LOGIN / Acesse o sistema

Esqueceu sua senha? Redefina aqui.

Ainda não possui uma conta? Cadastre-se aqui!

REDEFINIR SENHA

Insira o endereço de email associado à sua conta que enviaremos um link de redefinição de senha para você.

Ainda não possui uma conta? Cadastre-se aqui!

Este conteúdo é exclusivo para membros ABCM

Inscreva-se e faça parte da comunidade

CADASTRE-SE

Tem uma conta?

Torne-se um membros ABCM

Veja algumas vantagens em se manter como nosso Associado:

Acesso regular ao JBSMSE
Boletim de notícias ABCM
Acesso livre aos Anais de Eventos
Possibilidade de concorrer às Bolsas de Iniciação Científica da ABCM.
Descontos nos eventos promovidos pela ABCM e pelas entidades com as quais mmantém acordo de cooperação.
Estudantes de gradução serão isentos no primeiro ano de afiliação.
10% de desconto para o Associado que pagar anuidade anntes de completar os 12 meses da última anuidade paga.
Desconto na compra dos livros da ABCM, entre eles: "Engenharia de Dutos" e "Escoamento Multifásico".
CADASTRE-SE SEGUIR PARA O VIDEO >

Tem uma conta?

Informativos

  • INFORMATIVO ABCM Nº 38/2019

    INFORMATIVO ABCM Nº 38/2019

    Semana de 29 de novembro a 5 de dezembro de 2019

     

     

     

    Eventos

     

    FIA 2020 – 12º Congresso Ibero-americano de Acústica

    20 a 23 de setembro de 2020 – Florianópolis, SC

    Fonte: Profs. Júlio Cordioli (UFSC) e Domingos Rade (ITA)

     

     

    A Sociedade Brasileira de Acústica (SOBRAC), com apoio da ABCM, está organizando o 12º Congresso Ibero-americano de Acústica – FIA 2020, que será realizado em Florianópolis, de 20 a 23 de setembro de 2020. A programação inclui palestras de especialistas mundialmente renomados, bem como apresentações de trabalhos e pôsteres sobre temas relacionados às áreas de Acústica e Vibrações. Uma exposição técnica com os últimos avanços em produtos e equipamentos e o XXIX Encontro da SOBRAC ocorrerão em paralelo ao Congresso.

     

    O FIA 2020 tem como objetivo promover o intercâmbio de experiências de pesquisadores, professores, estudantes e profissionais dos países ibero-americanos que atuam em questões de Acústica, Vibrações e áreas correlatas. Busca-se criar um ambiente de discussão entre as pessoas envolvidas na produção, difusão e aplicação de técnicas e processos nos campos de abrangência.

     

     

    Clique aqui para mais informações.

     


     

    CBENS – Prorrogadas as submissões de trabalho

    1 a 5 de junho de 2020 – Fortaleza, CE

    Fonte: Prof. Paulo Alexandre Rocha (DEM-UFC)

     

     

     

    A submissão de trabalhos Para o CBENS encontra-se aberta até 23 de novembro de 2019. O Congresso Brasileiro de Energia Solar – CBENS é o evento técnico-científico mais importante do Brasil na área de tecnologias de conversão de energia solar e inclui outras alternativas de fontes renováveis de energia. No CBENS há oportunidade para unidades acadêmicas e empresas apresentarem trabalhos inovadores desenvolvidos recentemente. O CBENS congrega quatro tipos de atividades envolvendo difusão de conhecimentos:

     

    -Minicursos;

    - Feira tecnológica

    - Palestras convidadas em sessões plenárias e mesas redondas;

    - Apresentação de trabalhos científicos e tecnológicos (por inscrição).

     

    O evento ocorrerá de 1 a 5 de junho de 2020. A submissão de trabalhos foi prorrogada e termina dia 6 de dezembro de 2019.

     

     

    Clique aqui para mais informações.

     

     

     

    Outros

     

    Duas vagas para pesquisadores de pós-doutorado

    Fonte: Prof. André T. Beck (EESC/USP)

     

     

     

    Duração de 28 meses, valor da bolsa: R$ 7370,00.  Início: janeiro ou fevereiro de 2020.

     

    Vaga 1: doutorado em engenharia; desejável conhecimento de mecânica da fratura, confiabilidade estrutural, otimização e estruturas offshore; domínio de Matlab ou Mathematica.

     

    Tarefas: Revisão bibliográfica; desenvolvimento teórico, implementação computacional e validação de metodologia de solução do problema de confiabilidade inverso: dado beta alvo, para o final da vida de projeto, determinar o tamanho crítico de defeito de solda (defeito crítico no tempo t0) em tubulares soldados (risers) submetidos a estados de mar; acoplamento dos módulos (I/O data, solver numérico, solver confiabilidade), acompanhamento da conversão do software de engenharia para C++, testes e validação.

     

    Para atuação em São Carlos/SP (Escola de Engenharia da Universidade de São Paulo) ou Florianópolis/SC (Depto. de Eng. Civil,  Universidade Federal de Santa Catarina)

     

     

    Vaga 2: doutorado em engenharia; requisito: programação em elementos finitos; desejável conhecimento de mecânica da fratura e estruturas offshore; domínio de Matlab/FORTRAN/C++.

     

    Tarefas: Revisão bibliográfica, desenvolvimento teórico, implementação computacional e validação de ferramenta numérica para cálculo de fatores de intensidade de tensão (FIT) em tubulares soldados contendo defeitos de solda, acoplamento dos módulos (I/O data, solver numérico, solver confiabilidade), acompanhamento da conversão do software de engenharia para C++, testes e validação.

     

    Para atuação em São Carlos/SP (Escola de Engenharia da Universidade de São Paulo)

     

    As duas vagas fazem parte do projeto PETROBRAS/EESC/FUSP:
    Inovação para Aceitabilidade de Defeitos em Dutos com base na Mecânica da Fratura Probabilística

     

    Resumo: O crescimento de defeitos de solda em dutos e risers, em função de solicitação dinâmica oriunda de diferentes estados de mar, é um fenômeno aleatório por natureza. Neste contexto, critérios determinísticos de aceitabilidade de defeitos em soldas para dutos tendem a ser excessivamente conservadores. Este projeto visa o desenvolvimento de modelos teóricos e numéricos, bem como de uma ferramenta computacional de engenharia, para a solução de problemas de confiabilidade inversos, visando a determinação de critérios de aceitabilidade de defeitos de solda em dutos submarinos, sujeitos a carregamentos aleatórios, através da mecânica da fratura probabilística. A solução a ser desenvolvida combina ferramentas numéricas para verificação de fatores de intensidade de tensão (FEM), biblioteca de leis de crescimento de trincas, um critério de fratura elasto-plástico e um solver de confiabilidade inverso. A metodologia será implementada em um software de engenharia, desenvolvido em linguagem de alto nível (Mathematica ou Matlab) e posteriormente convertido para linguagem C++. O software utilizará histogramas de tensões axiais e de flexão no riser, conforme fornecido pelo sistema ANFLEX da Petrobras; no entanto, o software não será integrado ao ANFLEX. Com base nestes histogramas, na geometria e material do riser, e no índice de confiabilidade alvo definido pelo usuário, o programa calculará o tamanho aceitável de defeitos iniciais nas regiões críticas do riser (hang-off e touch-down), apresentando o resultado determinístico, probabilístico e fator de segurança associado.

     

    Entre em contato no e-mail atbeck@sc.usp.br

     

     

    Clique aqui para acessar o site.