Informativos
-
INFORMATIVO ABCM Nº 23/2025
INFORMATIVO ABCM Nº 23/2025
Semana de 13 à 19 de Junho de 2025
SORTEIO IMPERDÍVEL PARA ASSOCIADOS DA ABCM!
Concorra a uma credencial gratuita para o 10º Encontro Anual "Ex" da Abendi!
Você trabalha com instalações em atmosferas explosivas ou tem interesse por segurança, certificações, tecnologias e inovações "Ex"?
Então esta é a sua chance!
A ABCM, em parceria com a Abendi, sorteará 1 (uma) credencial gratuita exclusiva para associados adimplentes da ABCM, válida para participação presencial no 10º Encontro Anual "Ex", que acontece de 13 a 15 de agosto de 2025, no Centro de Convenções Frei Caneca – São Paulo/SP.O que esperar do evento?
* Avanços técnicos, normativos e legais (nacionais e internacionais)
* Certificação de competências pessoais
* Avaliação da conformidade de produtos e serviços "Ex"
* Desafios, oportunidades e inovações para áreas classificadas
* Boas práticas e lições aprendidas
Uma oportunidade única de atualização técnica, networking e aprendizado com especialistas do setor!
Clique aqui para se inscrever.
Inscreva-se no sorteio e participe deste grande encontro que movimenta o universo "Ex"!
Inscrições até: 30/06/2025
Sorteio: 01/07/2025
Data do evento: 13 a 15 de agosto de 2025
Local: Centro de Convenções Frei Caneca – São Paulo/SP
Formato: Presencial
Clique aqui para mais informações.
Não fique de fora! Participe do sorteio e faça parte das discussões que estão moldando o futuro das áreas classificadas.
O período de inscrição para a edição 2025 do Prêmio Professor Leonardo Goldstein Jr. está aberto!
Clique aqui e acesse o edital completo.
Concursos e Processos SeletivosBolsa de PD em Aerodinâmica de Alta Velocidade - UNICAMP
Fonte: Prof. William Wolf (UNICAMP)
Neste projeto, iremos investigar a aerodinâmica de camadas-limite supersônicas e a interação de camadas-limite e ondas de choque. Estudos serão realizados empregando simulações de alta fidelidade, métodos de análise espectral e estatísticos, além de métodos de análise de estabilidade hidrodinâmica. No projeto, serão investigados efeitos de curvatura e gradiente de pressão nas interações de choque e camada limite.
Estamos procurando candidatos motivados com conhecimentos em dinâmica dos fluidos computacional, métodos de alta ordem, aerodinâmica, técnicas de análise de estabilidade hidrodinâmica e pós-processamento de grandes bases de dados. Espera-se que o candidato apresente uma lista de publicações em periódicos e conferências relevantes associadas a um dos temas acima, e que tenha doutorado concluído ou prestes a ser concluído em engenharia mecânica, aeroespacial, ou áreas afins.
O projeto terá a duração de 12 meses com a possibilidade de extensão, caso aprovado pela FAPESP, e será conduzido no âmbito do Centro de Engenharia e Ciências Computacionais (CCES), um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) apoiado pela FAPESP com sede na Unicamp. O candidato irá trabalhar presencialmente em um grupo de pesquisa bastante ativo, e com infraestrutura completa de computação de alto desempenho.
O candidato deve enviar um CV com sua lista de publicações em periódicos e conferências, além de suas competências nas áreas do projeto, para wolf@fem.unicamp.br.
A vaga está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 12.000,00 mensais e Reserva Técnica equivalente a 10% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.
Processo seletivo do Mestrado/Doutorado 2025-2 do PPGMEC-UFMGFonte: Prof. Thiago Torres (UFMG)
Encontram-se abertas as inscrições para o processo seletivo do Mestrado/Doutorado 2025-2 do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica da UFMG (PPGMEC-UFMG).
Áreas de concentração:
Energia e Sustentabilidade
Projeto e Sistemas
Engenharia de Manufatura e Materiais
Bioengenharia
Início das inscrições: 27/05/2025 às 08:00
Término das inscrições: 27/06/2025 às 23:59
Clique aqui para mais informações.
Vaga de redistribuição UFRPE - área de projeto de máquinas
Fonte: Prof. Erb Lins (UFRPE)
Estamos convidando professores efetivos de outras Universidades Federais e candidatos classificados em concursos para essas instituições, interessados numa possível redistribuição (ou aproveitamento de aprovado em concurso) que enviem seu currículo lattes para a coordenação do curso de Engenharia Mecânica Com motivo da necessidade de preenchimento de uma vaga de professor efetivo no curso de Bacharelado em Engenharia Mecânica da UFRPE na área de projeto de máquinas.
As inscrições podem ser realizadas no formulário. (Envios até 29/06/2025).
O participante se disponibiliza para ofertar disciplinas da área de projeto de máquinas, incluindo: Estática, Dinâmica, Mecânica dos sólidos, Elementos de máquinas, Vibrações, Automação e Controle, Manutenção, Hidráulica e Pneumática, entre outras. Será dada prioridade aos participantes com atuação de formação, ensino, pesquisa e/ou extensão nessas áreas.
O curso de Engenharia Mecânica da UFRPE está localizado no campus da Unidade Acadêmica do Cabo de Santo Agostinho (UACSA) na cidade do mesmo nome (Cabo de Santo Agostinho, PE), polo industrial próximo da região do Porto de Suape, no litoral sul de Pernambuco, zona metropolitana de Recife.