LOGIN / Acesse o sistema

Esqueceu sua senha? Redefina aqui.

Ainda não possui uma conta? Cadastre-se aqui!

REDEFINIR SENHA

Insira o endereço de email associado à sua conta que enviaremos um link de redefinição de senha para você.

Ainda não possui uma conta? Cadastre-se aqui!

Informativos

  • INFORMATIVO ABCM Nº 18/2019

    INFORMATIVO ABCM Nº 18/2019

    Semana de 7 a 13 de junho de 2019

     

     

    Eventos

     

    ENMC & ECTM 2019 – Chamada para apresentação de trabalhos científicos

    8 a 11 de outubro de 2019 – Juiz de Fora, MG

    Fonte: Prof. Flávia Bastos (UFJF)

     

     

    Juiz de Fora será a sede do XXII Encontro Nacional de Modelagem Computacional e X Encontro de Ciência e Tecnologia de Materiais! O evento acontecerá entre os dias 8 e 11 de outubro, no Trade Hotel.


    É um evento para aproximar grupos de pesquisa interdisciplinares de âmbito nacional, em diversas temáticas como por exemplo:


    Aplicações em Engenharia Biomédica, Bioinformática, Modelagem Molecular, Aplicações em Engenharias Nuclear e Química, Ciência dos Materiais, Materiais Compósitos, Materiais Metálicos, Computação de Alto Desempenho, Inteligência Computacional, Processamento de Imagens, Fenômenos de Transporte, Matemática Aplicada, Métodos Computacionais, Modelagem de Meios Porosos, Problemas Inversos, Modelagem, Simulação e Controle de Processos, Otimização e Pesquisa Operacional e Processos Estocásticos.


    Serão apresentadas as pesquisas mais recentes envolvendo inovações tecnológicas aplicadas e pesquisas básicas sobre os mais diferentes temas, que podem oferecer soluções a problemas apresentados pelas empresas, ou até transferências tecnológicas. Desde a primeira edição, o evento caracterizou-se como ponto de encontro para os alunos de graduação e pós-graduação, e pesquisadores desta área multidisciplinar. Sendo essencial para aglutinar esforços, intercambiar ideias e gerar iniciativas que levaram ao crescimento e consolidação desta área de conhecimento em todo o país.


    Além da apresentação de trabalhos, o evento contará também com uma competição de Ciências de Dados e dois minicursos: um de Introdução ao Python e Análise Exploratória de Dados com Python, e outro de Modelagem e Simulação Energética com a Ferramenta OpenStudio.

     

    Clique aqui para se inscrever.

     

    Clique aqui para conferir a programação completa do evento e mais informações.

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     


     

    24º Seminário Internacional de Alta Tecnologia – Digitalização da Produção e Produção Digitalizada

    10 de outubro de 2019 – Engenho Central – Piracicaba, SP

    Fonte: Prof. Klaus Schützer (UNIMEP)

     

     

    Entre os temas principais do Seminário destacam-se:

     

    • Digitalização da Produção
    • Eficiência Energética e Sustentabilidade
    • Lean na Indústria 4.0
    • Inspeção e Metrologia 4.0
    • Fábrica Inteligente (Smart Factory)
    • Inteligência Artificial aplicada à Produção
    • Big Data X Predictive Intelligence

     

    Descontos até o dia 8/09, para inscrições antecipadas.

     

    Clique aqui para se inscrever.

     

    Clique aqui para acessar o site do evento.

     

    Clique aqui para mais informações. 

     

    Concursos

     

    Concurso público para professor efetivo da UFF/Volta Redonda

    Fonte: Prof. Jorge Duran (EEIMVR/UFF)

     

     

    Área de Conhecimento: MECÂNICA DOS FLUIDOS (uma vaga).

    Escola de Engenharia Industrial e Metalúrgica de Volta Redonda

    Departamento de Engenharia Mecânica (VEM)

    Classe A: Adjunto A – 40h DE

    Provas escrita, didática e prática no período de 21/10/2019 a 25/10/2019. Formação dos candidatos: Graduação em Engenharia. Mestrado em Engenharia. Doutorado em Engenharia.

    Período de Inscrições: 10/06 a 10/07 pelo site.

     

    Clique aqui para se inscrever.

     

    Para mais informações: Departamento de Enga. Mecânica VEM, Tel. 24-2107-353, email [email protected]

     

     

    Outros

     

    Processo seletivo do Mestrado em Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Ouro Preto

    Fonte: Prof. Elisangela Martins Leal (UFOP)

     

     

    As inscrições são para ingresso no segundo semestre de 2019. Iniciado neste ano, o programa conta com duas principais linhas de pesquisa: Térmica e Fluido e Materiais e Processos de Fabricação.

