrição variam de US$ 150 a US$ 450 (preço promocional até 7 de outubro), conforme a categoria do participante. Após essa data, as inscrições se estendem ainda até o dia 16 de outubro.

    SERVIÇO:

    Evento: 36º Congresso Ibero-Latino-Americano de Métodos Computacionais em Engenharia (CILAMCE 2015)

    Data: 22 a 25 de novembro

    Local: Rio Othon Palace, Copacabana

    Endereço: Av. Atlântica, 3264, Copacabana – RJ

    Inscrições: Com desconto até 7 de outubro

    Site: http://cilamce2015.swge.inf.br/

    Programação: Plenárias: http://cilamce2015.swge.inf.br/confirmed-plenary-lecturers0/

     Minissimpósios: http://cilamce2015.swge.inf.br/confirmed-mini-symposia/

     E-mail: cilamce2015@puc-rio.br