LOGIN / Acesse o sistema

Esqueceu sua senha? Redefina aqui.

Ainda não possui uma conta? Cadastre-se aqui!

REDEFINIR SENHA

Insira o endereço de email associado à sua conta que enviaremos um link de redefinição de senha para você.

Ainda não possui uma conta? Cadastre-se aqui!

Este conteúdo é exclusivo para membros ABCM

Inscreva-se e faça parte da comunidade

CADASTRE-SE

Tem uma conta?

Torne-se um membros ABCM

Veja algumas vantagens em se manter como nosso Associado:

Acesso regular ao JBSMSE
Boletim de notícias ABCM
Acesso livre aos Anais de Eventos
Possibilidade de concorrer às Bolsas de Iniciação Científica da ABCM.
Descontos nos eventos promovidos pela ABCM e pelas entidades com as quais mmantém acordo de cooperação.
Estudantes de gradução serão isentos no primeiro ano de afiliação.
10% de desconto para o Associado que pagar anuidade anntes de completar os 12 meses da última anuidade paga.
Desconto na compra dos livros da ABCM, entre eles: "Engenharia de Dutos" e "Escoamento Multifásico".
CADASTRE-SE SEGUIR PARA O VIDEO >

Tem uma conta?

Informativos

  • INFORMATIVO ABCM Nº 13/2015

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

    INFORMATIVO ABCM Nº 13/2015

    Semana de 10 a 17 de julho de 2015.

     

    Eventos

     

    Rio Pipeline Conference & Exposition (www.riopipeline.com.br)

    Empresas de Base Tecnológica

    Fonte: Eng. Marcelino Guedes F. M. Gomes (PETROBRAS)

    Em sua 10ª edição, a Rio Pipeline Conference & Exposition (www.riopipeline.com.br) afirma a sua posição de destaque junto à comunidade internacional de dutos como um catalisador de oportunidades de negócios, networking, intercâmbio de conhecimento e aprimoramento técnico dos profissionais e disseminação de boas práticas no segmento. Sempre no Rio de Janeiro este evento recebe mais de 2500 visitantes e aproximadamente 1000 conferencistas.  

    Em 2015, o evento explora o lema “Dutos Submarinos: um importante papel no desenvolvimento do Pré-Sal”. As descobertas brasileiras, entre as mais importantes em todo o mundo na última década, colocam o país em uma posição estratégica frente à grande demanda de energia mundial. Vislumbra-se um grande potencial de desenvolvimento de toda a cadeia produtiva, em particular, do segmento de dutos submarinos, que irá requerer novas tecnologias e soluções para expansão da malha.

    Ao longo de três dias, o participante tem à sua disposição uma programação integrada composta por conferência, cursos, exposição e eventos paralelos.

    Uma destas iniciativas paralelas será a exposição de jovens empresas de tecnologia que foram formadas através de incubadoras, spin-off de grupos / projetos financiados, start-ups, empresas juniores ou mesmo de iniciativas independentes. Para participar a empresa deverá comprovar que se enquadra nas condições anteriores de empresa jovem de base tecnológica e deverá apresentar pelo menos um equipamento, dispositivo, processo, material ou software relacionado à atividade dutoviária.

    Estamos enviando este convite para prospectar se em sua entidade de Ensino e Pesquisa existe algum relacionamento com empresa jovem de base tecnológica com interesse de se engajar neste projeto. Tomamos a liberdade de solicitar a ampla divulgação junto aos laboratórios, departamentos, grupos de pesquisa, incubadoras, e empresas juniores.

    Para mais informações, favor fazer contato com Melissa Fernandez – melissa@ibp.org.br (21)2112-9023 ou João Alberto Capanema Mansur - joao.mansur@ibp.org.br (21)2112-1954.

     

    Concursos

     

    Concurso Público para Magistério Superior – Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI

    Fonte:  Prof. Rogerio Fernandes Brito (UNIFEI)

    Estão abertas as inscrições para os concursos públicos de Provas e Títulos, na Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI (www.unfei.edu.br), Campus de Itajubá/MG e Campus de Itabira/MG, para o cargo de docente em ensino superior, para diversas áreas.