     

    As inscrições vão até 23 de junho e devem ser realizadas por meio do formulário eletrônico.

     

    São ofertadas 7 (sete) vagas para a área Térmica e Fluido e 6 (seis) vagas para a área de Materiais e Processos de Fabricação.

     

    Clique aqui para conferir o edital na página do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica – PROPEM

     


     

    Petronext Lab - Petronect lança, em parceria com a PUC-Rio, moderno laboratório de inovação

    Fonte: PUC-Rio

     

     

    A Petronect, empresa criada para prover serviços de comércio eletrônico relacionados à aquisição de bens e serviços de óleo e gás, segue engajada nas tendências de mercado. Depois de um hackaton de blockchain em 2018, a marca inaugura, novamente em parceria com o Laboratório de Engenharia de Software (LES), do Departamento de Informática do Centro Técnico Científico da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (CTC/PUC-Rio), o Laboratório Petronect de Inovação Digital, o “Petronext Lab”, na PUC-Rio. 

    O espaço receberá grupos focados em desenvolver a melhor experiência para implementar soluções inovadoras, buscando trazer ganhos para as necessidades de negócios dos clientes. Segundo Mario Sophia, diretor comercial da Petronect, a ideia nasceu a partir da necessidade de separar os projetos de inovação de sustentação (melhorias do dia a dia) dos projetos de inovações disruptivas. Segundo o especialista, com esta novidade a empresa toma frente da indústria, criando algo que dialogue com o mercado. “Buscaremos trazer as pessoas certas para o lugar certo”, completou. 

    Alberto Neto, Gerente de Desenvolvimento de soluções da Petronect, detalhou que os diferenciais são um esquadrão multidisciplinar, inovação personalizada para as necessidades de negócios dos fornecedores, requisitantes e contratadores; escalabilidade em nuvem, flexibilidade de processos e agilidade de implementação. Os processos contarão ainda com um Comitê de Inovação. Os projetos se darão em cinco fases, que devem ter um tempo médio de três meses: ideação, desenvolvimento conceitual, desenvolvimento do produto, implantação e operação. 

    “A PUC-Rio é uma universidade de ensino e pesquisa que valoriza a cooperação com o mercado para avanço científico e tecnológico, por isso, estabelece diversas parcerias, realizando pesquisas aplicadas e desenvolvimento experimental, em processo de cocriação. O Departamento de Informática da PUC-Rio, através do LES, atuará em cooperação com a Petronect com foco nas áreas de óleo e gás e também digital, oferecendo à empresa o que há de mais avançado em termos de pesquisa e uma vivência prática e diferenciada aos alunos”, reforça Rafael Nasser, professor do Departamento de Informática do CTC/PUC-Rio.

     

    Sobre a Petronect:

    A Petronect foi criada há 15 anos para prover serviços de comércio eletrônico relacionados à aquisição de bens e serviços. É uma sociedade com participação da Petrobras, através de sua subsidiária e-Petro, SAP e Accenture. Desde a sua criação, a empresa tem atuado exclusivamente para as empresas do Grupo Petrobras e seus fornecedores.

     

    Sobre o Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio):

    O Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio) agrega 15 graduações (dez cursos de Engenharia, dois de Informática e bacharelados em Química, Matemática e Física) e 12 programas de pós-graduação. De acordo com os resultados da avaliação CAPES 2013-2016, cinco conquistaram nota máxima e outros três ficaram apenas um ponto abaixo, confirmando a PUC-Rio como referência de qualidade de ensino no Brasil e no exterior. Ciência, tecnologia e inovação estão presentes no dia a dia de todas as atividades do CTC, que tem como meta principal oferecer à sociedade brasileira formação de excelência em recursos humanos, além de pesquisas e soluções de nível internacional, equiparando-se às melhores universidades do mundo.

     


     

    ERCOFTAC da Vinci Competition – Call for Nominations

    Fonte: Prof. Oscar Mauricio Hernandez Rodriguez (EESC/USP)

     

     

    The ERCOFTAC da Vinci Prize for young researchers is awarded annually in recognition of an excellent PhD thesis in theoretical and applied fluid dynamics and outstanding scientific contributions with engineering relevance. The winner of the 14th da Vinci Competition will be chosen from five finalists during the ERCOFTAC Autumn Festival in Magdeburg on 10 October.

     

    Click here for more informations.