    Abaixo, seguem os links dos editais:

    http://unifei.edu.br/files/arquivos/editais/concursodocente/2015/Edital%20n%C2%BA%2010%202015.pdf

    http://unifei.edu.br/files/arquivos/editais/concursodocente/2015/EDITAL%20009_2015%20site.pdf

    http://unifei.edu.br/files/arquivos/editais/concursodocente/2015/Itabira/EDITAL%2012%202015%20ITABIRA%20SITE.pdf

     

    Concurso Público para Magistério Superior – Departamento de Engenharia Mecânica – Campus de Natal/RN Máquinas Térmicas – UFRN

    Fonte: Prof. Eduardo Cavalcanti (UFRN)

     

    Programa do Concurso

    1. Motores de combustão interna alternativos 2. Turbinas a gás 3. Turbinas a vapor 4. Geração e distribuição de vapor 5. Combustíveis e combustão 6. Refrigeração e condicionamento de ar 7. Simulação de sistemas térmicos

    Relação de Temas para Prova Didática

    1. Motores de combustão interna alternativos 2. Turbinas a gás 3. Turbinas a vapor 4. Geração e distribuição de vapor 5. Combustíveis e combustão 6. Refrigeração e condicionamento de ar 7. Simulação de sistemas térmicos

     

    Mais Informações: https://progesp.ufrn.br/concursos.php

     

    Outros

     

    Edital para seleção de candidatos de um novo Diretor para o Laboratório Nacional de Computação Científica – LNCC

    Fonte: LNCC

    O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação - MCTI lançou Edital para seleção de candidatos de um novo Diretor para o Laboratório Nacional de Computação Científica - LNCC, unidade de pesquisa diretamente vinculada a este ministério, conforme publicação no Diário oficial da União, que pode ser acessado no link abaixo:

    Diário oficial da União

     

    Inscrições abertas para professor nos Departamentos de Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial do CTC/PUC-Rio

    Fonte: PUC-Rio

    Estão disponíveis três vagas e candidatos devem ter Doutorado

    Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio) está com inscrições abertas para a contratação de professores nos departamentos de Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial. Para concorrer às três vagas disponíveis, todos os candidatos devem possuir diploma de Doutor e experiência de pesquisa, que será avaliada de acordo com a área específica de atuação. Os selecionados irão lecionar na graduação e na pós-graduação e se destacarão os que tiverem capacidade para desenvolver e liderar grupos de pesquisa.

    Os docentes de Engenharia Mecânica devem estar disponíveis para contratação já no segundo semestre deste ano. No Departamento de Engenharia Industrial, a previsão é de início em 2016. No caso de candidatos estrangeiros aprovados, espera-se que obtenham domínio da língua portuguesa no prazo de seis meses.

    Inscrições para o Departamento de Engenharia Mecânica terminam dia 31 de julho

    Os interessados na única vaga oferecida devem ter doutorado em Engenharia Mecânica ou em ciências correlatas, com atuação, preferencialmente, na área de Mecânica dos Sólidos. Os candidatos atuantes em outras áreas da Engenharia Mecânica também poderão se inscrever.

    Serão levadas em conta a regularidade de publicação em periódicos internacionais de boa qualidade, facilidade de interação com membros do corpo docente, capacidade de obter recursos de agências governamentais e da indústria, além de cooperações com outros programas do Brasil e exterior.

    A documentação exigida inclui versão atual e digitalizada do Curriculum Vitae, com a inserção do link de acesso ao Currículo Lattes, breve descrição dos interesses profissionais, planejamento futuro de carreira e a indicação de dois nomes para referência profissional e pessoal. Os candidatos devem enviar a documentação para o e-mail ivan@puc-rio.br, até o dia 31 de julho. As avaliações serão feitas na medida em que as documentações forem recebidas.

    Departamento de Engenharia Industrial encerra inscrições dia 2 de agosto

    O Departamento de Engenharia Industrial está com duas vagas abertas e a pesquisa dos candidatos deverá estar relacionada a uma das três áreas de concentração do DEI (Transporte e Logística, Finanças e Análise de Investimentos e Gerência de Produção). Ambos iniciarão a carreira em tempo integral de 40 horas semanais, com dedicação exclusiva e contratação prevista para o início de 2016.

    A documentação exigida inclui Currículo Lattes atualizado (ou equivalente para estrangeiros), proposta de pesquisa (máximo de quatro páginas), um retrato 3x4, cópia da carteira de identidade, cópia dos diplomas de graduação e pós-graduação (ou declaração da conclusão) e cópia dos históricos escolares. Os documentos devem ser enviados até dia 2 de agosto para flf@puc-rio.br, com assunto “Processo Seletivo”, aos cuidados de Fernanda L. Frias.

    Na segunda fase, em setembro, os selecionados terão que fazer uma apresentação oral. O conteúdo, formato e tempo de duração desta avaliação serão definidos pela comissão julgadora do DEI, e informados aos aprovados, após a conclusão da primeira etapa. Nesta parte do processo seletivo, os interessados deverão demonstrar capacidade de comunicação, didática, atualização e profundidade de conhecimento científico, precisão no domínio do tema, além de fluência e correção de linguagem. O edital com todos os detalhes do processo seletivo está disponível no site http://www.ind.puc-rio.br/Noticia.aspx?field=83.